Livro da vida

Livro da vida Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Santa Teresa D'Ávila

Geane.Gouvea 29/10/2021

Tem leituras, que não se apresse em finalizar logo!
O "Livro da Vida", iniciei em 09/08, e só terminei em, 14/10!
A vida parece perder o sentido quando finaliza um livro! (drama modo on!)

? Retirado do Minha Biblioteca Católica:

A Igreja possui uma grande assembleia de santos místicos que viveram experiências sobrenaturais de união com Deus. No entanto, os bastidores dessas vidas retiradas e imersas na oração ficam sempre ocultos aos olhos do público. Graças ao pedido formal de um confessor, a Providência nos presenteou com um relato detalhado do segredo das experiências de Santa Teresa D?Ávila.
???
Se dependesse da vontade da santa não teríamos acesso a tantas passagens inesquecíveis, que já são patrimônio permanente da literatura espiritual católica, porque seu desejo era ?compor um relato detalhado de meus grandes pecados e vida ruim?. Santa Teresa ficou constrangida em ter de narrar suas experiências de união mística com Deus, num inconfundível gesto de humildade santa.
???
E foi pela obediência que escreveu tudo o que ficou registrado de sua vida. ?Bendito para sempre seja o Senhor?, diz Santa Teresa, ?a Quem suplico com todo o meu coração que me dê a graça para, com a máxima clareza e verdade, escrever este relato que meus confessores me mandam. (...)
???
E que seja para a Sua glória e louvor, e para que, daqui em diante, conhecendo-me eles melhor, ajudem a minha fraqueza, a fim de que eu possa servir algo do que devo ao Senhor. Que todas as criaturas O louvem para sempre! Amém?.

? Minha experiência:

Ahhh Santa Terê D'Ávila, que me tomas de amor a Deus, e te revelas humildes e serva pecadora. Quão dádivas são essas suas visões, e o dom da escrita em publicar este rico tesouro! Quão preciosa é a descoberta da sua devoção a São José, e teus arrebatamentos que enamoram, alertam, e nos mostram a conversão! A tua humildade me alcança, e essa alma tão aprendiz da vida, agradece, os teus dizeres, que enfim "Deus basta!" ??
Fernando1309 29/10/2021minha estante
é um ótimo livro, muita sabedoria

Geane.Gouvea 29/10/2021minha estante
Sim, um ótimo livro, super indico! ??

Polliana 16/09/2021

Demorei tanto tempo para finalizar a leitura desse livro! Sei lá, simplesmente não queria que acabasse.
Ah! Santa Teresa! Ah! Como já te amo!
Deus colocou o relato da vida desta mulher maravilhosa no lugar certo da minha fila de leituras, não haveria momento melhor.
No início do mês de julho perdi três pessoas próximas, mortes diferentes e não conectadas entre si, e ainda estou sofrendo muito, muito por isso.
Ler o Livro da Vida de Santa Teresa foi como conversar com a própria Santa, para mim foi como se fôssemos amigas e ela estivesse aqui ao meu lado falando essas coisas maravilhosas que lhe aconteceram, e eu prestando atenção em cada mínimo detalhe.
Me identifiquei demais com as coisas naturais que a Santa viveu e sentiu, (ou seja, as experiências sobrenaturais estão excluídas, pois jamais as tive); como exemplo posso citar a dor imensa que sinto pelas almas que vejo que estão se perdendo, e a solidão que sinto nesse mundo por não conhecer pessoas que amam a Cristo.
Ah! Santa Teresa! Como te invejo! Como eu queria ter só um pouquinho de tua santidade e do teu amor por Cristo!
Que Deus me ajude em minha jornada, pois se Santa Teresa se via como miserável, não consigo ter palavras para me adjetivar.
Carolina 16/09/2021minha estante
Que resenha linda!

Polliana 17/09/2021minha estante
Li o livro quase inteiro com lágrimas nos olhos.

