Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Bianca 04/08/2011

Uma lição...
E SE tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveria a ir para salvar a própria vida.

Como fazer uma resenha digna deste livro?
Antes que eu vá, de Lauren Oliver, entrou na lista dos livros que recomendo insistentemente. Até darei um lugar a ele ao lado de Um Dia, como meu preferido.
Sabe quando você termina uma leitura cheio de questionamentos e ao mesmo tempo cheio de respostas? Isso foi apenas o início do que senti.
Lauren Oliver escreveu com maestria e trouxe para a literatura uma obra intensa, repleta de verdade e sentimento.
Antes que eu vá traz muito de sua carga emocional em seu título e sinopse, principalmente para quem já leu.
Não há como não julgar Sam e suas amigas. Elas são egoístas, sim.
Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu mereça morrer assim?
O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente pior do que você faz?
Pense a respeito.
E é isso que fazemos durante e depois da leitura: pensamos muito a respeito.
Sam narra em primeira pessoa e joga com o leitor o tempo todo. Será que o nosso telhado é de vidro?
Dizem que logo antes de morrer sua vida inteira passa diante de seus olhos, mas não foi assim comigo.
E se morrêssemos hoje? O que passaria por nossa mente? Do que sentiríamos falta? Do que sentiríamos culpa? O que teríamos feito diferente, se tivéssemos a chance?
Esses são alguns dos questionamentos levantados pela autora e que se chocam com o leitor.
Sam morre e tem essa chance. E agora?
Ela não entende o que aconteceu, nem o que fez de errado e tenta se justificar, mostrando seu ponto de vista.
É tocante como ela, aos pouquinhos, constata que não era tão boa quanto pensava.
A questão é: nós podemos fazer esse tipo de coisa. Sabe por quê? Porque somos populares. E se somos populares podemos sair ilesas de tudo. Então é um círculo vicioso.
Outro tema explorado é o bulling. Tão discutido e ainda tão constante entre crianças e adolescentes. Sam conhece os dois lados da moeda e acredita que se permanecer do lado certo, não terá problemas.
Sempre haverá um amanhã.
Diferente do que Sam pensava, a lição é bem clara: NEM sempre haverá um amanhã e não temos controle sobre nossas vidas.
Com uma escrita fluida e personagens envolventes, Lauren Oliver, nos dá uma aula, ou talvez, uma lição de moral, sem parecer pretensiosa ou rude.
Outro ponto muito bem trabalhado é que alguém sempre nos amará e sempre verá o melhor em nós, não importa se isso não é visível ou se não merecemos.
Você não precisa de conserto, Sam.
Talvez eu não consiga passar tudo o que senti ao ler Antes que eu vá. É como se um novo conceito se formasse dentro de mim. Sam descreve o que sinto lindamente ao dizer Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.
Terminei a leitura aos prantos. Meu coração ficou a mil.
De certa forma, entendi cada um dos personagens. É fácil criar uma armadura e atacar para se defender, não é certo, não foi como cresci, mas é o caminho mais simples.
Acredito que foi a melhor narrativa em primeira pessoa que já li. É uma conversa com o leitor.
DEVE ser lido por todos. Gostaria que fosse leitura obrigatória nas escolas.
Recomendo muito!
O que estou dizendo é: talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. () Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe.
***
Leia outras resenhas em http://redomadecristal.com.br/blog/
guiiback 31/08/2011minha estante
Que resenha perfeita!
Graças a você, eu quero ler esse livro agora!
bjs

Thali Prado 02/09/2011minha estante
Decidi ler o livro depois de ler tua resenha! Já estava com uma certa vontade, mas sua opinião sobre o livro me deu a certeza de que o livro vale a pena.

Comprarei o mais breve possível =D
Beijos

Ju 19/09/2011minha estante
Nossa logo depois de ler sua resenha fiquei morrendo de vontade de ler o livro!
vou ler o quanto antes !
=)

Yas 14/11/2011minha estante
Amei já estava louca de vontade de ler este livro, mas agora pra mim e mais que uma obrigação lê-lo, a resenha é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA,sua opinião sobre o livro foi totalmente verdadeira.Adorei
bjs

Dand 16/11/2011minha estante
Amei o livro, historia mt linda, recomendo

Mandy 15/01/2012minha estante
Bianca, estou lendo " Antes que eu vá", e estou adorando, acho que temos afinidades literárias. Sou novata aqui no Skoob, vc poderia me dar uma forcinha me adicionado como sua amiga? Gostaria tb de comentar esse livro com vc, se vc quiser, é claro,estou na pág 177. Solicito q vá à minha estante e publique o q vc acha dos meus comentários sobre este livros, certo? Obrigada! Mandy37

Bianca 16/01/2012minha estante
Oi, Mandy!
Tudo bem?

Claro que posso adicionar você. =D
Não estou achando o seu perfil.
Podemos comentar sobre o livro, sim!
Aqui está o link da resenha no meu blog:

Acho que é mais fácil conversarmos por lá.
Sempre que quiser conversar sobre algum livro, é só falar. Sou escritora também. ^^

Beijo.

Bruuh 17/01/2012minha estante
Amei o livro e como vc,também terminei o livro aos prantos e com coração a mil.Rs acho que comecei a chorar a partir do começo do último dia rs
Adorei sua resenha.

