Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

desconhecido. 09/05/2024

?? What do I do, it?s night and I?m alive. Being alive is slowly killing me, and I'm all alert in the dark.? .
An Apprenticeship or The Book of Pleasures - Clarice Lispector

crlnspindola 07/05/2024

Uau
Li um trecho desse livro para minha mãe e ela disse ?Nossa, ela (Clarice) é tão vazia mas ao mesmo tempo tão profunda?. Isso mexeu comigo, é o meu segundo livro da Clarice e eu sinto na escrita dela milhares de coisas de uma vez, desde o início via nas falas e escritas de Clarice uma mulher que mais buscava não só a literatura mas também a filosofia, as perguntas sem respostas.
Nesse livro Clarice coloca em Lóri dúvidas genuínas e ao longo do livro transforma Lóri em uma mulher que reconhece que suas dúvidas são profundas.
No início fiquei com muito medo da confiança que a moça dava ao Ulisses, fiquei com um medo do que aconteceria e isso me prendeu até o final (e que final).
Clarice sempre vai ser um exemplo de pessoa e escritora pra mim, mal posso esperar pra ler todos os outros livros dela. Ela é o tipo de autora que eu leria até sua lista de compras!

Cris 07/05/2024

07.05.2024
Primeiro livro que leio de Clarice e achei intenso, reflexões a serem feitas, sentimentos incômodos, pois nessa história, Lori e Ulisses estão em busca de algo. Alguma coisa que falta em suas vidas. Ela, de se conhecer para ter uma vida mais plena, mais leve, ser ela. E Ulisses, um amor que nunca sentiu por outra pessoa para ser completo. Bom, em se falando se Clarice pode-se ter múltiplas percepções.Cada um vai descobrindo na leitura e quem sabe, releitura.
Fabricio268 07/05/2024minha estante
Você é um gênio. A primeira vez que li Clarice não entendi nada rs

Cris 07/05/2024minha estante
Rsrsrs....mas nao significa q o que entendi é isso mesmo...kkk.

Kayron.Kaic 05/05/2024

?Eu sou mais forte que eu?
Eu demorei pra vir escrever a resenha de ?Uma aprendizagem ou Livro dos prazeres?, meses. Demorei meses porque não sabia como colocar em palavras a experiência existencial que esse livro proporciona.

É impossível não se sentir um pouco como a Lóri - no meu caso, me identifiquei muito - e é impossível não sentir um pouquinho de raiva do Ulisses.

Não houve uma página que não tivesse me feito refletir e me perguntar como a Lóri: eu sei viver?

Uma leitura que bate forte e que te muda pra sempre. Sem sombra de dúvidas, uma das melhores leituras da vida. Entrou nos meu favoritos de todos os tempos e agora é meu favorito da Clarice.
Wash2 06/05/2024minha estante
O título da sua resenha já é bem instigante.

Jasmimcafé 03/05/2024

Cada palavra escrita carrega o peso da existência humana
"Um Aprendizado ou O Livro dos Prazeres", de Clarice Lispector, é uma obra que transcende os limites da narrativa convencional, mergulhando profundamente na essência da experiência humana. Para os leitores que se entregam aos encantos de Clarice, cada página é uma jornada íntima de autodescoberta. Através de sua prosa meticulosamente elaborada, Lispector não apenas revela os mistérios do mundo ao seu redor, mas também ilumina os recantos mais profundos de nossa própria psique.

Cada frase ressoa com uma verdade universal, cada palavra carrega consigo o peso da existência humana. Ao mergulhar nas páginas deste livro, é impossível não se sentir transformado. Clarice Lispector me convida a explorar os recantos mais profundos de minha alma, desafiando-me a confrontar meus medos, desejos e anseios mais profundos.

A experiência de ler Clarice Lispector é, sem dúvida, única e transformadora. "Um Aprendizado ou O Livro dos Prazeres" é mais do que um livro; é um portal para um mundo de reflexão e insight, onde cada página revela uma nova faceta da nossa própria complexidade. Para os amantes da literatura e da busca pelo autoconhecimento, esta obra é verdadeiramente inestimável.

Frase do livro:

"Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão? Pois é a coisa mais última que se pode dar de si, disse Ulisses."

