Os Templários  e o Pergaminho de Chinon Encontrado nos Arquivos Secretos do Vaticano

Os Templários e o Pergaminho de Chinon Encontrado nos Arquivos Secretos do Vaticano Barbara Frale

Resenhas - Os Templários e o Pergaminho de Chinon

Ramon 23/07/2017

A magnifica ordem do Templo
Comecei lendo esse livro já com um pouco de base do livro anterior sobre os templários, o que foi ótimo, já que nessa a autora não entra em muitos detalhes sobre o processo que antecedeu a criação dos templários, nem das batalhas nas cruzadas. Mas o livro não deixa de ser bom, com bastante propriedade, ele fala sobre a Ordem dos Cavaleiros do Templo, a mais importante ordem militar cristã da idade média. Os templários são envoltos em todo tipo de mística, mas o fato é que tudo não passa de especulação fantasiosa, ao ler o livro, fica claro o real motivo da extinção da ordem, a cobiça, a inveja e a ganância do rei francês, mas o fato mais decepcionante, é a inércia e apatia do papa Clemente V, que pouco fez para impedir os devaneios de Felipe IV. Para quem gosta de história é um excelente complemento para se saber um pouco mais sobre os Templários e o julgamento que levou sua extinção.

Inlectus 21/05/2015

Rico.
Conhecimento e linguagem atraentes.

Pedróviz 01/07/2011

Excelente panorama de uma época
Neste livro, Barbara Frale mostra uma série de coisas de uma só vez.

Por um lado, mostra uma igreja preocupada em agradar reinos e nobreza e envolvida em intrigas políticas; mostra "homens santos", como São Bernardo, arregimentando pessoas de todas as idades para compor as forças para as Cruzadas; mostra a inútil sequência de tentativas de ocupação da Terra Santa, ocupação que ao meu ver teria mais um efeito moral do que espiritual sobre os cristãos, se vencedores fossem, pois as terras não oferecem quaisquer recursos naturais dignos de nota e falar de relíquias santas, aqui, em matar ou morrer por elas, está fora de questão, basta ler qualquer Evangelho. Mostra também a Inquisição, instituição amplamente autônoma, a serviço da Coroa Francesa.

Por outro lado, mostra a fidelidade de homens como Jacques de Molay ao que se pode chamar de fé e como Clemente V, ao que se pode chamar de consciência, apesar dele ser considerado por alguns um mero fantoche do regente francês.

O livro mostra um papa Clemente V severamente enfermo reunindo processos e examinando provas apresentadas pela acusação contra os templários, feita pelo rei francês Felipe, O Belo. Os Templários haviam conquistado privilégios demais aos olhos de muitos clérigos e de alguns monarcas, principalmente este, que fez de tudo para fechar a Ordem Templária.

A obra mostra, a certa altura, uma Coroa Francesa dona de um exército poderoso e não disposta a se submeter à autoridade papal. Mostra o perdão de Clemente V dado aos Templários e redigido no Pergaminho de Chinon e que jamais chegou ao público durante 700 anos. Mostra Felipe, O Belo, raptando e executando Jacques de Molay e Geofroy de Charny na fogueira, apesar do perdão de Clemente V, um triste desfecho para uma ordem que tanta dedicação demonstrou pela causa de uma instituição.

A obra aborda aspectos que teriam levado a Ordem dos Templários a se expor às acusações de heresia e profanação. O uso aparentemente indisciplinado de um teste que no advento da Ordem teria a finalidade de mostrar aos iniciantes o que lhes aguardava no enfrentamento dos sarracenos foi um dos pontos chave usados pela acusação de Felipe, O Belo.

A obra mostra, ainda, uma Ordem inicialmente concebida para fins militares ser empregada para fins bancários com a derrocada das Cruzadas.

O livro é rico em informações e fonte segura para pesquisas não somente sobre os Templários, mas também sobre toda uma época e circunstância política.

(Editado em 17/06/2011)
(Editado em 01/07/2011)