O físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Cora 06/01/2024

Esse livro foi com certeza o livro que mais me trouxe ensinamentos e reflexões
Acompanhar a história de Rob J é maravilhoso, conseguir sentir o amor que ele tem pela medicina e a voracidade que ele tem para compreender o incompreendido é algo admirável, mas o que eu mais amei nessa história é que ela vai muito além da medicina, poderia dizer até que ela é um plano de fundo para algo muito mais profundo e cheio de ensinamentos.
Refleti sobre tantas coisas, sobre o comportamento das pessoas, sobre religião e filosofia e óbvio sobre o amor da medicina e o que é ser médico.
Eu recomendo esse livro para todos, sendo médico, estudando de medicina ou não, todos deveriam ler esse livro.
Ele é excepcional e com certeza vc vai crescer muito pessoalmente lendo ele !

Hayala 27/12/2023

No meio de tantas idas e vindas, alguns trechos foram meio arrastados para mim. Mas isso não diminui a beleza dessa obra prima de forma alguma! Recomendo 100%

Cris 18/12/2023

Que enredo incrível, foi ótimo acompanhar a vida de Rob. Uma jornada e tanto. A leitura é rápida e fluída, são capítulos curtos com escrita simples. Recomendo muito, principalmente pra quem gosta de romances históricos.

Hadassa.Machado 15/12/2023

Uma Jornada Histórica e Médica
Noah Gordon em "O Físico" nos leva a uma viagem fascinante pela Idade Média, explorando as interseções entre medicina, religião e conflitos culturais. O autor fez uma pesquisa extensa, trazendo à vida as realidades médicas e os conflitos étnicos e religiosos da época.

Fui cativada com fatos intrigantes que me foram apresentados como: a origem da cesariana e da denominação de doenças como catarata, nos lembrando quão recente é nosso avanço médico.

A narrativa desafia me desafiou a refletir sobre a autoridade do conhecimento e a evolução do pensamento médico, frequentemente barrada por dogmas religiosos.

O livro também oferece um olhar sobre as culturas judaica e muçulmana, enriquecendo a compreensão dos conflitos históricos nas terras santas.

"O Físico" é mais do que uma ficção histórica; é um lembrete de nossa jornada contínua em direção ao conhecimento e compreensão. Sem dúvida, um livro está em um lugar de destaque na minha lista de favoritos.

May 05/12/2023

Rob o Médico ?????
O livro relata como era a vida na idade medieval no século XI. Rob Cole, um jovem órfã que foi adotado por um barbeiro- cirurgião, logo se aventura pelo desconhecido para se tornar um bom médico.

Leninha 03/12/2023

Encantamento
Fiquei encantada com a jornada de Rob j Cole, li avidamente, leitura fluida de fácil compreensão. Quando terminei o livro ja pensei na releitura. Já quero ler todas as obras de Noah Gordon.

Myy 23/11/2023

Me emocionei em várias partes.
A aventura das aventuras com Rob, entrando na história junto com ele. Entrar na história e na evolução das coisas dessa forma é emocionante.

lendoeuconto 14/10/2023

Como não viajar com o Rob nesse livro!
Vamos aqui acompanhar a vida de Rob J. Cole que desde muito cedo se viu orfão e separado de seus irmãos mais novos. Sendo contratado por um barbeiro-cirurgião ele segue viajando com suas apresentações.
Em determinado tempo Rob sente a necessidade de dar atenção a um dom que ele tem desde menino e decide então traçar um novo rumo, distanciando-se da vida que levava para então poder estudar medicina com o grande médico de Ispahan Ibn Sina.
Grandes atos de coragem, amor e amizade movem essa história medieval. Podemos acompanhar também as primeiras ideias dos estudos sobre a medicina e a interferência da religião no aprendizado e pesquisa.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia, porém a história é bem fechada neste volume e a continuação acredito que só vem a agregar mas não senti pontas soltas.

Martha.Garrido 26/09/2023

O fisico
O livro é sensacional, apesar do escritor nao ter vivido na época, o mesmo conseguiu escrever com riqueza de detalhes.
Me apaixonei por como a historia foi construida, apesar de Rob Cole sofrer bastante, é revigoroso acompanhar as suas conquistas e os vinculos que foram contruidos com os outros personagens, sem dúvida Barber, Ibn Sina, Karim, Mirdin e Mary, tornaram a aventura de Rob mais feliz e emocionante. Super recomendo a leitura!

ThaianeVier 22/09/2023

O físico
Uma grande aventura que nos conta a história da medicina, da realidade que os humanos passados viviam para poderem ser médicos e de como ela era difícil e sem nenhum instrumento de ajuda correto, faziam o melhor que podiam. História maravilhosa!!!!

Lusiana 11/09/2023

Gostoso de ler!
Pensem em um livro redondo.
Esse livro tem tantas camadas que chega a ser impressionante.
Os personagens grudam em você de uma forma que é impossível não termos ligações com eles.
Foi uma experiência de leitura incrível, mas para mim não foi linear.
O livro me perdeu em um momento, mas resolvi persistir, e não deu outra, 120 páginas em 1 dia!
O melhor estava para o final.
Adorei o final por sinal!

Livia M. 12/08/2023

Livrão da zorra.
Escrita fluida. História rica e envolvente.
A cultura diversa e interessante sempre julgada e atacada pelos males da humanidade: ignorância, ganância, soberba.
A saga de um médico na busca pelo aprendizado enquanto se rebela com subterfúgios contra aqueles que pregam a estagnação do conhecimento em prol de causas vis e hipócritas.

