De volta à Caixa de Desejos

De volta à Caixa de Desejos Ana Cristina Melo

Resenhas - De volta à Caixa de Desejos

Nícolas Vieira 25/07/2014

Marília me empreste sua caixa de desejos?
Marília está de volta nesse romance da escritora carioca Ana Cristina Melo, com grandes mudanças e preocupações ao redor, como a preparação para o vestibular, seus pais brigando por motivos fúteis, seu namorado, Rafael, sendo extremamente ciumento e a saudade de sua irmã Francine que está morando em Paris.
Com tudo isso acontecendo, ela recorre à sua Caixa de Desejos que a sua avó Laurinda havia lhe deixado, aos pouco tudo vai mudando, e as consequências são grandes para Marília.

Minha opinião: o livro é muito gostoso de ler, você acaba se apaixonando pelos personagens e se entrega na narrativa. Marília é apenas uma garota normal e como qualquer um de nós, tem seus problemas pessoais e aquele medo frequente em relação ao futuro e sua faculdade.
Ganhei esse livro como cortesia do Skoob com a Editora Tordesilhas, comecei a ler e fui completamente pego pela história. Recomendo.

Nota: 8

"Para alcançarmos nossos sonhos, nem sempre o melhor caminho é a linha reta."

Vanessa Vieira 12/01/2013

De Volta à Caixa de Desejos_Ana Cristina Melo
Em De Volta à Caixa de Desejos, continuação de Caixa de Desejos, de Ana Cristina Melo, Marília está no auge da sua adolescência, prestes a completar 18 anos. Assim como no volume anterior, sua vida continua bem agitada e com algumas turbulências.

Muitas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo em sua vida, causando uma maremoto de emoções. Seus pais, Mônica e Carlos, estão brigando frequentemente, e pelo que tudo indica, estão à beira da separação. O seu namorado, Rafael, está se mostrando cada dia mais um rapaz ciumento e possessivo. Sem contar que ela está prestes a ter um colapso com a chegada do vestibular e também de um novo amor, Pedro.

A única coisa que soa com um bálsamo para o coração de Marília é a volta de sua meia-irmã Francine, recém-chegada de Paris. Francine se tornou a melhor amiga da jovem, além de sempre aconselhá-la e ajudá-la nos momentos cruciais. Porém, nem ela é de ferro e também carrega dentro do peito os seus próprios problemas.

A válvula de escape de Marília, além da presença de Francine, é a caixa de desejos herdada de sua vó Laurinda, a quem recorre prontamente. Assim, ela conseguirá manter o equilíbrio, contornar seus problemas e desvendar o que o futuro lhe reserva.

De Volta à Caixa de Desejos continua encantador, tal como seu volume anterior. Acompanhamos o amadurecimento de Marília de uma forma gostosa e envolvente, e é impossível não se identificar com a protagonista, nem que seja em pelo menos um aspecto. Os seus problemas são reais e perpetuam o universo do ser humano - sejam jovens ou adultos. Narrado em primeira pessoa pela Marília, temos uma visão clara da sua passagem para a adolescência, acompanhando seus desentendimentos com a amiga Joana, o ciúmes enlouquecedor de seu namorado Rafael, a paixão repentina por Pedro, os conflitos familiares que ela enfrenta em casa, dentre outros empecilhos.

Marília continua uma personagem sensível e inteligente, apaixonada por livros e uma amiga sincera e zelosa. Me identifiquei muito com ela, e assim como todos aqueles que passam pelo rito da adolescência, também tive os meus problemas nessa fase, em menor e maior escala. Acompanhar a trajetória da personagem é reviver vários fatos e emoções desse período de nossas vidas e Ana Cristina Melo soube retratar isso como ninguém.

"Entendi que é preciso mais que amor pra manter duas pessoas juntas. Entendi também que é preciso respeito e cumplicidade. Essa palavra que parece tão grande e difícil, mas que expõe toda a fragilidade de um relacionamento. Pois não é possível haver a felicidade de somente um, haver a realização de um lado só. Um acordo só será perfeito se for perfeito para os dois. Eu ouvi meu professor de ciências dizer um dia que nosso corpo funciona como alguns casamentos: um é mais cérebro, o outro mais coração, mas nenhum dos dois pode parar, senão todo o resto do sistema perderá o sentido."
De Volta à Caixa de Desejos trata de diversos conflitos e decisões, que fazem parte do cotidiano dos adolescentes, e nos ensina os verdadeiros valores da família e das amizades. A capa é muito bonita e foi confeccionada por uma das autoras parceiras do blog, a querida Eliane Raye, e a diagramação está ótima, com letras em tamanho adequado e sem erros de digitação e ortografia. Um livro escrito de forma leve e concisa, bem preciso e que recomendo, com certeza!

