Escola dos Mortos

Escola dos Mortos Karine Vidal

Resenhas - O Ladrão de Estrelas

Maria 03/04/2020

MEU DEUS
QUE LIVRO MARAVILHOSO É ESSE?!!
P-E-R-F-E-I-T-O!

fe.nacelo 14/09/2021

Esse livro é muito bom. Eu simplesmente não sei explicar o quão bem escrito esse livro é, e na minha opinião a autora descreveu bem o universo da história, e eu amei o livro por isso. A história é bem escrita, os plots são bons e a maioria deixa você sim super impactado, escrita é sem dúvidas uma das minhas favoritas, eu simplesmente devorei o livro, levando em conta a quantidade de páginas que ele tem, e eu nem percebi, pq quando eu ia vê ja tinha lido 100 páginas. Mas a única coisa que eu não gostei no livro e que me fez dá essa nota, foi o romance. Eu achei ele super fraco e não vi química no casal, acho que se o livro não fosse tão focado no romace, ele seria perfeito. A história podia explorar muitos lado do universo, o enredo tinha tanto potencial, tantos acontecimentos que podiam ser usados e foca mais que o necessário no romance que no fim eu não achei tão legal. Mas o livro é sim muito bom, a leitura é ótima, e eu super recomendo.

Ana 05/08/2020

Arrebatada
Você gosta de Jogos Vorazes? Esse livro é pra você.
Você gosta da saga Crepúsculo? Esse livro é pra você.
Você gosta de Gossip Girl? Esse livro é pra você.
Resumindo, você gosta de livros perfeitos? Esse livro é pra você!

Numa PERFEITA mistura de romance, suspense, sobrenatural e muito mais, Karine Vidal nos presenteou com uma obra de fantasia que vai te arrebatar.

Eu sei que um livro com mais de 900 páginas pode parecer muito. Mas eu juro, a sensação é que ainda são poucas páginas. Comecei a ler ontem (04/08/2020) por volta das 18h e terminei agora 23h de 05/08/2020. Mal posso esperar para começar a continuação!

Contando a história de uma escola pra lá de diferente, cuja matrícula passa por um pacto milenar, um amor proibido, conhecemos Luka, Lara, Mayumi, Amy, Santiago, Nikolay, Alicia e tantos outros personagens que vão se tornando seus amigos e amores ao longo da trama. Ao final, você só vai querer ser parte dessa turma.
Pedro Luiz da Cunha 06/08/2020minha estante
Meu deus, tu leu quase 1000 páginas em um dia ahahahah

Ana 06/08/2020minha estante
HAHAHAHAHAHAHA valeu cada minuto e se pudesse tinha virado a noite lendo

Leticia Valhinhos 14/08/2020minha estante
Eu amo esse livro ?

Kailanny 02/08/2021

Completamente apaixonada
MEU DEUS
Esse livro é perfeito, as reviravoltas
Escola dos mortos, sem dúvida nenhuma um dos melhores livros que li

laura 03/08/2020

Bom, vamos lá, nem sei direito por onde começar. Me interessei muito por esse livro quando vi a capa e li a sinopse, aproveitei que estava de graça e comecei a ler.
Primeiro, quero deixar claro que amei a premissa desse livro, ter uma escola que as pessoas são enviadas para morrer e existir uma escola dos mortos é um ótimo e criativo plot para um livro, mas que infelizmente achei que não foi bem desenvolvido.
Nossa personagem é enviada para essa escola e acaba sendo assassinada, acordando na escola dos mortos. Lá ela conhece os famosos Ivanovicks, que por alguma razão, são endeusados por todos e muito temidos por viverem somente na bolha deles mesmo. Nesse momento, conhecemos o mais amado por todas da escola, Luka, e é aí que começa o meu maior problema com a história.
Luka me irritou em diversos momentos da história que nem sei contar quantas foram. Porém, o que mais me incomodou foram suas ações, muitas achei perturbadoras. Ele seguiu ela por dias para todos os lugares - sem nunca ter conversado ou falado com a Lara, queria bater nos garotos que conversavam com ela, quando ela falava que não, ficava bravo e algumas vezes carregou a menina nos ombros contra a vontade dela!!!!! Além disso, ela sempre estava se culpando por estar com raiva dele pois olha a honra que ela tinha do Luka ter escolhido ela entre todas da escola. Uma das frases que mais me incomodou foi a do Luka: "Se você não tivesse escolha, estaria na minha cama uma hora dessas". Eu entendi o que a autora e o que o personagem queriam realmente dizer, mas a forma que foi escrita não foi algo agradável de ler. Eu definitivamente não consegui ver a relação dos dois como algo saudável.
Além dessa problemática, achei que em muitos momentos a própria história se contradizia, em um momento eles não podem ficar bêbados, depois aparecem bêbados, Lara correu da escola até perto do penhasco que morreu (que parecia ser bem perto) e depois precisaram de um carro para chegar lá, Luka fala que tem 29 anos, logo em seguida fala que nasceu a 19 anos atrás, esses são somente alguns momentos que lembro agora.
O livro teve reviravoltas interessantes mas já tinha previsto elas, então acabou não me emocionando muito.
Eu realmente queria ter gostado desse livros, pois como disse antes, a premissa é incrível e tinha um potencial gigantesco para ser um livro maravilhoso, mas infelizmente tiveram todas essas questões, e algumas outras que não citei, que me fizeram não gostar dele.
nina 02/10/2020minha estante
concordo 100% com tudo o que você disse

