Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Anna Laitano 29/06/2013

Uma história profunda narrada de forma leve e descontraída
Surpresa agradabilíssima. É exatamente o que este livro representou para mim. Quando vi a capa pela primeira vez, já fui conquistada e, somado à sinopse, imaginei um drama digno de ser adicionado à minha prateleira. Porém, o que encontrei foi totalmente diferente e infinitamente melhor. A história é sensível e te faz refletir de uma forma fantástica. Simplesmente surpreendente!

A princípio tudo o que você poderá notar é uma adolescente fútil que vive em seu globo de cristal onde tudo é perfeito. Lauren Oliver passa com excelência pela voz de adolescente, abordando temas realmente condizentes (e ainda em primeira pessoa). Mas essas superficialidades começa a mudar aos poucos, após a morte de Sam.

Algo que achei interessante (original, inclusive) é o fato de o livro ser dividido em apenas sete partes, ou as sete “segundas chances” de Samantha – que, por sinal, ficam cada vez mais interessantes.

Gosto da forma como a história passa pela confusão e raiva que a adolescente sente após morrer, passando pela tristeza até finalmente chegar a entender o real sentido de tudo aquilo. Ela se vê presa em um loop eterno, vivendo o seu último dia e percebendo, a cada vez, como cada pequeno ato pode levar a algo totalmente inesperado. As descobertas que faz, as coisas que entende e o caminho que trilha é fascinante e faz com que o leitor torça ardentemente para que ela encontre uma brecha que a permita seguir com sua vida.

Além disso, o tema bullying é tratado de forma sensível e bilateral (abordando o lado da vítima e dos praticantes). Após o quinto "dia" de Sam, eu simplesmente não conseguia mais largar o livro!

Uma mistura de chick-lit com drama, tudo em quantidades muito bem dosadas, que confere ao livro profundidade, e à personagem uma veracidade total. Inclusive, gosto do fato de Sam não ser nada idealizada como heroína. Ela bebe, pratica bullying, paquera o professor... Mas, ainda assim, consegue ser uma pessoa boa, lá no fundo. O livro trata bastante sobre isso, sobre o fato de que as pessoas não são essencialmente boas ou ruins, que às vezes apenas fizeram algo errado que acabou por conduzi-las até aquele momento. Então, minha opinião? Esta é uma história intensa, tocante e profunda, narrada de forma leve, descontraída e apaixonante. Totalmente recomendado e aprovado!

site: Para mais resenhas acesse: www.queridaprateleira.com.br
Graziela Oliveira 10/12/2013minha estante
Ótima resenha, Anna! Estou na metade deste livro e resolvi ler resenhas pra ver se era boa mesmo a história e depois de ler a sua resenha me animei! Depois pretendo ler suas outras resenhas, vi que tem várias. Gostei da forma como escreve. Bjo!

Lala 24/01/2013

Odieeeei =x
Demorei demais lendo esse livro… Ele é teen demais pra mim, mas não é um teen divertido (leio muitos livros teens), esse livro é cansativo, repetitivo, e o final? Ridículo, fiquei com vontade de jogar ele pela janela! Provavelmente tudo ficou pior porque eu li ele depois de ter lido A Culpa é das Estrelas, foi um grande erro, fiquei esperando algo ao menos perto da perfeição de John Green, e definitivamente isso não aconteceu...

O livro conta a historia de Samantha Kingston que sofre um acidente de carro e morre, e tem a oportunidade de tentar consertar os seus erros, sete vezes! Não, ela não é da espécie dos felinos.

Por sete vezes ela repete o mesmo dia tentando alterar o final desse dia... Mas ela só entende o que precisa fazer no penúltimo dia! A Sam é uma típica adolescente praticante do bullying , ela e suas três amigas (Lindsay, Ally e Elody) são as populares da escola e humilham todos, Lindsay é a líder do bando, e ninguém pode ir contra ela, ela é uma verdadeira vaca! E de cara já não suporto ela, as outras três são fracas e querem a popularidade que Lindsay fornece.

Historia típica, a personagem principal namora jogador da escola, mas o nerd que era amigo dela na infância é apaixonado por ela desde sempre, com o repetir dos dias ela se aproxima do nerd e vê um outro lado dele.

Os personagens não são bem elaborados. Enfim, não gostei nada! Mentira, teve uma coisa que eu gostei em todos os aspectos, a irmãzinha da Sam. Ela é uma fofa e a Sam a ama como a uma filha, a relação das duas é melhor parte do livro.

Não vou falar muito porque vou terminar soltando spoiler ou então irritando quem leu e gostou.

Pra quem gosta de livro sem graça, esse é a pedida certa!

