Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Freddy Bacus 25/11/2023

Aprendizagem
Libro lindo, paradisíaco, ensinador, prazeroso e dolorido. Tive aprendizagens ao longo dele e para mim, sem dúvidas alguma é um livro de Aprendizagem acima dos prazeres.
A protagonista é complexa e bonita no sofrimento, desde a primeira página com suas cólicas até a insatisfação de estar viva e o encontro da vida e da não-dor no prazer, no prazer do outro. É interessante ver como a dor aparece ao longo da narrativa do livro, pois ela é presente em muitos momentos e em muitos contextos diferentes, do mesmo jeito que a linguagem e a conotação sexual que Clarice conduz ao longo do livro é interessantíssima, diversas passagens podem ser interpretadas de diferentes formas, inclusive a grande maioria delas de forma extremamente sexual e bonita, apenas ela, Clarice Lispector.
Não foi uma leitura fácil, ler Clarice é uma passagem e de fato uma aprendizagem. Um fato curioso do livro, acho interessante o título englobar o livro dos prazeres, pois, majoritariamente o livro é composto de dor, para só no final a dor ser livrada de Lóri na forma do prazer, interessantíssimo, e talvez, essa seja a grande aprendizagem. Lindérrimo!

Jessica.Laviere 25/11/2023

Poesia pura!
É o meu segundo livro da Clarice, e não paro de me impressionar com a escrita dela, a cada parágrafo vc quer parar pra destacar alguma frase, essa mulher passou na fila do talento mais vezes do que o necessário.

O livro aborda a história de 2 personagens Lori e Ulisses. A forma que a relação deles vai se construindo é linda, vc sente cada encontro, cada aproximação. São figuras intensas, sensíveis e apaixonantes.

Nightfury 22/11/2023

Obra-prima
Fazendo essa resenha alguns meses após ter terminado de ler esse livro e ainda não li outro que me fez sentir o que esse fez.

primeiro livro da clarice que li e o que logo no início me fez ficar apaixonada por essa mulher, sempre que posso estou indicando pra todos que me dão brecha kjkkkkkkkk inclusive se está procurando começar a ler clarice por algum, indico esse!

enfim, ?????????? impecável.

Raíssa Ferreira 20/11/2023

A Clarice Lispector e a sua escrita são SURREAIS!
Que livro incrível e profundo! Por diversas vezes me vi na Lóri, me identifiquei com essa mulher cheia de questionamentos, medos e ansiedades, mas acima de tudo uma força de vontade e coragem de se permitir a viver e conhecer o lado bom da vida.
E não posso deixar de falar do Ulisses, um homem e professor de filosofia (até na escolha do que estudar, esse homem acertou) EXEMPLAR! Mostrou, ajudou e ensinou a Lóri a crescer e evoluir como pessoa.

maiazz 12/11/2023

Parece que tudo que eu li acabou, esse livro tinha tudo e agora eu não tenho vivido mais nada porque ainda estive respirando ele.
eu nunca pensei que entenderia tanto um personagem quanto eu entendo a lori, vou sempre me lembrar da sensação de estar dentro de si e percebi que sempre fui meio lori e meio Clarice.
quando se vive sem se entender a vida toda e encontra esse livro dizendo que é possível viver "apesar de " é como um alívio. é tipo um sonho.
é isso que salva o meu mundo. é isso que diferencia o gostar
literatura.

julianadcds 02/11/2023

É como ler a mente
É como poder ler a mente de Lóri, e ao mesmo tempo ela ler a sua. Me identifiquei terrivelmente com toda angustia de estar viva, de saber da morte, de não saber quem sou. O amor de Ulisses não me cativou, o romance em si, mas me vi agarrada aos pensamentos de Lóri e as descobertas que ela faz, que espero também fazer um dia.

Lindo lindo lindo. Dá pra sentir o cheiro do jasmim, o clima quente, o cheiro da chuva, o sono, e toda a vida e falta dela.

lulu 27/10/2023

Eu abri esse livro por querer explorar mais as obras da Clarice, mas quando vi vários trechos grifados pela minha mãe eu me envolvi completamente com a obra. Poder acompanhar uma história densa e emocionante pela perspectiva da minha mãe antes de ser mãe foi uma experiência emocionante!

