Animal Farm

Animal Farm George Orwell

Resenhas - Animal Farm

JuRodrigues 22/03/2013

Incrível Conto de Fadas
Escrito durante a Segunda Guerra Mundial e publicado ao final desta, A Revolução dos Bichos é uma sátira muito bem escrita sobre Revoluções. Baseada na revolução comunista da Rússia, Orwell consegue extrapolar seu "estudo de caso" e criar uma obra que retrata os vários processos, ciladas e desvios que acabam formando uma revolução social.
Como numa fábula, os animais são usados para fantasiar a realidade. Cada tipo sendo associado, lentamente, com uma classe da nossa sociedade.
O sonho de uma vida melhor, com mais justiça, onde todos contribuem com o seu melhor e usufruem unidos do fruto do trabalho do grupo ao ser levado à prática nem sempre se torna realidade, ou facilmente se desvirtua.
Vemos aqui a esperteza, a ganância, e a corrupção de uns usando a ingenuidade, a crença, e a dignidade de outros.
A história é fácil e rápida de ser lida, mas foi de tão maneira bem escrita que sem forçar nos leva a refletir muito.
Leitura super recomendada.

Vanda 04/01/2013

the 7 commandments

1: Whatever goes upon two legs is an enemy.

2: Whatever goes upon four legs, or has wings, is a friend.

3: No animal shall wear clothes.

4: No animal shall sleep in a bed with sheets.

5: No animal shall drink alcohol to excess.

6: No animal shall kill any other animal without purpose.

7: All animals are equal, but some animals are more equal than others.

euzinhainhainha 20/06/2011

Então.
Muito bom em inglês, mas até que a tradução não ficou tosca não, estava bem fidedigna sim senhor.
Esse livro e esse autor são um espetáculo! Talvez eu tenha lido pouco do que ele produziu, mas o pouco que li é tão perfeito que só posso recomendar muitíssimo a leitura.
Infelizmente essa história coloca diante dos nossos olhos uma triste realidade que conversava com um professor de historia totalmente bêbado esse fim de semana: o comunismo é utópico. E a culpa disso é nossa.
Infelizmente a maioria de nós, senão todos, vive o sonho de adquirir poder, de modo que um governo do povo, de todos por todos, será sempre corrompido pela briga pelo poder.
Isso não indica que não é possível tal estrutura de governo, mas que isso só se dará a partir de uma reforma humana, de dentro para fora.
O comunismo precisa estar bem estabelecido nos nossos princípios de vida pra dai se tornar nosso sistema de governo.

Um livro magnífico!

Vitor 27/10/2009

Metaforicamente perfeito
Ao meu ver, Animal Farm foi uma forma inteligente em que George Orwell procurou mostrar, por meio de metáforas, a história de uma pequena revolução iniciada em uma fazenda, em que porcos são comparados com políticos, cachorros com militares e o resto dos animais com o resto da população. "Todos os animais são iguais, porém, alguns são mais iguais do que os outros" é a principal frase do livro e apresenta bem a idéia de Orwell.
Luvanor N. Alves 10/02/2017minha estante
Na verdade, vitor, Animal Farm é realmente uma alegoria da Revolução Russa, com Stalin e Lenin tomando as formas dos porcos socialistas e capitalistas, Napolion e Snowball.