O Físico

O Físico Noah Gordon

Resenhas - O Físico

Murilo.Justino 13/11/2022

Um dos melhores livros que já li...
A riqueza cultura que esse livro expressa é incrível! Confesso que não conhecia quase nada sobre a cultura oriental/arábica e judia. Achei muito interessante os desafios que se impõe na trajetória da medicina e que muitas vezes hoje ignoramos.
Um leitura que recomendo 100%.

Ruth 24/08/2022

História Épica
Amei!!! É a história de um rapaz europeu cuja mãe morre com a "doença do lado" e ele cresce querendo entender mais sobre as doenças e seus tratamentos. Ele se torna um "barbeiro", mas ele tinha o dom de saber se as pessoas viveriam ou não. Sai em busca de mais conhecimento e vai para o Oriente estudar com os grandes médicos da época, já que na Europa, com o domínio da Igreja pouco se estimula o avanço das ciências na Idade Média. Sua saga é grande e seu risco para saciar sua sede de conhecimento é altíssimo. Vive intensamente, estuda arduamente, burla leis para atingir seu intento, ama e chora também. É uma ficção belíssima, cujo retrato histórico é excelente, o enredo é bem escrito e envolvente.

Lua ð 09/08/2022

Um livro que envolve romance,drama e superação,o protagonista tem um verdadeiro dom para a medicina e tenta vencer as dificuldades de se ter acesso à educação de qualidade naquela época,em busca de aprimorar seus conhecimentos e se tornar um verdadeiro médico ele enfrenta vários conflitos internos para conseguir focar no sonho dele, o autor os sentimentos e os medos do protagonista e em como ele se sente confuso em tomar decisões importantes como a de focar nos estudos ou na vida pessoal

alex santos 30/07/2022

RELIGIÃO, CIÊNCIA E A VIDA DE PESSOAS SIMPLES
Começo do século XI. Um jovem inglês entra na aventura de se tornar médico em uma Faculdade de Medicina na Pérsia, mesmo precisando se fingir de judeu, já que cristãos não eram aceitos.
É nesse cenário que vemos a intolerância religiosa de todas as religiões contra todas as demais e contra a ciência e o conhecimento. Desde então, nada mudou muito.
Excelente!

Antonio Gonçalves 26/07/2022

Um livro épico que retrata o "primórdio da medicina medieval", mesmo sendo uma história de ficção pode-se observar através da trajetória de Rob a vontade de conhecer o que se passa na anatomia humana e possíveis soluções para as doenças que os cercam. Rob tem uma sensibilidade que faz dele um excepcional na arte de atender o paciente e ser sensitivo na resolução do caso, podemos ver a sagacidade de querer ir mais além daquilo que estava posto. Para além de tudo isso, acompanhamos todo o desenlace da vida de Rob numa caminhada de vários acontecimentos que vão dando sentido a construção da narrativa, uma história que vai crescendo conforme vamos lendo e experimentando junto ao Rob essa vontade de entender ainda mais sobre a vida, pois mesmo com medo em alguns instantes, ele foi persistente naquilo que sempre almejou desde o início da sua mocidade. O autor foi incisivo na criação do personagem e na perspectiva a que esse personagem objetivava ao longo da história.

Gabriel.Chiquito 16/07/2022

Eu comecei a leitura desse livro há alguns anos (por motivos de pandemia, tive que parar), e já tinha me esquecido o quão bom era acompanhar a busca pelo sonho de Rob de se tomar médico.

Ele é um protagonista um pouco difícil e perdido na vida, mas mesmo assim eu me apeguei muito, sem nem perceber. Quase todos os personagens importantes desse livro são assim, complexos e muito reais, muito cativantes, e tem uma evolução muito boa.

Mas, ao meu ver, a melhor parte dessa história é o cenário. As viagens de Rob em busca de seu sonho apresentam muitos lugares, culturas e religiões diferentes, e o autor consegue trabalhar tudo isso MUITO BEM. É espetacular e um dos melhores livros que já li nesse sentido, a beleza está literalmente nos detalhes. Comecei essa leitura por recomendação, e agora também recomendo para quem quiser ler um ótimo livro.
RafaelM 17/07/2022minha estante
Ótima resenha Gabriel.. Esse livro é muito bom!!!

Gabriel.Chiquito 17/07/2022minha estante
Obrigado ?