Li umas resenhas no skoob e vi que muita gente gostou desse livro. Eu enquadraria ele como uma dessas coisas que ou você ama ou você odeia! Eu odiei, mas você pode amar! Se você leu e amou, por favor, não me mate!

Peço desculpas pela resenha que eu sei que tá fraca, mas não consegui escrever mais, fiquei um tempão tentando escreve algo decente mas não saiu!
Isabel 19/02/2013minha estante
Concordo plenamente... Ô livro chato, massante...detestei...

Karina 09/12/2014

Resenha: Antes que eu Vá
Autora: Lauren Oliver
Editora: Intrínseca
Páginas: 368

Sinopse
Samantha Kingston tem tudo: o namorado mais cobiçado do universo, três amigas fantásticas e todos os privilégios no Thomas Jefferson, o colégio que frequenta — da melhor mesa do refeitório à vaga mais bem-posicionada do estacionamento. Aquela sexta-feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida mágica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o último. Mas ela ganha uma segunda chance. Sete “segundas chances”, na verdade. E, ao reviver aquele dia vezes seguidas, Samantha desvenda o mistério que envolve sua morte — descobrindo, enfim, o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder. ... Em uma noite chuvosa de fevereiro, Sam é morta em um acidente de carro horrível. Mas em vez de se ver em um túnel de luz, ela acorda na sua própria cama, na manhã do mesmo dia. Forçada a viver com os mesmos eventos ela se esforça para alterar o resultado, mas acorda novamente no dia do acidente. O que se segue é a história de uma menina que ao longo dos dias, descobre através de insights desoladores, as conseqüências de cada ação dela. Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

OPINIÃO DELA:
Fui com todas as expectativas do mundo ler esse livro, tanto pela capa, quanto pelo que me disseram sobre ele e também porque passa a impressão de ser um livro muito bom. A temática é muito boa... Uma pena que, para mim, o assunto foi abordado de maneira tão ruim.

O livro conta uma história bem teen. Temos uma personagem principal que antes não era popular, mas agora tem as amigas mais populares do colégio e elas só sabem zombar da cara dos outros alunos sem ao menos conhecê-los e saber o quanto esse tipo de ofensa os deixa mal. Estranho é que eu gostaria do livro porque trata sobre bullying, sobre rever o que você está fazendo com as outras pessoas, mas não aconteceu. A narrativa dele foi um tédio.

No dia 12 de outubro é o que eles chamam no colégio de "Dia do Cupido". É um dia muito importante para as pessoas populares do colégio, pois quanto mais rosas você recebe, mais popular você é. E é claro que Sam e suas amigas adoravam mostrar o quanto elas eram populares.

Neste mesmo dia elas foram a uma festa na casa de Kent, um garoto que sempre foi apaixonado por Sam desde que eles eram pequenos, antes de Sam tornar-se popular. Acontece que na volta ela e as amigas sofrem um acidente e ao invés de se “sentir morta”, Sam revive esse mesmo dia sete vezes e começa a perceber tudo que ela tinha feito de errado. Todas as vezes que ela foi “mesquinha”, falou mal de alguém sem nem conhecer a pessoa, ignorou a família, entre outras coisas.

"Estremeço, pensando em como é fácil se enganar completamente a respeito dos outros — de ver uma pequena parte deles e confundir com o todo, de ver a causa e confundir com o efeito e vice-versa."

É no decorrer desses sete dias que Sam vai tentar reverter tudo de ruim que aconteceu nesse dia, todas as pessoas que ela magoou de alguma forma e ver se ela consegue atingir seus objetivos para saber o que virá depois. E o final pra mim foi um “borrão”. Tem isso também... Foi ruim até para quem gostou do livro. A resenha fica vazia porque o livro é assim, eu juro!

“Sempre haverá um amanhã.”

A questão que fica é: será mesmo que sempre haverá um amanhã, Sam?!

Eu acho o tema extremamente pertinente, acho que se fosse abordado de outra maneira ou por outro autor(a) teria grandes chances de estar nos meus favoritos. Espero não ter desanimado as pessoas. Gosto é gosto e tem gente que amou o livro!

site: http://livrofagia.blogspot.com.br/2014/12/resenha-antes-que-eu-va.html
Babi 21/04/2015minha estante
Tenho a mesma ideia sobre o livro que você, Karina. O enredo foi bom. Personagens foram sendo cada vez mais 'descascados'. Mas por causa da forma que foi escrito, acabou sendo uma banalidade para mim. Adoro a Lauren Oliver, mas acho que ela pecou nesse livro.
Entendo o porque das pessoas terem gostado da leitura, mas comparado com outros livros do mesmo gênero, esse foi horrível para mim. Dei nota 1!