Sabrina758 19/02/2012

‘’Para alcançarmos nossos sonhos, nem sempre o melhor caminho é uma linha reta.’’
Um livro maravilhoso!

Ainda não li o 1º livro ("Caixa de Desejos"), mas mesmo assim, não fiquei perdida na leitura deste 2º.

Em "De Volta à caixa de desejos," Marília já é jovem, prestes a fazer 18 anos e assim como toda garota, passa por diversos conflitos, como as dificuldade em casa, a crise entre seus pais, a chegada de Joca - um garoto misterioso, o fim de um relacionamento e a descoberta de um novo amor. Marília se vê perdida, sua vida está muito turbulenta. Para lidar com tudo isso, volta a buscar apoio na Caixa de Desejos, um presente dado por sua falecida avó Laurinda.

O livro é recheado de emoções. Não são só tristezas, mas também alegrias. A aprovação no vestibular, a vinda de sua irmã Francine, que morava na França, o primeiro emprego, enfim, coisas que cada um de nós vivenciamos e estamos sujeitos a passar.

Parabenizo à Ana Cristina Melo pelo belíssimo trabalho e por escrever de forma simples e detalhada, mas bem humorada. É uma leitura rápida e deliciosa! Não nos deixa dúvidas sobre nenhum aspecto. Recomendo!

Marcos 20/10/2011

Em De volta à Caixa de Desejos nossa personagem principal, Marília, agora é uma adolescente de 17 anos que passa por grandes processos de transformação: está mais adulta, mais madura e isso se reflete em suas relações sociais e familiares. Sua vida, antes tida como perfeita, acaba passando por uma fase conturbada em que seus pais ameaçam se separar, o seu namorado, extremamente ciumento, não a deixa em paz, o vestibular se aproxima e, diante de tudo isso, há o surgimento de um novo amor. Como Marília conseguirá lidar com tudo isso? Ainda teria sua Caixinha de desejos poderes para lhe ajudar a lidar com eles?

Quer continuar a ler a resenha? Acesse: http://capaetitulo.blogspot.com/2011/10/resenha-de-volta-caixa-de-desejos-de.html

Mirela L. 12/09/2011

Resenha que eu fiz para o Inteiramente Diva
‘’Para alcançarmos nossos sonhos, nem sempre o melhor caminho é uma linha reta."

Eu me apaixonei completamente quando li Caixa de Desejos *-* Uma história doce, com ensinamentos que tocaram o meu coração, me deixaram reflexiva e feliz! Então vocês já imaginam como eu fiquei quando soube do lançamento do De Volta à Caixa de Desejos, não é?!

De Volta à Caixa de Desejos é aquele tipo de leitura deliciosa, é daqueles livros que não se consegue parar de ler, que o leitor fica realmente envolvido com cada situação em que a Ana Cristina nos apresenta [eu me encontrei em algumas situações e acho que esse fato me fez amar ainda mais!].

Nesta viagem estamos voltando ao universo de Marília, que agora está com 18 anos e passando por novas questões, pertinentes da nova fase. As turbulências da adolescência estão com tudo, e o leitor acompanha neste livro, o amadurecer da protagonista.

A autora nos coloca, de forma sutil, diversas questões para reflexão: curso de vestibular “escolhido” pelos pais, ciúme exacerbado em relacionamentos, questões marchistas, crise no casamento dos pais, crise com as amigas, a descoberta de um novo amor,… E tudo isso acontece na vida de Marília no momento em que ela está longe da sua irmã Francine, que está na França com a mãe, e longe da sua querida avó Laurinda.

Talvez Marília necessite novamente da sua Caixa de Desejos…

Ana Cristina ainda nos apresenta Joca, que pra mim neste livro foi o personagem que deixou uma mensagem clara: “sonhar é viver, por isso jamais desista dos seus sonhos!” E ainda tem o Pedro, que é sem comentários *-*

A história é maravilhosa! A Ana consegue nos transportar, de uma forma incrível, para o universo adolescente e nos faz viver cada momento com a protagonista! Um livro com pitadas de humor, amor, suspense, encantamento,… De Volta à Caixa de Desejos é muuuuuuito amor!

