The Shadow and the Star

The Shadow and the Star Laura Kinsale

Resenhas - The Shadow and the Star

Lane 06/11/2012

The Shadow and the Star
Laura Kinsale disse que este livro é o seu favorito, entre os que eu já li desta autora, a minha preferência ainda é “Flores na Tempestade”, contudo “A Sombra e a Estrela” vem logo em seguida no meu ranking pessoal.

O livro é lindo!

A autora tem a habilidade de contar histórias repletas de sentimento, tratando temas diferenciados com eficiência, alguns podem até considerar que os elementos de sua escolha pareçam um pouco bizarros, e admito que as fórmulas que ela utiliza são completamente arriscadas para o convencimento do leitor moderno. Quem ousaria escrever uma história onde o mocinho é virgem e, além disto, um guerreiro ninja?

É preciso muita coragem ou loucura da parte de um autor em inserir elementos tão complexos e personagens tão exóticos e profundos ambientados no século 19.

Entretanto não se trata de qualquer autor que esta contando – Kinsale é vencedora e três vezes nomeada do prémio Golden Choice Best Book of the Year, concedido pela Romance Writers of America - e embora a história pareça fantasiosa e selvagem (espada amaldiçoada e tubarão místico em um romance histórico, oi?), o livro é muito bem escrito, com a elegância e a beleza e com a intensidade emocional que distingue a autora.

O livro é uma joia, inteligente e fora do padrão do gênero que surpreende e que contudo ao final acabou funcionando.

E se por acaso os elementos contraditórios enaltecem o tom de incerteza na trama, os personagens a dominam, que até por algumas vezes produzem um fio de dúvida, porém suas autenticidades desacreditam qualquer questionamento.

Leda Etoíle é uma costureira em Londres a beira da ruína financeira e por desconhecer suas origens – ela é órfã – sua existência era questionável na sociedade da época, todavia ela teve a sorte de ser educada pela senhorita Myrtle.

Leda possui uma aparência banal que não chega a impressionar. Ela é alheia à companhia masculina e todo o seu fundamento é baseado através das rígidas regras de etiqueta da sociedade. Completamente ignorante a qualquer assunto relacionado à sexualidade, ela acredita que os homens só mantem o interesse nela, por ela ser meio francesa.
Ela é tão puritana, que parece àquelas solteironas chatas que tudo na vida gira ao redor do que é relacionado ao decoro. Ela é irritante! E para ajudar a coitada ainda tem como influência três velhas sem marido!

No entanto, Leda é virgem e inocente, mas não é tola e estúpida, e estes aspectos de sua personalidade não me pareceram forçado nem superficial.

Samuel Gerard apesar de ser um empresário bem sucedido é um ladrão inflamado por suas inquietudes do passado. Ele tem 28 anos e é majestosamente lindo, porém desconhece o interesse que ele desperta nas mulheres – [oi?] Como assim? -. Samuel sofreu um grave abuso na infância e por sorte foi levado ao Havaí – na ilha de Honolulu - e adotado pela família de Lady Ashland.

Criado na tradição dos ingleses e num lar feliz e acolhedor, Samuel mesmo assim é solitário e sem amigos e acaba se sentindo confortável na presença de Dojun, o mordomo de progênie japonesa que o se torna seu tutor/treinador nas artes marciais e o disciplina na cultura japonesa.

Dojun ensina Samuel, que embora tenha segredos obscuros que ele desconhece, a ter controle sobre suas emoções e o incentiva a viver na castidade. Samuel por sua vez é assombrado pelo seu passado e abraça o estilo de vida proposto de Dojun como seu.

Acontece que essa relação necessita ser conferida, pois Dojun tem uma motivação especial em treinar o Samuel que só é revelado no final.

O enredo é permeado de suspense, aventura e ação, o inicio é um pouco desarticulado, paralelo à história é acrescentado flashbacks da vida de Samuel na infância o que deixa a história um pouco lenta no inicio, todavia da metade para lá, a história que já mantinha o leitor interessado atraí o de tal maneira que chega ser quase impossível deixar a leitura por um momento que seja.