Lauraa Machado 13/04/2018

Excelente
Não vou dizer que não tinha nenhuma expectativa para esse livro, porque ele é de uma das minhas autoras favoritas e tem uma premissa extremamente interessante. Por causa disso, sim, eu tinha altas expectativas, ao mesmo tempo que não podia ter imaginado que gostaria tanto assim dele! Durante toda a leitura, me vi repetindo para mim mesma e várias amigas o quanto estava amando! Foi um daqueles livros que coloquei nos favoritos antes de terminar até.

Minhas resenhas para livros bons costumam ser bastante curtas, e essa não vai ser diferente. Ainda assim, me sinto na obrigação de dizer o quanto estou impressionada pela autora ter criado mais uma vez uma protagonista humana e complexa, que nunca chega a ser só um estereótipo e que não encara nada como se fosse preto e branco. Todas as percepções dela durante a história, os erros que comete e as lições que aprende são super válidos e vêm na medida, na hora certa. Tem tanta coisa a ser explorada por essa premissa, e a autora não deixa nada para trás e não desaponta em momento alguém.

O livro é realmente emocionante, te faz pensar e sentir, mas ele ainda é bastante dinâmico e divertido. Fiquei entretida desde o começo e não conseguia parar de ler! de 470 páginas (li a edição de capa de papel em inglês), li 270 em um dia e só parei porque tinha que ir dormir para trabalhar no dia seguinte. Agora que acabou, já estou sentindo falta da história e super aceitaria se o livro tivesse sido maior.

A parte mais importante dele, é claro, são as relações entre os personagens, tanto românticas, quanto de amizade e até de rivalidade. Sério, estou tentando, mas não consigo explicar o quanto o livro foi bem feito ao abordar certas cenas sem dar spoiler! Na primeira vez em que Sam vive seu dia antes de morrer, fiquei tentando imaginar o que poderia ser desenvolvido e aproveitado durante a trama, e ainda assim a autora me surpreendeu, não só pelo jeito que analisou tudo (minha parte favorita da sua escrita), mas pelas possibilidades que abriu.

Só digo que eu recomendo esse livro para absolutamente todo mundo, foi um dos melhores contemporâneos que já li e vou guardá-lo para sempre no meu coração.
Andréa Araújo 14/04/2018minha estante
E que comece a pregação do evagelho de Amtes que eu vá!

Carol 12/01/2012

Nunca torci tanto para que um final mudasse, o livro acabou e eu fiquei ali vagando para as páginas em branco esperando um milagre acontecer.

Como nunca fui do ódio ao amor em tão poucas páginas, comecei o livro com a imagem de garota fútil que não liga para os outros, a não ser para o seu próprio umbigo e terminei com a imagem de uma garota doce, que luta para ver o melhor das pessoas mesmo que com isso não seja o melhor para ela.

Torci, me emocionei, fiquei com medo do final, suspirei, sonhei, tive ódio, nojo e me apaixonei! Tudo isso em um pouco mais de 350 páginas.

Fiquei pensando como seria se cada um que morresse tivesse 7 chances de rever sua vida e ponderar sobre as coisas importantes e sobre onde errou o tempo todo, quem dera se conseguíssemos fazer com que as coisas fossem diferentes todos os dias o mesmo dia e com isso novos caminhos se abrissem e a verdade aparecesse.

Antes Que Eu Vá é perfeito para você pensar em reavaliar a sua vida.

Sam, uma adolescente tem o namorado perfeito, as amigas perfeitas e se sente a melhor por finalmente participar da turma mais popular da escola, mimada, faz as coisas para mostrar aos outros que pode, mesmo que passe pela sua cabeça que não goste daquilo tanto assim.
Passou 7 anos ignorando Kent (sim, me apaixonei por ele), seu melhor amigo, quando a mesma era apenas mais uma na multidão. Neste dia 12 de fevereiro resolve ir a festa que Kent está promovendo e na volta sofre um grave acidente que tira a sua vida.

Dia seguinte, o mesmo dia. Como pode isso? Será que foi sonho? Passa o dia inteiro achando que está tendo um Deja vu, e só no terceiro dia acorda para a realidade do que aconteceu com ela e tenta desvendar o motivo que ainda esta ligada àquele dia na Terra.

Cada erro que faz naquele dia serve de lição para que no próximo a mesma saiba como fazer o certo, e a partir de pequenas coisas a vida das pessoas mudam e ela sabe onde e porque tem que fazer o certo.

Lindsay, você é uma vaca! Continuo não gostando de você!
Kent, você é um verdadeiro gentleman, meu superman!
Samantha, você é o meu orgulho!

