Guerra sem fim

Guerra sem fim Joe Haldeman

Resenhas - The Forever War

1 | 2 | 3 | 4 | 5

MoreiraBerto 13/02/2021

A maior parte da resenha é o que escrevi nos históricos de leitura. O final foi inusitado. Mais uma vez, a imbecilidade humana foi a causa de uma guerra de mais de 1000 anos.

Samu 10/02/2021

Uns dos melhores livros de guerra já escrito , personagens cativantes , cenas vividas de combate , leitura fluida e instigante . E muito interessante como o autor Aborda a viagem espacial , tudo que um fã de ficção científica precisa . Guerra sem fim conquistou os prêmios nébula , Hugo e locus

Mello 24/06/2021

Guerra, aliens, guerra
O cenário da guerra entre duas civilizações e os lapsos temporais entre as viagens no tempo. Apesar do autor de Guerra do Velho ter dito que o guerra sem fim era muito melhor, eu prefiro guerra do velho. Guerra sem fim passa muito tempo com dados específicos da guerra e acaba sendo apenas uma história de guerra. Não tem muita ligação emocional dos personagens (apenas um pouco leve com Mandella e Marygay). Senti falta da parte das relações próximas no livro. A parte boa: tem uma crítica grande a necessidade de comunicação.

Luiz 13/11/2020

Razoável
Não é uma ficção científica das mais detalhadas e interessantes. O livro é narrado em primeira pessoa e a perspectiva do soldado Mandela limita muito a visão da obra. Não tem muitos detalhes da sociedade, das tecnologias e até mesmo do inimigo e da guerra. Esperava mais de um autor que foi veterano da guerra do Vietnã e de um que livro divulgaram como ganhador de vários prêmios importantes.

Luiz.Machado 01/10/2020

Ótimo livro onde o escritor transmuta a sua experiência na guerra do Vietnã, para uma história de ficção como planode fundo e alegoria onde o principal é o homem e por consequência a humanidade e a ficção e somente coadjuvante na história.

Rogério 27/09/2020

O autor é um veterano de guerra e isto explica as boas narrativas de confrontos e treinamento militar, além dos vários problemas que devem existir em toda força armada...
O livro é narrado por William Mandella, um jovem recrutado para participar das primeiras investidas contra uma raça alienígena, e todas as suas dúvidas, raiva e medo são passados para nós. A obra traz conhecimentos científicos bem aplicados e, mais importante, você consegue entendê-los bem. Além da guerra, outro tema é bem focado: a homossexualidade... mas não vou dar nenhum spoiler aqui ?

Lele 18/09/2020

Excelente
Quase sem palavras para descrever. Um clássico da ficção científica pouco conhecido no Brasil, eu mesmo, o conheci depois da indicação de um amigo. Poucas vezes vi a teoria da relatividade sendo abortada de tal maneira. A história é contagiante e me prendeu do começo ao fim e o final me surpreendeu. Indico a leitura para quem já é fã do gênero e para quem está começando a se interessar, não irá se arrepender.

William 22/07/2020

Um ótimo livro que conta a jornada de um jovem recruta e os seus dilemas de uma guerra sem fim.
Temos o personagem William Mandella, que foi recrutado para participar de uma guerra contra uma civilização alienígena e devido dilatação do tempo provocada nas viagens espaciais, o tempo para ele passa mais lentamente do que para os habitantes da terra. Com isso, toda vez que volta para Terra, encontra a sociedade diferente, com novos valores. Ele vivência militarismo acerbado, crises globais, homossexualismo no exército, eugenia etc. E com essas viagens, parece que a guerra nunca tem fim (a guerra durou mais de 1000 anos). A última batalha que ele participou me fez lembrar de um episodio de uma antiga série: Combate no Vietnã ou “Tour of Duty” (histórias de um pelotão de infantaria americana durante a Guerra do Vietnã), onde o pelotão defende uma área, com muitas baixas, para ambos lados, para descobrir que a batalha nada adiantou para o conflito. Não é por acaso que a história é muito semelhante a guerra do Vietnã, com seus vários dilemas, pois o escritor é um veterano condecorado dessa guerra. O final me agradou muito. Na verdade, a história toda é muito boa e parabéns pela editora Aleph pela edição do livro.

Bruno Marcolino 15/07/2020

Guerra Sem Fim
Achei decepcionante... acho que a única coisa realmente interessante são os saltos temporais devido as viagens através dos colapsares (buraco de minhoca). Foi "vendido" à mim quanto um tratado sobre a guerra (tem guerra, mas achei tudo meramente gráfico) e sobre a questão da falta de pertencimento dos militares que participavam das viagens quando retornavam a civilização (aqui o autor só dá leves pinceladas, pena não ter se aprofundando mais).

Outra coisa que me incomodou foi a abordagem da homossexualidade. É uma visão estereotipada, tem até uma nota do autor para essa edição onde ele comenta sobre. Espero que a visão dele realmente tenha mudado quanto a isso. No livro há técnicas para se polarizar, como é citado no mesmo, a orientação sexual do indivíduo. Acho isso tão terapias de reversão sexual... é de revirar os olhos.

Para mim, nem na ação o livro empolga. E o final, achei entediante.

Moisés Menezes 10/06/2020

Que LIVRAÇO!
Guerra Sem Fim é com certeza uma das melhores leituras que já fiz, uma ficção científica militar de alto padrão, que não poderia ter sido escrita por alguém que não conhece, e de fato vivenciou a crueza das situações que envolvem uma guerra. Leitura extremamente fluida, rápida, porém muito proveitosa o autor aborda vários temas universais na cultura de um militar, mas também das relações humanas, o que lhe confere um elemento a mais, que faz nos importarmos com os personagens e sentir suas dores e angústias. Toda a exploração e construção do espaço, que é onde se passa a maior parte da história, é feita de forma magistral, a questão da relatividade, relações de espaço-tempo durante as viagens e saltos são muito bem tramadas e inferem diretamente na vida desses personagens. Um excelente livro, que embora seja pouco conhecido no Brasil, merece muito a atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5