Til

Til José de Alencar...

Resenhas - Til

Carol 26/08/2016

Til
José de Alencar é um dos meus autores favoritos. Embora muitos leitores acreditem que as histórias dele são de difícil compreensão, por possuírem uma linguagem mais rebuscada; basta um pouquinho de paciência para que você logo se apaixone por Berta, Iracema ou Aurélia.
Til foi o primeiro livro desse grande autor que eu tive a curiosidade de ler, no início fiquei meio perdida por não conhecer as personagens, mas com o passar dos capítulos não conseguia mais parar de ler, ansiando o surpreendente final.
Berta é uma garota simples, doce e amada por todos; tem um coração do tamanho do mundo e não hesita em deixar seus problemas de lado para ajudar o próximo. Um dos beneficiados de todo esse carinho e compreensão é Brás, um garoto com problemas mentais que é muito afeiçoado em Berta. Brás ao aprender o abecedário (depois de muitas tentativas) associa o símbolo til (~) à Berta, que o considera como um apelido.
Ao longo da história inúmeras revelações acontecem. Tais revelações resultarão em um final inimaginável, caracterizando o livro como um dos romances mais importantes da literatura brasileira.
Laerton 21/03/2021minha estante
É um texto muito gostoso mesmo. José de Alencar é ótimo

Laerton 21/03/2021minha estante
Um dos meus favoritos também

Beija-flor 21/08/2016

Surpresas e personagens carismáticos
TIL é a personagem principal, que é dona de uma bondade simplesmente inimaginável e um passado que ela desconhece. Creio que a maior diferença entre ela e tantas outras protagonistas é exatamente a personalidade: Não vemos muitas vilãs no papel principal, mas tampouco alguém como ela, diferente em todas as formas. Desde ajudar um burro ou uma galinha, se deslocando e os alimentando, Berta (que é a mesma garota, com outra nomenclatura) também é corajosa a ponto de chegar a uma mulher que todos apontam como louca e perigosa, também levando alimento e se aproximando sem medo. É uma garota utópica sim, mas maravilhosamente.

Do início para metade, são apresentados os personagens. Da metade para o fim, os segredos e o desfecho. Mas tudo de maneira muito bem feita. Muito bom.

Theus 11/05/2016

muito Bom!!!
muito bom e fala muito sobre romance

Felipe.Oliveira 09/04/2016

Berta torna-se Til
Berta uma pessoa boa, com um passado obscuro, que através de suas façanhas que envolvem sacrifício e amor ao próxima se tornará Til uma quase Santa dedicada a fazer o bem e a simplicidade do campo que não é sempre tão simples assim.

Celso 29/08/2015

1º clássico que eu li
Li este livro quando estava no colegial, há muitos, muitos anos atrás. rs
Agora terminei de reler a história, que é muito boa se você tiver paciência de passar dos três primeiros capítulos que são bastante descritivos.
O livro tem uma trama boa com todos os elementos de uma minissérie de época: mistério, romance, aventura e aspectos históricos sobre o interior do estado de São Paulo. Gostei de ler sobre o relevo da região que hoje está praticamente escondida pelas construções e modificada pela ação do homem.
Thiago 29/08/2015minha estante
Eu até gostei da trama, mas poderia ser um pouco mais ousado.

Isa 27/07/2015

Clássico que vale a pena
Til é um romance abrangente, mas ao mesmo tempo minucioso, traz consigo elementos do contexto histórico muito fortes na história e basicamente se passa em torno da Fazenda de Palmas no interior de São Paulo.
O livro é protagonizado pela Berta, (também conhecida por Til) que é o símbolo da pureza, delicadeza e solidariedade pelos outros a sua volta, é muito amada, mas também tem sua história encoberta por segredos do passado. Também há personagens que se mostram muito misteriosos durante o enredo, como Luís Galvão, que é “pai” de família, dono da Fazenda de Palmas e esconde mistérios que poucos sabem a resposta, ou Jão Fera, que é um homem que mata por dinheiro e também esconde cicatrizes que o tempo não foi capaz de curar.
Um clássico que realmente vale a pena a leitura. O começo é MUITO cansativo, mas não desista, pois a história traz ótimas surpresas e enigmas que você não imaginava existir.

