O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Agnaldo 02/05/2024

Se você ainda não leu esse livro, leia
É surreal a quantidade de detalhes que Anne conseguiu colocar no seu diário. Mais incrível ainda é acompanhar sua formação como pessoa durante 2 anos de confinamento no Anexo.
A maturidade que ela já apresenta aos 13 anos é algo fora do comum.
O livro é um documento histórico, o diário de uma garota que expressa seus sentimentos e receios, só que também é um guia sobre a vida.
Anne foi privada da própria juventude e mesmo assim conseguiu contemplar a vida de uma maneira profunda e única.
Mesmo não conseguindo realizar todos os seus sonhos, com o seu diário, ela conseguiu cumprir um de seus objetivos: "quero continuar a viver depois da minha morte".
Anne continua viva em seu livro e em cada pessoa que leu sua história.

"Enquanto ainda há um sol tão brilhante, um céu sem nuvens e tão azul, e enquanto me é dado ver e viver tamanha beleza, não devo ficar triste"

Gabrielle822 02/05/2024

Depressão.
Não tenho muito a declarar sobre este, apenas que chorei muito, e o fato de ser um diário, não um simples livro tornam a experiência ainda mais devastadora.

Monriat 01/05/2024

Não tenho muito o que dizer sobre esse livro. É um livro triste, te deixa triste ler ele, você vê Anne sonhar com o futuro e sabe que ela não vai realizar seus sonhos por conta de Hitler e da 2ª Guerra.
Se ela estivesse viva teria 80 anos hoje e acho meio doido imaginar isso.

Lilice 01/05/2024

Annelies Marie Frank, conhecida como Anne Frank, foi uma adolescente judaica nascida no dia 12 de junho de 1929 em Frankfurt, Alemanha. Ela viveu em Amsterdã, na Holanda, com seus pais, Otto Frank e Edith Frank, e sua irmã Margot Frank.

Anne era uma menina muito inteligente e observadora, não muito quieta, mas amava escrever. Seu maior sonho era se tornar jornalista e escritora.

No aniversário de 13 anos, Anne ganhou um caderno de capa dura de presente dos pais e decidiu transformá-lo em seu diário. Nele, ela inventou uma amiga chamada Kitty e passou a escrever cartas para ela, contando em detalhes o que acontecia ao seu redor, seus pensamentos mais íntimos e desabafos.

Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial e a perseguição de Hitler aos judeus, sua irmã Margot recebeu uma convocação para ser levada a um campo de concentração. Com esse aviso, Anne e sua família se esconderam imediatamente no anexo secreto localizado no prédio onde o pai trabalhava, junto com mais 8 pessoas.

Permaneceram escondidos por aproximadamente 3 anos. Durante esse tempo, Anne criou certa intimidade com Peter Van Daan e acabou se apaixonando por ele.

Após esses 3 anos de esconderijo, foram descobertos em 1944 e denunciados. Anne e os demais foram presos em uma prisão em Amsterdã e tiveram todos os seus pertences confiscados. Depois, foram transferidos para um campo de concentração no norte da Holanda.

A mãe de Anne morreu de fome e exaustão no campo de concentração. Anne e sua irmã Margot morreram de febre tifoide. Seu pai passou por diversos campos de concentração e foi libertado pelos russos.

Após ser libertado, Otto Frank recebeu o diário de Anne. Ele decidiu realizar o sonho da filha de publicar seu diário para o mundo todo.

Hoje em dia, o Diário de Anne Frank tornou-se um dos livros mais vendidos e também um dos documentos mais importantes sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto.

Clementino2 01/05/2024

Chorei muito
É tão estranho pensar que tudo o que fizeram com ela realmente aconteceu e que provavelmente aconteceu com muitas outras pessoas. É realmente um relato histórico brilhante e emocionante.

BeatrizY09 01/05/2024

Deveria ser obrigatório a leitura.
Que livro sensacional, ele nos mostra como ela vê as coisas inocentemente até ao ponto que ela começa a perceber as coisas.
Você fica triste junto com ela, todas as vezes e compartilha de uma empatia absurda com a personagem principal.

Impecável e maravilhoso.