Samuel conhece Leda quando vai com a família para a Inglaterra para as celebrações de comemoração do Jubileu da Rainha Vitória. Neste primeiro encontro ela já nota que apesar dele ser lindo, ele possui um olhar angustiado e perturbador.

A trama se entrelaça entre coisas no– Havaí, Inglaterra e Japão – e esses detalhes enriquecem a história de forma inebriante.

A autora descreve com maestria e um cuidado apreciativo até mesmo o idioma das ilhas usado nos diálogos entre os personagens, com detalhes históricos estáveis e os lugares exóticos do Havaí atrativos, adicionando também particularidades sedutoras da cultura japonesa. Tudo isso acrescido da personalidade interessante de cada personagem.

Eu achei a Leda fabulosa, mesmo ela me deixando irritada às vezes. Ela é completamente diferente, possui uma beleza cálida e uma inocência cativante e totalmente convincente. Ela não se deixa intimidar pelo lado intrigante do Samuel e não confia nele cegamente. Sua estrela interior ilumina o escuro de Samuel, ele é uma pessoa ferida por questões que ela é incapaz de compreender, porém ela fica do lado dele oferecendo sua bondade tornando-se a estrela do seu céu nebuloso. É comovente!

A psicologia de Samuel é bem delicada e foi feita com bastante cuidado. A construção do romance é lento, ambos são inocentes e marcados pela vida, Samuel também desconhece sua origem.

Todo o seu caráter, suas inseguranças, seu autocontrole e sua auto aversão são colocados em cheque quando ele conhece Leda. Durante toda a sua vida ele viu e aprendeu a ter suas perspectivas futuras baseado no seu passado, tanto que ele pede pra Leda que ela o ajude a conquistar Lady Caroline –Kai – sua irmã adotiva.

Ele vê tanta pureza em Kai que acredita que também ficará puro casando-se com ela. Ele se sente sujo por causa do seu passado e acha que não é digno do amor de Kai por ela representar toda a pureza que ele quer, por isso ele não entende o desejo potente e explosivo que sente por Leda.

No seu entendimento, o desejo intenso que ele sente por Leda significa o retorno do seu passado colidindo com o presente frustrando todos os seus sonhos.

E esta sua insatisfação ele demonstra, mas não é violento com ela.

Através dos seus diálogos internos comprovamos sua fissura por Kai e sua grande preocupação em não desagradar à família que o adotou.

Pra ele que é um guerreiro ninja das sombras, Leda patenteia toda a distração na sua mente e no seu corpo, portanto ele não pode cair, pois isto demonstraria sua fraqueza.

No entanto pela intensa necessidade que ele desconhece sentir – ele nunca esteve com uma mulher – ele despenca e caí duro aos pés de Leda. E ela, por sua vez se sente culpada porque Kai se torna sua amiga e a família Ashland a trata com um cuidado honorável.

A relação entre ambos é intrigante porque desde o momento em que eles se conhecem, a autora não nos dá parâmetros para medir a intensidade de interesse que um mantem pelo outro. A profundidade deles é palpável e é perceptível o incomodo que é pra eles se aprofundarem em seus sentimentos.

As circunstancias do relacionamento amoroso são pouco prováveis, contudo bem original. Samuel é enigmático em suas ações e Leda é mais forte do que ela pensa, entretanto será que basta somente a inocência deles para possibilitar uma remota, sucinta e fresca oportunidade entre eles?

A história me fez "morder" minhas unhas.

Quando eu terminei de ler o livro fiquei lá parada, imóvel em silêncio absorvendo as últimas palavras. O final foi único e um pouco confuso, porém bem gratificante.
Todavia eu me comovi e fui pegar a caixa de lenços e depois, eu fiquei esperando aparecer um guerreiro ninja no meu quarto...

*Os únicos aspectos negativos do livro pra mim foram não ter um epílogo e eu senti que a partir dos cinco últimos capítulos restantes foram bem corridos, mas a história é fascinante!

