El Lobo Estepario

El Lobo Estepario Hermann Hesse

Resenhas - El Lobo Estepario

Gabi Machi 22/06/2015

O que faz um livro ser marcante ou não? Essa pergunta é difícil de responder porque, de certa forma, é muito pessoal. Para alguns, o livro marcante tem uma história impactante, para mim, um livro marcante tem que me despertar sentimentos enquanto o leio. E isso que aconteceu comigo quando li “El lobo estepario”.
Não... essa não é uma história excepcional, inclusive, durante metade do livro quase não tem ação, é bem parado, porém o enredo é tão recheado de reflexões sobre a vida que é impossível não nos identificar com alguns trechos, pois fala da dualidade (ou multiplicidade) do ser humano e sobre como a vida é mais densa e difícil quando estamos cientes disso. O protagonista Harry é um outsider, que não tenta (ou não consegue?) se encaixar nos padrões da sociedade e, de certa forma, ele gosta disso. Ter essa personalidade é seu orgulho e também seu sofrimento. Até que, durante um baile, ele consegue realmente desfrutar de momentos de felicidades tão intensos, que faz com que ele se sinta uma pessoa comum, sendo genuinamente feliz. Talvez por o momento da minha vida, talvez por identificação com o personagem, talvez por pura poesia, não sei... mas foram poucos os livros que me despertaram sentimentos tão profundos como eu senti enquanto lia esse livro, em especial a parte do baile de máscaras. Eu podia sentir a felicidade do Harry, mas também sua tristeza por saber que aquilo era passageiro... era só uma noite de alegria em uma vida inteira de tristeza.

"Cada vez más roja ardía la boca pintada en el rostro que iba apagándose. Así había sido toda mi vida, así había sido mi poquito de felicidad y de amor, como esta boca rígida: un poco de carmín sobre una cara de muerto."

No fundo, creio que somos todos “lobos esteparios”, lutando diariamente para que nossas personalidades fiquem em equilíbrio e tentando ser genuinamente feliz.