Denise 09/07/2022minha estante
Ah obrigada por essa resenha, ia colocar na minha lista, mas não parece ser o tipo de livro que eu iria gostar.

Rapha 13/05/2023

Bem livro estilo das minhas leituras de 2014 haha
Eu amei!!!!

Achei muito bom esse livro, despertou vários sentimentos em mim, amei, me irritei, fiquei angustiada e nervosa, chorei e gargalhei MUITO
Parece que você lê umas coisas absurdas que da muita vontade de rir, e foi ótimo, juro
E os plots foram incríveis, socorro, foram muito!!

Recomendo pra quem gosta dessa vibe de leitura adolescente, lembra bastante alguns pontos de Fallen, Crepúsculo e Jogos Vorazes...

Bárbara 25/10/2020

Perfeito do começo ao fim
Aqui está um livro que me pegou totalmente de surpresa e me prendeu a cada página. Li tudo em um dia, deixei de fazer as coisas do meu trabalho (chefe se você está lendo isso, está tudo em ordem), porque simplesmente é impossível de largar. Começa tudo misterioso, e só vai aumentando até o final, onde temos surpresa atrás de surpresa. Estou ansiosa para ler a continuação!
duda 01/11/2020minha estante
São quase mil páginas mesmo???

Bárbara 08/11/2020minha estante
É um ebook, mas sim hahaha Só que a leitura é bem instigante, você nem percebe as páginas passando até que terminou o livro.

duda 08/11/2020minha estante
Ah, siim. Valeu!!

Annelyse.Diamante 20/03/2021minha estante
Bárbara, quando você diz que deixou de trabalhar pra ler... te compreendo plenamente kkkkkk.
Comecei a ler faz 5 dias e cada hora que tenho que parar, é quase um martírio. Estou amando esse livro.

nina 13/09/2020

DECEPCIONADA, MAS PELO MENOS RI

Honestamente, eu nem sei por onde começar a falar desse livro porque foram muitas emoções. Infelizmente, não emoções boas.

A premissa do livro é incrível. Um internato onde alunos misteriosamente morrem só para acordarem no pós-vida e descobrirem um mundo paralelo igualzinho ao nosso, mas para os mortos. E o fato do livro ser nacional só me deixou mais animada. Até eu começar a ler.

Eu comecei a ficar incomodada logo no primeiro capítulo, quando a personagem principal, Lara, recebe a notícia que seu avô paterno morreu e deixou toda sua herança milionária para ela e a família. A condição para que ela receba esse dinheiro é passar um ano em uma escola de elite na Inglaterra onde toda sua família paterna estudou. Até ai tudo bem. Mas o comportamento dela e da família é tão anormal em toda essa situação que me deixou desconfortável. O objetivo de um livro é fazer você se colocar no lugar dos personagens (mesmo que os acontecimentos sejam irreais), mas não foi o que aconteceu aqui. E não foi apenas nesse momento. Ao longo do livro temos vários momentos onde coisas absurdas acontecem e a reação dos personagens não é condizente.

Mas até ai os problemas não eram tão grandes. Quando Lara chega na Escola dos Mortos (sim, ela morre, essa é a sinopse) conhecemos a família Ivanovick, dois irmãos e uma irmã que são as pessoas mais lindas, inteligentes e perfeitas do mundo todo. Num cenário bem cara de drama coreano mesmo, cada vez que um deles entra na sala todos param para olhar e comentar, inclusive os professores. Eles são tão endeusados, principalmente Luka, que chega a ser engraçado de tão absurdo. As meninas gritam quando veem uma foto dele, e se ele chega mesmo a dirigir o olhar para alguém elas brigam entre si por causa da atenção. É absurdo.

Se isso te fez lembrar de Crepúsculo, você lembrou bem. Fora a reação de todo mundo para com essa família, os comportamentos obsessivos são parecidos também, mas piores. Por algum motivo, Luka decide que está apaixonado por Lara (sem razão aparente) e dai começa a maior parte dos problemas desse livro. Ele vira um stalker. Temos cenas dele seguindo ela pela escola (mesmo os dois nunca tendo se falado) e até brigando com garotos que estavam conversando com ela. Por algum motivo Lara acha tudo isso ok e fica lisonjeada de ter um Ivanovick apaixonado por ela. E como sinais vermelhos não mentem, a partir dai temos cada vez cenas mais problemáticas que não vou citar aqui por motivos de spoiler, mas vamos dizer que ele chega a apostar ela. Apostar ela.

