Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Dina 15/04/2012

Antes Que Eu Vá
Um livro que fala de segundas chances, de aprender com os erros e consertá-los. Que fala, ainda, de ser capaz de enxergar suas falhas, admiti-las e mudar sua história. No começo o livro não prende completamente, a personagem principal, Samantha Kingston parece apenas uma menina fútil do colegial, vivendo em seu mundinho, sem se importar com mais nada. Mas então, essa personagem começa a crescer, a não colocar-se apenas no papel de vítima, a não lamentar o que lhe aconteceu. Ela sabe que há um motivo para tudo o que está acontecendo e não se conforma, ela muda a sua história.
Depois de um tempo, ela se torna apaixonante, forte, uma guerreira e é impossível não aprender com ela. Apenas o final te deixa no limbo, é como se faltasse algo, não pode simplesmente acabar, mas provavelmente, esse é o grande truque da autora. Um livro interessante e reflexivo.

Vanessa 05/07/2012

Antes que eu vá - Lauren Oliver

Até onde você iria para salvar a sua vida? O que você faria para ser lembrada? Para fazer o seu último dia valer a pena? Se você tivesse uma segunda chance, o que concertaria?
Samantha Kingston tem tudo o que uma garota pode querer, até que em uma noite chuvosa de sexta-feira, ao voltar de uma festa com suas melhores amigas ela se envolve em um acidente de carro, e acaba morta. Sem luz no fim do túnel, sem ver sua vida passar diante dos seus olhos. Ela apenas morre.
Simples assim.
Ou melhor, não tão simples assim. Porque para Sam, sua vida não acabou no momento em que ela morreu, ela ganha uma segunda chance. Durante sete vezes, Sam é obrigada a reviver o dia 12 de fevereiro – o seu último dia –, e aos poucos ela percebe o valor das coisas que ela está preste a perder e que quando estava viva não dava importância.
Samantha – a garota popular e fútil, que desprezava aqueles ela julgava inferiores, e não se importava de fazer a vida de pessoas que ela nem ao menos conhecia um inferno – se reaproxima da família e começa a ver com outros olhos todas as pessoas que a cercavam: o seu professor de matemática que parecia tão incrivelmente lindo, não passa de um idiota; o garoto que ela desejou por tanto tempo, bem, ele não é como ela imaginava; as suas amigas não são tão perfeitas como aparentam, assim como ela mesma; conhece as qualidades daqueles que ela achava serem perdedores e, no fim, se apaixona, mas é tarde demais.
Eu li “Antes que eu vá” no inicio do mês passando, e mesmo agora enquanto escrevo a resenha, sinto aquele mesmo nó na garganta que senti ao terminá-lo, esse é um livro muito emocionante, mas ele não vai fazer com que você enxergue a vida de maneira diferente, ele simplesmente de forma sutil vai mostrar aquilo que todos nós já sabemos: nem tudo que parece ser realmente é, mas a verdade está lá, apenas esperando para ser descoberta. Que deixamos de dizer algo com medo do que os outros vão pensar, que deixamos de fazer algo, pois acreditamos que vamos viver para sempre.
Outro tema abordado pela autora é bullying. Quantas vezes não rimos as custa de alguém? Não julgamos uma pessoa por boatos? Eu, você, todos nós já fizemos isso, mesmo sabendo que essas atitudes que parecem bobas podem abalar e muito a vida de uma pessoa.
O mais mágico em toda a história, com certeza, é a protagonista. Sam no inicio é uma menina egoísta e deliberadamente má, entretanto ela amadurece muito em tão pouco tempo, ela aprende que atitudes pequenas são capazes de desencadear catástrofes ou salvar vidas.
“Antes que eu vá” nos mostra como muitas vezes não damos valor e aproveitamos certos momentos por acharmos que temos a vida inteira pela frente, que teremos milhões de “amanhãs”, quando isso não é verdade, afinal ninguém sabe quando vai morrer, mas todos nós sabemos que em algum momento iremos.

Flávia Carolina 25/04/2012

Livro extremamente emocionante, te prende até o fim. Chorei muito com o desfecho da história.

Você cria uma expectativa em torno do fim e acaba torcendo pela personagem principal (Sam) e para que ela consiga ajeitar as coisas.

Acho que a escritora exagerou um pouco na dose dos detalhes dos capítulos o que os tornou um pouco extensos, mas eu recomendo com certeza a todos que leiam esse livro.

