Sem Plumas

Sem Plumas Woody Allen

Resenhas - Sem Plumas

bebs 14/04/2023

É um bom conjunto de estórias, no geral. Tentei reler para ver se minhas interpretações mudavam ou não, mas minhas opiniões continuaram praticamente as mesmas. Temos algumas passagens realmente muito boas e engraçadas, mas grande parte me pareceu meio sem graça ou sem sentido. De qualquer modo, recomendo, Woody Allen é um bom autor, mas acredito que ele se sairia melhor num romance em prosa.

Nazrat 07/01/2023

Aleatoriedades
É uma leitura estranha, mesmo conhecendo um pouco da obra cinematográfica do autor. As associações livres pipocam em toda a obra, tanto em comentários, quanto narrativa e estrutura. É de um humor único e vale a pena a leitura, apesar da polêmica que envolve o seu nome

joaoggur 18/12/2022

Textos reunidos de Woody Allen.
Independentemente das polêmicas que o cercam, é inegável a influência de Woody Allen no cinema estadunidense. O cineasta é marcado por seu estilo icônico e sua originalidade, sendo pioneiro no gênero que atualmente chamamos de ?comédia romântica?. Aqui temos uma reunião de seus textos.

A maioria dos escritos são crônicas e reflexões de caráter satírico, mostrando as visões de mundo do autor (sempre constando elementos fundamentais de uma obra ?Woodyana?: a morte, o envelhecimento, os relacionamentos e o sexo). Dois dos textos são peças teatrais - a primeira (?Morte?) é inferior a segunda (?Deus?), nesta tendo inúmeras características de textos do autor.

Porém, senti que a maioria dos textos foram monótonos ou sem graça. Alguns deram a impressão que Woody forçava uma risada falsa do leitor.

Foi o meu primeiro contato com um livro de Woody. Admito que o terminei um pouco cabisbaixo. É uma boa pedida para quem já está familiarizado com seus longa-metragens.

Carol 06/06/2022

Que loucura! Algumas peças e contos prendem mais a atenção do que outros. Recheado de críticas à sociedade e referências artísticas, achei esse livro por acaso e decidi ler. Confesso que não entendi todas as referências, mas reconheci uma grande parte. Não foi uma leitura desagradável, porém não faz muito o meu estilo.

MF (Blog Terminei de Ler) 29/01/2022

Uma de minhas vergonhas: não conhecia nada de Woody Allen… e resolvi começar pela escrita, deixando a obra cinematográfica, mais notória, para um segundo momento. O que posso dizer é que foi uma das coisas mais hilárias e geniais que li em muito tempo! A combinação de nonsense e crítica dos costumes é apaixonante! Os 18 textos que fazem parte desse livro possuem formatos variados, passando pelo conto, a crônica e a peça teatral de onde saiu o meu favorito: “Morte”, peça em um ato, brinca com a ideia da chegada da Morte, onde o protagonista Kleinman se vê envolvido numa trama maluca quando é acordado no meio da madrugada por seus amigos, que o levam numa caçada para prender um tarado que apavora a cidade, baseados em um plano que ninguém conhece bem. Estes e outros textos de Allen foram publicados originalmente em jornais estadunidenses como o “The New York Times” ou o “The New Yorker” e, posteriormente, foram compilados em livros de sucesso como este.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2022/01/07/top-2021-melhores-livros-lidos/

Maristela 28/07/2020

Mais ou menos
Gosto muito do Woody Allen como cineasta . Porém , como escritor , foi minha primeira experiência. Confesso que achei meio bobo . Mas provavelmente por no estar imersa na cultura americana . A judia , da qual ele faz parte , eu gosto mais , nesse ponto , foi melhor pra mim .
Recomendo

albert4 03/07/2016

Como de praxe, Allen conseguiu encantar com as peças. ''Morte'' e ''Deus'' valeram o livro - especialmente esta última, na qual Woody faz clara referência às noções nietzscheanas da ''morte de Deus'' (também referenciada no primeiro conto de ''Cuca Fundida'') e, se não estou enganado, a de ''Eterno Retorno''.

Dos contos eu esperava mais. Só gostei de dois em especial: ''A puta com Ph. D'' e ''Nada de preces para Weinstein'', exatamente nesta ordem.

Mateus 20/06/2016

Humor sem plumas
Reservado, gênio, dotado de um humor peculiar e considerado estranho por muitos, Woody Allen possui uma carreira de escritor pouco conhecida, embora seja aclamado por leitores alternativos em todo o mundo. Com mais de dez livros lançados, é notável seu trabalho em meio à literatura, que carrega seu estilo característico e o modo neurótico que apenas Allen possui.

Entre suas obras está "Sem Plumas", de 1975, que reúne uma série de textos, ensaios e peças de teatro do cineasta, que abusam do absurdo e carregam um tom satírico irresistível. São textos que passam por temas como religião, fenômenos psíquicos, filosofia, relacionamentos e simples fatos do cotidiano, que prendem a atenção do leitor e revelam o que de melhor há em Woody Allen: o humor, as críticas à sociedade e a inteligência irreverente.

Para conferir o restante da resenha, acesse o blog!

site: http://mateuscalazans.blogspot.com.br/2016/06/humor-sem-plumas.html

Eduardo Spohr 29/01/2014

Sou fãzaço do Woody Allen. Três estrelas para este livro porque a maioria dos textos não foi feita para ser lida, mas para ser declamada ou representada por atores.

Um dos poucos trechos em formado de conto é "A Puta com PhD", uma história hilária que critica os intelectuais pedantes. Muito bom!!!

Gostaria que o Woody um dia escrevesse um romance, para que pudéssemos ler um trabalho dele com a fluidez característica de um texto em prosa.

Douglas 01/07/2013

Vários contos engraçados do Woody Allen,o único que gostei mesmo foi "The whore from Mensa",sobre homens que queriam se encontrar as escondidas com mulheres muito inteligentes,(prostitutas do saber) e discutir temas como a subestrutura pessimista do livro Moby dick e outros assuntos do mesmo nível...

Walaceboto 20/04/2013

Ler de a Peça Deus e Morte já valeu!