Animal Farm

Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

Luis Eduardo 27/11/2019

Muito bom para quem procura uma linguagem de fácil entendimento para aprender o inglês

Thailinne 06/10/2019

Terrivelmente atual
É de uma angústia sem tamanho ler e identificar a nossa realidade a cada página.

LucasLopesMesqt 19/02/2019

Ótima reflexão sobre sociedade
A forma como a trama vai sendo contada nos faz refletir sobre nossa sociedade e no que culmina o pensamento humano a respeito um do outro. Massas de manobra e propaganda são ferramentas que podem ser identificadas sendo usadas neste livro.

Ana.Paccola 16/01/2018

Sine qua non
Eu não tinha lido nenhuma resenha oi comentário a respeito deste livro, e tive uma surpresa muito agradável no desenrolar dele. Achei a trama simples e ao mesmo tempo brilhante. Em tempos de crise política como estamos no momento, é extraordinário ver uma obra tão atual.

Virou um favorito!

Super indico.

Leitura fácil, rápida e profunda. A-DO-REI!!!

Indyra 07/02/2017

Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros.

Katharina 06/03/2016

Marquei com reli "Animal Farm", (George Orwell)
Nada mais oportuno do que reler Animal Farm diante do atual quadro político brasileiro. Uma excelente alegoria dos sistemas de governos totalitários no mundo, que subjugaram nações inteiras através de uma forte propaganda partidária, cujo intuito maior jamais, em lugar algum do planeta, foi trabalhar pela causa comum, mas pela perpetuação do poder político dos seus representantes. A História da humanidade comprova a veracidade desses fatos. A literatura os retrata.

Daniel.Martins 23/11/2015

Obrigatório
Às vezes, as melhores coisas da vida são mesmo as mais simples.
E é nessa categoria que se encaixa a revolução dos bichos (Animal Farm) de George Orwell.
O autor, que nasceu na Índia nos traz a simples história de um grupo de animais que resolve acabar com as injustiças causadas a eles pelos humanos, tomando para eles o controle da fazenda onde vivem.

O lema que vem na contra capa do livro já diz: "todos os animais são iguais, mas uns são mais iguais do que outros"

É com esse clima que a história, curta e precisa, nos leva a perceber o quanto o poder corrompe quem o tem. A sociedade igualitária dos animais é, nada mais, nada menos, do que um imenso paralelo com sociedade humana.

Aqui cabe uma advertência. Esse livro foi usado durante a guerra fria como propaganda pró capitalismo, pois entendia-se que o sistema que ele critica é o comunismo. Não caia nessa. O sistema criticado é todo aquele que oprime muitos para privilegiar uns poucos. Não perca seu tempo misturando política com essa espetacular obra literária.

Em suma, é um livro que todo ser humano deveria ler uma vez (ou mais) na vida. Deveria ser usado nas escolas.
É divertido, é simples, é uma lição de vida.
Leia!

site: www.desinformadoss.blogspot.com

stellasays 18/11/2014

Eric Arthur Blair, mais conhecido por seu pseudônimo, George Orwell, escreveu em 1945 esse livro fantástico chamado 'Animal Farm'. Peguei pra ler hoje, para descansar da leitura de um outro livro que tem uma narrativa um tanto quanto cansativa. E que ideia boa! A narrativa de Orwell é deliciosa.
Ele conta a história de uma fazenda, inicialmente chamada Manor Farm, comandada por um homem chamado Mr. Jones. A partir do discurso de um dos animais, inicia-se 'A Revolução dos Bichos' (título do livro no Brasil), que sonham com um lugar melhor, onde eles trabalhem menos e aproveitem mais o fruto do próprio trabalho. Eles sonham com igualdade e liberdade. Só que as coisas não acontecem tão bem quanto na utopia animal. Líderes são necessários, e com toda liderança, vem a sede de poder, a oportunidade de tirar vantagem da situação. Leiam o livro! Não quero dar spoilers.
Orwell faz uma crítica inteligentíssima à política, à sociedade e ao povo, através dessa metáfora fantástica. Não tem como não ler isso e repensar sua posição no seu país. Que animal é você?
Enquanto lia, lembrei muito da edição número 2 do quadrinho 'Fábulas' (intitulada 'Fábulas - A Revolução dos Bichos'). Tudo faz sentido agora! Na época, eu tinha achado o máximo a ideia das Fábulas animais se revoltando contra as Fábulas humanas da cidade. Desde o título a escolha de quais animais têm quais funções, é uma releitura do clássico do Orwell. Recomendo!
'Animal Farm' é um livro breve, mas incisivo. Orwell falou que seria um conto de fadas, mas só que um conto de fadas para adultos. Na mesma ideia das parábolas, que eram necessárias para fazer com que conceitos mais complexos fossem entendidos mais claramente. Desde a introdução, já sabemos que este escritor tem um domínio muito bom das palavras, que nada está ali por acaso. E não senti falta de nada. Não encontrei contradições. É simplesmente uma obra prima.