A história nos faz refletir sobre a vida e sobre dar valor às pequenas coisas que nos cercam (família, amigos, amores, etc...) e o que queremos dela daqui pra frente.

House of Chick 05/05/2012

“Antes que eu vá” conta a história de Samantha Kingston, uma menina que tem uma vida perfeita e cobiçada, já que é bonita, tem um namorado lindo, a melhor mesa do refeitório, a melhor vaga e as melhores amigas. Ou seja, uma vida de causar inveja em muita gente. Como em muitos livros e filmes, as populares infernizam a vida daquelas pessoas que elas não consideram bonitas e interessantes. Em “Antes que eu Vá”, Samantha e suas amigas não são diferentes.

O dia mais esperado pelo grupo dos populares no colégio Thomas Jefferson é o dia do cupido, onde, ir deslumbrante para aula é quase que obrigatório, já que esse é o dia onde os populares ganham muitas rosas com recadinhos, significando que tem bastante amigos, é como uma competição.
Porém, na sexta-feira 12 de fevereiro, que seria um dia perfeito como outro qualquer, acaba sendo o último da vida de Samantha. Isso porque quando Sam está voltando de uma festa com suas amigas (totalmente bêbadas), elas sofrem um acidente de carro que leva a sua vida.
Mas o inesperado acontece, já que no dia seguinte a nossa protagonista acorda em sua cama como se nada tivesse acontecido, mas ao invés de ser um novo dia todos os fatos que aconteceram no dia anterior estão se repetindo, então ela acaba aproveitando para se rebelar e fazer tudo que tem direito.
Mais tarde, Sam percebe que está “vivendo” esse dia inúmeras vezes, como se estivesse presa nesse acontecimento, e isso acaba mudando a forma dela pensar e agir. O que antes era a sua prioridade, agora já não é mais. Correndo contra o seu pouco tempo ela aproveita a chance que está tendo para concertar as coisas.
O livro é realmente muito bom e eu super recomendo. A autora utiliza temas como bulling, garotas superficiais vivendo em um mundo de aparências, insegurança, etc. Fazendo uma crítica que nos leva a pensar sobre o mundo em que vivemos. Ou seja, é um livro que aborda temas sérios, só que de uma forma voltada para os adolescentes, uma linguagem gostosa de se ler, onde acabamos identificando alguns comportamentos do nosso dia a dia.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/11/antes-que-eu-va-lauren-oliver.html

Carol 10/07/2012

Antes que eu vá
'Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha' (pag 261).
É com essa frase que começo a resenha de uma das MELHORES LEITURAS DE 2012! Terminei a algumas horas o ultimo capitulo de Antes que eu vá, e até agora estou tentando achar palavras para descrever toda a confusão de sentimentos que essa história deixou. Minha expectativa para esse livro era enorme, depois de tantas resenhas positivas a seu respeito não haveria como não cria-las. Mas vou tentar resumir da melhor maneira possivel (:
Samantha Kingston tem tudo: É linda e popular, tem amigas perfeitas, um namorado lindo e cobiçado, e todos os privilégios de Thomas Jefferson, o colégio que frequenta. Aquela sexta feira, 12 de fevereiro, deveria ser apenas mais um dia de sua vida magica e perfeita. Em vez disso, acaba sendo o ultimo. Mas Sam ganha uma segunda chance, '7 segundas chances' na verdade. E, ao reviver sete vezes o dia de sua morte, Sam entendi o porquê de tudo e o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.
Lauren Oliver, me conquistou! Nunca havia lido nenhum livro seu e apesar de toda a expectativa criada em torno da historia, fiquei com o pé atras por não conhecer a autora. Não são todas que conseguem prender o leitor, não apenas com o desenvolvimento da historia, mas também conquistar o leitor em relação a seus personagens e Lauren conseguiu! Sam, tem todas as caracteristicas que não suporto: patricinha, futil e arrogante mas nem isso me fez detesta-la, pelo contrario, no começo até confesso que foi dificil ENGOLIR rs, mas depois ... *-*
Mais do que viver a historia, sentimos a emoção de Sam em cada 'descoberta' e aprendemos junto com ela o verdadeiro valor de cada coisinha por mais pequena que seja.
Era de cortar o coração toda vez que mais um dia chegava ao fim e na manhã seguinte NINGUÉM lembrava das mudanças que Sam havia feito. Mas na verdade a maior mudança não era com aqueles que rodiavam Sam, a maior mudança era com ela, a maior mudança era interna. Para entender meeeeeeeeeesmo, só lendo! O livro é lindo, e ao final te deixa com uma sensação estranha do tipo: Perguntas que não foram respondidas, e ao mesmo tempo está cheio de respostas!
''Talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. (…) Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós há apenas o hoje. E a verdade é que nunca se sabe quando c hegará sua vez''
RECOMENDADISSIMO!
NOTA: 10 PARA ESTE LIVRO