Super recomendo!
Agny 26/01/2012minha estante
Lindsay, você é uma vaca! Continuo não gostando de você!
Kent, você é um verdadeiro gentleman, meu superman!
Samantha, você é o meu orgulho!

Disse tudo!
Ela não devia ter morrido, ela não devia ter morrido... foi só o q consegui pensar no final, mas antes disso ja sabia q era inevitável =/

Athena @amiope 11/12/2011

Antes que eu vá
E se você tivesse a chance de retornar e fazer diferente? Quais seriam as mudanças?

Samantha Kingstom tem 17 anos e muito para fazer. Depois de uma vida de popularidade, pequenas mentiras e desconhecimento de fatos, ela se vê presa a um momento que parece ser eterno: o momento de sua morte. Mas, como qualquer ser humano, ela não sabe o porquê de morrer, como é morrer ou o que deve ser feito para que o tempo volte a correr novamente e, claro, ela tenha sua vida de volta. Tudo o que ela queria era poder voltar a ser a bela adolescente que ela sempre fora. Mas todo dia de manhã é o mesmo dia. E Sam sabe a sensação que terá ao adormecer.

Não esperava muito do livro, embora o tema me agradasse. A surpresa e o encantamento foram grandes, no entanto. Comovo-me com a agonia de se sentir presa no tempo, de não saber o que o destino espera que você faça. E o próprio leitor fica desesperado em busca da solução para o problema de Samantha. Ninguém quer morrer todo dia. Ninguém quer dormir e saber que terá de viver as mesmas experiências. Ficamos ansiosos para saber qual será o passo dado pela protagonista no próximo dia de sua vida. E nos surpreendemos com as escolhas que ela toma e a revelação da realidade. O livro inteiro é um jogo de atos e palavras, todos entrelaçados num mesmo destino. E a grande dúvida é saber em qual ponto eles devem ser separados e modificados para que haja a mudança e a quebra da repetição.
Apesar de ter alguns erros de edição, o livro me ganhou por seu final, que quase me fez chorar. Tive que ler novamente a última página até que pudesse dizer: É, é isso mesmo. O elemento surpresa é imprescindível em um livro, e esse conseguiu me surpreender.

Vale a pena ler para repensar a nossa existência, a rede de relações que construímos, a consequência que cada palavra pode ter na nossa vida e na vida de outros .

“A questão é: você não tem como saber. Você não acorda com uma sensação estranha no estômago. Não vê sombras que não existem. Não se lembra de dizer a seus pais que os ama ou – no meu caso – nem mesmo se despede deles.”
Silvia 14/03/2013minha estante
É tão bom quando um livro surpreende a gente, eu tento não esperar muito do livro, mas adoro quando ele me sequestra.

Léo 03/09/2011

Antes Que eu Vá - Lauren Oliver
Leve e cativante, Antes Que Eu Vá chega para nos mostrar a capacidade de Lauren Oliver de contar uma história doce e linda.

Samantha Kingston, a protagonista do livro, é uma das garotas mais populares do colégio Thomas Jefferson, junto com suas três melhores amigas: Lindsay, Ally e Elody. Sendo assim, elas servem de inspiração e são idolatradas por todos os estudantes. O quarteto pode fazer o que quiser, ditar as regras, levantar o status social de alguém e derrubá-lo sem precisar piscar os olhos. Resumindo: elas possuem “o mundo” em suas mãos. Quem não gostaria de estar no lugar delas, não é mesmo?

O problema disso tudo é que ficar nesse pedestal transforma as garotas em pessoas nada agradáveis. Elas humilham os excluídos, colocam apelidos, espalham boatos realmente maldosos e praticam bullying sem nenhum peso na consciência.

Entretanto, Samantha vê seu mundinho perfeito virar de cabeça para baixo. Um dia que parecia ser igual a tantos outros acaba com ela e suas amigas sofrendo um grave acidente de carro. Isso causa a morte de Sam imediatamente, mas ao invés de uma luz ou uma escuridão abraçá-la, ela simplesmente começa a reviver o seu último dia. Uma vez. Duas vezes. Três vezes… Até que Sam percebe que precisa reviver os mesmos momentos até consertar os estragos que ela e suas amigas fizeram.

Antes Que Eu Vá fala sobre segundas chances e amadurecimento. Pela primeira vez, Samantha precisa encarar as conseqüências de frente e tentar finalizar os erros que deixou para trás.

Apesar de ter me deparado com personagens realmente desagradáveis, como Lindsay – que é uma vaca em todos os sentidos -, eu não consegui odiar nenhum. A razão disso? Lauren Oliver deu tanta humanidade aos seus personagens, que eu fui capaz de encontrar inúmeras características minhas em cada um deles. Quando algum deles cometia um erro, eu pensava comigo mesmo: será que eu sou tão diferente deles? Será que tenho o direito de julgá-los e odiá-los?

