Le Colonel Chabert

Le Colonel Chabert Honoré de Balzac

Resenhas - Le Colonel Chabert

Debora696 26/02/2020

Para isso o engabela e tenta fazê-lo assinar um documento que mostraria o coronel Chabert como um falsário. Ele descobre o plano da mulher, se indigna, contudo não possui meios de dar continuidade ao processo. De modo que não resta outra saída senão resignar-se e permanecer morto, mesmo estando vivo.
Vinte anos depois, Derville o encontra em Bicêtre, com quase nada que lembrasse um ex-soldado de Napoleão.
“Que destino! — exclamou Dervile. — Saído do hospício das Crianças Abandonadas, vem morrer num hospício de Velhice, depois de ter, no intervalo, ajudado Napoleão a conquistar o Egito e a Europa.” (pág. 74)
Glórias do passado e senso de dever não significam nada perante o egoísmo, a ganância e a vontade de ascender socialmente. A atitude da condessa Ferraud não é anormal dentro das tramas que compõem a Comédia Humana, em que parecer poderoso é ser poderoso. Isso não é incomum em nossos dias, conviver com “monstros morais e ainda rir e se divertir”.
Chabert venceu batalhas, a doença e a morte, mas não conseguiu derrotar nem a burocracia nem a pobreza de espírito de uma mulher para retomar sua identidade perdida. Triste fim para um guerreiro.

site: https://medium.com/@LivroseTinta/o-coronel-chabert-d3cb209e11cd