Maria12618 01/05/2024

O livro é bastante interessante,a escrita,a história,tudo pra mim foi interessante,saber como foi o Holocausto na visão das pessoas que ficaram escondidas ou fugindo é curioso pra mim

Camila1856 30/04/2024

"o diário de Anne Frank acaba aqui".
Se você quer chorar, leia. sei que parece uma recomendação estranha, porém me entenderá quando o ler. me identifiquei bastante com a Anne quando já estava em seu esconderijo e claro que algumas situações que ela relata nesse período acabam sendo engraçadas. você tem um turbilhão de emoções nesse livro, mas aviso que no final se emocionará muito.

Sophis 30/04/2024

Um relato emocionante
Eu li este livro pela primeira vez quando tinha entre 13 e 14 anos. Na época não desgostei mas achei meio chato. Acho que eu era nova e boba demais para compreender a magnitude e importância dessa história. Hoje, no entanto, tenho mais cabeça e maturidade para apreciar esta obra que, apesar de triste, é maravilhosa e inspiradora.

Em vários relatos a Anne diz que sonhava em ser escritora e, lendo seu diário, posso dizer que, se ela tivesse sobrevivido à guerra, ela teria sido uma boa escritora. Com uma escrita sensível e bem humorada, ela conta como foi o dia-a-dia no Anexo Secreto e faz com que o leitor se relacione com ela e sinta empatia pela situação em que eles estão vivendo. Não deve ter sido nada fácil, e em muitas das "cartas" é possível ver o quão depressiva a Anne ficava.

Ainda assim, é impressionante ver como, apesar da depressão, Anne Frank continuava sendo uma menina alegre e, na maior parte do tempo, positiva, tentando ver o lado bom das coisas. Ela era muito evoluída para sua época e eu senti, durante a leitura, como se ela fosse minha amiga, e fiquei triste com seu destino como se tivesse perdido alguém próximo.

Fiquei emocionada durante vários momentos na história, especialmente quando ela diz que quer "continuar vivendo mesmo depois da minha morte". Ela pode não ter realizado o sonho de se tornar uma escritora, mas esse desejo se tornou realidade. Anne Frank vive até hoje, quase 80 anos após sua morte, e ainda continuará vivendo por mais muitos e muitos anos.

Larissa4195 30/04/2024

O melhor livro que já li!!!
Na minha opinião, TODOS deveriam ler, ao menos, 5 páginas dessa obra prima! Retrata os sentimentos de uma menina presa, confusa de seus sentimentos, que quer experimentar coisas novas, que é linda, criativa, em meio ao n4z1smo. Queria pelo menos poder falar uma unica vez com a Anne, conversar horas com ela que nem ela fazia com o Peter, e entender mais ainda dessa mente brilhosa!??

Uyuuu08 30/04/2024

Desabafo pessoal
Juro que não tinha expectativas positivas ao começar a leitura deste livro. Primeiro, passa-se em um cenário mórbido, cheio de sofrimento, morte e desespero. Segundo, é guerra, isso já resume muita coisa. Terceiro, por que diabos eu iria querer saber do dia a dia de uma menininha trancada e escondida com 8 pessoas em um armazém minúsculo?

Reviravolta: fui totalmente supreendida pela narração de Anne Frank - fiz uma carinha de palhaço aqui.

Nunca pensei que fosse me identificar tanto com uma protagonista, cuja história realmente aconteceu, e, ainda me compadecer das palavras escritas em um momento tão triste da história do mundo.

Enfim, 5/5. Amei muito ???

evajacksk 30/04/2024

Depois de 4 meses, terminei!!!

Eh, por ser um diário nao foi uma leitura tao fluida pra mim. Comecei a ler pq tava estudando o holocausto no colegio ai pensei, pq nao?

Da muita vontade de chorar ne?
Fico de cara como a Anne era muito inteligente e como precisou amadurecer mais cedo por conta do que ela passou??

itzzbel 30/04/2024

Fui ver algumas resenhas sobre o diário e muita gente falou que é ruim (???)
isso não é um livro fictício, é a história de uma garota de 13 anos que mora num porão com um monte de gente enquanto se escondem da m0rte, né? é um diário, não um livro! não tem spoiler para esconder, não tem plot twist, não tem nada pra se encantar porque não é uma história que foi construída para encantar.