EduardoMaximo 05/05/2012minha estante
Nossa adorei a sua resenha... não vejo a hora de ler esse livro... ah e aproveitando a ocasião vc pode me adc, sou novo aki! bjao

Julia Alves 05/07/2012minha estante
Terminei esse livro ontem e, como você disse, estou aos prantos.
O livro é perfeito e tão envolvente que você não consegue parar de ler, nem pra chorar. Não há como não gostar dele.

Viih 06/08/2012minha estante
Nossa,adorei a sua resenha,a prima de uma amiga minha me recomendou esse livro que ela iria ler na escola,comecei a procurar sobre ele e encontro essa sua resenha que me fez apaixonar pelo livro antes mesmo de ler ele. :D

Priscila Dutra 26/12/2012minha estante
Ótima Resenha!!
Gente acabei de ler agora, estou com um nó na garganta, doida pra chorar. É muito lindo de ver como ela aos poucos vai percebendo que a vida não é tão fútil e que toda a perfeiçao que os populares, incluindo ela, passam para os outros é totalmente superficial e que ngm é perfeito. E o sentimento que ela e o Kent passam a ter no decorre do livro é lindooooooo. Chega pq eu posso escrever textos e mais textos que nunca vou conseguir descrever esse livro. 5 estrelas TOTAL!!.

Priscila Dutra 26/12/2012minha estante
Ótima Resenha!!

(Luh) 10/07/2013minha estante
É um livro muito bom, mas que no final me decepcionou muito.Foi muito vago como se estivesse faltando páginas e eu esperava que a Sam tivesse um final feliz oque de certa forma, não foi oque aconteceu. :(

Silvia 02/06/2014minha estante
Também terminei aos prantos. E como você disse não podemos julgar Sam e suas amigas. Além da estória maaaravilhosa e dos personagens mais que perfeitos fiquei muito abismada quando a protagonista conhecendo suas amigas, seu egocentrismo e tudo diz que as ama e suas melhores lembranças são com elas; dando um tapa nos filmes clichês em que todas as populares são cobrinhas que não valem a pena serem amadas!

Silvia 02/06/2014minha estante
E a pior coisa foi que sempre mantive a esperança quê depois de tantas boas ações ela fosse acordar, olhar no celular e ver 13 de Fevereiro, Sábado ;(

Nayamillet 25/10/2014minha estante
Eu comecei a ler o livro e acabei deixando ele de lado pois ainda não tinha me prendido tanto, mas depois de ler essa resenha eu fiquei com uma vontade urgente de terminar a leitura. Xx

Camila 15/12/2014minha estante
Terminei agora de reler este livro e você colocou as exatas palavras que eu queria pôr em minha resenha. As emoções, sensações e reflexões que este livro me proporcionou são imensuráveis. Não releio livros, mas com este foi diferente. Meu coração, meu corpo, minha alma precisava do choque que esta história sempre me dá. Só ao ler os quotes deste livro eu já sentia que este era O livro. Definitivamente ele precisa ser lido nas escolas. Graças a Deus que serei professora e farei com que todos os meus alunos o leiam. É impossível ler este livro e não ser impactado. Simplesmente não há como.

Bella 31/08/2016minha estante
O livro é muito bom, mas o final, mesmo que esperado, é muito triste af

Bya 03/11/2020minha estante
Caraca, chocada, já quero mto ler, a sinopse ja tava me pegando, mas dps dessa resenha maravilhosa, quero ler ainda mais. Gosto muito quando os livros tem algo profundo a nos ensinar. Tenho tentado smp extrair algum ensinamento de todos os livros que leio, pra aplicar na vida real, recomendo. E sobre a sua resenha, arrasou, eu não podia passar a chance de elogiar, pq vc me instigou mais a ler e se expressou mto bem. É mto bom não guardar elogios, eles smp vão ser a alegria de alguém.

Fanuel 20/06/2021minha estante
Como faço pra ler esse livro?? Não estou conseguindo

Duda 13/05/2022minha estante
Como faço para ler o livro? Eu salvei, quando aperto no livro, ele mostra só o início

Maria8850 31/07/2023minha estante
Eu adorei,apesar do loop e eu ficar louquinha

Caroline.Fachs 21/08/2023minha estante
Olá! Alguém pode me explicar como faço para ler esse livro? Estou ansiosa para começar para ler deve ser muito bom. Alguém pode me ajudar?

Rose.Diamond 20/03/2017

Vc só pode ta brincando cmg!!!
Eu acabei de ler esse livro e pqp eu não sei se amo ele por causa daquele final ou apesar daquele final.
Mds oq É isso? Eu quero socar e abraçar a moça q escreveu isso. Eu to chorando muito e inconformada e Vc precisa ler esse livro p mim ter alguem p sofrer cmg.
Mademoiselle Ly 26/03/2017minha estante
A Lauren Oliver é incrível! Não sei se você já leu Delírio, que também é dela. Combina distopia e uma narrativa de devastar que só a Lauren mesmo para escrever. Eu ainda não li esse, mas vontade não falta...

Rose.Diamond 28/03/2017minha estante
Eu tenho os dois primeiros dessa série, só falta tempo mesmo kkkk
Moça le esse livro pf, vc vai sofrer? Vai, isso é certeza! Vai começar a chorar do nd no meio da rua talvez pq lembrou do final do livro? Talvez, se vc for tipo eu kkkkk
Mas vale muito a pena

Mademoiselle Ly 28/03/2017minha estante
Olha me convenceu kkkkkk, tô precisando de um livro assim pra variar. Vou ler o mais rápido possível.

