Estética da recepção e história da literatura

Estética da recepção e história da literatura Regina Zilberman

Resenhas - Estética da recepção e história da literatura

Camila0831 25/04/2023

Imprescindível
Leitura imprescindível para melhor compreender a teoria de Jauss, desde seu surgimento, percurso histórico, até as críticas e novas vertentes que a usam por base. Sobretudo por apresentar um exercício de interpretação. Fundamental.

Silvana.Freitas 05/05/2022

Já tinha o livro há muitos anos, da época da faculdade, mas só agora, depois de retomado o hábito da leitura comecei a sentir novamente curiosidade sobre o tema. Confesso que apesar da qualidade inegável da escrita da autora, não foi uma leitura fluida. Foi uma leitura arrastada e difícil de levar adiante.

De qualquer forma ampliou minha noção de tudo que está contido no processo escrita-leitura, podendo perceber assim como é complexo e cheio de nuances. Deu também uma ideia de que o texto produzido por um autor pode assumir inúmeros significados com o passar do tempo e dos leitores que o lêem.

fyveer 08/10/2021

Livro maravilhoso, mas a leitura é muito cansativa. Ser estudante de letras é estar preparado para pegar um livro desses e admitir que não entendeu nada, e foi justamente o que aconteceu comigo.

Regina Zimberman é uma das minhas autoras favoritas, gosto muito do livro dela sobre literatura infantil e adoro assistir suas palestras, mas ao falar da teoria de Hans Robert Jauss sua mão pesou em parágrafos confusos. A obra não chega nem a 200 páginas e mesmo assim confesso que consegui entender umas 50, no máximo.

Vou ser justa e dizer que estética da recepção não é uma coisa fácil de explicar, principalmente quando se está aliada a historicidade literária. Achei interessante a autora ter feito uma análise de Helena, de Machado de Assis, com base nessa teoria somente para ajudar na explicação.

Ao final do livro Zilberman apresenta outras obras que nós podemos ler para acrescentar mais camada em nosso conhecimento.