Aqui vão dois exemplos disso: Todo mundo, em algum momento da vida, já foi tão cruel quanto Lindsay e apelidou alguém por seus defeitos. Assim como todo mundo já calou a boca e fingiu não ver algo errado apenas para não ser excluído ou perder uma amizade, uma atitude que Samantha tomou.

A escrita de Lauren Oliver é jovem. Sem muito esforço, ela entra nos pensamentos juvenis e sabe como movimentar seus personagens a partir disso. Seja com diálogos ou até mesmo com trechos de músicas, que vira e mexe aparecem no livro.

Outro ponto que é importantíssimo ressaltar: apesar de algumas partes serem clichês e o mesmo dia se repetir sete vezes durante a história, as coisas não ficam cansativas. A cada capítulo (que representa um dia), Lauren dá um jeito de nos manter submersos na história. Seja com novos cenários ou com uma história antiga de algum personagem. Sem contar que ao mesmo passo que isso acontece, os personagens vão evoluindo. Dessa forma, não ficamos entediados, e a agonia que vem acompanhada do final de cada capítulo não desaparece.

Mas confesso: eu esperava um final mais dramático. Não feliz, dramático. Ele é emocionante sim, mas não conseguiu me arrancar lágrimas. Entretanto, o livro continua sendo lindo, brilhante e não deixa de passar a mensagem que queria passar desde o início, nos ensinando inúmeras lições de vida.

Dito tudo isso, só posso lhe fazer uma pergunta: O que você está esperando para comprar seu exemplar? Corra antes que seja tarde demais, e aproveite cada palavra dessa história maravilhosa.

Agora chega de falar sobre o livro. O resto você terá de descobrir por si mesmo.

LENDO E VENDO

RenataSara 11/10/2012

Começo essa resenha avisando a todos que ela vai ser pra la de emotiva, Antes que eu vá foi um livro marcante, que me emocionou muito e me fez repensar em muios atos que cometi ou que posso cometer, sem saber que todos os meus atos tem consequências não somente em mim, mas principalmente nas pessoas que me cercam.

O livro nos conta a história de Sam, ela começa o livro nos contando como foi sua morte, o que traz uma carga emocional imensa para o livro, Sam é uma garota popular, junto com suas amigas inseparáveis formam o grupo mais badalado do colégio, ela namora o astro mais cobiçado da escola e tem uma vida aparentemente perfeita, até que ao voltar de uma festa ela sofre um acidente de carro e morre.

A partir daí, Sam começa a reviver sua morte dia após dia, sendo que suas ações mudam o seu destino, mas no dia seguinte ao acordar, esta presa de novo no dia de sua morte.

No começo, nós vemos uma Sam que só se importa consigo mesma, egoísta que não mede suas consequências e que não se importa em pisar nos outros para continuar dentro da elite.

Junto com suas amigas, ela manda e desmanda na escola, humilhando quem não é popular e se ignorando também.

O que ela faz com a Juliet, é cruel, o que nos causa uma enorme raiva ao ler o livro, achei brilhante o jeito que a Lauren nos mostrou o bullying e como ao narrar o livro e morrer diversas vezes, Sam se descobre e nos desafia a pensar sobre nossas próprias atitudes.

"Mas antes que comece a me acusar, permita-me fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim?
O que eu fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz?
É realmente muito pior do que o que você faz?
Pense a respeito" Pag. 64

E é assim que nós, ao ler esse livro tão maravilhoso, nos pegamos pensando em nossas ações, aquelas que achamos que não tem consequências, mas que pode destruir alguém ...

"Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua?
Tente não me julgar. Lembre-se de que somos iguais, eu e você.
Também pensei que fosse viver para sempre." Pag. 102

Esse livro me fez repensar a minha vida, como eu fui, o que eu sou e o que poderei ser, de que como o nosso tempo é precioso e o perdemos por tantas coisas sem importância, trabalhamos demais, não temos tempo para nós mesmos, e tudo isso para que???

"O que estou querendo dizer é: talvez para você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre seus dedos. Tanto tempo que pode desperdiçar.
Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe." Pag. 205

Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos, ele deve ser degustado, pagina por pagina, para vermos que podemos aprender com nossos erros, e que com um gesto podemos mudar um destino, e o que melhor que mudar o nosso próprio destino???

"... acho que morrer é a coisa mais solitária que se pode fazer. " Pag. 211

Alem de tudo que já disse, o livro tem um romance dos mais fofos e queridos que já vi, o Kent é um personagem intenso e maravilhoso, me conquistou desde seu primeiro sorriso.

