Vicentina

Vicentina Joaquim Manuel de Macedo

Resenhas - Vicentina

Daniel 23/12/2017

Vicentina precisava roubar a cena?
Resenha no link abaixo!

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com.br/2017/12/vicentina-de-joaquim-manuel-de-macedo.html

Angelo 20/06/2011

Típico exemplo do romantismo
Trata-se de livro de autoria de Joaquim Manoel de Macedo, considerado o introdutor do romance no Brasil e mais conhecido por "A Moreninha". O exemplar objeto da minha leitura é uma edição de 1934 que adquiri em um sebo. Aparentemente, o livro não é editado desde a década de 1940.

Considerações sobre a qualidade do romance à parte, é surpreendente que um livro da autoria do primeiro romancista brasileiro não tenha uma edição com menos de 70 anos de idade! Isso me diz muito sobre a memória literária brasileira.

O livro se passa em uma fazenda de engenho de açúcar nas proximidades do Rio de Janeiro em plena época escravocrata.

A respeito da história em si, trata-se de típico exemplo do gênero romântico. Um casal jovem apaixonado sofre as intrigas daqueles que pretendem vê-los separados, o que é agravado por um senso de moral altamente exarcebado que lhes impede de pôr em dúvida quaisquer dos mais básicos elementos da intriga.

Soma-se a isso um recurso muito ao gosto também das telenovenas atuais: os "filhos perdidos" que ignoram o seu verdadeiro pai ou mãe e terminam por reencontrá-los ao longo da história.

Em suma, um livro leve, com enredo sem qualquer compromisso com o realismo, a ser apreciado, por isso mesmo, com pouco compromisso pelo leitor.
Marta Skoober 06/01/2013minha estante
'é surpreendente que um livro da autoria do primeiro romancista brasileiro não tenha uma edição com menos de 70 anos de idade! '

E são tantos nesta categoria...

Angelo 06/01/2013minha estante
Realmente, Marta. A esperança é que, com a chegada dos ebooks, esse problema diminua pelo menos no acervo eletrônico de leitura.