A história das aventuras de Joseph Andrews e seu amigo o senhor Abraham Adams

A história das aventuras de Joseph Andrews e seu amigo o senhor Abraham Adams Henry Fielding

Resenhas - A História das aventuras de Joseph Andrews e seu amigo o Senhor Abraham Adams

Marcos606 16/04/2023

Escrito como uma reação ao romance de Samuel Richardson, Pamela; ou, Virtude recompensada (1740).

Em Joseph Andrews, Fielding interpretou o personagem título como o irmão de Pamela Andrews, a heroína do romance de Richardson. Descrito na página de rosto como “Escrito à Imitação de Cervantes, autor de Dom Quixote”, Joseph Andrews começa como uma paródia de Pamela, mas essa intenção do romance logo se torna secundária e se desenvolve em uma obra-prima de ironia e crítica social. No centro está Parson Adams, uma das grandes figuras cômicas da literatura. Joseph e o pároco vivem uma série de aventuras, nas quais conseguem expor a hipocrisia e a afetação dos outros por meio de sua própria inocência.

Victor 21/06/2017

É um bom livro.
É um livro bom, contém boas aventuras e bom humor, o autor consegue prender nossa atenção até a última página, é uma leitura rápida e prazerosa, as aventuras ao longo do livro nos fazem refletir sobre muitas coisas, a única coisa que eu achei um pouco negativa é o final, o livro termina de forma abrupta como Norte & Sul de Elizabeth Gaskell.