O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Diário de Anne Frank

vicc.bsts 30/09/2021

O diário de Anne Frank deveria ser leitura obrigatória. Não tem uma vez que eu leia esse livro e não saia aos prantos. A Anne tinha tanta esperança pelo fim da guerra, de sobreviver a tudo que estava acontecendo.

Anne Frank tinha um coração puro e muita fé, seu legado foi deixado, sua história contada pelo mundo inteiro, uma menina que sonhava em sobreviver as atrocidades de Hitler. Infelizmente ela não pode ver como sua história ajudou milheres de pessoas a ter por um segundo, esperança.

Gih 08/06/2020

Comovente e devastador.
Nunca vou conseguir aceitar a crueldade humana.
Anne é... não consigo encontrar palavras para expressar o quanto ela é importante para mim.

Cris 26/02/2020

Leitura mais que obrigatória...
Escolhi uma autobiografia muito famosa, poucas pessoas não conhecem a história de Anne Frank. Seu sofrimento teve início no ano de 1942 quando a garotinha judia de 12 anos ganhou uma agenda de presente e começou a usá-la como se fosse um diário assim que sua família sentiu a necessidade de se abrigar em um esconderijo com mais quatro pessoas. A casa tinha uma entrada clandestina entitulado de "Anexo Secreto". Em seu diário há relatos de tudo o que a menina sentia; desde coisas sem grande relevância pertinentes à sua idade, até a escassez de mantimentos e notícias sobre a Segunda Guerra Mundial atualizados por um rádio também clandestino.

Os anos foram passando e com eles a esperança deu lugar ao desespero, até que, numa manhã de 1944 o sonho de ser escritora, jornalista e tantas coisas mais chegou ao fim. O anexo foi descoberto e praticamente todos foram levados dali para campos de concentração, apenas Otto Frank, pai da menina sobreviveu e decidiu publicar o diário em 1947 a fim de disseminar não apenas o que a Anne sentia mas todos os presentes naquele local.

Muito se fala sobre seus escritos, mas o que precisamos saber é que o diário tem quatro versões: a primeira delas, chamada de a versão "A", é o manuscrito original de Anne sem cortes. A segunda, ou "B", é a versão revisada pela própria Anne assim que ela escutou no rádio que um membro do governo holandês no exílio, pretendia transformar cartas, diários e afins em documentos históricos assim que a Segunda Guerra terminasse, dessa forma a garota decidiu reescrever tudo usando nomes falsos. A terceira, ou "C", é a versão editada pelo pai. Nela, foram omitidos muitos detalhes considerados desinteressantes. Já a quarta e última, a "D", é a versão revista que foi ampliada e lançada em 1995, a "edição definitiva", de mais de 700 páginas, traz os trechos eliminados pelo pai. Enfim, todas essas edições apenas atestam a autenticidade do diário e mantém a história viva ano após ano.

Sinto que é impossível terminar de ler esse livro e não se ver mudado de alguma forma. Anne Frank com pouquíssima idade teve uma visão inteligente e muito madura sobre todos os assuntos que um adulto deveria dominar. Dói em saber que seus ideais não vingaram, mas graças a seu pai, o mundo pôde e ainda pode aprender com sua filha, ela sem dúvida nos ensinou sobre a vida.
Se eu recomendo a leitura? Você ainda tem alguma dúvida rs? "O diário de Anne Frank" não apenas tem que ser lido, ele PRECISA ser lido por todos.

(...) É difícil em tempos como estes ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração.
Martita 26/02/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso

Cris 26/02/2020minha estante
Sim, é maravilhoso mesmo!

Bia 26/02/2020minha estante
Eu li Depois de Auschwitz, filha da mulher com quem o pai de Anne se casou depois da guerra. Ela fala que Anne acreditava na bondade das pessoas porque ainda não tinha ido para um campo de concentração. E eu comprei mas ainda não li Os Sete Últimos Meses de Anne Frank, que é depois que ela é capturada. Gostei da sua resenha.

camilazjm 30/01/2022

o diário de anne frank
começar esse livro já sabendo oq ia acontecer foi bem triste. a cada mês q passava o cenário em q a anne e o pessoal vivia se tornava cada vez menos habitável e isso me deixou triste de saber q inúmeras famílias tiveram q passar pelo o mesmo q a anne.