Eduarda 03/05/2024

Clarice sendo Clarice
Nunca tinha lido um livro da Clarisse antes? Por isso acho que algumas pontas ficaram soltas por ser um enredo mais complexo, mas o problema é meu. Livro incrível para aqueles que precisam dar um pause na vida as vezes para alinhar os pensamentos ou apenas para ser. Tmj Lóri, somos iguais.

mariamariamaria___ 02/05/2024

Nunca um título descreveu tão bem uma obra
Só Clarice poderia falar de um assunto tão divino de uma forma divina como ela fez aqui.
Não focando só no amor romântico entre duas pessoas, ela também buscou os aspectos da vida que o envolvem como por exemplo a autodescoberta e o amor ao próximo.
A história não tem início nem fim porque não é uma aprendizagem ficcional. É uma lição pela qual qualquer um pode passar e você aprende junto com eles e desfruta do prazer com eles; mas Clarice ter conseguido escrever e nos ensinar sobre a vida que existe na própria vida como Lóri e Ulisses foram ensinados é um milagre. Esse livro é um milagre e o ler é entrar dentro desse grande milagre

paula1735 01/05/2024

Aguente
Aguente a vida, a dor, a cólera, ansiedade, ânsia de possuir, o medo, o desespero de possuir
agente o peso de existir, aguente novamente, tudo, do seu primeiro respirar até o seu último sopro de vida. por que assim, você será capaz de aguentar a morte, felicidade, o amor, tranquilidade, a gentileza de não possuir, a calma, a paz de quem não possui nada, de quem não tem nada. a felicidade é clandestina, a vida é uma aprendizagem, a morte é o prazer, a maçã é o fruto escarlate que vive na escuridão, sempre proibido
os dias me assustam, as madrugadas me acolhem, tento procurar uma razão, entendimento, da minha simples existência, mas minha complexa existência já é a razão e o próprio entendimento, a vida é a morte, a morte dá razão a vida, a vida é o entendimento da morte, e isso já supera qualquer entendimento.

te amo clairce

JoAo954 01/05/2024

Meu primeiro livro lido da Clarisse
Eu já tinha mais ou menos uma noção de como eram os livros da Clarisse, ainda assim me surpreendi com a leitura, o livro nos apresentaria o caso de duas pessoas "tentando",que olhando por fora parece até ser algo simples e repetitivo,mas o jeito que a Clarisse escreve,a complexidade e a profundidade que ela dá ao seu personagem,deixa a história muito mais rica.

rafisreading 30/04/2024

Como é bom ler um livro de Clarice onde o amor é possível!! Que livro lindo, realmente uma aprendizagem ?

arthur966 28/04/2024

Quero que isso que é intolerável continue porque quero a eternidade. quero esta espera contínua como o canto avermelhado da cigarra, pois tudo isso é a morte parada, é a Eternidade de trilhões de anos das estrelas e da terra, é o cio sem desejo, são os cães sem ladrar. é nessa hora que o bem e o mal não existem. é o perdão súbito, nós que nos alimentávamos com gosto secreto da punição. agora é a indiferença de um perdão. pois não há mais julgamento. não é um perdão que tenha vindo depois de um julgamento. é a ausência de juiz e condenado.

phaejam 28/04/2024

Não se podemos cortar a dor senão sofremos o tempo todo
E para mim, esse livro conta muito mais que uma história de amor. Sim, Lóri e Ulisses têm uma história um tanto diferente do habitual, mas nada diferente da vida real. Lóri, para mim, foi o total centro de atenção em toda a minha leitura. Me vi muito nela, mas não uma identificação, eu realmente me vi ali em todas as situações, seja pelo seu amor aos alunos, seu medo de se descobrir grande, seu medo de aprender a amar; amar a si mesma, amar verdadeiramente Ulisses, amar estar viva, ou seu desconforto em uma festa. Aliás, para mim, uma das viradas do livro foi essa festa. Ela joga na sua cara tudo, o amor dos dois, o amor de Lóri por ela mesma, como Lóri se vê ao lado das outras pessoas. Lóri implora praticamente o livro todo, quase sem perceber, pedindo para Ulisses que "você abra espaço para que eu abandone minhas máscaras performáticas e possa expressar todas as minhas emoções de forma saudável." E acho que quando eu entendi que estava lendo uma evolução dela, vendo ela descobrindo e se tornando tudo aquilo que hesitava tanto e guardava tanto, eu tive um êxtase melhor que qualquer coisa que já li.

Ana Flavia 26/04/2024

Li a primeira vez quando adolescente, então foi uma releitura, quis ver o que pensava de um livro que amei aos 17.
Conclusão: não sei o que pensar aos 32.

Ingryd58 22/04/2024

A leitura foi bem saborosa e amei o instimismo e o fluxo de leitura que a autora trouxe e sendo sincera achei um pouco de graça sobre o foco central do livro, mas vejo como uma busca de autoconhecimento da personagem .

Madu 21/04/2024

O livro é ótimo, mas foi uma montanha russa para mim. Em alguns momentos me senti extremamente imersa e em outros senti que o livro falava com qualquer outra pessoa menos comigo. foi penoso terminar esse livro tão curto.