O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

biacruciaki 26/07/2024

Você me ajuda sempre - disse ele Como? Com a sua alegria.
Neste ano eu tive a oportunidade de realizar um sonho: ir para Amsterdam; e como, de maneira alguma, poderia faltar a visita à casa que a Anne ficou com a sua família escondida durante anos, então resolvi imergir nesta leitura e lembrança desse período tão importante da nossa história.

?As riquezas podem perder-se, esta felicidade que vem do próprio coração pode velar-se, mas nunca deixará de existir enquanto a vida durar. Enquanto se puder olhar sem temor para os céus, enquanto soubermos que somos puros de coração, teremos sempre a felicidade em nós?

Esse foi um dos primeiros livros que eu li e quando mais nova, adorei. Contudo, hoje, relendo-o experienciei sentimentos distintos nas diferentes fases de amadurecimento? e continuo o adorando.
Lembro de estar lendo as descrições que ela fazia do Anexo Secreto e imaginar o cenário que eu vi com os meus próprios olhos e tudo isso ganhou um efeito mais especial para a leitura.
Admiro a inteligência e capacidade dela de persistir. E fico triste a pensar quantos sonhos foram negados de todos aqueles que sofreram na segunda guerra. quantos potenciais a humanidade perdeu?. Anne foi um deles.
Nos textos é muito interessante analisar a forma como ela também foi sentido as dores da puberdade e como mudanças de comportamento são tão vivas e absolutamente normais nessa fase hormonal, dava risada enquanto lia ela reclamando de seus pais e o senso de si de um adolescente no seu dia mais fraco kkkkk todos nós fomos assim e isso que torna esse livro ainda mais intimista.

?as pessoas que têm religião devem alegrar-se, pois nem a todos é dado dom de acreditar nas coisas divinas.
Necessariamente, nem se precisa temer castigo depois da morte; purgatório, céu inferno são coisas que muita gente não consegue aceitar, mas afinal uma religião, seja ela qual for, conserva pessoa no caminho reto. Não é o temor de Deus, mas o sustentáculo de nossa própria honra e consciência.?

Ps: seu sonho foi realizado, Anne! Você se tornou uma escritora famosa.

Vinicius39 26/07/2024

Um diário tão triste só que verdadeiro
Eu acho tão triste e fica ainda mais qaudno você sabe que é algo que realmente aconteceu. Eu só não gostei tanto pois fiquei com muita dor de cabeça ao ler esse. Mas eu acho que é um relato triste, cruel mas verdadeiro

Douglas.Cantuaria 26/07/2024

Historia de uma menina que provoca em nós espanto e admiração pela sua capacidade de autocrítica e de conseguir ter uma visão otimista pela sua vida e seu futuro tendo apenas 15 anos e em um contexto completamente adverso, tudo isso testemunhado perpetuamente em seu diário.
Um livro que vale ser lido pelo menos uma vez na vida!

Roberta.Rozin 26/07/2024

Lindo
As ilustrações são lindas e deixou a história mais vivida e fez meu coração ficar pequenininho.
Já tinha lido o livro e mais essa leitura deu uma visão mais abrangente de tudo o que foi vivido pela Anne.
Leia

Marta 26/07/2024

Tão perto e tão longe?
Toda a gente que conhece a história de Anne Frank sabe qual o seu desfecho. No entanto, não deixa de ser importante o seu relato do dia a dia do que se passa no Anexo Secreto. Com 8 pessoas a viverem debaixo do mesmo tecto durante praticamente dois anos, as situações e conversas são muitas. Ainda assim há tempo para estudar, saber o que é um amor adolescente e muitas outras coisas, que ninguém merece saber um dia o que é, como a fome e a miséria.
No entanto, é um relato importante e é sem dúvida um livro para se ler no mundo inteiro!

Clara 25/07/2024

Livro magnífico. Não é só pq eu gosto de história assim (é um pouco) mas o livro nos toca do início ao fim, nos prende a virar cada vez mais uma página, o fato de ser real, nos toca mais ainda. P E R F E I T O, já li mais de 5 vezes

Decassiarita_sc 25/07/2024

Bem, é interessante pensar que esse diário foi escrito numa época tão complicada por uma criança/adolescente. A dica é, se coloque no lugar de todos do anexo e tente imaginar minimamete o que cada um viveu aos olhos dela.

Para ler é preciso sempre voltar a esse pensamento, a realidade deles, com o mesmo sentimento se não se torna apenas um diário de uma criança/ adolescente que está crescendo, mudando, se descobrindo como pessoa e lutando por um lugar na matilha.

A curiosidade te faz começar a leitura, mas da metade em diante começa a ser cansativo. Afinal, viver no mesmo lugar por anos é não poder sair, não tem muitas variantes além dos bombardeios e tentativas de invasão.