Thais 06/04/2017minha estante
Tô sofrendo também. Que final... :(

Rose.Diamond 08/04/2017minha estante
Me conta depois oq achou Mademoiselle kkkk
E Thais, bem vinda ao clube kkkk

Carol 05/05/2017

Parece promissor mas..
O livro não termina. Ou melhor, termina sem explicação alguma. As coisas simplesmente acontecem, você não descobre o motivo nem a razão de nada.

É decepcionante, pois começa bem, é bem escrito, intrigante, você quer saber de qualquer jeito o que vai acontecer no final e o porquê, mas não descobre.

Os fatos acontecem em uma sequencia, não fica repetitivo, o que era um receio que eu tinha mas, infelizmente pecou gravemente pra mim, deixando sem final.
Dri 06/05/2017minha estante
Senti a msm coisa

Vane 20/05/2017minha estante
Acabei de ler e ache péssimo! Decepção total.

Edna 20/05/2017minha estante
Também não gostei, tinha tudo pra ser bom, e acabou sem explicação, achei que acabaria quando ela fizesse as coisas certas. Me decepcionei!

Cristiane 23/05/2017minha estante
undefined

Cristiane 23/05/2017minha estante
Queria um fim melhor também.

Tami 03/03/2017

"Eu pensei que se eu fizesse uma festa, você viria."
?????????

null

????????

Não entendi...

Ca Agulhari @literario_universo 13/06/2017

Bem meia boca!
Eu tava esperando uma super mega história, me arrependi, fui com muita sede ao pote. Boa parte do livro é muito chata, repetitiva, pra mim só a Izzy, Juliet e o Kent salvam o livro todo. História bem meia boca, chatinha mesmo, bem pra adolescente que acha que o mundo gira ao redor do próprio umbigo. Sorry se isso é rude, mas pô, li aqui no Skoob que mta gente amou, achou super mega blaster, o que diabos esse povo anda lendo pra achar isso bom?
Michele.Acquafreda 04/07/2017minha estante
Concordo com vc. Já li mais da metade, mas até agora não gostei.

Rafaela.Lobo 04/07/2017minha estante
Horrível,não gostei nadinha...concordo com vc

Ca Agulhari @literario_universo 04/07/2017minha estante
Muito ruim né gente?

Amanda Azevedo 17/02/2012

"Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha."

Acredito que todo mundo, pelos menos uma vez na vida, já esteve enganado sobre alguém. Que já odiou uma pessoa sem nunca ter conversado com ela; já acreditou em boatos e os levou adiante; já riu do outro com alguma piadinha de mau gosto... Sim, eu sei que você já fez isso, e sim, eu sei também que você não foi o único. Infelizmente isso é bem corriqueiro, eu sei disso, você sabe, todos sabem. E todos continuam fazendo, mesmo sabendo das conseqüências que isso pode trazer.

Brincadeiras, aparentemente inofensivas pra quem faz, abalam e muito a pessoa que é o alvo daquela “chacota”. Nós não nos conhecemos 100%, vira e mexe nos surpreendemos com atitudes que tomamos e imaginávamos nunca capazes de tomar. Então, como podemos pensar que conhecemos alguém a ponto de “tirar sarro” dos seus defeitos e esperar que ela aceite e leve na brincadeira? Nós não conhecemos o íntimo do outro, não sabemos até onde podemos entrar, por isso, é preciso cuidado. Viver... Conviver... É complicado.

"Estremeço, pensando em como é fácil se enganar completamente a respeito dos outros — de ver uma pequena parte deles e confundir com o todo, de ver a causa e confundir com o efeito e vice-versa." — Página 292

O livro trás a estória de Sam. Uma adolescente, que tem, aparentemente, a vida perfeita: um namorado bonito e amigas populares — pois é, para adolescentes, felicidade parece se resumir a isso. E como é de se esperar, garotas populares se divertem fazendo pouco dos outros alunos, e é nessa leva que somos apresentados a vida de Sam.

Mas calma, a estória ainda não começou de verdade. Voltando de uma festa com suas amigas, ela sofre um acidente e morre. Simples assim, sem prévio aviso, do mesmo jeito que acontecerá comigo e com você, afinal, nunca se sabe quando chegará a nossa hora. Pode ser amanhã ou pode ser daqui a 50 anos.

"Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe." — Página 205

Podemos dizer que o livro começa quando a vida de Sam termina. Ela tem a oportunidade de reviver o dia de sua morte 7 vezes. E nessas “chances extras” ela vai amadurecendo e tentando consertar as bobagens feitas durante sua vida. Nesse curto espaço de tempo, ela revê vários de seus conceitos e passa a dar valor às coisas e às pessoas que realmente importam.

Falando assim, pode soar clichê, mas a Lauren soube conduzir muito bem a estória. A leitura não é cansativa e nos prende de um modo incrível. Você passa o livro inteiro na expectativa, torcendo pra que naquele novo dia, Sam tome as decisões certas.

E ela toma as atitudes certas? Quem sabe? Existe o certo? O que é certo pra mim é certo pra você? Essas são perguntas que serão respondidas quando você ler o livro. “Antes que eu vá” é pessoal é íntimo... Tocará a todos — ou a grande maioria — os leitores, mas de forma diferente.

Tirei uma estrelinha do livro devido ao final. Não foi um final frustrante, mas eu fiquei com aquela sensação de: “faltou alguma coisa!” Não sei dizer o que nem porque — legal, não é? — mas na minha cabeça o livro não foi encerrado com aquela última frase. Poderia ter durado um pouco mais.