"quero continuar a viver, mesmo depois da minha morte!"
vc conseguiu, anjinho. sua história vem de décadas e ainda é muito lembrada. vc viverá pra sempre! :(

Ana Lara 22/04/2023

3 meses
3 meses de uma ótima leitura. Levou um tempo, mas sempre guardarei esse livro comigo. No começo, não fiquei tão presa, mas com certeza estava gostando. Com o passar do tempo, com a Anne crescendo, fui me identificando mais com ela. Acredito que todos nós, em certo momento de nossa vida, nos identificamos um pouco. Senti como se alguém tivesse me escutado. Todas as pessoas deveriam ler esse livro. Ele toca a gente de uma forma...
Enfim, quando o livro acabou e descobri que ela morreu de uma doença entendi porquê é difícil ler ele, você vê alguém, a qual se apegou, morrer com sua idade ou tão cedo. Teve uma parte do livro que a Anne falou que queria ser útil e levar alegria às pessoas, até àquelas que jamais conheceu. "Quero continuar vivendo depois da morte!". Ficava pensando que alguém de verdade não poderia, jamais, ter escrito aquilo, mas ela escreveu todas as cartas, escreveu de uma forma muito linda, escreveu para ela e acabou que para várias pessoas que não conhecia. Depois de um tempo percebi que ela não era triste, nem mimada, era alguém que via a beleza na vida, no lugar onde vivemos, o qual poucos valorizam. Ela foi cruel comigo, quando o que falou me fez perceber o quão ridículos conseguimos ser! Não há como esquecer o que foi dito ali.

lulu 03/05/2021

apenas leia!
acho que vcs perceberam o quanto eu gosto de livros com o tema de segunda guerra mundial né? meu sonho é ir a Amsterdam para conhecer o museu da Anne Frank. amo a narrativa e como é um diário, vc fica curiosa em ver o que vai acontecer no dia seguinte. acho incrível que ela relata todos os sentimentos, suas pessoalidade e suas relações, eu sinto-me como estivesse do lado dela. todo mundo deveria ler esse livro perfeito. eu gosto demais e também está entre meus livros favoritos. enfim, chorei muito ??

kamillyarieel 07/09/2022

Encantadora jovem...
" O papel tem mais paciência que as pessoas..."
- Anne Frank

A cada frase e a cada página virada, a vontade de abraçar a Anne se fazia sempre presente. Esse é o livro que todos pelo menos, uma vez na vida deveriam ler. Após a leitura, o leitor é capaz de criar uma percepção de mundo, que só a grandeza da Anne poderia proporcionar! Imensidão, intensidade, sorrisos, lágrimas... Livro de fortes emoções!!

Marih 05/11/2021

O Diário de Anne Frank
Esse livro é perfeito.
No começo eu demorei um pouco a me prender a leitura e conseguir me "conectar" com a Anne, mas depois que eu me prendi a leitura eu senti como se estivesse ligada a ela. Enquanto eu lia este livro me sentia como se eu fosse a melhor amiga dela, e muitas coisas que ela sentia eu conseguia a entender.
Esse livro é realmente inspirador e pode ensinar a você valorizar mais as coisas, a Anne é uma garota inspiradora e que conseguiu se expressar em um diário com apenas o que ela sentia e fazia no dia a dia dela, e que assim foi possível me fazer refletir sobre muitas coisas.
Muitas partes em que ela conta sobre como era no Anexo ou como ela se sentia sem poder sair, ser livre e poder viver sua vida normalmente, acabou me lembrando bastante sobre a pandemia, tanto por todos que estavam ali não poderem viver suas vidas normalmente quanto pelo estado emocional da Anne, como por exemplo, a ansiedade e a depressão que ela desenvolveu ao longo do tempo presa naquele local.
E quando você lê sabendo que aquilo é real e que a Anne foi uma garota que passou por tudo aquilo tão nova, isso faz com que você crie uma certa percepção sobre a vida e como ela pode ser curta por não sabermos o que pode acontecer no dia seguinte.

