Cuca fundida

Cuca fundida Woody Allen

Resenhas - Cuca Fundida

Lucas 06/01/2024

O ?meu coco? do Woody Allen. Uma sequência de nomes, coisas, situações. As vezes dá um nó interessante na cabeça. Tem umas coisas geniais como ?A morte bate à porta?, ?Como alfabetizar um adulto?, ?Conde Drácula?, ?Viva Vargas!? e o favoritíssimo ?Correspondência entre Gossage e Vardebedian?.

Duda Garcia 31/12/2023

Bom e engraçado
Pena que pelo visto ele é uma pessoa horrorosa ? Descobri no meio do livro.

Mas me arrancou risadas sinceras.
No final eu ja tava meio enjoada de uma monotonia.

Francisco.Guimaraes 22/11/2023

Mais engraçado nos livros do que no cinema ?
Uma surpresa agradável descobrir um Woody Allen fora daquela moldura que estamos acostumados nos filmes.

Contos rápidos, precisos e adiados. Isso por si só já seria um mérito notável, mas ainda somos brindamos com um humor que usa como matéria prima, nada mais, nada menos, do que religiões milenares, correntes filosóficas e filmes mudos.

Para quem gosta de um deboche, é um parque de diversões.

bebs 05/08/2023

É o segundo livro do Woody Allen que eu leio, mas devo dizer que até agora ele não tem me agradado muito como escritor. Adoro seus trabalhos no cinemas, mas desses pequenos ensaios, poucos se salvam.
Na sua obra que li anteriormente, "Sem Plumas", algumas passagens eram até bem engraçadas, mas acho que aqui a qualidade caiu bastante. Não acho que o livro, como um todo, seja sem graça — gostei de algumas questões satíricas que ele trouxe, e umas duas ou três estórias são verdadeiramente bem boas —, mas pelo menos metade dele é bem chato.
Talvez em algum futuro próximo faça uma releitura e mude de ideia, mas por enquanto não é um livro que posso recomendar.

ArthurAlves 31/05/2022

Decepcionante o conjunto da obra.
2 contos que achei muito bons, foram os responsáveis pela nota. Quando o autor se submeteu a escrever contos resultaram em textos interessantes, mas outros me passou a sensação de ter sido escrito sem cuidado e seria coisas para si, e não para um livro. De resto é isso.

Maristela 16/08/2020

Gostei sobretudo da primeira crônica . As seguintes não me prenderam tanto . Porém, a ironia , o humor , as metáforas , me ajudaram a dar continuidade à leitura.
Recomendo

Mateus com h 01/04/2020

Bem perturbado o homem, mas é bom.
Jogar xadrez com a morte não é pra qualquer um.

Diego Lunkes 27/10/2018

Me chame de mal-humorado se quiser, mas a verdade é que eu raramente dou risadas enquanto leio um livro que pretende ser engraçado. E tudo bem. Como já nos ensinou Shakespeare em sua peça "Rei Lear", nem sempre nossas expressões refletem nossas emoções: Goneril e Regan seduzem Lear com belas, mas falsas, palavras afim de herdarem a fortuna de seu pai, enquanto a pobre Cordélia é falsamente acusada de desafeto por demonstrar seu amor de forma simples, embora verdadeira. Woody Allen é um cineasta que arranca grandes risadas de mim através de seus filmes, mas o mesmo não acontece quando leio suas histórias. E, de novo, tudo bem, pois isso não significa que seus contos não sejam divertidos.

Pelo contrário, sua primeira coletânea de contos, "Cuca Fundida", se apresenta uma leitura muito divertida. Um dos recursos humorísticos utilizados por Allen aqui é a fusão de arquétipos de histórias amplamente conhecidas com situações absurdas. Como, por exemplo, no conto de abertura "O Cara", onde discute filosofia usando os clichês das histórias noir na voz de um detetive que investiga a morte de Deus.

"‘Continua procurando Deus?’

‘Continuo.’

‘O tal Onipresente, Onisciente e Onipotente? Criador de Todas as Coisas e tal e coisa?’

‘Ele mesmo.’

‘Alguém com essa descrição pintou no necrotério. Venha dar uma olhada.’

Fui correndo. Quando cheguei lá, não tive dúvidas: era Ele. E, pelo Seu aspecto, tinha sido um trabalho profissional."

Ou ainda, mais notavelmente, quando subverte a clichê cena, que todos conhecemos, onde a Morte, encapuzada e portando uma foice, aparece para ceifar a vida de um desafortunado. No universo de Allen, a Morte não bate à sua porta, e sim à sua janela… do segundo andar… após subir pela calha… arfando. E depois de chegar com muito esforço até sua vítima, ainda tem de jogar uma partida de cartas barganhando uma vida.

"Nat: Quem é você?

Morte: A Morte.

Nat: Quem?

Morte: A Morte, pô! Escute – posso me sentar? Quase fui para o beleléu. Olhe só como estou tremendo."

Alguns contos, como "Correspondência entre Gossage e Vardebedian", apostam no exagero. Este, em particular, apresenta um jogo de xadrez conduzido entre duas pessoas através de instruções trocadas por correspondência. A demora de semanas entre um movimento e outro do jogo, além da polidez caricatural empregada nas mensagens, transformam uma ação banal em algo absurdo.

"Acabo de analisar sua carta, contendo um estranho 46º movimento, no qual sou convidado a remover minha rainha de uma casa que ela não ocupava há 11 dias."

Mesmo quando escolhe abrir mão das estruturas de histórias mais conhecidas para utilizar figuras históricas, ainda assim Allen não subestima seus leitores e aposta num humor que depende que tenhamos um conhecimento mínimo a respeito de quem foram e o que fizeram pessoas como Freud, Shakespeare, Platão, Goethe, Voltaire, F. Scott Fitzgerald, Dali, T. S. Eliot, Picasso, Hemingway, entre muitas outras menções que figuram em seus contos. Além de entreter o leitor com histórias e figuras populares, Woody Allen ainda exercita uma variedade de estruturas narrativas, contando histórias através de listas (Os Róis de Metterling), de uma peça teatral (A Morte Bate à Porta), de uma cronologia (A História de uma Grande Invenção) ou de textos do judaísmo (Contos Hassídicos).

E sim, apesar de tudo isso, as 15 histórias quem compõem o primeiro livro de contos de Woody Allen podem não ser engraçadas ou geniais como os seus melhores filmes o são, mas, conforme fica claro ao longo da leitura, isso se devem antes aos seus primeiros passos no gênero literário do que ao um esforço para entreter o leitor. Pois, se falta algo para que "Cuca Fundida" funcione como seus filmes, certamente não é criatividade.

site: https://barbaliterata.wordpress.com/2018/10/27/cuca-fundida/

Tiago600 09/09/2018

Hahahaha

Alguns contos da presentes na obra são genialmente hilários! Especialmente destaco:
- Uma Espiada no Crime Organizado
- Viva Vargas!
- As Memórias de Schmeed

Lucia 18/01/2014

Para os fãs..
É Woody Allen! Falar o que?!

André Goeldner 21/08/2013

HILÁRIO
Raras vezes eu ri lendo um livro, mas neste eu dei muitas gargalhadas. Piadas inteligentíssimas e muito boas. Humor non sense debochativo, se é que isso existe.
Recomendo muito.