Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Pedro.Antonello 08/01/2024

IMPECAVEL
Clarice escreve de um jeito que ninguém mais consegue,a trajetória de descoberta dos dois personagens é linda,profunda e a narrativa ao mesmo tempo que é complexa não fica difícil de entender,primeiro favorito do ano.

Maria18765 08/01/2024

Não indagar do Mistério para não trair o Milagre.
Esse é um livro de sentir. E com ele senti acolhimento e identificação.

O jeito meio "torto" que Clarice escreve, arrisco dizer até que intuitivo, demonstra totalmente a dimensão dos sentimentos dos personagens, mesmo que o narrador seja um mero observador.

Terminei pensando em como em alguns casos os sentimentos humanos são tão próximos que parecem que estamos todos vivendo a mesma vida, ainda que num relato ficcional.

Gabi 05/01/2024

O amor em um aspecto divino
Gente, o que dizer desse livro? Começa com uma vírgula, termina com dois pontos. Me lembra muito a ideia de Hiero Gamus, uma vez que a protagonista, Lóri, está o livro inteiro em uma busca, em um processo, que no final a leva ao seu amado, Ulisses. De um ponto de vista psicológico, creio que Ulisses ( enquanto o amante sagrado) represente o animus da mulher que protagoniza, a experiência do amor que diviniza. Não há muito o que complementar. Apenas leiam!

Helena.Kuhn 05/01/2024

O livro é um abraço sem garantia de proteção
A personagem principal passa pelo processo (caótico e bonito) de reconhecimento de si mesma no presente para que, apenas assim, conseguisse ser verdadeiramente ela dentro de uma relação. Ler o texto traz um peso de auto identificação em QUALQUER leitor, o que é surpreendente.
Além disso, Clarisse consegue nos mostrar durante a leitura capítulos curtos e muito intensos, o que parece nos dizer ?pare por aqui, vai viver tua vida e depois retorna quando tiver pronto?, tal qual ela constrói o personagem Ulisses.
Ter visto a aprendizagem de Lori como uma desconstrução de tudo que ela conhecia até então foi bonito, assustador e pude sentir muita graça e plenitude nos momentos que lia, justamente por saber o quão especial o livro era. Queria poder apagar da mente e ler de novo, mas acho que será necessária uma releitura daqui dez anos de qualquer forma hehe
Esse diálogo aqui:
? Que e? que eu fac?o? Na?o estou aguentando viver. A vida e? ta?o curta e eu na?o estou aguentando viver.
? Mas ha? muitas coisas, Lo?ri, que voce? ainda desconhece. E ha? um ponto em que o desespero e? uma luz e um amor.
? E depois?
? Depois vem a Natureza.
? Voce? esta? chamando a morte de Natureza.
? Na?o, Lo?ri, estou chamando a no?s de Natureza.

Rafa 04/01/2024

A questão do ser
Esse livro me causou um misto de sensações, comecei a ler e não mais parei, em um dia o devorei. O texto fala sobre a definição de "quem sou" por parte da protagonista. Nessa busca desperta-se encômodo, pena, compaixão, silêncio, solidão e amor tudo isso por meio de profundas reflexões sobre a vida na sua porção mais rasa. Uma das melhores evoluções de trama que já li que se finda no climax (ou anticlímax?) É muito interessante como os protagonistas mudam de posição em busca da liberdade da ciência das coisas.

Sofiaxavs 03/01/2024

A coragem de viver
"A humanidade lhe era como morte eterna que no entanto não tivesse o alívio de enfim morrer". Cada livro que leio de Clarice me impressiona mais e mais, esse é meu quarto dela e não imaginei que me veria tanto nessas páginas. Homens são incapazes de entender na alma e no coração a trajetória de libertação e autoconhecimento de Lóri, creio que todas as mulheres entendem profundamente as palavras de Clarice, me vi em Lóri e acredito que ela é uma personagem que representa todas nós. Para além do relacionamento de Lóri e Ulisses, esse livro é tão profundo que sinto a necessidade de ler pelos próximos anos da minha vida pra não só entender mais, mas sentir profundamente. "A vida inteira tomara cuidado em não ser grande dentro de si para não ter dor".

patricia 30/12/2023

Definitivamente um gosto adquirido. Um livro que fala sobre autoconhecimento e a importância desse processo nas nossas relações. Não estou acostumada com esse tipo de escrita, mas tenho interesse em ler mais livros da clarice.

