O manual do peregrino moderno

O manual do peregrino moderno Peter Kreeft

Resenhas - O manual do peregrino moderno

Edson 04/11/2015

Em busca da Verdade
Peter Kreeft é um filósofo cristão contemporâneo. Defende a visão cristã a respeito da Verdade, que todos nós buscamos por caminhos diversos.

A narrativa acontece no tempo presente, dividida em 10 (dez) capítulos. É uma alegoria, cujo personagem principal é o peregrino (nós) à procura do sentido para sua vida. O filósofo Sócrates, com seu raciocínio lógico, ajuda o peregrino em busca da verdade. Sua Jornada inicia numa caverna subterrânea (nossa vida). Desde o início ele é acompanhado por Sócrates. À medida que progride no caminho (em busca da verdade) a estrada se divide. É hora de escolher. Nesses momentos, sempre é surpreendido pela figura de um grande filósofo, que tenta convencê-lo a seguir o seu caminho. O peregrino avança, com a ajuda de Sócrates, até a plenitude da revelação em Cristo: Caminho, Verdade e Vida.

Nesse trajeto somos apresentados à inúmeras correntes filosóficas através das personagens que dialogam com o peregrino e Sócrates. Interessante o debate entre Sócrates e Transímaco, no capítulo 06, sobre o relativismo, onde se discute a rejeição do homem à lei moral natural e se atribui tal rejeição a uma necessidade de libertação da culpa: uma vez que se acredite que a lei moral natural não pode ser encontrada, é razoável entendê-la como uma criação humana, que ao sabor de suas conveniências poderia modificá-la de modo a aliviar sua culpa.

Outro ponto interessante abordado por Kreeft é bem representado no capítulo 9. Naquela altura, o peregrino precisa decidir entre dois grupos: o ?beautiful people?, formado por pessoas bem vestidas, ostentando riquezas e conforto; e um grupo heterogêneo composto por ricos e pobres, vestidos de formas variadas. O peregrino sente-se atraído pelo ?Beautiful People?, que parece ter o que lhe oferecer; mas escolhe o grupo heterogêneo, liderado pela pessoa de Moisés, por acreditar no que eles buscavam e não no que eles tinham. A plástica, a estética, o conforto e a conveniência representado pelo ?beautiful people? não convenceram o peregrino, que deseja dar sentido às suas escolhas. Essa realidade é muito bem exposta nos diálogos entre o peregrino e Moisés.

Para o cristão, a Verdade está no seguimento da pessoa de Jesus Cristo, não em algo abstrato, diagramas mentais e ideologias. Porém, sem afastar a importância do questionamento, aspecto apoiado inclusive pelas Sagradas Escrituras, a exemplo de Tl 5, 21, que diz: "examinai tudo e guardai o que é bom". Assim, Kreeft assume a razão e a utiliza como ferramenta para conduzir o peregrino rumo à Verdade na pessoa de Cristo.

É um livro extremamente questionador e argumentativo, que mostra a coerência do cristianismo em contraponto ao subjetivismo, materialismo e relativismo cultivados nas universidades, meios jornalísticos e entretenimento, apontados pelo autor como ?os três modeladores de mente?.