Tórtoro 12/06/2011

A SANTA E O ECONOMISTA

“Na espiritualidade cristã, ela (Teresa D’Ávila) equivale ao que significam Copérnico na astronomia e Leonardo da Vinci nas artes plásticas”

No Livro da Vida, autobiografia de Santa Teresa D’Ávila, ela diz no capítulo 17 : “ Aqui me parece que vai bem, como se disse ao senhor, deixar-se de todo nos braços de Deus: se quiser levá-la ao céu, vá; se ao inferno, não tem problema, desde que vá com seu Bem; se a vida acabar totalmente, é isso que quer; se for para viver mil anos, isso também. Faça Sua Majestade como com uma coisa que lhe pertence, já não é sua, de si mesma, a alma. Foi dada totalmente ao Senhor. Despreocupe-se de tudo”.
É o mesmo que em outras palavras diz Eduardo Giannetti em seu livro Ilusão da alma – biografia de uma ideia fixa, quando conclui no capítulo 36 : “...dia a dia se insinuava e crescia em mim a convicção de que o que sou e o que faço podem não ter rigorosamente nada a ver com o que me sinto ser ou imagino estar fazendo”.
No primeiro caso, a alma entregue ao comando de Deus ( Sua Majestade), e no segundo, o corpo entregue às reações químicas do cérebro — “uma massa borrachuda e gosmenta alojada em nossos crânios na qual desponta o mistério de uma vida interior”.
E então fica a pergunta que não quer calar: Quem — ou o que — pilota quem ?
No primeiro livro, Santa Teresa não consegue entender como ela, “uma coisa ruim, baixa, miserável pouco humilde e muito atrevida que ousou decidir escrever coisas tão elevadas” pode gozar de contatos tão íntimos com o Cristo, o Espírito Santo e muitos outros Santos, afirmando ela que tudo acontece sem que nada tenha sido feito para merecer: “o que a pobre da alma com trabalho talvez de vinte anos de cansar o entendimento não conseguiu acumular, faz esse jardineiro celestial (Deus) em um instante”.
No segundo livro, Giannetti conta a história real de Joseph F. que se transformou de cidadão exemplar em pedófilo, após sofrer um tumor cerebral que mexeu com suas preferências sexuais e reduziu a pó a sua capacidade de autodomínio.
A angústia, diante do nosso pobre conhecimento, e impotência diante do futuro que nos espera, é o mesmo de Tereza e de Giannetti: ambos, santa e economista vivem nas mãos de forças/energias que desconhecem, mas que sabem poder, a qualquer momento, mudar suas vidas.
Algo tem que ser feito. Não podemos ficar calados, encolhidos como um caramujo, entregues à consciência oca e resignada do meramente existir.
Então eu sonho, faço de conta que tenho o controle total dos meus sentidos e apetites, emociono-me com delícias e tormentos, lembranças e desejos, ideias e sensações, e me satisfaço em saber que em todas as coisas que nos cercam, uns veem matéria, outros veem espírito: só não podemos deixar de ser.
Ian Régis 03/07/2017minha estante
Extraordinária sua resenha, isenta de julgamento, e com uma perspectiva comparativa muito original.

Isotilia 23/01/2017

Leitura fascinante!
Este livro é ótimo. Farei dois posts comentando sobre ele no blog 500livros. Confira o primeiro post no link abaixo.

site: http://500livros.blogspot.com/2017/01/o-livro-da-vida-santa-teresa-de-avila.html

leandro 10/01/2019

Em Busca da Fonte Borbulhante
Hoje em dia é modismo a espiritualidade de monges budistas e gurus indianos como exemplo de sofisticação mística. No entanto, os escritos de Santa Teresa D'Ávila apresentam uma riqueza espiritual ignorada até mesmo pelos católicos.
O Livro da Vida, como o próprio título diz, narra a vida da Mestra, desde sua infância, juventude de moça bonita e nobre, até as conquistas espirituais que lhe conferiram a Santidade. Não pense o leitor que encontrará um livro fácil ou em estilo de autoajuda, pois em vários momentos a autora usa de sutis ironias, com tiradas deliciosas, geralmente ao final dos capítulos. É necessária certa maturidade espiritual para dimensionar a grandeza do relato, pois trata-se de descrições da vida interior de uma alma santa. Também é valioso manual para quem tem na oração uma ferramenta de vida, sugerindo um método seguro e comprovado de evolução na prática contemplativa e meditativa. Sem dúvida, podemos afirmar que Santa Teresa D'Ávila foi uma das grandes mulheres do medievo, e não por acaso Ariano Suassuna era fascinado com sua figura, já que o brilho de seu espírito deixou marcas perenes em seus textos. As visões de Santa Teresa e a descrição dos seus êxtases irá revelar um aspecto pouco explorado hoje em dia pelo catolicismo, tão comuns na literatura espírita. Portanto, quem possui uma prática de oração, ou pretende construí-la de modo sólido, não pode deixar de conferir a saga de Santa Teresa D'Ávila em seu caminho para Jesus Cristo.

