Uma fração do todo

Uma fração do todo Steve Toltz

Resenhas - Uma Fração do Todo

Interaubis 02/06/2012

Um Épico Isolado
Sou o tipo de leitor que prefere não saber nada da história quando imagino que o livro seja bom. Previamente indicado por alguém de confiança encontrei um exemplar deste Uma Fração do Todo em uma livraria por acaso e o livro me conquistou com o seu humor cínico, sua pretensão intelectual auto-irônica e a crítica desesperançada e inteligente à sociedade. Tudo isso fica evidente logo nas primeiras páginas.

Uma Fração do Todo é um épico familiar focado na Austrália, esse gigante desconhecido. É a história de um filho tentando entender a si mesmo e em busca de seu próprio papel em uma vida dominada pelo pessimismo intelectual de seu pai. Este por sua vez é um pessimista frustrado por viver por toda a vida à sombra de um irmão que por sua vez é tragicamente dominado pelo seu próprio talento, primeiro para o esporte e depois para o crime.

O livro fica ainda melhor se lido sem desconfiança em relação às inúmeras e improváveis reviravoltas que poderiam estragar a fé na verossimilhança do que é narrado. Acrescentada essa licença poética, a leitura flui sem culpas.

A história dessa família cuja desesperança atravessa as gerações é contada com um humor terrível e um cinismo autocorrosivo que não deixa muitas margens para qualquer expectativa de felicidade ou realização mas deságua em um final inacreditavelmente redentor.

É um livro denso e divertido mas apenas para aquele leitor que conseguir se encontrar nessa história cínica onde toda esperança é abandonada logo no início.
Suzy.Moura 12/12/2019minha estante
Olá, me chamo Suzy e ganhei o livro Uma fração do todo de meu esposo que a comprou em uma feirinha de livros. Fiquei feliz, mas triste ao mesmo tempo, pois percebi quando decidi começar a ler que estava faltando as 30 primeiras páginas. Poderia me dizer como poderia conseguir o livro em PDF? Segue meu e-mail para contato: suzick.derane@gmail.com. Desde já agradeço, Suzy.