Noany0 08/10/2023

?A solução para esse absurdo que se chama eu existo é amar??
Mai uma vez, clarice surpreende com sua capacidade linguística de escrita, fluxo de consciência, entre outros.
Eu que me desmotivei quanto a ler outras obras dela após ?a hora da estrela? - que não foi um dos melhores pra mim - mas que me lembrei do quanto gosto de ?água viva? a ponto de ser um dos meus livros favoritos da vida, fui ler outra obra e me apaixonei novamente.
Aqui Clarice cria uma protagonista apaixonante (Lóri), que busca sua independência e aprende a lidar com o amor, da maneira mais existencial e com muitas camadas para além do puro amor romântico mas dentro dele também; em contrapartida ela nos traz Ulisses, o protagonista masculino que tem essa faceta de pessoa misteriosa, sábia, por via das vezes até preponderante mas por outros motivos, atraentemente confuso(?)
Clarice nos traz a partir de uma quebra das ?barreiras linguísticas? com sua maneira única de escrever esse romance incrível, denso, ao qual imergimos sem nem perceber, facilmente!
Muito bom, me apaixonei e se tornou um dos meus favoritos, com certeza voltarei e em algum momento farei a releitura.
Altamente recomendo, para os que já gostam da autora e para aqueles que nunca leram-na!

giquinha 07/10/2023

Um retrato de tantas ?Lóri? (ou ?Clarices?)
O título me deixou intrigada desde o início, estava curiosa para descobrir que aprendizagens e quais os prazeres eram discutidos nesse livro. sobretudo, nas primeiras páginas soube que era uma autodescoberta de Lóri, com ela mesma, com a vida e principalmente, com o amor. amor que não conhecia, amor leve, tranquilo e paciente. apesar de Ulisses ter sido tão importante na evolução de Lóri, sinto que ela só conseguiu sentir a liberdade e a felicidade em estar viva, quando deixou o mesmo e foi aprender a ?ser? sozinha. sozinha, descobrindo o que lhe agrada ou não, descobrindo os prazeres extraordinários na ordinária vida que levava e principalmente, descobrindo como merece ser amada. a ato mais lindo de amor foi quando Lóri percebeu que não era necessário precisar de Ulisses, e sim poderia ?só? amá-lo e desejá-lo de todo o coração, e ele a esperou! Lóri, que tanto pensava em morte, passou a pensar e querer a vida(certamente o ?apesar de? foi um sagrado aliado nessa jornada). a essência de ser uma mulher está em destaque nesse livro, a energia feminina e todas as suas complexidades são exaltadas e demitificadas a cada página.
nunca tinha lido um romance (e um livro) tão profundo, sincero e sensível. Clarice escreve a realidade da vida para os que estão na descoberta de serem reais. Clarice se faz de Lóri e Ulisses, na intenção de se libertar, se amar e descobrir.
me faltam palavras para descrever o impacto dessa obra na minha vida. nada mais, nada menos, que o melhor livro da minha vida até aqui.
Clarice, meus sinceros aplausos a cada obra sua que consegue me preencher, esvaziar e valorizar o poder que só a escrita tem.

luazz 04/10/2023

Simplesmente clarice
Quando ainda na nota, clarice lispector escreveu "este livro se pediu uma liberdade maior que tive medo de dar. ele está muito acima de mim. humildemente tentei escrevê-lo
eu sou mais forte do que eu." eu já sabia que ele ficaria tatuado na minha vida

Jeane Tertuliano 04/10/2023

Sublime
Mais uma vez adentro o universo de Clarice e fico embasbacada pela tamanha sensibilidade! É um romance existencialista, intrínseco demais! Eu adorei!

belarules 29/09/2023

(O que o ser humano mais aspira é) tornar-se humano (quando se é o Mundo inteiro e) quando se ama.
Sigo tentando descobrir como se fazem resenhas da Clarice, uma escritora dessas tão inacreditável e tão irreverente, que nesse livro inicia a história com uma vírgula e termina com “eu penso o seguinte:”. Como é que se avalia um livro desses? Eu não tenho coragem. Vi aqui alguém admitindo que ainda não tinha aprendido a ler Clarice, e eu acho que muito da experiência de lê-la é como a experiência de ser humano: aprender a, apesar de. Seguimos tentando. Por hoje, as palavras simples: foi muito gostoso (aprender a) ler esse livro, fazer companhia para o processo de Ulisses e Lóri, de alguma forma rápida e ao mesmo tempo eterna. Sei que vou ler muitas e muitas vezes mais. Um desses livros meio amigos. Sobre ter companhias específicas no longo, longo processo de tornar-se humano e aprender a tolerar a angústia de sentir.
“Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta.” (p.63)

Yara.Linhares 24/09/2023

Romance mais intenso que já li. clarice sabe descrever perfeitamente a sensação de se apaixonar, muito profundo.

ana 24/09/2023

Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?
Que livro lindo lindo meu deus, me cativou demais. Pra mim foi um daqueles livros em que vc lê e se encaixa perfeitamente no momento em que vc tá passsando na sua vida, ele é o puro suco do amadurecimento/auto descobrimento de si, foi uma leitura muito fluída, sou um pouco suspeita pra falar pq a escrita da clarice me deixa completamente submersa e envolvida, com certeza quero ler outra vez em outro ciclo da minha vida