site: http://custella.blogspot.com.br/2014/11/181114-animal-farm-george-orwell.html

Pedro 07/09/2014

A Verdade Fabulada do Socialismo Real.
Embora eu seja suspeito para falar, pois George Orwell que não destoa do estilo ático dos romancistas de língua inglesa do século XX que por si já me agrada sobremaneira soube explicitar nesse livro todo o terror que permeava o esteio dos regimes totalitários, pulverizando a égide de mitos altruístas que até hoje corrobora a posição dos correligionários de tamanha barbárie.
No entanto, para os que conhecem a história da revolução bolchevista, é assustadora a verossimilhança que a fábula de Orwell estabelece com a realidade, tornando-se um instrumento competentíssimo para a análise sociológica do fenômeno revolucionário no que tange o sentimento das massas que constituíram o próprio processo histórico. Igualmente assustador,porém, é o talento com que ele consegue adensar tudo isso sob uma narrativa fluida, aparentemente leve, e acessível ao passo que qualquer leitor consegue acessar a profundidade reflexiva da obra e aproveitar o maior ensinamento ela nos traz que é a utopia pueril escondida por detrás destes ideários que pregam a imposição coercitiva da igualdade que invariavelmente desembocam em regimes atrozmente opressivos, pois:
"All animals are equal, but some are more equal than others."
Pedro 08/09/2014minha estante
Errata:
Faltaram as vírgulas separando o aposto explicativo:"que por si já me agrada sobremaneira".

Isa F. 17/07/2013

Four legs good, two legs bad!
Animal Farm ou A Revolução dos Bichos (título brasileiro), sem dúvida, é o melhor romance satírico que já li!

George Orwell foi um crítico ferrenho aos regimes totalitários em voga quando da publicação de suas obras. Nesta fábula jocosa e sarcástica retratou, especificamente, a ditadura stalinista decorrente da Revolução Russa. Vários personagens históricos estão presentes nessa alegoria, muito bem representados na forma de seres humanos exploradores, porcos espertalhões, corja de cães, ovelhas burras, cavalos trabalhadores, patos, galinhas, gansos e outros. Dá para identificar o desfile de algumas figurinhas carimbadas na pele de algum animal. Estão todos lá: Lênin, Marx, Trotski, Stálin, KGB, proletariado etc.

Creio que sua crítica social ainda continua muito viva e pode ser facilmente transposta para os dias atuais. Enfim, uma obra instigante e digna de cinco estrelinhas!

Bella 06/06/2013

An amazing book! Essential to understand how a dictatorship works. Again, George Orwell is very emphatic and clear in the way he contructs his arguments and talk about all the aspects of manhood that doesn't allow a balanced and equal society to work. For his writing it is possible to see how moral values are easily corrupted and how easy it is to manipulate masses which did not have a good life quality and education. To me, that is the most critical aspect of revolutions - sometimes the most radical ones take over and all the revolutionary prospects lose their meaning. And also how nationalism can grow into huge dimensions, in a way in which people are so blind that they are unable to face the fact that the plan they had previously idealized is not actually being put into practice. Another aspect that inevitaly ought to be mentioned when talking about Animal Farm is the metaphor used to compare man and animals. Sheep represent the people who have a low intelect, only being capable of learning the basic and following without questioning. Horses correspond to the work force, which still believes that things will get better if they work harder and that the leader is always right. There is the donkey, who stands for all the pessimists. And the pig, who could no longer be diferenciated from human beings. That is brillian!