Samira Chasez 08/07/2012

Repetir um dia uma vez já é chato.. Mas, mais vezes já é maldade..
Samantha Kingston – mais conhecida como Sam – é a típica adolescente americana popular do Ensino Médio que não liga para nada além de seu status, seu namorado – Rob – e suas amigas – Ally, Elody e Lindsay – que coordenam as fofocas e maldades no colégio Thomas Jefferson. Quando chega o dia do Cupido – onde a popularidade da pessoa é medida pelo número de rosas que ela ganha, Sam recebe um convite de Kent – seu ex melhor amigo – para ir a sua festa. Apesar de ignorá-lo – por ser estranho e não fazer parte do grupo popular do colégio – ela e suas amigas decidem ir à festa. O que ela não sabia é que esse seria o último dia de sua vida. E que – por algum motivo – o destino resolveu lhe dar uma segunda chance de revivê-lo. Mas Sam seria capaz de lidar com essa situação?
Cada vez que Sam revive o dia do Cupido, percebe que nem tudo é como ela pensava. Lindsay não é tão perfeita quanto aparenta ser. Rob – o seu namorado – é egoísta e só quer aumentar a sua popularidade. Juliet Sykes – garota da qual Sam e suas amigas viviam atormentando – possui um bom coração e guarda segredos de Lindsay que nunca revelou. Kent é adorável e sempre cuidou dela, além de – ao contrário de Rob – se importar com os seus sentimentos. Seus pais a amavam e ela nunca deu valor a isso. Sua irmã mais nova – Izzy – sempre quis sua atenção, mas Sam estava muito ocupada bebendo em festas e cuidando do seu status social. Samantha percebeu que nunca valorizou o que deveria ter valorizado.
Sam – após reviver sete vezes o dia de sua morte – finalmente descobre o motivo de o destino ter lhe dado uma segunda chance. Ela pode mudar o rumo dos acontecimentos, ajudar quem precisa e salvar a vida de alguém que ela atormentou durante muito tempo. Ela tem a chance de se redimir diante da sua vida fútil e egoísta. Mas será que Sam estará preparada para abandonar tudo e todos? Será que ela finalmente conseguirá cumprir sua missão?
É impossível descrever em uma resenha as lições que o livro Antes Que Eu Vá ensina ao seu leitor. A história aborda fatos como Bullying e os rótulos criados pela sociedade. A busca pela perfeição e pela popularidade. Como uma pessoa boa pode ser transformada em algo totalmente diferente diante das regras da perfeição. Juliet Sykes é o maior exemplo de que a pratica de bullying pode ter sérias consequências. Ela é constantemente atacada por todos do colégio e mesmo sabendo que poderia desmascarar Lindsay – no passado elas foram melhores amigas – Juliet não se defende das acusações e guarda tudo para si. A protagonista – por exemplo – começa o livro com o objetivo de perder a virgindade com seu namorado por conta da pressão que suas amigas exerciam em tirar sarro por ela ser virgem.
Lauren Oliver conseguiu construir uma narrativa leve e – apesar de conter alguns pontos confusos – cativante. Não pense que só porque Sam reviverá o mesmo dia durante sete capítulos que o livro não terá conteúdo. Em cada capítulo Sam revive algo diferente diante de suas atitudes que mudam constantemente. Você passa a conhecer os personagens por diversos ângulos e tenta entender qual é o objetivo da protagonista. O que ela deverá fazer para que finalmente possa encontrar a paz que tanto almeja.
Antes Que Eu Vá ensina que julgar pela aparência não é só errado, mas também algo que futuramente magoará alguém. Se você conhecesse a pessoa antes de julgá-la, poderia fazer grandes amizades. O exterior irá se alterar, mas o interior sempre continuará o mesmo. Pense nisso.

