O Físico

O Físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Manurka 17/07/2023

A epopéia de um médico medieval
O livro "O Físico", escrito por Noah Gordon, conta a história de Robert Jeremy Cole, chamado de Rob J. O menino ficou órfão pelos 10 anos, sentindo a morte se aproximando dos país.

"A sensibilidade extra, o senso de curar que nunca o abandonou."

É uma obra longa e, para mim, com uma leitura não tão rápida e dinâmica.

O que mais gostei do livro são os ganchos feitos com fatos históricos, na Idade Média.

Mrs.Braga 30/06/2023

A vida de um médico medieval
Quando comecei a ler (pelo Kindle) não tinha me dado conta de que era um "calhamaço", e ainda bem que não o fiz, pois andava desanimada com livros longos e provavelmente não teria dado chance a esse livro. Uma história extremamente bem montada, com personagens envolventes, que me fizeram querer voltar ao livro para saber o que iria acontecer. Agora fica a saudade que somente bons livros trazem para nós. Excelente leitura.

AnaKelyBraga 21/04/2023

Maravilhoso!!!
Faz alguns anos que li essa obra e nunca me esqueci da história. Pretendo relê-la em breve!

Paula.Carvalho 19/02/2023

Me levou a inúmeras reflexões
Gostei muito do livro.
Em meia à pseudo-ciências, tradições deslocadas e sem sentido e negação de aspectos da realidade, um livro que nos faz pensar em quem teve coragem de ser subversivo, procurando realmente o bem da humanidade.
Pode não se tratar de uma história verídica, mas nos leva a refletir sobre o tempo presente.

Renata.Mieko 16/02/2023

Adorei!!
Um livro longo, mas nada cansativo e de leitura agradável. Impossível não querer saber o resto da história da família Cole.

Marlene Koch 10/02/2023

Um dos melhores livros baseado no pior que existe nos humanos.
Quem sugeriu esse livro me disse: Tome cuidado para não enlouquecer na leitura. Me garanti, pulei as páginas 328, 329, 452 e 453. Na página 207 da 16 edição, Noah Gordon poderia ter colocado os homens andando na frente dos cavalos, ajudando na subida do morro. Se Gershom tivesse caminhando na subida respeitando o esforço dos cavalos, não teria criado uma bolha na bunda. As páginas que pulei é onde os animais sofrem as consequências da ignorância humana. O livro mostra o pior da humanidade. Melhor não pular as entrelinhas que vai perder o sentido do melão e do tapete. Noah não deixa nada descosturado na história, aliás, ele dá a dica de como escrever um livro sem deixar nada a desejar. Daria 10 estrelas se pudesse. Sugiro que leiam um capítulo por dia e pegar leve, saber demais nos deixa sem lugar nesse planeta.
Marlene Koch 10/02/2023minha estante
ops... tem mais duas páginas que pulei, 122 e 123 , tortura de animais é o terror que não leio, não assisto e se vejo voo em cima do torturador,

Gisele399 23/07/2023minha estante
SIM, disse tudo! fora quando abordam sobre a peste negra, mostram uma realidade que pensamos que é algo na qual aconteceria apenas naquele tempo, o leitor tenta se convencer que essa ignorância não vai além do desejo de sobreviver mas na realidade muito do que Noah Gordon escreveu nesse livro e no ''Xamã'' são atitudes que não dependem apenas da época, as crueldades não foram feitas apenas por conta da época e sim por sermos seres humanos e até hoje vemos isso. Assim como aquele ambiente monstruoso que ele descreveu na peste negra foi o que presenciamos na pandemia, quantas pessoas com dinheiro que conseguiram atendimento mais humano, quantos literalmente rezavam para que alguém fosse levado pela morte para que a cama estivesse vazia para o filho ser cuidado? Realmente é um livro que carrega muitos temas e consequentemente verdades vergonhosas sobre nós

Barbara Hellen 02/02/2023

Gostou da resenha? Aproveita e me segue @barbarahellen para mais livros
Quando eu começo a ler um romance histórico, vocês já sabem (e eu também já sei) que vou amar. “O Físico”, escrito por Noah Gordon, se passa na Idade Média e gira em torno da vida de Robert Jeremy Cole, o Rob. Depois de ficar órfão aos 9 anos e prever a morte dos pais, Rob é “adotado” por um barbeiro-cirurgião e viaja por vários lugares. Ao perceber o dom que tinha, ele resolve que precisa ser médico e passará por diversos desafios, incluindo - pasmem - fingir que é judeu.