Zaia 08/07/2015

literatura regionalista
Um clássico da literatura regionalista brasileira.. uma boa trama e bem escrita.. estória empolgante..

Karen Santos 29/12/2014

Encantador
O que esperar de uma obra envolta pelo tom do pessimismo, comumente disseminado por quem a julga como "chata" sem ao menos abrir uma página? Foi nesse ambiente que eu me apaixonei completamente por Til (ou Berta, como queira). Embora Iracema não tivesse retido tanto a minha atenção, passei a admirar José de Alencar por seu modo inteligente de construir um romance que traz, vez ou outra, uma crítica social, sem no entanto perder a suavidade e o tom adocicado da personagem principal. Essa que, por sua vez, passa ao leitor toda a força, coragem e determinação da mulher. Quanto ao vocabulário, Alencar, como um exímio escritor, constrói períodos profundos, reflexivos ou simplesmente apaixonantes, que diversas vezes me arrancaram suspiros de fascinação (sem hipérboles).
Deixo aqui duas frases que eu gosto muito e que marcam a variação de momentos encontrada em diversos capítulos da obra:

- "E assim é tudo nela; de contraste em contraste, mudando a cada instante, sua existência tem a constância da volubilidade."

- "Daí partiam pelo caminho d’água as expedições que os arrojados paulistas levavam às regiões desconhecidas do Cuiabá, descortinando o deserto, e rasgando as entranhas da terra virgem, para arrancar-lhe as fezes, que o mundo chama ouro e comunga como a verdadeira hóstia."
Lucas Brelaz 14/01/2015minha estante
Livro incrível não é? Eu também marquei a primeira frase com umas das minha favoritas do livro. Ela exprime toda a Inhá em poucas palavras. rs

Bia 03/05/2015minha estante
Eu também amei o livro, é incrível. Não entendo como pode ser tão desprezado por todos de quem ouvi falar que era "chato". Quero ler mais de José de Alencar.

Marcelo Marques 25/12/2014

Sobre o Til
Esse livro é uma obra prima da literatura brasileira. Entretanto, é uma leitura bem complexa e descritiva no seu início, onde o autor usa diversos recursos para a descrição dos elementos presentes na história. Recomendo esse livro para o final de uma lista de livros, pois pra encarar o começo do livro exige uma certa maturidade ou habilidade de leitura e concentração. Apesar desses detalhes, no caminhar da leitura o livro vai se tornando interessante. Recomendo!