Pra encerrar, digo que recomendo o livro. É uma leitura totalmente válida. A estória é linda, comovente e bem escrita. Com personagens incríveis, como Juliet Sykes e Kent, que vão, com certeza, te ensinar alguma coisa. Impossível passar pelas páginas de “Antes que eu vá” e não tirar algo de bom que você levará consigo durante muito tempo.

Amanda — Lendo&Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
Nana 09/10/2011minha estante
nossa amanda amei sua resenha....
Esse livro me fez pensar na vida e no tempo. Nas escolhas que fazemos, nas coisas que deixamos de dizer e no nosso olhar para o futuro. As vezes planejamos tanto o futuro, sonhamos tanto em realizar os maiores feitos, ter o melhor emprego, encontrar o maior amor que não damos valores ao que temos todos os dias, bem do nosso lado. Família, amigos, amores... aos pequenos momentos da vida, imagine se eles fossem os últimos? Imagine ainda, que uma pequena atitude impensada pode mudar todo o seu futuro ou de alguém perto de você.
Beijos e tá lindo seu blog!!!

vallena 25/10/2011minha estante
digo o MESMO

Amanda Azevedo 14/11/2011minha estante
Oi meninas! Obrigada, que bom que gostaram da resenha! Fico feliz! ;)

Sim Nana, tudo isso passa pela nossa cabeça ao ler esse livro! é um "tapa na cara", né? Faz com que acordemos para a vida!
Beijos e que bom que gosta do blog! *-*

:**

Geovana 17/06/2014

Decepção
não me lembro de ter lido um livro tão chato quanto este, esperava muito mais dele, normalmente leio um livro destes em 3 dias, este estou a mais de uma semana, é um livro ao qual não recomendo, apenas nas ultimas paginas que da uma animadinha, conteudo sem qualquer noção. uma historia que poderia ser muito boa se tornou cansativa, já vi adolecentes escreverem melhor.
Geovana 17/06/2014minha estante
acabei de ler o final,como já era de se esperar,um final nada haver.

Ju 24/08/2014minha estante
Achei decepcionante também, além de sem nexo.
Muito explicação pra tentar justificar a maldade de algumas personagens. Desnecessário.

Laura 04/11/2014minha estante
Um livro chato. Maçante, sem graça alguma.

Morini 20/09/2011

Por @umlivroqualquer
Confesso que nunca gostei de histórias envolvendo adolescentes. Quando comecei a lê-lo, fiquei com “um pé atrás” por este motivo e, principalmente, porque ela (a protagonista) e suas amigas são o tipo de adolescente mais irritante da face da terra. Enfim, minha leitura foi carregada de um pré-conceito que não fico feliz em compartilhar.

A protagonista, Sam - como suas amigas a chamam -, revive o último dia da sua vida presa em uma espécie de “círculo temporal”, revivendo cada detalhe dele toda vez que acorda. O livro trata de sua luta para ter um final diferente, tentando salvar a própria vida daquele dia trágico.

O livro superou minhas expectativas, pois a autora consegue transmitir toda angustia e frustração da protagonista a cada nova tentativa falha, sendo possível acompanhar o amadurecimento dela em cada novo dia do mesmo dia; Como ela começa a entender o que realmente é importante na vida de uma pessoa; Como se aqueles poucos dias revividos, representassem décadas de uma vida normal. Por isso, a história em si não é algo inédito ou surpreendente, mas é agradável e bem escrita. Uma leitura rápida que consegue prender a atenção entre todos os encontros e desencontros da protagonista e suas amigas.

Dentre todas as personagens, eu gostei muito da Juliet Sykes desde o primeiro momento que ela apareceu no livro. Talvez, porque eu tenha uma forte identificação com as pessoas que ficam as margens da história, acho que sempre vivi assim, e por isso, considero tais personagens mais atrativas.

"Antes que eu vá" não é minha história preferida, mas gostei de ler e recomendo - especialmente se você tiver algo entre 14 e 18 anos de idade - porque de uma forma estranha, a Sam, por reviver seu ultimo dia várias vezes, se torna uma “adulta” com todas as experiencias de uma adolescente comum e, agora, tenta guiar suas amigas e as pessoas que conhece para um caminho seguro, como nossos pais fazem diariamente.
maysleituras 13/09/2011minha estante
Adorei a resenha! Assim como você, gosto mais das personagens como Juliet Sykes e tenho pé atrás com gente como Sam e suas amigas. E gostei muito da última parte. Sobre ela se tornar adulta e guiar suas amigas para um caminho seguro. Acho que é assm que acontece mesmo!
Parabéns pela resenha o/

Morini 13/09/2011minha estante
Obrigado Mayara, pelo visto a Juliet já pode ter um fã clube! =)

Liz 20/09/2012

Bonito, inteligente e simples.
Antes que eu vá conta a história de Sam: popular, inconsequente, bonita e uma vaca. Uma completa vaca. Sam então, está tenho um dia comum de vaca. Vai pra escola com suas amigas, paquera o professor de matemática, zoa as garotas '' inferiores'' do colégio, mata a aula, cola na prova, vai beber e segue pra noitada. Tudo sem consequências, tudo sem nem ser raciocinado.
Mas é aí que entra o livro. Voltando de uma festa com suas amigas bebadas, uma discussão boba gera um acidente de carro. Sam morre naquele 12 de fevereiro.

E acorda novamente. Em 12 de fevereiro. Viva.

