Nascido Para Matar

Nascido Para Matar Gustav Hasford

Resenhas - Nascido Para Matar

Jeff Ettore 27/04/2020

Cru e sem culpa
Pela leitura me impressionar mais que as imagens, as cenas de guerra e violência pura e sem culpa me marcaram muito. O melhor romance sobre guerra que li até hoje.

Boris 13/03/2009

5 estrelas
Tão bom quanto o filme do Stanley Kubrick. Se pá, é ainda melhor. A frieza e o endurecimento que os soldados adiquirem durante o treinamento e a guerra em sí não é chocante, apesar de ser explicito. Afinal, todo homem tem o desejo de ir para a guerra. Parafraseando o personagem principal do livro, o soldado conhecido como Piadista, conversando com o soldado Homem Viga: "Isso (a guerra) é a realidade. Todo o resto é besteira".
Enquanto você lê, você se sente lado a lado com os soldados americanos, que passam o tempo livro se chingando, chingando a irmã do outro, chingando o sargento, chingando os inimigos, chingando a comida dada a eles, chingando a guerra, e chingando a paz. Existe também uma linha muito tênue entre o inimígo do lado de lá, o inimigo que está "do seu lado", e também o inimigo interior, que existe dentro dos soldados mais fracos emocionalmente ou que acham que são John Wayne.