Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector

Resenhas - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres

Luíza 29/09/2022

Um dos melhores livros que eu já li
Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Clarisse, e posso dizer que me surpreendi muito a respeito de praticamente tudo.

Inicialmente eu achei que fosse ser uma leitura difícil, porque sabia que a Clarisse tem uma escrita reflexiva e cheia de metáforas. Mas isso não foi um problema: os pensamentos dela são tão inusitados mas fazem tanto sentido que eu fiquei até chocada em como ninguém nunca pensou nisso antes. Mas ao mesmo tempo eu sei que, se qualquer outro tivesse falado o que ela falou, as palavras não teriam o mesmo efeito. Só a Clarisse consegue fazer um ser humano perceber a própria realidade com tanta clareza.

Aqui eu vou colocar um dos meus trechos favoritos do livro (sem nenhum spoiler), que me fez ficar pensando por dias, porque acho que só a própria Clarisse Lispector consegue provar a própria genialidade:

"Mas olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não nos termos um ao outro. Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada. Temos construído catedrais, e ficado do lado de fora pois as catedrais que nós mesmos construímos, tememos que sejam armadilhas. Não nos temos entregue a nós mesmos, pois isso seria o começo de uma vida larga e nós a tememos. Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo. Temos organizado associações e clubes sorridentes onde se serve com ou sem soda. Temos procurado nos salvar mas sem usar a palavra salvação para não nos envergonharmos de ser inocentes. Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo a nossa morte para tornar nossa vida possível. Muitos de nós fazem arte por não saber como é a outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo o grande medo maior e por isso nunca falamos no que realmente importa. Falar no que realmente importa é considerado uma gafe. Não temos adorado por termos a sensata mesquinhez de nos lembrarmos a tempo dos falsos deuses. Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer "pelo menos não fui tolo" e assim não ficarmos perplexos antes de apagar a luz. Temos sorrido em público do que não sorríamos quando ficássemos sozinhos. Temos chamado de fraqueza nossa candura. Temo-nos temido um ao outro, acima de tudo. E a isso consideramos a vitória nossa de cada dia."

Gigi 01/07/2021

"Antes de morrer se vive, Lóri"
Li esse livro faz um tempinho e só agora pensei em dizer algo sobre ele.
Confesso: não sou capaz de resenhar o tamanho que é essa aprendizagem, mas tentarei dizer o abraço que é esse livro, o abraço que é Clarice.
Não li esse livro rapidamente, não! Foi um caminho longo e devagar. É como se eu tivesse em viajem pra algum lugar dessa terra e em paciência fosse desfrutando da paisagem ao redor.
Clarice é um ser místico, é um ser além do que sabemos sobre os seres.
Aqui, ela traz a história de Lóri e de Ulisses. Mais que isso, ela nos faz entender que todos somos um pouco de Lóri. Que todos temos angústia na alma. Que todos temos um pouco de receio em se assumir como "eu" além do nome que nos é dado.
Aqui, nesse livro, eu me encontrei tantas vezes.
Chorei. Chorei muito. É doído lidar com o mais íntimo de nós mesmos, e é exatamente isso que Clarice faz.
Clarice é filosofia da alma.
Não deixem nunca com que esse livro passe despercebido por vocês caso ele venha.
Se ele vir: desfrute.
É sobre paz e caos. Mas é sobre amor também. É sobre aquilo que não nos atrevemos em dizer, mas que Clarice se arriscou em dizer por nós - e o fez perfeitamente.

Juliana 28/12/2009

Esse livro foi o que abriu as minhas portas pra Clarice! Antes não conhecia, nunca tinha lido, foi indicado por uma amiga e já li 2 vezes! É perfeito! Quando você termina, você não sabe o que fazer, senão viver! Depois de ter lido esse livro, minha vida mudou, eu mudei! Encontrei uma Loreley dentro de mim e nunca mais vou deixar ela ir embora!

kafkaniana 15/09/2022

Resenha
? Ela se guardava. Por que e para quê? Para o que estava ela se poupando? Era um certo medo de sua capacidade, pequena ou grande. Talvez se contivesse por medo de não saber os limites de uma pessoa.?

bernardohmws 16/06/2023

Eu sou a lóri!
Acho que sou suspeita para falar da clarice. eu simplesmente consigo me identificar com cada personagem que ela cria. saboreei cada página do livro com muita vontade. se eu pudesse descrevê-lo em uma palavra, com certeza seria "amoroso"

Gigi 01/01/2023

Uma obra hipnotizante de tão intimista
Que Clarice é expert em escrever obras que geram um profundo contato com o íntimo dos leitores, isso é fato! Nessa não foi diferente.
Lóri e Ulisses são personalidades e tanto, se cruzaram para ensinar um ao outro valiosas lições sobre a alma e modo de viver, permitindo-se romper a barreira da costumeira dor de viver e encontrar totalidade de simplesmente SER. Antes de se tornarem um "Nós", eles respeitaram e aceitaram o seu "Eu", mostrando as claras que o a dois só é real quando há o individual bem estabelecido. Não há palavras que possam descrever a experiência que foi ter a oportunidade de ler esse livro tão incrível.