A partir daí Sam vai revivendo o dia do acidente de várias maneiras. Em uns morre e em outros não. Mas tudo que parece ser tão sem sentido no início, ganha uma base tão forte no final, que desafio qualquer um que seja sensível com o tema MORTE a não chorar continuamente a partir da pagina 311. E várias vezes antes disso.

Não leia Antes que eu vá procurando por uma heroína. Se for assim, não dá pra passar das primeiras 20 páginas. O interessante de tudo não é uma garota fofinha tentando sair de uma bolha temporal. Sam é muito nojenta no início. Mas com o passar do tempo , ou a falta dessa passagem, Sam vai amadurecendo e enxergando diversos aspectos da sua vida aos quais antes ela ignorava ou era pressionada a ignorar.

Tudo isso é narrado de uma forma singela e ... bonita. Lauren Oliver consegue dizer tudo o que Sam pensa somente com algumas frases. Conseguimos saber coisas que nem Sam entendeu ainda somente com uma pincelada de seus pensamentos e sentimentos. Já li Delírio, da mesma autora, e ela conseguiu se superar um milhão de vezes em Antes que eu vá. Achei que essa coisa de reviver o mesmo dia seria repetitivo demais por quase 400 páginas mas não. Tudo é muito bem arquitetado e bem feito. Incrível.

Recomendo para todos que já pensaram em seus ultimos dias e também para aqueles que nunca pensaram nisso. Não acredito que o livro seja capaz de mudar o mundo e fazer todos viverem intensamente. Mas de uma coisa eu tenho certeza. Quando acabar de ler a saga de Sam, com o rosto ainda um pouco úmido, você vai querer dar um abraço bem apertado em cada membro da sua família, mandar uma super mensagem para sua melhor amiga e um grande beijo no amor da sua vida. Ficará grato por ter tido tempo para conhecer e amar essas pessoas. Ficará agradecido por ter tido tempo. Por estar vivo e saber disso. Por não saber qual vai ser a última vez. Sei disso tudo porque aconteceu comigo. E fico muito agradecida também por ter tido um amanhã em que esse livro chegou em minhas mãos . Obrigada Sam :)
Nacil 20/09/2012minha estante
Ganhei beijões muito gostosos hoje ;D

Liz 22/09/2012minha estante
Claro ! Além de ser você *.* o livro é muito triste e bom :)

Nany 14/08/2011

ANTES QUE EU VÁ LAUREN OLIVER (http://up-brasil.com/?p=69906)
É difícil juntar todas as características desse livro em uma única resenha quem dirá em uma palavra! Antes Que Eu Vá é um livro que mescla todos os pontos mais revoltantes de um high school americano e pincela com um tom sobrenatural. Leitura rápida e de fácil entendimento. Lauren Oliver teve como vou explicar ao longo dessa resenha um real propósito em escrever esse romance. Não sei de suas motivações, mas fica claro que a autora teve uma forte razão para fazê-lo.

Narrado em primeira pessoa, Antes Que Eu Vá conta a história se Samantha Kingston, uma típica patricinha popular do high school americano que vê sua vida se esvair como areia por entre os dedos quando sofre um terrível acidente de carro. Morta, ela é obrigada a reviver o mesmo dia em que morreu por 7 vezes. É nessa narrativa que nós vamos conhecer quem realmente é a Sam e quantos problemas existem em uma escola de um país que se distancia de seus estudantes.

Sam possui três amigas: Lindsay, Ally e Elody As quatro garotas mais populares da escola. Esse privilégio dá a elas uma noção de realidade completamente deturpada e as transforma em pessoas más, que passam por cima das pessoas e não aceitam as diferenças. O maior exemplo do livro é o bullyng sofrido por Juliet Sykes, uma menina introvertida e calada que é alvo das chacotas e brincadeiras de mal gosto do quarteto.

Percebendo que morreu, Sam começa a enxergar como sua vida é fútil e seus problemas superficiais. Ela começa a notar tudo que vinha perdendo todo esse tempo e em como vinha sendo egoísta e pensando só em si. E a partir de um momento ela começa a pensar que pode mudar o futuro e que se fizer tudo certo poderá, talvez não morrer.

O livro como um todo vai trazer a tona a questão do bullying e dos rótulos impostos pela sociedade. Cada personagem pode ser visto como uma real caricatura dos estereótipos existentes no colégio e as consequências de pertencer a determinados grupos sociais. É como eu citei anteriormente, a autora fez esse livro pensando exclusivamente em expor uma situação que ela acha errada. Você percebe isso com muita clareza a parir do momento em que todas as ocasiões convergem para um mesmo desfecho e o crescimento pessoal de Sam se dá baseado no que ela começa a compreender que é errado e imoral, como é o caso do bullying com a Juliet Sykes.

Status social e popularidade fazem com que as pessoas se transformem em monstros é basicamente essa a mensagem. A Sam, por exemplo, começa o livro programando para perder sua virgindade com um carinha que ela nem sequer gostava porque simplesmente as pessoas diziam que eles ficavam bem juntos.

Enfim, esse é definitivamente um livro a ser lido. Nos ensina muita coisa e nos faz ficarmos atentos em como estamos vivendo nossos dias afinal de contas nunca sabemos quando será o último.

Meu ponto é: talvez você possa esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhã, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, rolar nele, deixar que ele se esvaia como moedas por entre seus dedos. Tanto tempo que você pode gastá-lo.

Mas para alguns de nós há apenas o hoje. E a verdade é que você nunca sabe.