Luiz 30/12/2023

EU QUERO AMAR E ME ENTREGAR DE CORPO E ALMA
Clarice Lispector eu vou te achar sua DEMONIA

"alivia a minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação porque um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito, faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para que eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha, amém."

brunica 28/12/2023

Ok eu não esperava esse final. gosto de como eles esperaram. não gosto como Lóri se comprtava perto de Ulisses. E gosto como Ulisses percebeu com o tempo que queria que Lóri fosse a única. Odeio a ideia de ser dos dois.

Juju 24/12/2023

Clarice entregando tudo!
Café, lua, cheiro de livro, um quarto vazio e escuro, penumbra do entardecer

Esse livro me fez sentir menos sozinha, menos inadequada. Entendi que mergulhar profundo no nosso interior, como mulher, é algo, sim, difícil e por vezes doloroso. Assim como é navegar por esse mundo, assim como é se conectar com as pessoas, assim como é viver, assim como é existir, assim como é ser. Descobri que não há nada de vergonhoso em aprender com um homem, a se entregar a um homem, a sentir-se mais mulher por fazê-lo. Há algo de muito especial em uma conexão entre homem e mulher, seja ela romântica, ou não. Ambos ganham nessa troca de energias (femininas e masculinas). Apesar de teoricamente girar em torno de um casal, a escrita vai muito além disso. Mergulhamos profundamente em Lóri. É um livro sobre ser mulher, sobre se encontrar, sobre aprender a viver. Lóri tem uma qualidade infantil, como se estivesse aprendendo tudo de novo.
Me identifiquei em vários momentos. Apesar de não ser tão introspectiva como a personagem principal, esse livro me ajudou a me conectar mais comigo mesma, com a natureza, com o momento presente. Ele foi um grande amigo e parceiro em diversos momentos, e é isso que eu espero das minhas leituras.
Ver o (re)nascimento de Lóri, justo no dia 24, véspera de Natal (um nascimento) foi muito gostoso.
Yasmin 28/12/2023minha estante
Que tudooo ju! Já adicionei à minha reading list

clarita 07/12/2023

?Naquela hora da noite conhecia esse grande susto de estar viva, tendo como único amparo apenas o desamparo de estar viva. A vida era tão forte que se amparava no próprio desamparo.?

que livro!!!! mais uma vez o desenvolvimento dos personagens se destacando, o fluxo de consciência mais bem escrito da literatura brasileira.. é tão bom entrar na cabeça dos personagens, sentir o que sentem e fazer as reflexões q eles propõem

clarice é maravilhosa e esse livro é perfeitooo

Maria 03/12/2023

Primeiro livro de Clarice que li
Confesso não ser um tipo de linguagem na qual eu esteja acostuma? porém, Lori é um espelho de mim quando se trata da necessidade de pintura, do medo , inseguranças, vergonhas e repúdio em tentar superar o conforto da dor , o conforto de estar onde estar e não tentar mais nada pois não há mais esperança para si, porém, Ulisses diz e mostra o quão errada uma mulher , Lori pode estar quando pensa ser apenas dor, submissão e nada alem disso, revela a complexidade de existir diante a solidão e de forma transparente dialoga a solidão com o amor entre dois indivíduos individuais que se amam e existem justamente por não serem um ser só mas , por serem dois seres que se amam e se afirmam um na existência do outro.
? Depois de pouco tempo despertaram e tanto Ulisses quando Lori procuraram com a mão a mão do outro.?

anecxavier 03/12/2023

Sensacional
Neste livro, a clarice prova, mais uma vez, o quanto ela era a frente de seu tempo. essa história foi uma delicia de ler.

gab.po 28/11/2023

INCRÍVEL
Não tenho nada de novo para falar sobre Clarisse, desde de sua primeira obra que eu li sou fascinado por essa mente brilhante, que de forma tão sensível e precisa coloca em palavra uma infinidade de sentimentos que eu nem sei quer pensaria um dia em descrever.
E em mais um romance ela faz isso novamente, por meio da relação excêntrica de lóri e ulisses e da própria relação de lóri com si mesma, Clarisse traduz perfeitamente a dificuldade de entender a si e relacionar-se com o outro, evidencia o processo de crescimento individual, o tentar fugir de si, o medo de regredir a quem era, o questionar o que os outros julgam inquestionável e por fim o encontro com si, com sua essência e com aquela, que como Clarisse chamou uma vez, é uma felicidade tão clandestina.
Enfim, mesmo apesar da demora pra ler, essa história alugou um espaço enorme na minha mente, e seus personagens um lugar no meu coração, um dia quero reencontrar e me reencantar novamente com essa livro tão prazeroso e bonito.