pensar/escrever: O animal

pensar/escrever: O animal Márcio Seligmann

Resenhas - pensar/escrever: O animal

Luciano 05/11/2022

Passei literalmente anos tentando encontrar esse livro pra comprar e finalmente consegui! Leitura muito instrutiva. Trata-se de um livro riquíssimo pra quem se interessa pela intersecção entre literatura e animalidade.

Peterson.Silva 29/10/2011

Absurdamente incrível.
Um livro que te faz pensar, experimentar outras perspectivas, ganhar novas perspectivas sobre as antigas, conhecer obras de autores os mais diversos, aumentar vocabulário e conhecimento, entre outros.

Não posso dizer que ele sempre faz isso a partir de humor e entretenimento, porque embora por vezes exista uma espécie de diversão na leitura que vem ou do estilo de escrita do autor ou da própria experiência da descoberta e mindfuck, há muitos momentos de seriedade acadêmica que quase desembocam na chatice --- e digo quase porque, em trẽs ou quatro vezes esperei encontrar um artigo irrelevante, chato, desses que eu pularia sem muito remorso. Mas em uma página ou duas o artigo me dava um grande bitchslap na cara dizendo "LEIA-ME, CACETE", e eu realmente seria pego inevitavelmente em sua rede de novidades e surpresas.

Outra característica interessante é a apresentação gradual dos temas, de forma que, embora existam autores que apareçam em quase todos os artigos (o bendito "animal que eu sou" de Derrida, Deleuze, Guattari, Bataille --- Heidegger e Descartes, um pouco...), nenhum artigo que trata deles sem explicá-los vai aparecer antes de um artigo que os explique esmiuçadamente. Se você seguir a ordem dos textos não só vai se espalhar em todas as direções investigativas, mas cada investigação e indagação deixará você familiar com uma miríade de termos, opiniões e pensamentos que você vai reencontrar depois e vai poder fazer novas conexões.

Se tornou definitivamente um dos meus livros favoritos. Momentos particularmente brilhantes incluem (embora, ressalto, todos os artigos acrescentam e fazem refletir; _mesmo_): "O animal e o primitivo: os outros de nossa cultura" (uma das melhores introduções que eu já vi em um livro), "Como a água na água", "Poéticas do animal", "Lobisomem, sem ameaças" (muito curioso a coisa sobre a pele), "A vida imprópria, histórias de matadouros", "as vozes dos bichos fabulares: animais em contos e fábulas" e "animais no cinema: a ética do olhar humano" (genial, genial).