"... Não ouço Kent se mover, mas de repente sua voz está mais próxima, e ele encontrou minhas mãos no escuro e as segura nas dele.
- Naquele dia prometi que seria o seu herói também, independentemente de quanto tempo demorasse - ele sussurra." Pag. 259

O que mais gostei, foi a forma que a Lauren desenvolveu a historia, dando a chance da Sam perceber ao longo de seu dia, como ela era e como sua vida era oca e vazia, ao reviver o mesmo dia por tantas vezes, ela consegue ver o que ninguém presta atenção na correria do dia a dia, ela vê como suas ações são importantes, e como todos os nossos dias são importantes, independentemente de ser o último ou não, pois nós mesmos não sabemos.

Por que eu recomendo Antes que eu vá? Por que esse livro me fez rir, chorar, emocionar, refletir e acima de tudo pensar em como viver é uma coisa mágica e como todos nossos dias são únicos, como a nossa vida é única e que devemos dar total valor a ela.

Livro merecidíssmo das minhas 5 estrelas, favoritado no skoob e concorrente fortíssimo a melhor leitura do ano !!!

Mais resenhas em: amordelivros.blogspot.com

Thyeri 05/11/2011

www.restaurantedamente.com
Sam está no último ano do colégio, e sua vida não poderia estar melhor: tem três melhores amigas, namora o menino mais bonito do colégio, e é uma das garotas mais popular junto com suas amigas.

Ela não mudaria nada em sua vida, mas isso é o que ela achava, pois quando Sam morre no dia 12 de fevereiro e passa a reviver essa sexta-feira repetidas vezes, ela percebe o quanto suas escolhas a levaram onde ela se encontra (ou se encontrava) hoje.

O que vemos é Sam começar a se dar conta de tudo o que ela fez e se questionar o por que de ter feito, ou querer fazer. Por exemplo, a relação dela com o namorado, Rob. Ela sempre o admirou, mas desde que eles começaram ficar, ela não gostou muito dos beijos dele, e na noite de sua morte ela iria dormir com ele. Ela começa a se perguntar o por que disso, por que ainda continua com ele mesmo não gostando muito dele. Será que é só por que ele é o garoto mais desejado do colégio? Outra coisa que ela começa a observar é a forma que as meninas mais novas a tratam. Mesmo ela sendo chata e arrogante com elas, a mínima troca de palavras é vista como uma benção pelas meninas, e isso passa a deixar Sam irritada.

A narrativa de Lauren é impecável, ela consegue abordar os principais vivências da adolescência, popularidade, amizade, bullying, suicídio, de forma magistral. Até algo clichê como prestar atenção nas pequenas coisas da vida ganhou outra dimensão quando vivenciado e narrado pela Sam.

Lauren também conseguiu, a meu ver, fazer com que alguns gêneros literários se encaixassem nessa linda narrativa, pois temos um pouco de ficção quando levamos em conta que ela fica presa no tempo, temos drama quando vemos os conflitos vivenciados por Sam, e temos também romance, e esse quero dar um destaque especial. O romance entre a Sam e Kent foi espetacular, me deixando tão comovido que mesmo sabendo o final, afinal na própria sinopse já sabemos, eu estava torcendo para que os dois terminassem juntos.

O livro é principalmente sobre escolhas, e o que nos leva a tomá-las, e as consequências delas. A forma como Sam começa a perceber suas escolhas e como ela vai tentar 'consertá-las' é o que torna esse livro especial, pois é algo que todos nós vivenciamos ou estamos vivendo.

"Alguma coisas se tornam lindas quando você realmente olha." (p. 261)

"E penso em todas as vezes em que fiquei sentada em silêncio, apavorada em dizer ou fazer a coisa errada, com medo de que a perdedora dentro de mim, desajeitada, nerd, e que montava a cavalo, ressurgisse e engolisse a minha nova versão, como uma cobra comendo alguma coisa. Em como tirei meus troféus das prateleiras, me livrei do pufe, aprendi a me vestir, nunca comi o almoço quente e, acima de tudo, aprendi a me manter longe de pessoas que me arrastariam, me levariam de volta àquele ponto. Pessoas como Juliet Sykes. Pessoas como Kent." (p. 309)

Regiane 06/03/2012

Lauren Oliver me conquistou!