Esse livro foi muito indicado e também foi o livro que consagrou o jornalista Noah Gordon como autor. E de fato, o livro é bem escrito, envolvente e uma narrativa original e mega interessante. Como o livro é grande e pesado, indico o Kindle pra facilitar a leitura.

João Daniel 31/01/2023

Um livro muito interessante e com carga cultural imensa
O livro "O Físico" de Noah Gordon é um livro muito diferente dos q eu havia lido. Nele a narrativa em primeira pessoa de início parece extremamente parada e pouco chamativa, mas ao decorrer do livro te cativa de tal modo que as palavras se transformam em passagens da Pérsia.

No decorrer da história é visível a evolução do protagonista, que por sua vez apresenta diversas camadas não sendo apenas o mocinho que faz o bem a todos, mas um homem maduro que faz o que julgar certo independente da situação.

O livro é sim uma leitura densa e caso queira embarcar na aventura de lê-lo precisa ter ciência desse fato, pq realmente não é de fácil leitura, mas vale a pena.

du_kog 25/01/2023

História bem contada com vários elementos históricas e um notável estudo preliminar pelo autor para a construção da obra
Uma série de aventuras que em certo momento me deixaram um tanto receoso por nn parecer ter um objetivo principal, já que oq se imaginava ser foi concluído rapidamente na metade do livro, porém me enganei e fui surpreendido por um final muito bem construído e satisfatório
luiza 25/01/2023minha estante
é o fodao mesmo

Stellarbn 17/01/2023

Vontade de ir em uma caravana até o oriente
O livro aborda um pouco sobre a medicina da idade média e o conflito que existia entre a ciência e a religião, gerando a falta de conhecimento sobre o próprio corpo humano e dificultando o tratamento das doenças. O livro também faz um paralelo entre a medicina ocidental e oriental, demonstrando que enquanto em Londres os médicos só ansiavam pela riqueza, na Pérsia, valorizavam o entendimento e o bem estar dos pacientes. Isso desconstrói a ideia da europa ser mais desenvolvida que outros continentes, pelo menos no aspecto da medicina medieval.

A história é bem rica culturalmente, trazendo comparações, convergências e divergências religiosas do cristianismo, judaísmo e islamismo. Muitos termos e ritos diferentes que com certeza fazem me querer saber mais sobre as diferentes religiões. Além disso, o cenário é incomparável. Fiquei o livro todo com o mapa mundi aberto no celular para acompanhar a trajetória de Rob. Diversos locais diferentes, com climas diferentes, idiomas diferentes, e tudo isso muito bem retratado na história.

Tratando sobre a idade média, faz sentido a história ser tão triste em alguns momentos. Muitas mortes prematuras. Medo. Guerras. Intolerância. (Irônico pensar que algumas coisas não mudaram de lá pra cá). Mas é muito bom ver o desenvolver do personagem em meio a tanto caos. Admiro muito sua determinação por ser um médico mais capaz de ajudar os outros.

A leitura foi muito cativante. Apesar do romance com a Mary que achei meio desnecessário, a história toda é sensacional. Super recomendo.

Guilherme 29/12/2022

Inglaterra, século XI. Ainda criança, Rob vê sua mãe morrer em decorrência da doença do lado. O garoto cresce sob os cuidados de Bader, o barbeiro local que promete curar doenças. Ao crescer, Rob acumula todos os conhecimentos de Bader sobre cuidar de pessoas doentes, mas ele sonha em saber mais. Após Bader passar por uma operação nos olhos, Rob descobre que na Pérsia há um médico famoso, responsável por administrar um hospital. Para aprender com ele, Rob faz uma longa viagem rumo à Ásia.
Lisiane 29/12/2022minha estante
Eu vi o filme, não sabia que tinha o livro.

Guilherme 29/12/2022minha estante
E eu nao sabia que tinha filme

Guilherme 29/12/2022minha estante
Vou procurar pra ver hoje

Lisiane 29/12/2022minha estante
Tomará que você ache, porquê é muito bom.

