A mulher do Centroavante e Outras Histórias

A mulher do Centroavante e Outras Histórias David Coimbra

Resenhas - A mulher do Centroavante e Outras Histórias

Patrick.Pereira 01/07/2023

Como todos os livros compilados, esse também tem seus altos e baixos, mas vale muito a leitura, gosto muito do David Coinbra.

Henrique Fendrich 27/02/2011

Futebol fora do campo
David Coimbra escreve sobre futebol e mulheres - só isso, já espantaria mais da metade dos seus leitores. Mas no meio desse ambiente predominantemente masculino, David consegue captar instantes da mais pura singeleza. A isso, soma-se seu bom-humor e sua linguagem ágil, e assim todos os públicos podem se sentir atingidos.

A história de um homem que, pela primeira vez, consegue sorrateiramente encostar a mão na coxa da sua namorada pode ser visto por muitas pessoas como algo vulgar. Mas não em dia de Gre-Nal: nesse caso, torna-se o lance mais emocionante do século, a conquista mais desejada, a partida mais inesquecível.

O que David faz é tirar o futebol das quatro linhas e colocá-lo diante da vida de seus personagens. O gol, a boa partida, o lance de efeito, não passam de resultados das emoções que afetam o jogador fora do campo - e que, ai de nós, desconhecemos quando assistimos as partidas.

O livro é repleto de tiradas inteligentíssimas. David conta histórias com rara destreza, mantendo elevados níveis de suspense, e geralmente arrematando de forma imprevisível. Como a leitura flui rápida, o livro pode ser lido em pouco mais de uma hora - o que, talvez, não seja recomendado.

Ao ser lida em sequência, suas crônicas perdem um pouco do brilho - talvez pela constância do tema. O melhor é lê-las ao poucos, saborendo-as devagar, sem excessos. Feito isso, o riso é certo, a beleza é provável, e o gol é garantido.