É incrível ver sua fé, sonhos e vontade de viver.

Beatriz.Puosso 25/07/2024

Meu primeiro audiobook.
Não amei o livro, mas reconheço sua singularidade e relevância. As listas de presentes de aniversário me comoveram por se tratarem de momentos de felicidade em meio a tanta tristeza, além de marcarem claramente momentos especiais, que não perderam sua significância mesmo com o passar dos dias em tamanha mesmice e renúncia. Me impressionaram também muitas das considerações de Anne sobre a natureza humana e a guerra no final do livro, depois da parte em que ela foca mais em Peter.

Anaðªï¸ 25/07/2024

Bom, mas esperava mais
Sempre quis ler esse livro, pq amo história e por ser uma história real, eu esperava mto dele.
Adiei a leitura pq não achava que seria um livro que fosse me prender por não ser um gênero que costumo gostar/ ler. Dito e feito.
No início eu adorei, me deixou curiosa e me fez refletir muito sobre a vida. É um livro que me deixou emocionada e triste, principalmente por saber que Anne realmente passou por aquilo, e apesar de ela sempre dizer o que pensa em fazer depois da guerra, saber que ela não chegou ao fim dela.
Eu adorei ver ela evoluir, amadurecer e se encontrar no anexo secreto, porém na minha opinião o final é ?ruim??. Esperava um resumo do que aconteceu depois, de como a guerra estava, quem realmente traiu a família, o que aconteceu. O livro simplesmente acaba.
Apesar disso, acredito que é uma questão de gosto também.

Cjrsilva 25/07/2024

Um clássico incrível que denota realmente a história de uma menina que precisa se esconder para não ser morta, que através de um caos no mundo, a única amiga é seu diário onde conta sua vida inteira! Sentimentos incríveis e descobertas mostram nele!

Vica_ 24/07/2024

Fico pensando se ela vivesse na nossa geração com certeza não teria ansiedade. Admirável o que ela pensava e sentia em meio ao caos, e principalmente a forma com que lidou com tudo em sua volta. Tinha fogo no rabo? Tinha! Mas nao chega a um terço do que as meninas de hoje da idade dela tem.
Ziza 24/07/2024minha estante
Não verdade, fogo no rabo todo tem ?

Ionara Santos 24/07/2024minha estante
Eu fiquei encantada com o tanto que ela sabia, conhecimento extraordinário sobre tudo!

Verdade kk

* Na verdade

*todo mundo

Vica_ 24/07/2024minha estante
Eu li examente como você corrigiu agora kkkk como pode!?

Mistérios cerebrais ?

Margô 24/07/2024minha estante
Não entendi a situação pela qual ela "não teria ansiedade"... É sobre Anne Frank mesmo?

Vica_ 24/07/2024minha estante
Se ela tivesse ansiedade que nem temos hoje em dia, ficaria paralisada. Deixaria de ser essa menina incrívelmente viva.

Margô 24/07/2024minha estante
Ah sim... com certeza, entendi. Obrigada pela atenção...
O que se vive atualmente é uma crise de identidade ??? ou sei lá o quê...rsss

Lima ð 24/07/2024

Essa história sempre me comove muito, independentemente da forma pela qual é contada, e ter feito uma leitura mais aproximada o possível me deixou ainda mais emocionada, simplesmente, existe alguém que não goste deste diário?
Acabei de ler a muito tempo, porém, esqueci de publicar!

joão martins 24/07/2024

Maravilhoso
O livro é simplesmente perfeito, é bom do começo ao fim, foi o primeiro livro que li, eu não sei se foi por isso, mas, eu senti muitas emoções com esse livro, parecia que eu tava lá com ela, um livro muito bom que consegue me fazer ler sem conseguir parar. Recomendo!!!

Rafaela 24/07/2024

Emocionante
Certamente este não é um livro para se avaliar, até porque não é uma história criada para agradar ao leitor, mas sim um diário, a vida de uma pessoa.
Todos sabemos que não tem um final feliz, mas é interessante ter uma pequena noção de como Anne Frank via o mundo e tinha sede por viver. Mesmo ficando confinada por 2 anos, ela não perdia a esperança de viver em sociedade novamente, nunca deixou que sua situação abalasse seus sonhos e anseios. Muito triste saber que ela e sua família fizeram parte dos 6 milhões de judeus que morreram no holocausto. Todos deveriam ler o seu diário, pois, "aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la."

Helen Moya 23/07/2024

Já havia lido uma outra tradução do diário de Anne Frank há muitos anos atrás. Esta tradução é mais completa, tem mais detalhes de como Anne se sentia em relação a família. Livro com partes dramáticas, trechos divertidos e emocionantes.