A minha única ressalva para com o livro é o seu final, o qual não irei contar aqui, mas que me decepcionou um pouco já que eu esperava que toda a odisséia de Sam tivesse enfim um sentido e ele não ficou muito claro ao términio. No fim das contas eu senti que o livro todo foi em vão, e que tudo pelo qual a Sam passou foi sem propósito. Mas essa sou eu. Já ouvi pessoas que disseram que adoraram o final, então

Fica a dica para todos que ficaram interessados. Vale a pena ler esse livro e ficar com o coraçãozinho apertado a cada vez que a Sam tem que morrer e refazer tudo de novo.
Nedja 22/09/2014minha estante
Afff, q final hein? Na verdade, como esse não é o primeiro livro da autora q eu leio, formei uma opinião: Ela escreve mto bem, but... não sabe finalizar suas histórias. A trilogia Delírio me matou de frustração, com esse aconteceu quase o mesmo. Não é que o livro sea ruim, mas faltou algo, pareceu que toda a jornada, de fato, não teve qlq sentido. E o q acontece c os outros dpois? Além dela, alguma das amigas teria aprendido algo? Juliet pararia de sofrer e tentaria viver a própria vida, dando mais valor à ela ou sofreria ainda mais c o bulling, já q teria, de certa forma, alguma responsabilidade pela morte da Sam? Muitas perguntas no ar, odeio isso!

Malane @androidtriste 24/02/2017minha estante
ela morre mesmo no final? (conta mana que eu nem perco meu tempo hahaha)

Jane Lara 04/03/2017

Relação amor e ódio no ar....
Acabei de ler......
To escrevendo agora pra não deixar passar o vazio que ficou....
Amei o livro....... E pra surpresa geral da nação.... Odiei o livro......
Kct...... Sam... Eu tava na torcida por vc.......
Qdo achei que tudo teria lógica e a Lauren iria tirar um coelho da cartola e resolver toda essa bagaça.... Bum......Brochei.........
Enredo mega interessante...... Historia daquelas que te prendem......Mas pelo visto meu "Dia do cupido" foi um inferno astral.....
Não sou daquelas leitoras que floreiam.... Que só querem final feliz.....Que aposto no amor e uma cabana... Não pelo contrario... Normalmente torço pelo vilão.... Mas dessa vez fiquei em um fio de esperança...... Que a Lauren despedaçou em meia página.... Mesmo assim valeu a leitura.... Pela ideia genial.....
4 estrelas......Por causa do final pra lá de cretino..... rs
Leituras à meia-noite 13/03/2017minha estante
Concordo. Voltei as últimas páginas várias vezes só pra ter certeza que eu li certo e que aquilo era o final.

Jane Lara 13/03/2017minha estante
kakkakakkakaka Bem assim!!!!!

Julia 12/08/2012

Surpreendente!
'Antes Que Eu Vá' não é o tipo de livro que eu geralmente curto. Uma históriazinha voltada para garotas adolescentes, cheia de dramas do colégio e final feliz. Credo, pensei eu, mas as resenhas me surpreenderam por terem sidas tão cheias de elogios, então resolvi dar uma chance ao livro.
Primeiro pensei que realmente tinha razão: Sam, a protagonista, é uma patricinha nojenta e eu a odiei desde a primeira página. Mas por algum motivo, que na hora não percebi qual era, continuei lendo. Após a releitura, estava mais atenta aos detalhes e me dei conta do estilo de Lauren Oliver. Ela escreve muito bem. Ela sabe cativar o leitor, forma frases bonitas (daquele jeito que dá vontade de copiá-las e colar na geladeira?) e, principalmente, ela é bem sincera. Gosto disso. Gosto de personagens que sejam humanos, com defeitos e distúrbios, porque todos nós somos assim. Chega de protagonistas com síndrome de Bella!

O que gostei no livro 'Antes Que Eu Vá':
*A nostalgia que senti enquanto o lia. As cenas me lembraram a minha época na escola, as idiotices que fazia, os dramas vividos (que na verdade não eram nada dramáticos, EU que era), as paixões platônicas, as mentiras básicas e principalmente, as minhas amigas. 'Antes Que Eu Vá' me fez sentir MUITA saudade daqueles tempos.
*A mensagem do livro é simples: Tudo que você faz, tudo que você fala e principalmente tudo que você NÃO faz e NÃO fala, terá consequências e vão levar a sua vida para uma determinada direção. No livro, Sam tem uma segunda chance, mas na vida real isso não existe. Eu fiquei pensando sobre isso depois de ter lido o livro. Como certas coisas que eu fiz mudaram a minha vida e eu nem me dei conta disso na época.
*Eu amei o desenvolvimento de personagem da Sam. No início ela é uma garota insuportável, insegura e fútil e ao longo da trama ela vai crescendo e aprendendo e o caráter dela muda. Mas a autora conseguiu fazer com que esse desenvolvimento fosse bastante sútil e nada forçado.
*Adorei o Kent, muito fofo! No final ficou um pouco brega, mas eu até que entendi (se eu tivesse nessa situação também ficaria como a Sam).
*Foi legal como as coisas iam se encaixando e fazendo sentido. Eu ficava pensando sobre o livro toda hora, doida para poder continuar lendo.
*Como eu já falei antes, gostei da sinceridade de L. Oliver. Nem todos os autores que escrevem para o público adolescente têm a 'coragem' de escrever do jeito que as coisas são. Excluem drogas, sexo e bebidas dos seus livros, como se isso não fizesse parte da vida de um adolescente/jovem adulto, para poderem publicar os seus livros mais facilmente. L. Oliver não censurou nada, mas também não exagerou. Curti.
*Eu também gostei muito dos diálogos entre Lindsay e Sam. Lindsay é uma garota má, mas ela é interessante.

