Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Lua 11/05/2020

Prende!
Se não me engano, fizeram um filme baseado nesse livro... Minha leitura foi quando eu tinha mais ou menos de 16 pra 17 anos, e me prendeu bastante. Li em algumas horas. Ele tem uma história que te ensina didaticamente, ou seja, nem todo mundo vai se prender... Na verdade ou quem é muito sensível, ou quem é muito jovem e precisa levar uma verdade na cara. Mas nada muito pavoroso, só lembro de ficar angustiada pelo final. É isso :)

Rani 04/05/2020

Boa leitura
Um bom livro para matar o tempo, tem um suspense legal. Tem nomes demais mas depois fica fácil de entender a história.

Mia Fernandes 04/05/2020

Antes que você vá dá um sacode tanto na protagonista quanto no leitor
Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Uma bonita citação dita em vários livros de auto ajuda, porém, passa batido quando posta em prática. Mas, você só entende mesmo a veracidade da sentença depois de ler livros como Antes que eu vá. Porque passamos desperdiçando cada minuto, segundo e hora de cada dia? Sempre achamos que o amanhã é algo garantido, que sempre vai ter tempo para tudo. Só que não. O amanhã é uma incógnita. E a vida pode acabar no estalar dos dedos ou pelo acaso do destino. E ai, você percebe o que fez com o seu tempo? Se realizou os meus sonhos? Qual foi o seu ultimo beijo e abraço?

Antes que você vá dá um sacode tanto na protagonista quanto no leitor. Samantha Kingston teoricamente tem a vida sonhada por toda garota que está no colégio: possui o namorado cobiçado, tem as melhores amigas, é popular, e o melhor, ela pode aprontar horrores que nunca vai se responsabilizada por seus atos. Uma vida perfeita ne? Então porque ela teve que morrer, no auge da sua juventude? Não era justo. O que ela fez de tão mal que merecesse isso?

“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiça-lo.Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.”

Só que ela tem uma chance, melhor, sete “segundas chances” para aprender e consertar os seus erros. O leitor acompanha a evolução de uma jovem patricinha que já vivera os dois lados da vida escolar: o popular e o nerd. E é em cada tentativa de se “salvar”, Samantha vai amadurecer e viver de verdade. Ela começa a enxergar fora do seu mundo e evolui como pessoa. De uma garota “vadia” para uma “heroína”.

Só que a grande sacada da autora Lauren Oliver é sacudir o seu leitor e mostrar que NEM TODOS TEM UMA SEGUNDA CHANCE, ou um amanhã, um botão de replay que dá direito a concertar os erros e aproveitar cada segundo do dia.

“Não me sentia tão viva, tão capaz de fazer coisas há sabe-se lá quanto tempo.”

Eu li cada tentativa em cada dia. Ou seja, levei seis dias. Mas no final, quando Samantha começa a entender as entrelinhas do porque ela ainda “estava viva”, eu não consegui mais parar.

Outra grande lição do livro foi o tema bulling, que sempre existiu, desde os primórdios da educação. Mas, aqui temos a protagonista que sofrera e que depois passa a praticar o ato. Entretanto, a cada volta de Sam, conhecemos os outros personagens, e vimos que os valentões também são fracos e vice versa. E que muitas dessas “brincadeiras e apelidos” acontecem ser algo “divertido ou uma maneira de se defender de um ataque que ainda não aconteceu”, mas que tão mal entendido poderia ser resolvido se tivesse um diálogo franco entre os envolvidos.

Recomendo este livro para todos, para adolescentes que estão no auge da sua vida, para os populares e para você leitor, que está pensando no que vai fazer esta semana. Mas, que simplesmente esta deixando passar batido o dia de hoje.

xoxo
mia fernandes.