“ Os olhos de todo mundo parecem brilhantes, como olhos de bonecas, por causa do álcool, e talvez outras coisas. É um pouco repulsivo, para falar a verdade. Apesar de estudar com todas essas pessoas há séculos, todas parecem diferentes, estranhas, e quando sorriem para mim só vejo dentes por todos os lados, como piranhas se preparando para comer. Sinto como se uma cortina tivesse caído e eu estivesse enxergando as pessoas como elas realmente são: diferentes, cruéis e irreconhecíveis. ”

Acho que eu nunca odiei e amei tanto um livro ao mesmo tempo, quanto esse. Parece loucura, mas foi o que senti. Do começo até um pouco mais da metade da história, senti repúdio, nojo, tive vontade de atirar o livro longe, mas depois eu fui gostando, me apaixonando e amando. Ainda estou perplexa pela capacidade da autora me fazer odiar demasiadamente sua obra, e depois me fazer ficar fascinada.

Samantha Kingston pode se dizer que é uma garota considerada invejável, já que tem o namorado mais disputado e três amigas aparentemente fantásticas, além disso, desfruta de todos os privilégios do seu colégio – Thomas Jefferson - desde o melhor local do refeitório até a melhor vaga do estacionamento.

A sexta-feira de 12 de fevereiro era para ser apenas mais um dia da vida “perfeita” de Sam, mas infelizmente, acaba sendo a última. Ao sair de uma festa, ela sofre um acidente e morre. Para sua “sorte”, nem tudo está perdido, pois ela é contemplada por uma segunda chance. Na verdade, sete “segundas chances”.

A partir disso, Sam começa a reviver aquele dia por várias vezes, tentando desvendar o mistério por trás de sua morte. E através dessa busca incessante, ela descobre o real sentido e valor da vida.

“Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe. ”

O que você faria em seu lugar? E se você tivesse que viver verdadeiramente tudo que deseja em apenas um dia? O que enfrentaria para salvar a própria vida?

Eu estou extasiante, pasma e muito emocionada com a história criada por Lauren Oliver. Como eu disse de início, eu odiei e amei o livro. Eu pensava que não iria aguentar ir até o fim. Antes de chegar ao capítulo 5 - página 205 - eu estava a ponto de desistir da leitura, mas não por achar o livro arrastado ou monótono, nada disso, mas devido a tanta podridão, futilidade e crueldade acerca de alguns personagens.

Ainda bem que eu não fiz isso, pois teria me arrependido amargamente, pois aqui temos um livro maravilhoso, com uma história comovente, tocante, incrivelmente linda, que ao mesmo tempo, é bem triste. Me arrancou lágrimas e me fez soluçar. Me fez vibrar e torcer por Sam. Eu me apaixonei por essa obra.

Antes Que Eu Vá, ganhou totalmente minha atenção. É uma história que prende muito, mas que não dá para ser absorvida de uma só vez - mas aos poucos - pois os acontecimentos ocorridos não são fáceis de aceitá-los. Bom, na verdade depende. Para mim que sempre fui uma boa filha e uma adolescente tachada como bobona e careta, foi complicado. Eu fiquei muito chocada com as atitudes de certos personagens, principalmente de Lindsay. Como eu a detestei e a detesto. Ela é repugnante, ou melhor uma vaca. Sério, eu não estou exagerando. Tive vontade de entrar no livro e espancá-la de tão medíocre que ela é.

Sam também me deixou revoltada, mas conforme ela foi revivendo o dia 12 em suas "sete chances extras", ela foi se tornando uma pessoa melhor ao tentar corrigir seus erros. Ela teve atitudes dignas, o que me fez admirá-la demais.

Outros personagens que simplesmente me conquistaram foram o fofo do Kent e a solitária Juliet Sykes. Eles tem histórias incríveis, foram muito bem construídos. Na verdade, todos os personagens de Lauren são impecáveis. É totalmente notório a dedicação e o cuidado que ela teve ao desenvolvê-los.

A narração em primeira pessoa não me desagradou em momento algum, pois é muito bem trabalhada. Não existe falhas ou pontas soltas. A escrita da autora também é excelente, com uma desenvoltura sem igual. Não há dúvidas, com toda certeza vou querer ler outras obras dela.

Esse livro possui uma lição muito válida para todos, independente da idade. Mostra o quanto a vida é mais do que parece ser, vai além de festas, diversões e prazeres momentâneos. A felicidade e o desfrutar dos dias que se seguem, estão acima de tudo, nas pessoas que amamos, nas boas ações, e na sensibilidade de saber valorizar as pequenas coisas desse mundo. Viver todo dia intensamente, como se fosse o último, pois uma coisa é certa: A morte chegará para todos nós. Poderá ser hoje, amanhã ou daqui há alguns anos. Quando tiver que ser, não haverá como escapar.

Se recomendo? É óbvio. Se por acaso, você sentir mal com certas atitudes dos personagens, não desista, vá até o fim, pois valerá muito a pena, pois é uma história marcante que te fará refletir muito sobre sua vida e suas atitudes.