O que eu não gostei muito no livro:
* No início, Sam é tão fútil e chata que é bem provável que muitas pessoas não aguentem continuar lendo, mas realmente melhora depois, e além do mais, o livro não faria sentido se Sam não fosse desse jeito no início.
*Esse Rob é um saco e muito nojento. Eca.

*(NÃO LEIA ISSO, CASO AINDA NÃO TENHA LIDO O LIVRO! SPOILER!)

Eu odiei o fato de que ela realmente morreu. Eu pensei que ia acordar de um coma ou algo assim. Poxa, fiquei arrasada quando percebi que ela realmente se foi. :(

Eu realmente gostei muito de 'Antes Que Eu Vá', não somente pelos personagens interessantes e pela trama bacana, mas também por ter me levado a me questionar um pouco. E são esses os livros que gosto! Os que me fazem refletir!
Thais 20/08/2012minha estante
Nossa adorei a sua resenha!!! Eu já estava com vontade de ler o livro... agora eu PRECISO ler kkk

Julia 20/08/2012minha estante
Leia mesmo, Thais! Você vai gostar :)
E obrigada por ter gostado da resenha rsrsrs

Laisy 29/05/2012

Antes Que Eu Vá
Gente, este livro é bem impactante. Nele, nós somos apresentados a Samantha Kingston e sua vida perfeita de líder de torcida e todos os seus privilégios. Ela tem uma família no qual não dá muito valor, e é o tipo de menina que zomba das pessoas no qual não fazem parte de seu círculo limitado de amizade, uma vez que sendo líder de torcida e super popular, teoricamente não poderia andar com qualquer um.

Nesta parte do livro eu fiquei bem entediada, pois estava achando bem chato toda essa descrição da vida chata de líder de torcida (pra mim isso é bem chato). Mas as coisas começam a ficar bem interessantes quando ela sofre um acidente de carro voltando de uma festa com suas amigas, e no dia seguinte ao acidente no qual ela morreu, ela acorda em sua cama, como se nada tivesse acontecido.

Ela estranha, pois sabe que sofreu um acidente, mas não consegue entender porque ninguém comenta sobre, e porque todos agem como se não tivesse havido acidente algum. Porém, ela vive mais uma vez a sexta-feira do dia 12 de fevereiro. Do mesmo jeito, com as pessoas agindo da mesma forma, falando as mesmas coisas, e é aí que ela percebe que tem algo estranho, mas ainda não sabe o quê.

Ela demora algumas "vidas", ou seja, algumas chances pra entender que está voltando sempre para o mesmo dia... O dia 12 de fevereiro e detalhe: Sofrendo o mesmo acidente de novo e de novo.

Gente, é uma situação surreal. Acho que se isso acontecesse comigo, eu também iria demorar a entender que eu estava tendo a chance de voltar de novo.

Conforme ela vai vivendo essas outras chances, ela vai descobrindo o valor das coisas, das pessoas que ela sempre desprezou, o valor da sua família, além de perceber que as pessoas que ela mais admirava, não eram tudo isso o que ela achava.

O final é bem impactante e quando o livro termina você se vê com os olhos cheios de lágrimas e com o coração na mão.

"Antes que eu vá" é um livro que é uma lição de vida, que te ensina que nem tudo o que parece é, e que você não pode desperdiçar chances de conhecer pessoas maravilhosas, mas que por um orgulho bobo acaba não conhecendo.

Eu preciso dizer que recomendo? Acho que não né?! Rs... Mas só pra enfatizar... Leiam!

Gostou da resenha? Ela também se encontra no blog Perdidas na Biblioteca. Fiquem a vontade para visitá-lo e conferir outras resenhas!!! (www.perdidasnabiblioteca.blogspot.com)
Juki 29/05/2012minha estante
Caramba.... obrigada por falar que ela não vai ressucitar no final do livro....

é bom avisar quando tem ''spoiler'' neh??!!!

Acho que se o suspense era essa, nem tem mais pq eu ler o livro...

Laisy 29/05/2012minha estante
Bom Juki, esse não era o segredo do livro, e vc não tem que deixar de lê-lo por causa disso. De qualquer maneira, retirei esse detalhe da resenha. Não era a minha intenção desvendar o final, e não o fiz na minha resenha.

Leticia.Perdida 25/03/2017

Resenha Antes Que Eu Vá
“– Você sente alguma vez medo de dormir? Medo do que vem depois? – ela perguntou.
– Às vezes tenho medo do que estou deixando para trás - ele respondeu.”

📚 O p i n i ã o: Talvez eu tenha lido esse livro errado não sei, eu amei mesmo ele, mas não da mesma forma como todo mundo disse que amou.
Em todos os momentos ficava curiosa para saber o final, o que aconteceria com ela, o que salvaria ela daquele tormento de viver o mesmo dia várias vezes, mas tinha horas que não me prendia, as vezes foi a falta de ação, não sei dizer, por isso não me cativou tanto. Quando cheguei ao final fiquei "é isso mesmo, certeza? será que eles se esqueceram de algumas uma páginas, acho que sim". Mas mesmo com tudo isso, ele é um livro lindo e interessante.
E ele nos faz refletir MUITO sobre como vivemos os nossos dias, a nossa vida, como devemos amar mais, viver mais, tudo tem que ser intenso demais. Ate mesmo aquelas mínimas atitudes que pensamos não ter consequência, tem sim (sempre tem).
Umas das melhores coisas foi ver a evolução da personagem, sinceramente foi o que mais amei.
Não tenho muito oque dizer, mas sim, recomento ele. E estou muito ansiosa para o filme.

site: https://www.instagram.com/garotaperdidanoslivros/
sully 18/04/2017minha estante
Acabei de terminar de ler e pensei exatamente a mesma coisa sobre o final!! Concordo que o livro em si é ótimo e que a evolução dá personagem é o ponto alto dá trama, mas acho que o final deixou a desejar, poderia ter um fim muuuito melhor ? espero que no filme explorem melhor o final ?