Deborah.Sales. 23/04/2020

Bom livro, no início um pouco cansativo porque repete a vida da protagonista, depois traz muitas lições sobre o bullying, amizades, amor. É aquele típico romance adolescente, leitura gostosa, te transporta pra história... Recomendo.

roberta | @robertabooks 21/04/2020

7 segundas chances
O livro não me prendeu no início, mas depois foi difícil largar. A Sam do início do livro não é a mesma Sam do final do livro, mas ainda assim é a mesma pessoa - ela só estava escondida, acuada e submissa.
A personagem principal é uma típica adolescente, que muda o seu mundo para caber no mundo que ela considera como legal e aceitável: mudou suas roupas, modo de agir, seu tratamento para com quem não é seu amigo, perdeu contato com sua família e deixou de fazer coisas que amava para poder ser vista como alguém legal perante a escola e as pessoas que a rodeavam, tudo por popularidade. É com a repetição dos dias de sua morte que ela vê que todas as mudanças que ocorreram na sua vida tiveram consequência e que ela sente falta de como as coisas eram e sofre sobre como poderiam ser.
Com os dias em repetição, decide fazer o que quer, que gosta e acha necessário para restaurar a vida que sente falta, amar quem deve ser amado, esclarecer assuntos com suas amigas e testar coisas absurdas, mesmo sabendo que ninguém lembrará de nada disso no dia seguinte.
A realização de que ser quem realmente é, quem sempre quis ser, não necessariamente é a pessoa que será mais bem vista, mais bem querida dentre todas, é o que leva ela a realinhar as coisas confusas que aconteciam em sua vida e com as pessoas ao seu redor, pois fica ciente de a vida não é simples, nem fácil, e que está tudo bem, que o importante é ser bom para com o próximo e consigo mesmo.

Rafa 11/04/2020

Como que faz pra gostar dessa protagonista?
Acompanhar o último dia da Samantha repetidas vezes foi chato e repetitivo. Okay, eu sei que era o mesmo dia se repetindo, mas acho que tinha como fazer ficar menos entediante em certos momentos, mesmo quando ela fazia coisas diferentes pra mim era extremamente maçante.
Acho que na verdade o problema maior foi que eu não simpatizei com a protagonista desde o começo, a Samantha não foi alguém que eu gostei de acompanhar, mesmo com a evolução dela (que foi bem grande) eu acabei não simpatizando do começo ao fim.
Não é um livro totalmente ruim (como eu tô fazendo parecer), na verdade ele traz uma reflexão sobre várias questões importantes da vida e tudo o mais.
Mas, infelizmente, pra mim não foi uma leitura incrível.

Mah Mac Dowell 30/03/2020

Livro leve, gostosinho de ler. Meio previsível, mas bem aquele livro para distrair a mente. Recomendo.

Bete 30/03/2020

O que vc faria se soubesse que ia morrer, o que faria diferente?
Um livro pra repensar nossas atitudes.

Thais Oliveira 14/03/2020

Uma nova chance
Samantha Kingston tem praticamente tudo que deseja. Popular, bonita e fútil, tem um namorado bonitão, um grupo de amigas inseparáveis e alguns privilégios no colégio que a sua popularidade conquistou.

Era para ser mais um Dia do Cupido, o dia que ela ganharia muitas rosas e bilhetes. Mas tudo muda drasticamente quando ela vai à uma festa no mesmo dia. Em uma noite chuvosa, ela e suas amigas sofrem um acidente, depois do ocorrido, Samantha revive o mesmo dia por 7 vezes.

Pode ser apavorante, porém, para ela é a oportunidade perfeita para mudar algumas atitudes e enxergar o que as consequências das suas ações refletem na vida de algumas pessoas.

É até complicado falar de um livro que abandonei três vezes, simplemente porque a leitura não estava me entretendo e não simpatizei com a protagonista, ela só me aborreceu com seus modos e demorei para entrosar com a história.

Porém, teve seus acontecimentos positivos, como por exemplo, Kent que é um amor de pessoa, compreensivo e gentil. Ele fez a leitura desse livro valer a pena, mesmo me deparando com alguns personagens bem mesquinhos.

Mais uma coisa, apesar de não me conectar com a Sam, ela mudou muito durante esse tempo. Ela evoluiu, cresceu, amadureceu e percebeu por fim que as consequências dos seus atos podem afetar positivamente ou negativamente as pessoas com quem se relaciona. E percebeu que a vida estava lhe dando uma nova chance para ser uma pessoa melhor.

No mais, o livro só ficou bom mesmo quando já estava acabando, então não foi como eu estava esperando, mas valeu a experiência.

site: https://www.instagram.com/sonhadora_lit/

Danielly 07/03/2020

Leitura leve
Aquela leitura leve, para descansar de uma leitura densa, para ler durante uma reunião chata, para ler no banheiro, até para ler com sono sem prestar muita atenção. É um livro com um história já bem conhecida por todos, mas ele se alonga muito, se detalha muito em algo que poderia ser resumido (qual a necessidade de escrever sobre o mesmo dia 7x?). Me surpreendeu pois eu esperava outro final, mas foi uma surpresa boa.