Agora sobre a personagem principal, Lara. Eu antipatizei com a Lara logo no começo do livro, quando ela chegou na escola (dos vivos, no caso) e descreveu absolutamente todo mundo como “sem graça e mediano”. Bem arrogante. Lara também age e se parece com absolutamente todo munda da escola e ainda se acha a última bolacha do pacote e muito diferente de todo mundo. O fato de que ela achava os comportamentos abusivos do Luka fofos só pioraram a situação. E, sobre ser brasileira, isso doeu também. Eu tinha a esperança de que, sendo um livro nacional, eu me identificaria com a personagem e teríamos finalmente uma boa representação dos costumes brasileiros expostos no exterior. Não. Por exemplo, em dada cena um personagem pergunta para Lara se ela gosta de futebol, e a resposta dela é “Sim, sou brasileira”. A personalidade brasileira da Lara é tão estereotipada que poderia ter sido escrita por um estado-unidense. Fora isso, ela descreve o Brasil como “sua terra quente e latina”. Isso não seria um problema, se ela não falasse isso absolutamente toda vez que falasse do Brasil. Toda vez. Contem.

Mas o problema da nacionalidade não é só brasileiro. Como essa escola é para a elite do mundo todo, temos personagens de vários países diferentes. No começo somos apresentados à eles como “Mayumi, a japonesa”, “Laila, a árabe”, e “Aisha, a sul-africana”, e outros. Porém, mesmo depois de 600 páginas de livro (sem exagero) os personagens ainda são introduzidos como “Mayumi, a japonesa”, como se nós tivéssemos esquecido o detalhe que ela veio do Japão depois da última menção, dez páginas atrás. Em alguns momentos, o próprio nome é omitido e temos frases como “a japonesa olhou pra mim”.

No meio de tudo isso, a parte mais interessante, que são as perguntas sobre o mundo dos mortos e como ele funciona, quase não são respondidas. Na verdade, temos várias contradições relacionadas ao funcionamento desse mundo. Como por exemplo a autora dizer que mortos não podem ficar bêbados e algumas páginas depois a protagonista estar bêbada. E até agora eu não entendi se o mundo dos mortos é um mundo paralelo ao nosso ou se os mortos são fantasmas.

O livro também tem muitas reviravoltas. Mas, infelizmente, ao invés de termos uma boa reviravolta bem estruturada, várias reviravoltas medianas são jogadas no nosso colo de uma vez. Algumas, honestamente, nem mudaram a história, foram reviravoltas desperdiçadas.

Mas se tem um relacionamento bom nesse livro que merece ser mencionado é o do Luka com seu boné vermelho. Todas as cenas envolvendo esse boné tão amado e (literalmente) adorado pelas fãs do Luka são tão engraçadas que eu voltava o livro só pra reler.

No final, minha nota para o livro teria sido menor se não fosse o caso de ter me divertido muito. Eu ri tanto em tantas horas que chegou até a valer a pena as 988 páginas de livro. Mas ao mesmo tempo me deixou muito irritada, principalmente o comportamento do Luka. Fiquei muito preocupada de ver tantos comentários falando como ele é perfeito. Gente, isso é relacionamento abusivo. Não é porque ele é bonito e diz que te ama que o que ele faz é certo. Fora isso, pretendo ler o segundo livro para me divertir um pouco mais com as cenas do boné.

ruthless 12/03/2021

Me Desanimou ao decorrer da historia
A historia no começo me prendeu porque tinha aquele gostinho de clichê de filmes de terror adolescente, eu não tinha lido a sinopse e esperava outro enredo (achei que a personagem principal iria viver nos dois mundos paralelos) mas pelo caminho foi desanimando por conta dos capitulos enormes e cheios de enrolação.
O romance criado na historia, achei um relacionamento podre de abusivo.
Claro a estoria tinha um ponto e eu demorei para achar, se tivesse mostrado mais o ponto e explorado esse universo paralelo dos mortos sem desfocar tanto, talvez eu não tivesse terminado de ler o livro arrastando, sem gostar tanto.
O bom que gostei do suspense criado no inicio tentando me aprofundar na historia, pra mim o livro evoluiu decaindo.

Thai 31/03/2021

A morte me prendeu em uma escola e ainda não tenho certeza se saí de lá!
Uma fantasia e verdadeira obra prima do gênero, é como podemos defini-la. Uma história que mesmo ao lado da morte nos enche de vida.