sentilivros 26/08/2011

resenha De Volta à Caixa de Desejos
A história de Marília está mais complicada. Agora aos 18 anos os problemas são outros e de certa forma, maiores que aos 11 anos.
A primeira coisa a se dizer é que o livro e a história estão ainda melhores.
O término do Ensino Médio, o "drama" dos namoros, o primeiro emprego, o vestibular, a família, tudo conspira "contra" Marília, mas ela ainda conta com a sua Avó e sua irmã Francine, que juntas, apesar dos problemas, conseguiram passar por tudo e amadurecer.
Você que já passou, ou vai passar, ou ainda, está passando, entenderá e sofrerá todas as emoções pelas quais Marília passa. Uma personagem que é bem real e poderia ser sua amiga.
Simplesmente impossível parar de ler. Você lê sempre querendo mais. E ainda, tem a vantagem de que pode-se ler esse livro sem necessariamente ter lido Caixa se Desejos, pois apesar de ser uma continuação, você não fica perdido na história. É lógico que tem citações e tal, mas dá para entender no geral.
Um livro de fácil e rápida leitura, mas totalmente emocionante. Realmente um mergulho nessa fase da vida.
Amei!!!
Recomendo!

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/08/de-volta-caixa-de-desejos-ana-cristina.html

Talita 12/08/2011

-----

Marília, agora com 17 anos, no último ano do Ensino Médio, preocupada com o vestibular, e com uma vida totalmente atribulada, cheia de problemas na familia, com os amigos, e com o namorado, tudo isso virando uma bola de neve a ponto de destruir tudo que planejou.

Ela vive cercada de enormes comflitos, como o de sua irmã Francine, que está morando na França, e tendo mil problemas com a mãe desequilibrada, que acabou de se separar e estava ainda mais maluca, os seus pais vivem discutindo, a ponto de ela acreditar que eles irão se separar, um tal sobrinho-neto de sua avó apareceu do nada e está hospedado na sua casa com o intuito de realizar o sonho de jogar futebol no Rio.

E ainda tem seu namoro está por um fio, e digamos que está até bem perigoso, por certas atitudes de Rafael, e se isso tudo não bastasse, ainda tem o vestibular, que por pressão dos pais, não vai ser o que ela sempre sonhou, e é no meio à esse turbilhão de problemas que Marília se lembra da sua Caixa de Desejos que ganhou da avó, e é de lá que ela vai tirar todas forças para enfrentar seus conflitos e dar um rumo diferente, mais maduro e feliz pra sua vida.

De volta À caixa de desejos é uma continuação do livro Caixa de desejos, mas vocês pode ler este sem problemas nenhum, pois apesar de ser uma continuação e com os mesmos personagens, você não fica perdido na história, mas é claro que eu recomendo ler o primeiro antes, pra assim você ficar interamente por dentro de cada detalhe.

Bom, o livro é simplesmente maravilhoso, me encantei por Marília mais uma vez, e me identifiquei com várias situações que ela viveu. E o que dizer da forma encantadora como a autora escreve? Nossa, é de uma doçura e leveza tão grande que fazem com que a leitura flua maravilhosamente bem, como se flutuassemos em meio a plumas de anjinhos em um céu azul de primavera *-*

Ana Cristina Melo está de parabéns por mais essa obra fascinante ;)

bizinhavieira 08/08/2011

De Volta à Caixa de Desejos
O livro "De volta à caixa de desejos" nos traz novamente Marília, a protagonista de "A caixa de desejos", mas, apesar de eu realmente recomendar a leitura do primeiro livro, acredito que a leitura deste livro não fica comprometida caso não se tenha lido o primeiro. Enquanto tínhamos uma Marília criança no primeiro livro, neste a protagonista está enfrentando os tumultos da adolescência. Ela está às vésperas de completar 18 anos e com todo o estresse do vestibular. Todo mundo que esteja passando por isso ou que já passou sabe que só isso já é suficiente pra deixar qualquer garota à beira de um ataque de nervos. Mas, como toda protagonista, claro que ela teria outros percalços no caminho: crise no casamento dos pais, um primo desconhecido que surgiu de repente cheio de mistério, um namorado ciumento, um sentimento novo por outra pessoa e ainda uma crise com as amigas. Ufa! E tudo isso com sua irmã e melhor amiga a quilômetros e quilômetros de distância... Talvez seja a hora certa de tirar a caixa de desejos do armário...

A história é ótima e acho que todo mundo gosta da Marília e da Francine! Mas o melhor do livro, na minha opinião, é a forma fantástica com que Ana Cristina nos apresenta a história. Acho fantástico como ela consegue, de uma forma tão singela, despertar os mais puros sentimentos nos leitores. A gente simplesmente não consegue deixar de compartilhar as angústias e as alegrias das personagens. E pra quem, como eu, achou ruim que o primeiro livro não alcançasse a marca de 100 páginas, neste ela nos presenteia com quase 300 páginas!