Jaine.Rosa 28/02/2020

Um livro ruim, mas para refletir.
Nesse livro um dos principais cenários é o colégio Thomas Jefferson, onde conhecemos os alunos adolescentes do ensino médio Rob, Kent, Juliet e as quatros amigas inseparáveis Elody, Lindsay, Ally e a Samantha que é nossa protagonista principal.
O quarteto de amigas são inseparáveis, populares, típicas patricinhas malvadas, com suas vidas perfeitas cheia de segredos, distanciamento da família, festas, cabular aula e etc... são admiradas por várias meninas e odiadas por outras tantas, e podemos entender levando em consideração o egocentrismo, a maldade, a confiança de sairem sempre ilesas, os boatos, bullying...!
Cá estamos, dia 12 de fevereiro, uma sexta, dia do cúpido no colégio.
Dia em que os alunos presenteiam um aos outros com flores, geralmente rosas com namogramas, e a quantidade recebida reflete muito no quanto popular você é.
Sam namora Rob o cara mais popular da escola, cobiçado por todas escolheu ela como sua namorada, e o dia do cupido foi o dia destinado para ela perder a virgindade com ele.
Kent que era amigo de Sam na infância resolve dar uma festa a noite e convida a todos da escola, onde Juliet aparece diferente e destemida, mudando todo o percurso da vida dela e de algumas pessoas que estão ali.
Rob da pouca importância a Sam, o que a deixa triste e acaba sendo mais estúpida ainda com Kent e com Juliet quando ela aparece, humilhando-a. Após isso quando vão embora da festa, Lindsay como sempre dirigindo imprudente, mas dessa vez foi fatal para Samantha, porém Sam acorda em sua cama, no que ela acha que seja o dia seguinte de um pesadelo horrível, mas estamos novamente em 12 de fevereiro, uma sexta – feira, o que lhe acontece mais seis vezes, então um total de sete.
Revivendo o mesmo dia, ela primeiro faz tudo que lhe vem a cabeça, por saber que não há conseqüências, já que amanhã será o mesmo dia do zero, então comete muitos erros, só não contava que esses erros, por exemplo, pudessem matar sua amiga ao invés dela, ou uma colega de sala se suicidar com uma arma, ou a perda da convivência com sua família.
Então passa cada dia tentando entender seus erros, suas escolhas e tentando descobrir o que está lhe prendendo nesse ciclo insuportável.
Sam passa a conviver mais com sua família, ter mais respeito, curtir sua irmã já que ela não a verá crescer, beijar e abraçar seus pais pois serão os últimos dias que sentirá isso e dizer eu te amo, e na escola também segue essa mudança de atitude e escolhas, termina com seu namorado arrogante e entende que esta realmente se apaixonando por Kent e também tenta de todas as formas impedir a morte de Juliet.

- MEU PARECER:

Para mim foi um livro difícil de ler, por dois motivos primeiro pelas intermináveis maldades dessas quatro amigas e depois por o sofrimento de Sam reviver sua morte e a dor de ver outras mortes.
Adolescentes são complicados, ok eu sei, mas tudo tem um limite, e 17 anos sabemos bem o que estamos fazendo e se orgulhar em maltratas os outros é totalmente doentio. Para mim Sam vivia em uma bolha em que ela era o centro de tudo, com tudo nas mãos, e a vida perfeita aos olhos dos demais, porém não passava de alguém sem personalidade própria seguindo maldade infinitas de sua amiga, namorava um babaca só porque ela o mais popular da escola e aceitou o quanto ele tinha desfeito dela anteriormente, não passando de um bêbado, filhinho de papai que só quer transar com ela. Em casa fica sempre isolada, não tem paciência com sua irmãzinha e parece não suportar sua mãe e nem liga pro seu pai.
Ok, a autora trabalhou a personagem, ela amadureceu sim, mas depois de morta, depois de ser tóxica, de ser alguém insuportável. Mas acho que vale a questão para repensarmos na nossa vida, nossas atitudes, o que desperdiçamos, os momentos que deixamos de usufruir com nossa família....refletimos também sobre as consequências que todas nossas atitudes tem, aprendemos a dar valor ao simples.
E o principal o foco nos adolescente, a pior fase de todos nós, onde somos pressionados por todos os lados, a questão da popularidade que impede de você ser livre para ser e fazer o que quiser, a questão do sexo e a sensação que é uma das únicas coitadas ainda virgem, a questão do amor que quer ser amada mas também não sente amor pela pessoa que namora... a pressão da beleza e ai entra então a questão da doença a anorexia para tentar manter o peso.... Fora tudo isso a BASE do livro, o que deu as estrelas a ele, o bullying, que muitos fazem pouco caso,mas ninguém está na pele da vitima para saber como se sente e o que se passa em sua cabeça.
Por fim achei um livro chato e insuportável no início e depois comecei a achar triste somente, ele é muito bem escrito e fluido, entretanto algumas atitudes de personagens me impedia de ter aquela vontade de ler todo de uma vez.. e então senti PENA, sim, pena da personagem por ela ser também mais uma vitima, por a super proteção que tinha e todos fazendo o que ela queria, por querer agradar suas amigas agindo feito um animal e ela acabou virando contra si mesma, e sua morte foi a conseqüência.
Um livro ruim, mas para refletir.

- ALGUMAS FRASES:

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."
"As coisas mudam depois que você morre – acho morrer é a coisa mais solitária que se pode fazer."
"E eu me dou conta de que não estou cercada por escuridão, mas só havia estado com os olhos fechados o tempo todo. "
"Uma boa amiga guarda segredos para você. Uma melhor amiga ajuda você a guardar os próprios segredos."
"Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua? Tente não me julgar: lembre-se que somos iguais, eu e você."
"Em algum lugar no giro interminável da eternidade aquela minúscula fração de segundo em que nossos lábios se encontraram se perdeu para sempre."
"Se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido."
"Eu suponho que este é o segredo, se você algum dia estiver desejando que as coisas voltem para o jeito que eram. Você só tem de olhar para cima."
"Gosto de pensar em como a vida é engraçada, como tanta coisa muda. Como as pessoas mudam."
"Eis outra coisa a que se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo."
"É incrível que os olhos consigam fazer isso, consigam transformar luz em calor."
"Esse é o problema com sacrifícios. São dolorosos. Literalmente."

Patty 22/02/2020

Antes que eu vá

É um livro que aborda um assunto que todos nós evitamos falar a morte. Sim a morte. Será que é possível ter uma outra oportunidade para mudar as coisas e evitar certas situações? Samantha Kingston terá a oportunidade de reviver o último dia de sua vida, para evitar algumas situações e tornar-se uma pessoa melhor.

Andressa.Soares 18/02/2020

Looping
Quantas vezes você tem que viver um dia para acertar as coisas?!

nnamaria 13/02/2020

Vale a pena ler
Antes que eu vá foi a minha primeira leitura desse ano de 2020. No ano anterior havia lido a versão em idioma original e amei tanto que precisava ter uma cópia no nosso idioma.
Esse livro me fez chorar, sorrir, refletir, querer parar de ler, gritar e várias outras coisas de tanto que me envolvi na narrativa.
Não tenho dúvidas ao dizer que foi um dos melhores livros que já li. É muito mais do que a história de Sam revivendo seu último dia de vida. É sobre bullying, aprendizado, empatia. É uma leitura obrigatória para nos fazer refletir sobre o tempo que temos e o que fazemos com ele.

Literario 13/02/2020

Lindo e inesperado
A protagonista sofre um acidente e vive o mesmo dia várias vezes, li 3 livros no mesmo sentido, mas esse mostra tanto sobre a evoluçãoda personagem que fiquei bastante interessada. Conforme a personagem revive o mesmo dia, ela começa a perceber situações que antes nao via, devido sua bolha familiar por assim dizer. Sendo popular e seguindo sua vida normalmente, era passível dela não perceber a situação de outras pessoas com menos sorte, de certa forma.
A maneira como ela evolui, muda, e até mesmo tenta ajudar em determinado momento da história, vale muito a pena a leitura.
O final é totalmente inesperado, eu chorei muito. Leiaaam