Brenda.Sá 17/07/2022minha estante
Também me apeguei a Rob sem nem perceber! E já fui correndo comprar outro livro do autor e ainda tenho outros na minha lista! ?

Gabriel.Chiquito 17/07/2022minha estante
Eu também tô querendo ler mais livros dele, achei muito bom

Sebo Gato Bibliotecário 10/07/2022

Infância, adolescência e adulto
Conheci o livro através do filme (como sempre), e apesar de ser um livro grande (590 páginas no livro de papel e posição 11208 no kindle), o autor te prende do início ao fim, mesmo sendo super detalhista. O livro tem 81 capítulos de poucas páginas e é dividido em sete partes. A história é sobre a vida Robert cole, no século XVI, que fica órfão dos pais na infância e criado por um barbeiro cirurgião até a morte dele e Robert decide ir para o Oriente para estudar medicina, pois na Europa só existia os barbeiros cirurgiões e os médicos não eram bem vistos. Robert aprende a cultura dos judeus, o idioma persa e o islamismo para poder ser aceito na escola de medicina, com outro nome. Eu AMO história da medicina, medicina antiga, os instrumentos antigos, os tratamentos da época. Acredito que já vi o filme umas três vezes. Falando no filme, a historia foi bastante modificada, focando mais na apendicite, o mal do lado direito, a mãe de Robert morre da doença, e ele tem apenas uma irmã mais nova, no Oriente, Robert é acusado de ter um caso com a filha de um rei. No livro, a mãe morre depois do parto, ele tem um pai que morre doente mas não de apendicite, e um amigo que tem um caso extra conjugal com uma mulher já casada, e não o personagem principal, os casos de apendicite aparece mais no meio e final do livro. E Robert tem outros irmãos. Aconselho a ler o livro primeiro. A história de Robert Cole continua em "Xamã" e finaliza com "A escolha da dr. Cole", formando uma trilogia.

Gabriel A. 09/07/2022

Robert Jeremy Cole, é um menino inglês que possui uma habilidade (ou um tipo de dom sobrenatural), que ao tocar uma pessoa ele sente se a morte esta próxima da mesma, e foi assim que ele descobriu quando seus pais morreriam. Após o falecimento dos pais e sendo separado dos quatros irmãos mais novos, Rob J. é adotado por Henry Croft, também conhecido como Barber, um barbeiro cirurgião.

Embora os métodos de cura de Barber fossem em sua maioria enganosos, Rob vai ganhando conhecimento sobre métodos simples de cura e vai tomando gosto e interesse pela medicina. Em determinado momento, Rob ouve falar sobre uma importante e famosa escola de medicina na Pérsia e decide fazer uma longa viagem em busca de se tornar um grande médico. A partir de então, acompanhamos a arriscada viagem de Rob J. com destino à Pérsia, onde o jovem barbeiro cirurgião enfrenta difíceis e arriscadas situações, inclusive tendo que se passar por um falso judeu, já que a Pérsia proibia a entrada de outros povos que não fossem muçulmanos e judeus.

O Físico é uma história incrível que nos mostra a dificuldade que era ser médico na idade média. Já que a ciência tinha o seu avanço impedido por um cristianismo rígido, inquisidor e que punia cruelmente qualquer ação que colocasse a existência de Deus à prova.

O livro é um misto de romance de formação com aventura e fatos históricos da idade média. Dou destaque também à escrita de Noah Gordon, que consegue contar a história de uma forma muito clara e simples, fazendo com que a leitura, embora grande, não seja cansativa. Enfim, é um livro incrível e uma ficção que recomendo muito para quem gosta de histórias que tem como cenário a idade média e todos os elementos pertinentes à época.

Curiosidade: Desde que conheci esse livro, sempre me perguntei por que "O Físico" e não "O médico"? E foi aí que descobri que o nome foi apenas um erro de tradução, pois a palavra "physician" que seria a tradução para médico, foi confundida com "physicist", que é a tradução para físico.
Suéllen 10/07/2022minha estante
Muito bom ??????.. ainda vou ler esse livro !!

