O Som e o Sentido

O Som e o Sentido José Miguel Wisnik

Resenhas - O Som e o Sentido

Raoni Pereira 24/02/2024

Entre sons, silêncios e ruídos
"O Som e o Sentido" é um livro único que pode ser encontrado em livrarias, ocupando um lugar especial. Ele combina a explicação de assuntos das ciências humanas de uma maneira fácil de entender para todos, enquanto também possui um estilo acadêmico de ensaio.

Para os amantes da música, este livro oferece uma jornada emocionante pelos bastidores da arte sonora, revelando significados profundos e conexões entre a música e a cultura. E para os músicos, é uma ferramenta importante que reúne conhecimentos dispersos, oferecendo uma visão completa da história e do desenvolvimento da música brasileira.

jungesartur 09/09/2023

Todo som é cheio de céu e inferno
Eu, que não nego um approach misterioso/espiritual de mundo, adorei os trechos que ele relaciona o som com a metafísica, com elementos ocultos da natureza, o ser, a música dos anjos, e o famoso trítono dissonante, que desequilibra, as propriedades diamogênicas do som, suas propriedades invasivas, intrusivas, diabólicas...
Também adorei a experiência do CD, que não é só um registro, é também uma obra de arte própria... Os sons dos pigmeus, dos povos árabes, o terreno do modal, da música pulsada, circular, danças em roda, espirais, etc.
Bach tem um destaque e até então eu não sabia que ele era quase que o rei mago, o suprassumo da música tonal, e sobre a contemporaneidade (na real sobre todos os momentos/pontos de virada da música) preciso criar mais afinidade, me debruçar mais, mas o livro faz muito bem o papel de nos por em contato com toda a trajetória e com uma antropologia do som, um tanto fantasmagórica, porque o som tem esse caráter semelhante à verdade, que aparece e desaparece, fenomenologia.
O canto das sereias...
O homem moderno e o pacto fáustico...
O som e o mito...
A música das esferas e suas complicações musicais em se fixar como última verdade.
Livro filosófico, trabalho de uma vida, viva o Wisnik!
Vania.Cristina 09/09/2023minha estante
Sempre tive curiosidade com esse livro. Sua resenha me trouxe de volta a curiosidade. Quem sabe logo leio.

jungesartur 09/09/2023minha estante
???

Ingrid.Pardinho 07/02/2021

Complexo e muito interessante
Os diversos termos técnicos dificultaram um pouco a fluidez da leitura, já que sou leiga no assunto. Porém, como li o livro com a atenção mais voltada à história da música, não foi um grande problema. As referências literárias, cinematográficas e músicais foram incrível e me surpreenderam positivamente.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 26/06/2018

Um livro não muito fácil de ler
O som e o sentido está divido em cinco partes, além de contar com uma apresentação e, ao final, um cd com exemplos sonoros do que é explicado ao longo do livro. As cinco partes são:
- som, ruído e silêncio;
- modal;
- tonal;
- serial;
- simultaneidades.
Dessas cinco partes, a que mais me interessou foi a primeira: som, ruído e silêncio.
Destaco esta parte em detrimento das demais, não só por ser um assunto interessante e que muitas vezes não nos damos conta, mas também porque o resto do livro é muito mais histórico e teórico no quesito musical (sendo, portanto, as partes mais difíceis para mim).
Quando falamos em “som” quase sempre acabamos logo pensando em “música” e quando falamos em “ruído”, quase sempre pensamos em algum barulho incômodo. Som, porém, vai muito além de música, bem como ruído vai muito além de barulho. Mesmo música, se pararmos para pensar, é tanta coisa mais que aquilo que logo pensamos.
Além disso, “som”, “ruído”, “música” e qualquer outro termo análogo são elementos presentes em nosso dia a dia de maneiras que às vezes sequer nos damos conta. Por vezes, damos atenção àquilo que vemos e os ruídos, principalmente aqueles mais cotidianos, passam desapercebidos. Mas tudo faz parte do ambiente em que vivemos.
Os capítulos de modal discorrem sobre as tradições musicais pré-modernas, enquanto em tonal o autor vai do desenvolvimento da polifonia medieval até o atonalismo. É um capítulo que fala sobre muitos compositores europeus renomados até os dias de hoje, nos mostrando quais foram, efetivamente, as contribuições deles para o campo da música. Já em serial, Wisnik fala sobre as formas radicais da música, chegando à música eletrônica.
Há muitos exemplos ao longo do livro, não somente os sonoros, encontrados no cd, mas também de partituras e músicos, além das inúmeras referências a outros estudos ou estudiosos.
O som e o sentido com certeza é um livro riquíssimo, mas não tão facilmente legível para quem não é mais ligado à música como uma área de conhecimento. Como eu disse, ainda preciso entender muitas coisas dele e esta leitura foi, sem dúvidas, uma aventura.

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/

Marcone 21/08/2012

Este livro transcende o que se denomina, normalmente, história da música. É um estudo antropológico das músicas, seus ruídos, silêncios, sons, sentidos e histórias. Um livro absolutamente indispensável para os músicos, o que não invalida sua leitura pelos não-músicos. Uma obra-prima! Um esplendor! Um primoroso trabalho de pesquisa, um compêndio da abordagem física, histórica e metafísica da música, e ainda muito mais que isso. Difícil descrever quão maravilhosa é a leitura deste livro.

Não bastasse o texto de José Wisnik, o livro vem acompanhado de um CD elaborado por Hélio Ziskind. Outra obra-prima! O disco contém exemplos musicais do que está escrito no livro, de forma didática, muito bem explicada. Mas não é apenas isso. A forma como os exemplos são executados e arranjados é de uma genialidade indescritível! Numa das sequências, em uma pausa dentro de uma sonata de Beethoven, Hélio descreve séculos de história da música, sua evolução do cantochão ao estabelecimento do sistema tonal, para retornar magistralmente a Beethoven, numa sucessão de tirar o fôlego - e este é apenas um dos pontos em todo o disco...

De fato, bastante difícil descrever a grandiosidade desta obra. Uma experiência estética única, um livro de mestres.

Willy 03/06/2010

Releituras
Este é um livro que eu já havia lido devido a indicação de um professor de música. Resolvi fazer uma releitura e, como sempre, consegui entender muito mais das chaves antropológicas do som e do ruído que Wisnik apresenta. Apesar do meu desconhecimento de teoria musical, o que seguramente aumentaria muito minha compreeensão de várias passagens do livro, consegui compreender muitas características do mundo musical e sonoro atual.

Seguramente haverão outras releituras tão ricas como esta.