HinaCarol 24/08/2014

JÃO É FERA... SURPRISE MOTHER FOCKER
Besita, moça pobre, porém das mais belas da região, é objeto de desejo tanto de Luis Galvão, jovem fazendeiro, quanto de Jão, um órfão que foi criado junto com Luis Galvão. A moça corresponde ao amor do rico fazendeiro, mas este não tem interesse em desposar Besita, pois ela é pobre.
Influenciada por seu pai, Besita acaba casando-se com Ribeiro. Esse, logo após a noite de núpcias, parte em viagem para resolver problemas relacionados a uma herança de família e fica anos afastado. Durante o período em que Ribeiro não se encontra pela região, Luis procura Besita, que o recebe achando tratar-se de seu marido. Desse encontro nasce Berta.
Uma tarde, Ribeiro retorna e, ao encontrar sua esposa com uma filha, descontrola-se e assassina Besita. Jão não consegue evitar a morte dela, mas consegue salvar Berta, que passa a viver com nhá Tudinha e seu filho Miguel. Zana, uma negra que vivia com Besita, enlouquece após presenciar o assassinato desta. Jão torna-se capanga dos ricos da região, cometendo várias mortes e tornando-se o temido o Jão Fera.
Quinze anos depois de assassinar sua esposa, Ribeiro retorna irreconhecível e com o nome de Barroso. Com o propósito de vingar-se de Luis Galvão, ele contrata Jão Fera, que não o reconhece. Porém, Berta descobre os intentos de Ribeiro e consegue salvar Luis.
Em uma segunda tentativa, dessa vez com a ajuda de alguns escravos da Fazenda das Palmas, Ribeiro incendeia o canavial. Ao tentar apagar o fogo sozinho, Luis leva uma pancada na cabeça. Quando está para ser lançado ao canavial em chamas, Luis é salvo por Jão, que mata os responsáveis pelo incêndio, com exceção de Ribeiro.
Após isso, Jão Fera é preso em Campinas. Sabendo da ausência desse, Ribeiro planeja uma outra vingança, dessa vez contra Berta. Aproxima-se dela, que está com Zana, mas nesse momento chega Jão (que tinha se libertado) e mata Ribeiro de forma violenta. Brás, sobrinho de Luis com problemas mentais, leva Berta para ver a cena. Ela foge horrorizada e João, sabendo que a moça o desprezava a partir de então, entrega-se a polícia.
Convém neste ponto relatar a relação entre Brás e Berta. O jovem Brás possui problemas mentais e é completamente excluído em sua família. Apesar de Brás ser apaixonado por Berta, ela não pode corresponder aos sentimentos do rapaz, resolvendo então ensinar o abecedário e rezas a ele. Porém, o menino tem grandes dificuldades em aprender, tendo apenas decorado o acento "til", que o encantava. Para facilitar o aprendizado, Berta se autonomeia Til e passa a ensinar Brás relacionando cada coisa com nomes de pessoas que ele conhecia.
Em certo momento, Luis decide contar toda a verdade para sua esposa, D. Ermelinda. Em um primeiro momento ela se entristece, mas depois passa a apoiar o marido e decide que ele deve reconhecer Berta como filha. Dessa forma, os dois a procuram e contam tudo, omitindo as partes desagradáveis.
Jão foge mais uma vez da prisão e vai procurar Berta. Desconfiada que Luis Galvão e sua esposa escondem algo, ela implora a Jão que conte toda a verdade sobre a história de sua mãe Besita, o que Jão faz. Berta se emociona com a história e abraça Jão, dizendo que ele sempre cuidou dela, sendo, então, seu pai.
Luis quer que Berta vá morar com ele, mas ela nega e pede que ele leve Miguel. Todos partem e Berta fica na fazenda com Jão Fera e Brás.

Mary D. 09/01/2014

Coloquei Til na minha meta de leitura de 2013 por conta dos vestibulares que tinham ele na lista de livros obrigatórios. Mas tentei levar a leitura como lazer e não somente como obrigação, Til foi um dos livros que mais gostei da literatura brasileira, além, é claro, de ter conseguido acompanhar toda a história sem me perder em algumas partes.
Esse livro é uma típica obra do Romantismo, idealizando uma heroína que é movida pelas emoções e sempre busca fazer o melhor para os outros.
Mesmo sendo um livro do século XIX, a sua linguagem é muito atual, facilitando a compreensão.
Um livro muito bom, com ótimos personagens e com uma história encantadora.
Recomendo.
Lucas Brelaz 14/01/2015minha estante
Verdade Mary! tinha levado por obrigação de ler esse livro para fuvest, mas acabou que eu me apaixonei por essa obra. Mesmo que logo nos primeiros capítulos o excesso de metáfora dificulta a leitura, depois que conhecemos todos os personagens a leitura flui de uma vez só. rs

Carina 11/09/2013

Quase uma novela das 21h
Til é o enredo de uma novela de época, sem tirar nem pôr. Há as traições, o passado revelador de alguns personagens, a mocinha pura, o triângulo amoroso, o personagem deficiente, o vilão, o suspense entre um capítulo e outro... só faltou mesmo o reclame do plim-plim.

Apesar do começo um tanto vagaroso, aos poucos a história ganha fôlego com os recursos folhetinescos, que prendem a atenção do leitor. Nenhum personagem é muito bem desenvolvido e a história peca pelos excessos românticos – nada muito diferente da Globo, não é verdade?

Considerado alta literatura, em algumas obras (como esta) José de Alencar só se destaca pela capacidade de contar bem uma história ruim.
Marceloqa 22/12/2016minha estante
Concordo com cada palavra escrita por você.

Giovanne 28/07/2013

Tiiiil
Til, uma das melhores obras da literatura brasileira. Esse livro demonstra todas as características de José de Alencar, Indianismo, Valorização do que é nacional, etc. Leitura fundamental para entender o período histórico e literário da qual faz parte essa obra.
Triste é pensar que este livro é um tanto quando "esquecido" pelo povo brasileiro...