Avaliei com 5 estrelas.
Lizzy 11/11/2012minha estante
Que linda resenha Lane. E olha, é super difícil transmitir em palavras as emoções que essa autora singular e sensacional consegue expressar em seus escritos. Esse livro, em particular, é original e carregado de elementos realistas que se mesclam com um toque "irreal" que certamente surpreende o leitor até o fim. Quanto ao epílogo, adianto que esse livro faz parte de um conjunto, existe um livro anterior, e o seguinte possivelmente será escrito. Bjs

Lane 12/11/2012minha estante
Obrigada Lizzy!
O livro é maravilhoso, profundo e intenso.
Agora quero ler todos os livros desta autora!

Bjão!

Lizzy 14/06/2011

A Sombra e a Estrela
Achei esse livro divino. Diferente de todos os romances históricos que eu li até hoje, e Laura Kinsale sempre consegue esse efeito porque ela é conhecida por sua originalidade e singularidade, mas ressalto que ela exige do leitor paciência e gosto pela valoração das características psicológicas dos personagens.
Esse livro não poderia ser diferente, porque a história mescla drama e romance, e acima de tudo uma intensa dose de introspecção. Tudo isso para contar a história de Samuel e Leda, ele a Sombra, ela a Estrela. Duas pessoas unidas pela cumplicidade e pelo destino. Samuel é um personagem marcante, excepcional, um homem lindo e aparentemente perfeito, com a alma enegrecida por um passado de abuso sexual e abandono. Leda é definida com sendo uma inocência obstinada, doce, decidida. Eles se unem em face de um segredo, mas se apaixonam e a inexperiência de ambos faz com que demorem a perceber o que sentem. A nossa heróina teve que dosar muita força de vontade e paciência para derrubar as barreiras criadas pelo ressentimento e infelicidade de Samuel, há muito sofrimento, mas o desfecho da história é lindo. Amei.
Dri 14/06/2011minha estante
Nossa,Lizzy,tu arrasa mesmo!Ler rápido,independente do idioma,um luxo!Eu,por outro lado,uma novela pra terminar a leitura de um ebook.rsrsrs.E pela resenha,estavamos certas sobre a expectativa deste romance,hein?*_*Bjsssssss

Gisele Melo 14/06/2011minha estante
Interessei bastante pelo livro! Li uma resenha que a Lisa Kleypas fez p esse livro que arrasou!

Lizzy 14/06/2011minha estante
Meninas, esse livro é muito interessante, obrigada Dri, pela super dica. Eu já era fã dessa autora, agora então quero ler todos os livros dela. Bjs

Dri 14/06/2011minha estante
Lizzy,depois de Flores da Tempestade...sem palavras...fascinante,apaixonante.Amei demais!

Talita, 17/06/2011minha estante
AHHHHHH AMEI, que vontade que eu fiquei de ler!

Eliz 13/08/2011minha estante
Achei esse livro lindo!

Semiramis 15/08/2011minha estante
Ai amiga, mais uma autora que estou curiosa em conhecer,rsrsrs
Já vai pra lista!!kkk

Lane 12/11/2012minha estante
Cada vez que leio um livro da Laura Kinsale, me dá mais vontade ainda de ler outros, ela é perfeita!
Parabens Lizzy, Samuel é marcante mesmo, não tem como a gente esquecer dele...rs

Bjo

Lizzy 12/11/2012minha estante
Lane, obrigada pelo comentário, essa autora é de altíssimo nível, escreve divinamente e seus personagens são inesquecíveis. Bjs

Alessandra 22/05/2015minha estante
Lizzi,
Pra variar você arrasa nas resenhas! Estou lendo e amando esse livro! bj =D

Lizzy 22/05/2015minha estante
Alessandra, obrigada, amo esse romance =D Bjs

Nadja 12/08/2015minha estante
Oi Lizzy! Você o tem em espanhol? Já tentei baixar em vários blog porém sempre aparece erro. Quero muito ler!!