Marilena Drigo. 12/07/2012

Um livro fantástico.
Antes que eu vá, é um livro muito diferente dos temas mais publicados do momento. Na minha opinião a autora acerta em cheio na abordagem apaixonante e angustiante do bullying nas escolas.
Samantha Kingston (ou Sam, como é chama pelas amigas), faz parte do grupo de garotas mais populares do colégio, namora o cara mais gato e junto com suas três amigas Lindsay, Elody e Ally, elas comandam a popularidade e a maldade no colégio. E é no dia 12 de setembro , o dia do cupido onde sua popularidade é medida pela quantidade de rosas que você ganha de seus fãs, que um acidente acontece, e coloca Sam a parte de como uma ação pode gerar uma conseqüência gravíssimas. Sam sofre um acidente, morre e acordar no mesmo dia passado de sua morte. Me irritou no começo reviver todos aqueles 12 de fevereiro, mas ao passar dos dias, do dia propriamente dito, Sam começa a entender, que nada do que faz agora será conseqüência pro dia anterior, o que torna a protagonista mais autêntica e corajosa para fazer tudo que tem vontade, falar tudo que lhe vem a cabeça, e foi ai que a trama me ganhou! Aos poucos Sam vai descobrindo porque realmente esta revivendo todos estes Dia do cupidos , e começa a fazer mudanças, a ajudar e realmente se apaixonar! O que me interessou bastante foi a mudança da amizade da Sam, Lindsay, Elody e Ally no decorrer do livro,no começo você fica segura de que elas são inseparáveis, com todos aquelas qualidades de garotas mega populares, já no meio você se depara com uma amizade abalada pelas diferenças, mas ainda sim segura pelo comodismo da popularidade.
A autora construiu personagens muito fortes, e você acaba se apegando a vários. Um livro com ótima escrita, eu juro que pedi muito sobre o fim dele ser diferente do que imaginava, sofri, aprendi e dei risadas com a caminhada de boas ações de Sam. Um livro que todo mundo que já foi ou é adolescente deveria ler, tem uma grande lição para se levar para a vida toda, e nos faz repensar tantos atos bobos cometidos.

Murphy'sLibrary 05/08/2012

Eu tenho muita coisa para falar sobre Antes Que Eu Vá, tanta coisa que tenho certeza que esquecerei da metade. O livro de Lauren Oliver, seu romance de estréia, nos conta uma história do tipo “tapa na cara”, e com uma maestria que vi poucas escritoras alcançarem.

Samantha acorda no dia de sua morte achando que aquele é apenas mais um dia em sua vidinha de garota popular. Sua maior preocupação é com o número de rosas que vai ganhar de Dia dos Namorados, se seu cabelo está bom do jeito que ela arrumou pela manhã, se vai perder a virgindade com o namorado naquele dia. Sam não sabe que vai morrer, quando vai morrer... Mas quem de nós sabe?

O livro retrata temas fortes, mostrando a evolução da personagem Sam, que morre de repente com uma imagem que nos dá raiva, e que cresce em nossos olhos enquanto se humaniza, dia após dia, chance após chance, depois que passa a reviver o dia de sua morte para tentar entender, e nos fazer entender, o que deu errado em sua vida.

Sam se pergunta diversas vezes durante a narrativa se algo poderia mudar o que aconteceu. Se o bullying que ela praticou, o amor que ela não deu, se isso foi a causa de sua morte. Foi? Quem vai saber? Sam não sabe, mas procura mudar detalhes do mesmo dia para entender.

É lindo ver Sam se despindo de seus preconceitos e nos mostrando toda sua fragilidade de garota, o quanto suas práticas e seu jeito eram só uma maneira de ser, não o que ela realmente era. Sam cresce e aparece, e você se pega torcendo por aquela garota que, no começo, você quase achou que merecesse morrer.

O livro também é um alerta para o cenário encontrado por muitos adolescentes em escolas, e para as práticas que tivemos—e continuamos a ter—em nossa adolescência e vida adulta, que podem, sim, serem confundidas com um bullying, agora que o termo se tornou tão banalizado. É uma narrativa do tipo lição e por isso tão chocante e reflexiva. Se olharmos bem a fundo em nossa história e em nossa vida, temos mesmo cacife para condenar Sam?

Há muito tempo um livro não me deixava tão cheia de questionamentos, e eu senti que Antes Que Eu Vá foi uma leitura necessária, do tipo que todo jovem deveria ler e, como adulto, reler. Cada ângulo da história de Lauren Oliver é um ensinamento diferente, e esse livro é uma releitura certa para outros momentos da minha vida, em que talvez a maturidade e o tempo me dêem uma impressão diferente da narrativa.