Personagens:
A autora construiu jovens únicos como Lara, que expõe beleza e determinação. Como também diversos outros personagens merecem seus destaques conforme a leitura avança. Cada um à sua forma espetacular e extraordinário.

Desenvolvimento:
E, por falar em leitura, ela se expressa de forma sutil, em que o olhar se prende fácil. A construção do seu enredo é bem desenvolvida, ao trabalhar tanto questões como amor, amizade e família, quanto mostrar o processo de amadurecimento e sobrevivência no espaço juvenil. Um detalhe que merece destaque é que pela quantidade de páginas em nenhum momento o leitor pode dizer que a história perdeu seu rumo ou se tornou cansativa, pois em cada capítulo há um plot twist que deixa quem lê extasiado, mérito que iluminou a obra.

Opinião:
Karine certamente é uma autora promissora, com sua boa escrita e seus personagens envolventes que tornam a leitura familiar e agradável.
Dentro do ambiente em que a personagem Lara é exposta, nos sentimos novamente jovens, e em nossas veias a rebeldia emana, a necessidade de se encaixar surge, a sensação de novidade nos assusta, a vontade de desistir nos persegue como a seus personagens, mas os mistérios que a Escola dos Mortos nos envolve, faz com que Lara persista em seu objetivo, assim como nós torcemos por ela. Sobremaneira, é uma obra que nos faz suspirar e vivenciar o amor nas suas mais genuínas formas.

Aprendemos que o amor mesmo impossível pode ser grande e que devemos conquistar nosso espaço. As pessoas em quem confiamos nem sempre são o que parecem ser, mas que todo julgamento merece uma chance de defesa, e quando olharmos este livro na estante vamos nos pegar sorrindo pela magia que ele guarda. É uma história a ser passada adiante, para que os bons arrepios sejam experimentados e sentidos como se fosse a primeira vez (e ressacas literárias também).
Mel 26/04/2021minha estante
Pela sinopse parece um pouquinho assustador kkkk

Colorida 13/09/2021

Escolas dos mortos
A premissa do livro é muito interessante, gostei da ambientação e construção de mundo( assim como as regras que o permeiam).

As páginas iniciais são envolventes, Lara se mostra uma protagonista cativante.

O grande problema no livro é a construção do romance, mesmo que algumas atitudes sejam ?justificadas? depois,não anulam suas atitudes.

A disparidade da idade dos personagens é realmente muito incomoda, Luka é uma pessoa crecida, um adulto, com cérebro de adulto em corpo de jovem , Lara é uma jovem em corpo de jovem! (Principalmente porque, outros personagens possuem a construção de o tempo ter passado e terem continuado sendo jovens em corpos de jovens).

Luka persegue, prende , é obsessivo ( como ele mesmo repete varias vezes ) e manipulador..

Lara vai perdendo seu brilho, e distância-se dos amigos de acordo com a proximidade que Lara e Luka vão conseguindo. E tudo isso é tratado de forma 100% naturalizado e taxado como amor, ela deixa de lado muitos aspectos de sua existência e agarra-se somente a esse amor doentio como sendo o motivo de ?viver?.

O final, como sendo muito agitado e turbulento com tantas reviravoltas, acabou dando um gás a leitura e me fez reconsiderar a nota 0,5 que pretendia dar.

Vanessa 20/06/2021

Incrível
Eu realmente gostei dessa obra da Karine Vidal, apesar de achar o meio um pouco macante. Tem de tudo um pouco: romance, suspense, fantasia, humor... E, além disso, consegue ser previsível e surpreendente ao mesmo tempo, tinha tudo para ser uma mistura que tinha tudo para dar errado em algo, porém deu super certo.

O enredo é muito bom; a história é envolvente; a maneira que a autora conduz a trama é ótima de um jeito que é bem difícil conseguir parar de ler, com reviravoltas acontecendo toda hora; os diálogos e os personagens não são forçados e não decepcionam... Enfim, essa é uma das melhores fantasias que li recentemente.

xszmalu 03/01/2022

QUE LIVRO FOI ESSE??? MUITO BOM!
Simplesmente perfeito, deveria ter mais reconhecimento porque, sinceramente, tornou-se meu livro favorito! A forma como a história é narrada me cativou do início ao fim, a relação de amor e ódio ppr alguns personagens, enfim: tudo me deixou incrédula, principalmente alguns plot twists! Super recomendo
Ana @anaindicalivros 19/03/2022minha estante
Exatamente, deveria ser mais reconhecido. Eu indico ele pra tanta gente, esse livro é meu favorito da vida. E olha, eu nunca vi um plot twist como o desse livro. Sempre estará marcado em minha memória

Estela.Amurim 13/09/2022

É... Razoável
Mass achei bemmm problemático, fiquei tão estressada com a protagonista na sua insistência em endeusar o "mocinho" que terminei o livro gritando "acaba pelo amor de deus"