Juju 24/12/2023

Clarice entregando tudo!
Café, lua, cheiro de livro, um quarto vazio e escuro, penumbra do entardecer

Esse livro me fez sentir menos sozinha, menos inadequada. Entendi que mergulhar profundo no nosso interior, como mulher, é algo, sim, difícil e por vezes doloroso. Assim como é navegar por esse mundo, assim como é se conectar com as pessoas, assim como é viver, assim como é existir, assim como é ser. Descobri que não há nada de vergonhoso em aprender com um homem, a se entregar a um homem, a sentir-se mais mulher por fazê-lo. Há algo de muito especial em uma conexão entre homem e mulher, seja ela romântica, ou não. Ambos ganham nessa troca de energias (femininas e masculinas). Apesar de teoricamente girar em torno de um casal, a escrita vai muito além disso. Mergulhamos profundamente em Lóri. É um livro sobre ser mulher, sobre se encontrar, sobre aprender a viver. Lóri tem uma qualidade infantil, como se estivesse aprendendo tudo de novo.
Me identifiquei em vários momentos. Apesar de não ser tão introspectiva como a personagem principal, esse livro me ajudou a me conectar mais comigo mesma, com a natureza, com o momento presente. Ele foi um grande amigo e parceiro em diversos momentos, e é isso que eu espero das minhas leituras.
Ver o (re)nascimento de Lóri, justo no dia 24, véspera de Natal (um nascimento) foi muito gostoso.
Yasmin 28/12/2023minha estante
Que tudooo ju! Já adicionei à minha reading list

Noany0 08/10/2023

?A solução para esse absurdo que se chama eu existo é amar??
Mai uma vez, clarice surpreende com sua capacidade linguística de escrita, fluxo de consciência, entre outros.
Eu que me desmotivei quanto a ler outras obras dela após ?a hora da estrela? - que não foi um dos melhores pra mim - mas que me lembrei do quanto gosto de ?água viva? a ponto de ser um dos meus livros favoritos da vida, fui ler outra obra e me apaixonei novamente.
Aqui Clarice cria uma protagonista apaixonante (Lóri), que busca sua independência e aprende a lidar com o amor, da maneira mais existencial e com muitas camadas para além do puro amor romântico mas dentro dele também; em contrapartida ela nos traz Ulisses, o protagonista masculino que tem essa faceta de pessoa misteriosa, sábia, por via das vezes até preponderante mas por outros motivos, atraentemente confuso(?)
Clarice nos traz a partir de uma quebra das ?barreiras linguísticas? com sua maneira única de escrever esse romance incrível, denso, ao qual imergimos sem nem perceber, facilmente!
Muito bom, me apaixonei e se tornou um dos meus favoritos, com certeza voltarei e em algum momento farei a releitura.
Altamente recomendo, para os que já gostam da autora e para aqueles que nunca leram-na!

Matheus945 11/01/2022

e ela começava sem querer a pensar, o que nela era sentir
Assim que termino um livro da Clarice, sinto que passei por uma experiência muito próxima a uma colisão mental e que depois, preciso me reerguer.
Esse livro tocou em muitas coisas dentro de mim que existiam e eu não sabia como por em palavras, foi praticamente uma sessão de terapia. Mas, ainda que Lóri tenha saído de seu estado, eu ainda sinto que estou vivendo nele e ainda não encontrei essa forma de escapar, aceitar ou aprender com ele. Um livro para ser relido muitas vezes.

?A força de destruição ainda se continha e ela não entendia por que vibrava de alegria de ser capaz de tal ira. É que estava vivendo. E não havia perigo de realmente destruir ninguém ou nada porque a piedade era nela tão forte quanto a ira: então ela queria destruir a si mesma que era a fonte daquela paixão.?

Laís Maria 08/09/2020

Excerto:
"[...] Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente".
@EscrevendoSobreLivros 08/09/2020minha estante
Que livro interessante ?

anacauneto 18/01/2023

?Lóri se cansava muito porque ela não parava de ser.?

?Uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.?

??ele lhe parecia ser o limite entre o passado e o que viesse ? o que viria??

?Não temos nenhuma alegria que já não tenha sido catalogada.?

??não é mesmo com bons sentimentos que se faz literatura: a vida também não.?

?A vida inteira tomara cuidado em não ser grande dentro de si para não ter dor.?

??é que eu gosto de ver as pessoas sendo.?

?É que você só sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.?

?A tragédia de viver existe sim e nós a sentimos. Mas isso não impede que tenhamos uma profunda aproximação da alegria com essa mesma vida.?

??a de pedir mudamente socorro e mudamente este socorro ser dado.?

sofiaforster 01/09/2023

Uma aprendizagem
Um crescimento constante, um entendimento interno do ser. Apesar de Ulisses ter reflexões pertinentes, em muitas partes do livro ele me irritou profundamente com essa síndrome de superioridade. Lori aprendeu muito com ele e ele a fez entender muito do seu mundo interno e externo. Mas ela não teria conseguido crescer dessa maneira se não fosse por ela mesma. Ela foi seu próprio crescimento. Lori aprendeu a se amar. Como sempre Clarice escreve de uma maneira intensa e que durante todo o livro demonstra sua sensibilidade com os sentimentos dos personagens. Um livro incrível sobre amor próprio, entendimento da vida e uma grande aprendizagem.

Rosa Santana 28/01/2022

?Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão? Pois é a coisa mais última que se pode dar de si, disse Ulisses.? - página 273

@limakarla 15/09/2023

A escrita de Clarice é realmente arrebatadora, meu livro está todo marcado, cheio de meus próprios pensamentos ao ir lendo, a construção dos personagens e a forma como ela vai nos contando sobre uma mulher que está descobrindo os próprios prazeres, descobrindo a si. Só que eu não consegui criar conexão com a história ou os personagens, achei a escrita meio truncada e cansativa, às vezes. Não me conquistou muito.