Lay 31/12/2011

Nesse livro conhecemos nossa protagonista da vez, Samantha Kingston, ou simplesmente Sam. Ela tem tudo que qualquer garota desejaria na vida, está no último ano da escola, é super popular, junto com suas três melhores amigas formam um grupo de popularidade imbatível e tem o namorado mais gato do colégio, por quem é apaixonada mesmo antes de ser popular, quando ela era apenas uma estudante do colégio Thomas Jefferson invisível aos olhos de todos.

No entanto, a partir do momento em que passa a fazer parte do grupo “Popular” suas prioridades mudaram. Para ser aceita foi deixando de lado suas opiniões, seus gostos e amigos. Esse ponto nos remete à um dos temas centrais do livro, o bullying. Vemos claramente como as pessoas são afetas por esse ato e que as consequências podem ser bem piores do que se pode imaginar, mas não pense que ela aborda somente quem sofre o bullying, mas também, e nesse caso principalmente, quem pratica. Juntamente com esse tema, de forma menor, é claro, o livro aborda temas como sexo, drogas e alcool na adolescência.

Sam morre num terrível acidente de carro quando sai de uma festa na casa de seu ex-melhor amigo de infância, Kent (adoro ele!!!!), e a partir daí ela revive seu último dia (12 de fevereiro, dia do cupido) sete vezes. Mas então você deve estar se perguntando, não é chato e repetitivo? E eu respondo, não, não é! Cada capítulo do livro representa uma vez que Sam revive o dia, e a cada dia ela tem novas emoções, raiva, negação, sofrimento, alegria… E ela vai mudando sua atitude de forma que possa alterar os fatos e conseguir sair dessa repetição que à angustia. Aos poucos ela vai descobrindo muitos sobre pessoas que convivem com ela diariamente e que ela realmente não conhece.

Conhecemos muitos personagens e cada um irá se identificar com alguém. A única pessoa que eu realmente gostei foi do Kent, quanto aos outros personagens são bem reais, com qualidades e defeitos, erros e acertos em sua trajetória, afinal ninguém é perfeito, mas se tem um personagem que odiei foi a Lindsay, uma das melhores amigas de Sam, a lider do grupo, porque, como dizem no livro, ela é uma vaca, e eu concordo totalmente com isso!!!!!

Enfim, leitura recomendada, pois as lições que Sam aprende ao longo das sete vezes em que repete seu último dia são maravilhosas, e sem dúvida devemos prestar atenção e aproveitarmos nossos dias, sempre!
Talvez você possa se dar ao luxo de esperar. talvez para você haja um amanhã. Um, dois, três ou dez milhões de amanhãs… Tanto tempo, que você possa nadar nele, deixar rolar e enrolar-se nele, deixá-lo cair como moedas por entre os dedos. Tanto tempo, que você possa desperdiçá-lo. Mas, para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade, afinal, é que você nunca sabe quando chegará sua vez.
E então você se pergunta:
E se tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveria a ir para salvar a própria vida?

_amordelivros 20/09/2012

E se...
Imagina ter uma segunda chance de reviver o último dia da sua vida. Agora imagina ter 7 segundas chances, como você faria?
É o que acontece com Sam, personagem principal de "antes que eu vá".

Comecei a ler o livro sem criar muitas expectativas, pois quando se envolve a repetição de um mesmo dia várias vezes, tem tudo para ser entediante. Mas vi que estava completamente errada.
A autora consegue nos envolver de tal forma que passamos a nos sentir como Sam se sente.

Ela e suas 3 melhores amigas são as mais populares do colégio Thomas Jefferson. Sam namora um jogador de futebol americano super cobiçado e tem uma vida que poderia considerar "perfeita". Ao reviver o dia 12 de fevereiro tantas vezes, porém, percebe o quanto se tornou uma pessoa "má" durante os anos e, dia após dia, procura consertar o que achava que estava errado, tentando assim não morrer no fim do dia e fazer com que o dia seguinte se tornasse o dia 13 de fevereiro, e não o dia 12 novamente.
A cada dia 12 vai descobrindo algo novo, e somente em sua sétima chance de reviver aquele dia é que ela realmente entende como tudo deve terminar para ela, para Juliet, para Kent e para suas três melhores amigas.

Vai ser quase impossível parar de ler!

Sabrina320 19/05/2024

Me pegou?
? muito! Gente que intrigante, que demais? não sei dizer tudo que me representou, mas gostei demais e recomendo.

Sweet-Lemmon 04/08/2011

Não é um livro ruim mas confesso que fiquei profundamente decepcionada.

Leia minha resenha no meu blog:

** A resenha não está completa aqui porque no blog, eu posso 'esconder' as partes com spoilers. Algo que eu não posso fazer aqui. **