FRASES
"Há garotos que deviam vir com uma tarja preta na testa: 'se olhar, não dirija, nem opere máquinas pesadas'". p.36

Vanessa Meiser 30/07/2011

"Há mistérios que ficam melhores se não são revelados" Pág 13.

Livro tão fofo quanto ao primeiro livro da autora Ana Cristina Melo.
Simplesmente uma delícia de se ler, impossível de largar sem antes chegar ao final da história.
Eu fiquei totalmente envolvida e confesso que até li um pouco devagar para que o livro não terminasse tão cedo.
Marília é uma jovem de quase 18 anos que está terminando o ensino médio e estudando para o vestibular, curso de Comunicação Social (indicação de sua mãe) porém, seu sonho era fazer para algum curso que envolvesse os livros que são a sua grande paixão.
Francine, irmã de Marília, esta morando em Paris na França com sua mãe mas prestes a voltar para o Brasil.
Marilia namora Rafael, primo de uma das suas melhores amigas Joana. Este namoro não anda muito bem, Rafael é muito ciumento e desconfiado e esta sempre arrumando confusão.
Na sua casa, as coisas também não andam muito boas, seus pais têm brigado com muita freqüência e além disto, de uma hora para a outra aparece Joca na porta da sua casa, um sobrinho-neto de sua avó cujo maior sonho é ser jogador de futebol, o curioso é que até então ninguém tinha conhecimento deste parente.
As coisas começam a mudar quando em uma manhã, ao se atrasar para a escola, Marilia “conhece” de uma forma totalmente inusitada Pedro, seu colega de aula, que por incrível que parece, ela nunca havia prestado atenção apesar de ele ser lindo.
A antiga “Caixa de Desejos” que a avó de Marília deu para ela antes da falecer volta a fazer toda a diferença quando a menina resolve colocar lá dentro, escrito num caderno, todas as suas angústias e todos os seus sonhos.....
Bom, preciso dizer que mais uma vez a autora nos presenteou com uma história belíssima? O livro é simplesmente lindo, encantador e merece 05 estrelinhas com toda a certeza.
Super recomendo para todas aquelas pessoas que sabem aperfeiçoar uma história escrita com o coração.
Adorei!!!!!!!!!

naniedias 01/07/2011

De Volta à Caixa de Desejos, de Ana Cristina Melo
Marília agora está mais velha - no último ano do Ensino Médio, já preocupada com o vestibular.
Seria ótimo se todas as coisas estivessem bem, mas essa, infelizmente, não é sua realidade.
A irmã Francine, que está morando na França, está tendo problemas com a mãe - que acabou de se separar do padrasto. Os pais estão brigando o tempo todo, o que não é nada legal. Um sobrinho-neto de sua avó apareceu do nada para jogar futebol no Rio e está hospedado na casa dela. E se isso tudo não bastasse, seu namoro com Rafael não está indo nada bem.
Isso tudo sem contar que ela vai prestar vestibular para Jornalismo - e não para Letras como havia sonhado. Tudo por pressão dos pais.
E com tudo isso acontecendo, Marília se lembra da Caixa de Desejos que ganhou de sua avó. E é de lá que ela vai tirar forças para enfrentar todos esses problemas.
"A vida tem disso, às vezes não sabemos nem o que pedir."

O que eu achei do livro:
O que dizer desse livro? Maravilhoso - mais uma vez me apaixonei por Marília e adorei viver com ela sua história mais um pouquinho, agora que ela cresceu e arrumou novos problemas. Muito bom ver que as irmãs continuaram super amigas!
Ana Cristina Melo escreve de uma forma que te prende e faz com que a leitura flua de maneira super rápida! Com palavras simples e essa escrita cativante - não há quem não possa ler e se deliciar com essa história.
E sabe qual é o melhor?! Não tem problema ler esse livro se não tiver lido Caixa de Desejos! São os mesmos personagens - há menções ao que aconteceu no outro livro, mas, de forma geral, a leitura pode ser aproveitada sem problemas! Não é ótimo?!
A história é contada por Marília e acho que nunca havia visto uma adolescente contando uma história dessa forma antes. Por que digo isso? Porque realmente parece que era uma adolescente me contando uma história - pelos termos usados, pela maneira de falar - tudo! Ana Cristina Melo realmente conseguiu se superar nessa história!
Me identifiquei demais com a Marília e a Francine!
Para quem leu (ou não) Caixa de Desejos, esse livro é leitura obrigatória! Uma história deliciosa que me ganhou!

Nota: 9
Dificuldade de Leitura: 6

Leia mais resenhas em http://naniedias.blogspot.com