Cássia 24/05/2017minha estante
Pelo que entendi faltou um final feliz... Que pena. Depois vou ler pois quero ver o filme tbm.
Se quiser uma sugestão de um livro que eu acabei de ler e que achei parecido com o trailer do filme. Mas que eu dei 5 estrelas por ser um livro muito emocionante "Meu Conselheiro de Luz".

Kennia Santos | @LendoDePijamas 09/02/2016

“Mas para alguns de nós só existe o hoje. A verdade é que nunca se sabe.”
E SE tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveria ir para salvar a própria vida?
Samantha Kingston tem o mundo aos seus pés: uma família estável, o namorado mais cobiçado do colégio, as amigas mais populares..
E então, vem a sexta-feira, 12 de fevereiro.
O que deveria ser um dia comum, com festas, diversão e bebedeira, torna-se o dia mais marcante. O ÚLTIMO.
Mas então ela recebe uma segunda chance. Ou melhor dizendo, sete segundas chances para reviver o seu último dia de vida e fazê-lo da melhor forma possível, abrindo olhos para detalhes antes não percebidos, pessoas irrelevantes, momentos passivos...
Sem comentários sobre a forma que esse livro se desenvolve, e se infiltra dentro do leitor de uma forma, que o faz levantar questionamentos sobre toda sua vida.
Sam, a princípio, acha que o momento do “acidente” foi apenas um sonho terrível, no qual ela não conseguia a acordar, e quando consegue age normalmente, como qualquer garota popular agiria. Mas então se torna rotina: todas as vezes que adormece, ela acorda no mesmo dia, 12 de fevereiro. Estaria ela enlouquecendo? Seria essa uma chance para se salvar? Para consertar algo?
Quando percebe que na verdade não era um sonho, Sam supõe que esteja num lugar indefinido entre vida e morte, onde ela pode viver seu último dia como figurante, apenas enquanto a morte não chega em definitiva. Mas, dia após dia, Sam muda. Torna-se mais perceptível, avaliativa e observadora. Começa a questionar coisas que antes não questionava. Começa a perceber que a ideia de perfeição que ela tinha, não passa de FARSA, FINGIMENTO. Percebe que, quanto mais perfeita uma pessoa aparenta ser, mais segredos ela esconde.
Suas amigas inseparáveis são: Elody, Ally e Lindsay estão sempre na ativa, seja em festas, namorados, estudos. Mas vale um destaque para Lindsay. A LINDSAY. Perfeita, descolada, desencanada, bonita, corpuda, sorridente.. capaz de causar atrocidades envolvendo bullying à vidas alheias só por diversão. A LINDSAY que não suporta ser questionada, comparada, nivelada. Porém, debaixo dessa cortina de perfeição, existem segredos que somente com as chances que Sam tem de reviver, ela consegue descobrir.
Nota-se que, com a realidade se montando aos poucos na cabeça dela, Sam começa a se atentar a aquilo que realmente deveria importar. A dar valor, atenção e apreço para pessoas que ela simplesmente era indiferente. Tenta consertar feridas que foram abertas a vida toda com GARRAS E DENTES, e que possuem cortes TÃO TÃO profundos que parecem não ter solução.
E SE FOSSE VOCÊ?
E se você recebesse uma ou várias chances para escolher como viver seu último dia de vida, o que faria?
Reclamaria menos? Agradeceria mais? AMARIA MAIS?
Valorizaria sua família que sempre pega no seu pé e você acha um PORRE, mesmo sabendo que eles só querem o seu bem?
ABRAÇARIA sua mãe na frente de todos independente do que pensassem e demonstraria pra ela a verdadeira importância que ela tem na sua vida? Deixaria de ligar para as definições alheias e viveria melhor a própria vida?
Iria para o serviço e ao invés de reclamar do seu chefe, do serviço, e do salário, AGRADECERIA por ter uma fonte de renda mensal?
Se aproximaria daquela pessoa que ninguém dá atenção, olharia nos olhos dela e diria: VOCÊ VALE MUITO?
Se olharia no espelho e ficaria satisfeito com o que veria?
Olharia para o mundo como um ser humano, não como uma máquina cujas funções já são pré-definidas antes de se iniciar qualquer operação?
PORQUE...
Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs... Tanto tempo, que você possa nadar nele, enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo.
Mas para alguns de nós, há apenas o hoje.
E A VERDADE, AFINAL, É QUE VOCÊ NUNCA SABE QUANDO CHEGARÁ A SUA VEZ.
Érica | @aquelacomlivros 09/02/2016minha estante
Curti! Vou ler, apesar do inevitável triste fim...

Kennia Santos | @LendoDePijamas 09/02/2016minha estante
Leia sim! O fim já é óbvio desde o primeiro capítulo, mas existem outras vertentes abordadas que valem a pena.