Little Sthar 22/04/2024

Depois dessa leitura vc ficará reflexivo
Primeiro, quero deixar bem claro que leria esse livro novamente, também pelo fato de que demorei 2 anos para terminar de ler. No começo, não estava interessada, mas depois que comecei a ter interesse, iniciei meus estudos na escola integral e não tive tempo.

Agora, sobre o livro, no começo é um pouco maçante porque é um diário de uma criança. O livro começa a ficar melhor quando eles acabam indo para o anexo. Existem muitos conflitos entre eles e ao redor da empresa, como invasões, assaltos, e etc. Basicamente, o livro é uma mistura de pensamentos adolescentes e conflitos políticos, afinal, é uma criança/adolescente escrevendo durante uma guerra muito conhecida.

Em algumas partes, me identifiquei com os pensamentos de Anne (deve ser porque sou uma adolescente...). Fiquei ansiosa para saber o que iria acontecer entre Peter e Anne.

O livro em si é interessante. Entender melhor como era a vida de quem viveu essa guerra faz com que você crie mais empatia. A esperança de Anne me deixou frustrada no final do livro (vamos chegar no porquê).

Chegando em 1944, fiquei ansiosa para ver o que ia acontecer no final e olha... Eu chorei. Fiquei frustrada porque ela era tão esperançosa de que tudo daria certo e que seriam resgatados. Realmente estava dando tudo certo para que isso acontecesse, mas simplesmente do nada, eles são pegos. Anne estaria feliz em saber que seu livro e sua história são conhecidos no mundo todo.
Leitorconvicto 22/04/2024minha estante
Sempre que alguém ler esse livro vou curtir. Uma das leituras mais importante q fiz

toria 15/02/2022

Atemporal.
Um dos livros mais importantes para a história do mundo. Feliz por ter começado ler o retrato de Anne.

Imliiiywe9 13/05/2023

O diario de Anne Frank
Acho que esse é um dos livros que todos deveriam ler alguma vez na vida!! Sobre o livro em si, É Anne Frank né meus amores, não tem como não gostar!!

Dri 04/08/2022

Sofrimento
Não tenho como fazer uma crítica a um livro que se sucedeu a história real.
Devo conversar que li este livro o tempo todo com aperto no coração, foi dolorido demais, chorei horrores, choro com ficção imagine com história real, imagine com a tragédia dessas. Este livro deveria ser obrigatório para que as pessoas possam lembrar a dor e o sofrimento que o holocausto causou, após ler o diário confesso que fui ver algumas entrevistas no YouTube de pessoas falando como escapou do holocausto, do sufoco que foi para tentar se esconder sem ser descobertos, é revoltante que o ser humano foi capaz de fazer algo desta magnitude.
Devemos ter cuidado e ter noção de como chegou a criação do nazismo para isso não acontecer nunca mais, não foram apenas os judeus que sofreram, foram os judeus, os eslavos, os ciganos, os homossexuais, as feministas, os deficientes, os marçons, os poloneses, as testemunhas de Jeová, entre outros inúmeros grupos, enfim todas as minorias que o nazismo não entendia como modelo ideal/perfeito.
Eu fico triste em saber que ainda existem nazistas espalhados aí pelo mundo disfarçados escondidos esperando uma oportunidade ideal para agir.

Tomem cuidado com qualquer sinal de antiliberalismo, ideias eugenistas e nacionalismo extremado.

Lary Queiroz 22/05/2021

Não tenho palavras pra descrever esse momento tão horrível, mais que ao mesmo tempo tão belo referente ao crescimento de Anne, que anos depois seria conhecida mundialmente.

jurAdico.nikolai 17/11/2022

Meu deus, eu já sabia como a guerra era cruel, mas ver isso descrito por uma adolescente que passou por tudo isso é horrível, ninguém merecia passar por essas barbaridades.
Anne foi uma pessoa muito forte, o jeito que ela falava sobre seus sentimentos, como peter e ela se apaixonaram, as dificuldades do anexo secreto e mesmo assim ela ainda acreditava no bem da humanidade, essa garota é incrível.
Fico feliz que ela tenha conseguido realizar seu sonho de ser escritora, não foi da melhor maneira, mas ainda sim realizou.