Persuassion

Persuassion Jane Austen

Resenhas - Persuasão

Ana Folmer 27/01/2024

Persuasão
Estava há tempos com vontade de ler esse livro e ele atendeu as minhas expectativas. A escrita é fluída e os acontecimentos interessantes e interligados, amei como a história é contada, ligando o presente com o passado. O desenrolar dos acontecimentos é muito bem delineado e o final, não vou negar, foi como o esperado, sem surpresas.
Recomendo a leitura desse livro, pois apresenta críticas as primeiras impressões e opiniões que formamos das pessoas, sem dar a chance delas se apresentarem, bem como, nos deixamos ser persuadidos por elas, muitas vezes, de forma errônea.

layhnrqs 27/01/2024

Decepcionada
Se você lê esperando um romance cheio de clichês e desenvolvimento, pode ir com menos expectativas. Acho que Persuasão tem uma premissa muito boa, mas a escrita, pelo menos pra mim, não funcionou. Primeiro que já tentei ler anteriormente e larguei por conta dessa demora de acontecimentos e histórias soltas que acabam não levando a lugar algum. E segundo que eu senti que a cada capítulo discorria bem mais de outros personagens do que da própria protagonista, não me senti conectada e nem ao menos emocionada com sua história e pensamentos, por que senti a narrativa solta, a cada capítulo se inseria mais dramas de outros personagens (e nesse livro tem até demais, o que acaba dificultando na leitura, teve algumas vezes que me senti perdida em meio a história tentando entender quem era aquele em que estava sendo descrito).

Essa caracterização EXCESSIVA de personagens e histórias secundárias fez com que o desenvolvimento de Anne e do Frederick não existisse. Em 286 páginas eles tiveram no máximo umas 3 interações e olhe lá, e quando a história deles já estava por se desenrolar ele já foi demonstrando todos os sentimentos de uma vez, sendo que em nenhum momento vemos sequer ele dirigindo a palavra ou mesmo estando no mesmo cômodo que ela.

E falando da Anne, que deveria ser a protagonista mas até o cavalo da carruagem tem mais personalidade que ela, eu sei o motivo do nome do livro ser persuasão, mas o nível que ela se deixa ser persuadida pelos outros sem decidir nada da vida dela é irritante.
Leticia2513 27/01/2024minha estante
Não é Emma, é Anne. Emma é a protagonista de outro romance de Jane Austen.

layhnrqs 27/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKK obrigada, confundi!

Duda 27/01/2024

Após a leitura de "Orgulho e Preconceito", comecei a ler esse livro, então, eu já tinha me acostumado com o método da Jane Austen.

Porém, persuasão me surpreendeu. Ao contrário do que havia sido criticado em Orgulho e Preconceito, nessa obra eu senti uma crítica mais direta para a sociedade inglesa daquela época.

É notório o contraste de ambientes que a protagonista descreve. Enquanto, em sua casa, o clima é pesado, em ambientes mais simples e com menos prestígio e dinheiro é possível sentir maior conforto e paz.

O ponto principal pra mim é o relacionamento que sobreviveu a persuasão social. Apesar do prestígio de um nome ou de uma casa, o amor não é sobre lotes ou conquistas, mas é sobre tempo e sacrifícios.

Uma leitura importante, mas um pouco cansativa. Eu achei que tem muitos personagens e fiquei um pouco confusa em alguns momentos.

O que gera a persuasão em você?

laiscunhaf 26/01/2024

A última obra completa
Persuasão, a última obra completa escrita por Jane Austen, cativa não apenas pela sua habilidade narrativa e perspicácia social, mas também pela irresistível atração entre o casal principal, Anne Elliot e o Capitão Frederick Wentworth. Desde o momento em que eles são reunidos nas páginas deste romance, fui cativada pela química entre eles e pela delicadeza com que Austen desenvolve seu relacionamento.

A medida que acompanhei o reencontro de Anne e o Capitão Wentworth, testemunhei o florescer de uma segunda chance no amor, permeada pela ternura, pelo perdão e pela esperança. A maneira como Austen descreve seus encontros e conversas, carregados de tensão e emoção contida, fez com que eu me apaixonasse ainda mais pelo casal e desejasse ardentemente que eles encontrassem a felicidade juntos.

Em meio às complexidades da sociedade e das pressões familiares, a história de amor de Anne e o Capitão Wentworth é um raio de luz que ilumina a narrativa, enchendo-a de calor e promessa. Seu final feliz é não apenas gratificante, mas também uma celebração do poder do amor verdadeiro e da perseverança sobre as adversidades.

Suas jornadas individuais e sua jornada conjunta rumo à redenção e à felicidade são um testemunho da habilidade única de Austen em capturar os mais profundos anseios do coração.