Gabriel A. 10/07/2022minha estante
Lê sim Suh, é muito bom... Logo logo vou ver o filme também

Suéllen 10/07/2022minha estante
Issoo e depois que ver o filme me fala o que achou tmb rsr

Thamiris.Treigher 11/07/2022minha estante
Arrasouuuu

Mabu 29/05/2022

O tipo de livro que muda nossas perspectivas.
Quando comecei a ler "O Físico", sabia que seria algo diferente de qualquer outra leitura apenas pelas primeiras páginas.
Na verdade, ler uma obra que retrata a era medieval com todos os horrores que ela realmente possuía, já fora algo que achei novo desde o princípio.
Mesmo os personagens com menos foco, àqueles que apenas apareciam durante as viagens de Rob J., eram extremamente reais, pessoas capazes de se imaginar sem quaisquer dificuldades.

Um livro incrível, para dizer o mínimo.

Brenda.Sá 28/05/2022

Uma linda epopeia ♥
Demorei para escrever o que achei do livro, pois não conseguia achar as palavras corretas que pudessem expressar o que senti ao terminar esse livro.
Primeiramente, é um livro que tem como pano de fundo o mundo no século XI, ou seja, Idade Média na Europa. Mas o livro não se restringe à Europa e, como todo bom romance histórico, dá uma aula de História (o que eu amo de paixão). Seguimos pela Europa e pelo Oriente, enquanto Rob J. Cole tenta seguir seu sonho de ser um médico. Aprendi sobre os costumes cristãos, judeus e muçulmanos daquela época. O que pensavam e como viviam. Abri, mais ainda, minha mente para outros costumes e vivências.
Falando sobre o personagem principal, Rob nos faz torcer por ele a todo momento. Ele passa pelos mais trágicos infortúnios, mas segue resiliente. O que achei interessante foi como o autor conseguiu prender minha atenção com cenas do cotidiano, eu apenas queria passar a próxima página e entrar mais ainda na vida de Rob. Tudo que ele fez para ir atrás do seu sonho só posso descrever como inacreditável.
Por fim, esse livro me marcou e me deixou com vontade de comprar os outros livros de Noah Gordon para conhecer outras culturas e outras histórias maravilhosas. ❤

Fabi 27/04/2022

Livro da vida!
Livro lindo, história espetacular e que mostra um propósito de vida na Medicina!
Recomendo a leitura para futuros ou atuais alunos de medicina, pois o livro traz também um histórico dos primórdios da medicina e as dúvidas e dificuldades sobre ser um médico medieval!
Amei, amei! Recomendo muito!

Renata 27/04/2022

O FÍSICO

O livro de Noah Gordon sempre me chamou a atenção. Leitura indicada por várias pessoas, eu aguardava o momento certo para realizar.

O enredo se passa no início do milênio passado, o espaço é dividido entre Inglaterra, Pérsia e Escócia.

Rob J. Cole e seus irmãos tornam-se órfãos, na antiga Londres, e passam a viver com outras famílias, que os adotam. Rob é criado por um barbeiro-cirurgião itinerante, uma espécie de boticário ou curandeiro, que, percorrendo os vilarejos, fazia as vezes de um médico, num tempo em que estes eram escassos e a medicina, uma ciência iniciante e cara.

Rob logo percebe que tem um dom nato e sente-se atraído pelo desejo de curar as pessoas e de conhecer mais sobre a arte da cura. Dessa forma, canaliza toda sua força vital na busca de conhecimento para tornar-se um médico, o que faz com que ele percorra muitos quilômetros, longos caminhos, para realizar seu sonho, adotando outro nome, simulando outra religião e etnia.

Nessa travessia, Rob transforma-se em Jesse ben Benjamin, descobre novas culturas, conhece o amor e a lealdade de verdadeiros amigos, mas saboreia o amargo gosto da traição, numa vida totalmente nova, na distante cidade de Ispahan. Como pano de fundo, o autor aborda com maestria os princípios e costumes  das três maiores religiões do mundo: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. Numa época em que cristãos eram abertamente rejeitados e discriminados, judeus e muçulmanos se toleravam com ódio velado.

Fascinado pelos ensinamentos de Ibn Sina, no Oriente, onde ele tenta desvendar os mistérios da criação, Jesse deseja voltar a ser Rob e retornar à Europa para exercer a profissão pela qual tanto lutou.

O físico é uma saga medieval que, além de muitos conhecimentos que agrega, traz um quê de aventura e uma pitada de romance, como toda boa obra.

Eu recomendo!

Renata Saraiva