Terminei esse livro em prantos pela beleza da história que Lauren Oliver escreveu. Sam nos mostra como usar uma segunda chance, e nos faz pensar em quantas chances, até hoje, já tivemos e nem percebemos. Ninguém sabe sua hora e, parafraseando Sam, “Talvez para você haja um amanhã. Mas para alguns de nós só existe hoje”. Samantha não era uma pessoa ruim, mas até pessoas que não são ruins cometem erros, e enquanto estamos vivos é possível corrigi-los.

Luana 19/12/2012

É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã. Porque se você parar pra pensar, na verdade não há.
Uma menina que morreu jovem, mas no processo aprende a viver. E que se apaixona um pouco tarde demais.

E beijar Kent, porque é quando eu percebi que o tempo não importa. Isso é quando eu percebi que em certos momentos duram para sempre. Mesmo depois que acabarem eles ainda continuam, mesmo depois você estiver morto e enterrado, esses momentos são duradouros ainda, para trás e para frente, sobre o infinito. Eles estão em tudo e em todos os lugares ao mesmo tempo.

Tantas coisas ficam bonitas quando você realmente olha.

1 – Uma boa amiga guarda segredos para você. Uma melhor amiga ajuda você a guardar os próprios segredos.

2 – Eis outra coisa a se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo.

3 – E se tudo o que você tivesse fosse um único dia. O que iria fazer? Quem iria beijar? Até onde se atreveria a ir para salvar a própria vida?

4 – Você acha que eu estava sendo tola? Ingênua? Tente não me julgar: lembre-se que somos iguais, eu e você.

5 – Em algum lugar no giro interminável da eternidade aquela minúscula fração de segundo em que nossos lábios se encontraram se perdeu para sempre.

6 – Enxergo você exatamente como é.

7 – Se você ultrapassa um limite e nada acontece, o limite perde o sentido.

8 – Eu gostaria que ninguém morresse.

9 – Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.

10 – As coisas mudam depois que você morre – acho morrer é a coisa mais solitária que se pode fazer.

11 – E eu me dou conta de que não estou cercada por escuridão, mas só havia estado com os olhos fechados o tempo todo.

12 – Eu suponho que este é o segredo, se você algum dia estiver desejando que as coisas voltem para o jeito que eram. Você só tem de olhar para cima.

13 – Gosto de pensar em como a vida é engraçada, como tanta coisa muda. Como as pessoas mudam.

14 – Eis outra coisa a que se lembrar: a esperança o mantém vivo. Mesmo quando você está morto, é a única coisa que o mantém vivo.

15 – É incrível que os olhos consigam fazer isso, consigam transformar luz em calor.

16 – Esse é o problema com sacrifícios. São dolorosos. Literalmente.

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu.
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender.

Dorme agora, é só o vento lá fora.
Quero colo! Vou fugir de casa!
Posso dormir aqui com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há.

Carol D. Torre 18/11/2012

Desde o lançamento eu fiquei muito interessada pelo livro, principalmente pela capa linda, mas ao mesmo tempo receosa com a história de reviver os dias várias vezes.
Samantha é a patricinha típica dos filmes e dos livros americanos, com as amigas perfeitas, o namorado perfeito, a irmã mais nova que ela acha irritante... enfim, nada muito original até aí. Mas é só até aí. Quando ela morre e percebe que está revivendo os dias e que por mais que tente isso não muda, a única coisa que resta é mudar a si mesma.
No começo a repetição de acontecimentos iguais começa parecer até repetitiva, mas não é, cada capítulo é instigante e diferente, não se torna monótono.
Mas não se engane, não é um livro leve, que ameniza fatos, é de cortar o coração. Tanto por ela que morreu tão cedo e justo quando tinha descoberto o amor, e também por outros personagens que representam o bullying e o efeito desastroso que ele pode causar.
É um livro para pensar, com personagens marcantes e que te estimula a repensar seus atos e a influência deles nas outras pessoas, além de chamar a atenção para como nossa vida é frágil. Não é um livro perfeito, por isso não teve a nota completa, mas eu devorei ele em um dia, não tem como não ser recomendado.
Destaque para como os personagens foram bem pensados e planejados, cada um com um propósito fundamental, para a narrativa deliciosa da Lauren e pela sua incrível criatividade para recriar o mesmo dia sete vezes. Maravilhoso.

leia mais resenhas aqui: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/