[2022]

Celeste Lino 26/01/2024

Nada como uma boa releitura...
Há alguns anos atrás, em um primeiro contato com esse título e de modo mais específico, com os trabalhos da Jane, em meio à uma leitura descomprometida, cheguei a conclusão de que esse livro era bom, mas extremamente enfadonho, pois não estava acostumada a esse tipo de escrita. Contudo, como disse um filósofo que agora não me vem o nome, 'uma pessoa não se banha no mesmo rio duas vezes, uma vez que nem o rio e nem a pessoa serão a mesma, quando no segundo encontro'. Sendo assim, após ser incitada a realizar esta mais uma vez, agora com um novo olhar, a leitura se tornara mais fluida, o enredo que há muito já não lembrava, mostrara-se encantador aos meus olhos. Terminei a obra com a sensação de que fui injusta em meu primeiro julgamento.

mottacarols 26/01/2024

Maravilhoso!
É realmente difícil ser imparcial quando se trata de Jane Austen, que em cada livro que leio só reforça que é minha autora preferida. Sua escrita realmente me encanta, e com esse romance não seria diferente! Envolvente e com uma protagonista incrível, bem descrita como ?a ternura em pessoa?, a qual eu me apeguei e gostei muito de acompanhar e torcer por sua felicidade.

Mais um romance que com certeza irei recomendar.

Clarita.Rocha 26/01/2024

A história em si é linda, gosto filme e resolvi ler o livro, mas a estrutura do livro torna ele um pouco tedioso. A história de Anne e Frederick é incrível, e nos mostra a importância de sabermos o que de fato queremos e não deixar que opiniões e preconceitos nos façam desistir de nossos sonhos.
Paula1735 26/01/2024minha estante
Já percebi isso nos livros de escritores de época,que são tediosos durante a leitura,mas o final da obra é sempre maravilhosa, com mensagens importantes pra vida??

GiSantos 25/01/2024

Perfeito
Jane Austen, é sem dúvidas uma autora maravilhosa. Me senti na história, me apeguei aos personagens, ao enredo. Perfeito

Andréa 25/01/2024

Tenho uma dúvida ?
Não sei se o meu livro prefeiro de Jane Austen é Orgulho e Preconceito ou Persuasão... aí que dúvida cruel! Já li duas vezes ambos e não consigo me decidir...kkkkk
Becky24 25/01/2024minha estante
O da minha mãe é orgulho e preconceito e o meu é persuasão kkkkk tenta por um em primeiro lugar e o outro no segundo lugar

Andréa 29/01/2024minha estante
Tá difícil decidir ... kkkkk

Merci0 24/01/2024

Persuasão
Primeiro livro da Janne Austin que eu li, não conhecia a história e demorei pra entender de quem e quando falava, achei que falta diálogo entre os personagens, quando finalmente eles se reencontraram era só descrição das conversas e não conversas em si.

Depois de um tempo a história até andou, mas senti falta dos diálogos e situações constrangedoras.

Eliane406 23/01/2024

O efeito da sugestão
?Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos emocionais ou simbólicos pra induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação.

?Sutilmente levantada essa retórica por Jane Austen durante a narrativa de seus personagens, cada um engendrado em suas ações, mantendo a linha que leva cada um a seu destino social, com o amadurecimento de seus ideais.

?O livro de Austen foi escrito durante o período em que esteve enferma, enfermidade esta que resultou em sua morte, dando margem a um romance mais curto e menos elaborado do que Mansfield Park e Emma e foi o último romance completo a ser publicado.

?O romance é bastante original, e é o primeiro em que a personagem feminina principal já não é tão jovem, Anne Eliot tem 28 anos; a "biógrafa Claire Tomalin caracteriza o livro como um ?presente para ela mesma, para Miss Sharp, para Cassandra, para Martha Lloyd... para todas as mulheres que tinham perdido suas chances na vida e que nunca desistiram de uma segunda primavera". É um romance maduro e com construções diferentes de seus personagens, tanto para mulher, quanto para o homem, mostrando uma nova perspectiva social. O livro, também mantêm uma relação com a Abadia de Northhanger voltando ao mesmo espaço narrativo.

?O Capitão Wentworth é um dos muitos oficiais navais da história, que ascenderam socialmente por mérito ou sorte, e não por herança. Ele marca um tempo em que muitas raízes sociais foram mudadas, tais como as do antigo rico, Sir Walter, que dá lugar ao novo rico, como Wentworth. O sucesso dos dois personagens irmãos de Austen na Marinha Real é particularmente significativo para a época.

?1 ano em Leitura Compartilhada lendo a obra de Jane Austen.

Paola322 23/01/2024

Eu sou muitoooo suspeita pra falar sobre qualquer escrita da jane austen pq sou simplesmente obcecada por tudo que sei sobre essa mulher. ela é a única escritora prolixa (a época justifica) que eu amo e defendo.
nesse caso, achei que demorou muito pra engatar entre os dois principais, tanto que lá pelas tantas eu já nem tinha mais certeza de eles ficavam juntos mesmo ou não. mas como tudo que jane escreveu foi perfeito, esse também foi. essa demora, pra mim, super justifica com todo o ocorrido do livro. tudo que o wentworth precisou passar pra avaliar o que ele realmente queria pra vida dele. e a anne pra entender que só ela realmente sabe o que era necessário em sua própria vida. e no fim, deu tudo certo.
TE AMO JANE AUSTEN!