Vania.Pereira 27/07/2023

Que livro! Que história! Me prendeu do começo ao fim. Cada parte me surpreendia. Gostei demais da ambientação, da parte histórica. O personagem principal é incrível.
Amei. Se tornou um dos preferidos da vida.

Gisele399 24/07/2023

O físico
É difícil não se apaixonar pela escrita do Noah Gordon, não apenas esse primeiro livro mas também a continuidade é rica em valores históricos, filosóficos e na própria história da obra, é o tipo de livro que você percebe que vai além da imaginação do autor. Com toda certeza ao ler você se da conta de que o dom dessa família é aquilo que o livro tem de mais trivial, os temas abordados (como a intolerância religiosa, hierarquia social, racismo...) são bem elaborados e a realidade da época que servia de justificativa para a ignorância, sobretudo as maldades humanas nos fazem perceber que independente da época o ser humano se coloca em primeiro lugar, primeiro lugar que os animais, famílias necessitadas e a própria pestilência.

Dizem que o pecado do autor foi abordar muitos temas mas acho que isso enriquece o livro. O romance é leve mas bem escrito.

A minha conclusão foi que o cenário muda mas a ignorância humana não.

Konshal 23/07/2023

A melhor referência para uma profissão
Inglaterra, século XI. Era uma péssima época para crianças ficarem órfãs, o que não quer dizer que isso não acontecia a todo instante. E esse foi justamente o caso de Robert Jeremy Cole aos nove anos de idade. Mesmo que até então ele fosse o “responsável” por cuidar de seus irmãos mais novos, ser oficialmente uma criança sem pais tornava tudo mais difícil. Um alvo extremamente fácil e cobiçado para a crueldade humana que imperava na época, o que acabaria culminando na exploração de trabalho infantil ou na utilização desses seres inocentes como escravos sexuais.

A sorte de Rob J. foi encontrar Barber, um homem que também já fora um órfão e que hoje ganhava a vida visitando vilarejos ingleses a bordo de sua carruagem, levando um pouco de entretenimento, entregando medicamentos batizados de origem duvidosa e praticando medicina rudimentar aos seus moradores. Diante de todos esses aspectos, Barber era o mais próximo que Rob J. iria encontrar de uma figura paterna na vida.

Absorvendo aos poucos o conhecimento de seu novo tutor, Rob J. foi desenvolvendo suas habilidades e foi alimentando aquele que é o mote principal de O Físico: o seu fascínio pela atividade médica, uma vez que o ‘físico’ do título (ou The Physician, no original) era como se chamavam os médicos da corte na Idade Média. Além de sua curiosidade genuína, o garoto também tinha um “dom” (sobrenatural?) de prever a morte de alguém através do tato. Algo muito útil a ser utilizado junto aos serviços prestados por Barber.

Considero essa parte inicial de O Físico muito cansativa e repetitiva. A escrita de Noah Gordon em certos momentos também não torna esses momentos mais atrativos ao leitor. Uma história picotada com muitos personagens que não duram mais que alguns parágrafos e que acaba não prendendo a nossa atenção. A leitura fica toda truncada.

Quando Rob J. vê frustradas as suas tentativas de aprender os ofícios médicos na Inglaterra e o seu interesse crescente é renovado ao tomar conhecimento das maravilhas de uma escola de medicina localizada na Pérsia, a história passa a melhorar gradualmente. Impossível não se entusiasmar com a obstinação demonstrada por Robert J. durante as imensas caravanas que atravessam toda a Europa a partir do solo inglês em direção ao Oriente Médio. Uma viagem que ele sustenta com tudo aquilo que aprendeu com Barber. A tenacidade do agora jovem adulto Rob J. é visível na sua gana em aprender um novo idioma, o parsi; quando põe de lado o seu emocional a não querer assumir, num primeiro momento, o seu amor por Margareth Cullen ou quando resolve abandonar todas as suas (poucas) crenças (e identidade) ao decidir assumir e dominar todos os rituais de uma nova religião. Aqui, Rob foi perspicaz. Afinal, a rede de suporte oferecida pelos judeus aos seus pares seria de enorme valia para alcançar o seu sonho.

Quem deixa Londres é Robert Jeremy Cole, mas quem chega a Ispahan é Jesse ben Benjamin. Para alguém sem condições, natural a necessidade de um pouco de sorte para que (o agora) Jesse seja aceito na nova sociedade e conquiste seu espaço e reconhecimento na aclamada escola de medicina de Ispahan - tanto entre seus alunos (representados pelas fortes amizades criadas com Mirdin e Karim), quanto entre seus docentes ao ser um aluno admirado por Ibn Sina e Al-Juzjani. Estes dois últimos, os únicos dois personagens reais da história. Mas o seu maior golpe de sorte foi, sem dúvida, cair nas graças do Ala Xá. Não há ninguém melhor para mudar a sua vida da noite para o dia do que um monarca local (e sua valiosa calaat). E cá entre nós: Rob J. merecia tudo isso.
Entre intrigas políticas, conflitos armados e doenças misteriosas, Rob J. foi aprofundando seus conhecimentos médicos e aperfeiçoando as suas práticas clínicas, nem que para isso fosse preciso quebrar alguns tabus religiosos que teimavam em atrapalhar a evolução da Medicina. Rob J. em O Físico é um dos exemplos mais lindos que uma profissão poderia ter na ficção. É de deixar qualquer um orgulhoso!