Tina 27/12/2022

O erro de tradução mais famoso da literatura
Uma belíssima epopeia medieval! Termino a leitura de ?O Físico? com muitos elogios. História incrível, fluida, que caminha a passos largos junto com um leitor atento e voraz. Acompanhamos a saga de Robert Jeremy Cole, um londrino que perde os pais quando criança e é adotado por Barber, um barbeiro-cirurgião, que ensina o ofício ao novo pupilo. Os barbeiros cuidavam das pessoas mais simples, não sendo médicos formados, mas atuando de forma a tratar os males com conhecimentos adquiridos com a vida: administração de cataplasmas, fornecimento de xaropes, amputação de membros. Entretanto, ser barbeiro-cirurgião já não era mais suficiente para Rob, que decide então partir para a Pérsia com o objetivo de tornar-se médico e aprender com o melhor do mundo, o aclamado Ibn Sina. Ao longo de mais de 500 páginas, acompanhamos a saga de Rob durante sua travessia pela Europa, chegada à Pérsia, seu desenvolvimento como estudante e, posteriormente, sua atuação como ?hakim?. Em meio a guerras, reis, filhos, família, mentiras e segredos, nos envolvemos numa trama belíssima que se tornou um clássico da literatura, mesclando as culturas inglesa e árabe e as religiões cristã, judaica e muçulmana. Uma curiosidade, e que também tornou o livro tão famoso, é o fato de o título ter sido erroneamente traduzido ao português. Em inglês, as palavras ?physicist? e ?physician? são muito próximas, identificando, respectivamente, Físico e Médico. Mas de forma alguma o erro tirou o brilho dessa história fantástica. Recomendo de olhos fechados! E vou partir para a sequência, ?O Xamã?. Boa leitura!

Cleber Costa 26/12/2022

Fé na Ciência
" -Vejo a separação entre a vida e o paraíso como um rio - disse Mirdin - Se muitas pontes cruzam o rio, será que Deus se importa com qual delas escolhemos?
- Acho que não - respondeu Rob. "

Não são muitos os livros que me fazem ansiar tanto pela próxima sessão de leitura como esse. Uma história rica e cadenciada sobre um jovem com um sonho de se tornar médico em que desfrutamos cada página. Uma boa parte do livro (quase metade) possui um ritmo como um road book, ou uma história de jornada, onde acompanhamos as viagens do protagonista. Dessa forma, nós conhecemos e nos despedimos de inúmeros personagens secundários que enriquecem ainda mais tanto a trajetória do nosso herói quanto a nossa como leitores. Nós sentimos o peso de cada despedida e a alegria dos reencontros. A grande temática do livro é o eterno conflito entre a ciência e religião e até onde os visionários medievais eram capazes de escavar os mistérios da natureza sem comprometer sua fé. Além disso, o autor também explora os conflitos entre as religiões no contexto do século XI, a era de ouro do mundo islâmico e como os judeus e cristãos eram vistos nessa parte do mundo. Nos aproximando do final do livro, é gratificante percebermos como foi intensa e natural a evolução e amadurecimento do protagonista, tanto físico quanto social e espiritualmente. E é ainda mais gratificante notarmos que nós leitores também compartilhamos um pouco desse processo.

Marlene Koch 10/02/2023minha estante
Bem isso q vc falou. Anotei as despedidas de cada um .... pgna 19, 26 101 103 etc e pulei as páginas 122, 123, 328, 329, 452 e 453.... até voltei nelas depois de terminar de ler o livro mas me recusei a completar , ...sei lá, homens deviam matar uns aos outros e deixar os animais fora dessa encrenca mas, empatia é a coisa que uns tem e a maioria não tem. Noah criou os personagens no caso sem empatia, exceto é claro , Rob J. Cole.

Marília 13/12/2022

Esse livro tem uma mensagem que é que você pode realizar seus sonhos mesmo que seja difícil. Também é sobre tolerância.

Melina.Grill 02/12/2022

O livro é excelente! Já quero ler a continuação! Embora seja uma narrativa muito detalhista em alguns momentos o que, no meu ponto de vista, deixa a leitura un pouco pesada e arrastada, a história é incrível e envolvente.
Rodrigo 02/12/2022minha estante
Infelizmente, não haverá... o autor morreu em 2021... ?

Melina.Grill 02/12/2022minha estante
A trilogia foi concluída. O segundo livro é O xamã e o terceiro é o último judeu

Rodrigo 02/12/2022minha estante
Oxen... e é tudo a mesma história? Valha...

Melina.Grill 03/12/2022minha estante
Siim! É continuação da história do Dr Robert Cole