Carol Marcilio 30/12/2019

Conhecendo Santa Teresa D'Ávila
Relata que a Santa era uma mulher determinada, corajosa, sonhadora, inteligentíssima! Sem dúvida uma grande mulher... Relata de modo resumido a vida dela e também o crescimento espiritual bem como suas experiências místicas. Dentre elas a experiência no inferno, e o que mais me chamou a atenção foi ela dizer que era muito melhor que ela merecia.
É inspirador! Mostra como com determinação podemos sim em Deus realizar os nossos sonhos!

Iza 13/10/2020

Faz jus ao título.É um livro que amplia o sentido da vida.
Não é apenas uma biografia. Se assim fosse já seria muito prazeroso conhecer e reviver a trajetória da santa Teresa de Jesus, ou santa Teresa dAvila, com seus percalços, sua busca incessante pelo caminho da fé. O que mais me chamou atenção foi sua humildade: ela nunca se sentia merecedora das graças que recebia e sempre se questionava o porquê de receber tantas dádivas. Sem Dúvidas, o ponto mais interessante do livro é a descrição sobre os graus da oração. Santa Teresa deixou um legado primoroso
ao relatar em linguagem acessível quais são os graus, ou as etapas, que nos permitem chegar mais próximo de Deus. É um livro único, como nossa vida. Talvez por isso faça jus ao nome.

Deyzelena.Moreira 25/02/2021

Um livro perfeito
O que dizer desse livro. Eu sinto até vergonha, pois Santa Teresa D'Ávila já tinha certeza do céu e tinha muito medo de ofender a Cristo e eu será que tenho esse medo

Saulo115 06/03/2021

Humildade...
Comece pelo reconhecimento de que nada merecemos de bom... e dê glórias pela generosidade do Senhor para conosco!

Beatriz.Filomena 23/04/2024

Que livro incrível. Quanto mais capítulos eu avançava mais amava. Santa Teresa é facinante. Lendo esse livro é como se sentisse ela do meu lado.

Angerson 20/03/2021

Santa Teresa
Santa Teresa teve uma vida que dispensa comentários. De ser tida praticamente como morta na adolescência à ter visões e intimidade com o Senhor e, até receber favores d'Ele, a santa passou por "maus bocados" e muita provação e perseguição. E, dores físicas e espirituais tendo o coração transverberado.

Ela conta tudo que viveu, e ainda fala muito sobre oração e espiritualidade.

Izabel 23/03/2021

Jornada de uma Doutora da Igreja
Santa Teresa narra neste livro não apenas a história de sua vida mas a história de sua vida de oração. O livro, escrito a pedido de seus superiores, conta em linguagem simples, uma vez que a santa não possuía “letras” (embora a tradução seja de um português belíssimo), como ela evoluiu, pela Graça de Deus, na vida de oração.
Ela conta seus medos, aflições, tentações, visões e arroubamentos de forma detalhada, além das perseguições sofridas por suas experiências tão extraordinárias nos momentos de oração e para se fazer fundar o Mosteiro de São José.
Num período em que o protestantismo nascia, Teresa quereria oferecer mil vidas (se as tivesse) pela salvação de uma só alma. Ao que nos parece, o Senhor a permitiu ajudar a salvar muito mais que isso.
Assim como a vida da maioria dos santos, esse livro nos mostra como o sofrimento também faz parte da vida daqueles que abraçam a fé até as últimas consequências, além de deixar muito claro os motivos que levaram Santa Teresa a ser declarada Doutora da Igreja.

Marília 11/04/2021

Essa obra nos mostra como Deus nos ama e perdoa nossos pecados desde que nos arrependamos.