Série Luar peregrino Vol. I

Série Luar peregrino Vol. I Wilson Frungilo Jr.

Resenhas - Luar peregrino

Carla.Parreira 03/11/2023

Luar Peregrino
O nome do livro de sofrer um acidente (atentado), fica desmemoriado e faz amizade com um mendigo de nome Raul, o qual lhe dá esse nome ao contrário do seu. O sobrenome Peregrino é uma alusão feita à sua situação de peregrinação. É uma leitura comprida, mas bastante envolvente e fala muito claramente sobre os sonhos enquanto sinônimo de desprendimento entre espírito e corpo. Pela leitura fica extremamente evidente que o bem opera maravilha em todos os sentidos, muitas vezes até de forma imperceptível pela nossa desatenção.
Compreendo que, muitas vezes, um pequenino sofrimento representa uma bênção, uma dádiva. E sei que são realmente pequeninos se comparado o tempo de duração desses sofrimentos com a vida que é eterna. Perto dela os nossos males não passam de um simples estalar de dedos. Acho que isso nos dá mais força e resignação, algo tão necessário durante os embates do cotidiano. Também concordo que as pessoas precisam aprender que o amor ao próximo é o maior remédio para os próprios males, porque os emissários de Jesus dele necessitam para operar ?milagres? entre nós.
Adorei ler a explicação de que o espírito caridoso exercita a caridade como se fosse algo comum em sua vida e o faz tão naturalmente que nem fica sabendo do resultado desses seus atos de desprendimento e amor. Sinto intensamente que precisamos encontrar a felicidade naquilo que podemos carregar conosco, por todo o sempre em nossos corações. Além disso, compreendo que precisamos evoluir muito para ter condições de entender muitas coisas que os espíritos ainda não têm meios para nos explicar pela nossa falta de receptividade cognitiva. São tantas dúvidas e, ao mesmo tempo, tanta incapacidade moral, emocional e intelectual para um entendimento mais amplo! Chego até a pensar que o conhecimento é infinito.
Teve outra parte do livro que achei importante de ressaltar: fala das obsessões. Confirmando o que já sabia, os obsessores podem ser classificados em cinco categorias:
1.Agem pelo prazer de fazer o mal;
2.Agem em troca de favores, geralmente ligados às viciações que possuem;
3.Agem obrigados, simplesmente por medo das conseqüências punitivas se não cumprirem o que lhes ordenam;
4.São atraídos por afinidades aos encarnados despreparados que valorizam seus males e se tornam dependentes dos próprios problemas;
5.São espíritos inimigos do passado que querem, a todo custo, vingar-se de seus desafetos e aproximar-se deles tentando prejudicar-lhes.
Um belo ensinamento segue-se depois: ninguém melhor do que nós mesmos para ensinar o perdão aos nossos próprios obsessores através de influencias positivas baseadas na nossa reforma intima. Ah, e não poderia esquecer a frase mais bela do livro: ?O evangelho é a bússola do espírito?.

Sabrina.Lolli 28/12/2022

O livro conta uma História simples e até mesmo intuitiva, sobre um jovem que perde a memória e passa por diversas situações com todos os tipos de pessoa, a narrativa segue em dois planos o espiritual e o terreno, cada momento vivido pelo personagem é um ensinamento da doutrina espírita o que torna o livro indispensável para quem busca aprender sobre o espiritismo, pois responde muitas questões.

Mi 21/10/2022

Aprendizado
Um bom livro da doutrina espírita.
Dentro da estória sobre o acidente de Lélis d sua condição, somos apresentados à vários pontos da doutrina, ao passo que lemos aprendemos muita coisa.
Confesso que oscilei entre ?TÁ MUITO BOM, TÁ MUITO CANSATIVO?
Mas tudo era necessário para uma compreensão bacana da doutrina. Recomendo

amandafffdo 07/01/2022

Penso que este livro atende a todos os públicos por ser uma narrativa à base de diálogos e muita ação apesar de se estender e ficar cansativo na segunda metade. Gradualmente desperta curiosidade pois a história tem vários acontecimentos e cumpre, desde o início, seu objetivo de explicar o Espiritismo, tornando a leitura em determinados momentos praticamente didática.
Foi uma boa oportunidade de conhecer um pouco sobre a religião e ter tido inspirações sobre minha vivência e sentimentos.

Nena 05/02/2016

Muito bom...uma historia que nos prende do inicio ao fim e aprendemos que não estamos só mesmo se sentindo sozinho
Albert Jr. 06/10/2016minha estante
Eu também achei esse livro muito bom, um dos meus livros favoritos... Mas quero ler a série inteira, se você tiver um link para eu baixar todas as partes da série, eu agradeço.

jumorgensten 22/09/2014

Como que esse livro é pouco conhecido? Que aula sobre a Doutrina Espírita. Será minha principal recomendação quando me perguntaram de um livro para entender o Espiritismo. O autor conseguiu de forma espetacular juntar todos os livros do Allan Kardec e colocar os principais pontos da Doutrina de forma simples e de super fácil entendimento nos dias atuais. Simplesmente maravilhoso. Baita livro Wilson Frungilo Jr.

jumorgensten 21/09/2014

5 anos depois, fiz a releitura do bonito. E apesar de todo esses anos e de ter lido muita coisa boa nesse período, ele se manteve no topo.

A obra é um romance espírita "moderno" e conta a história de Lélis, que vem de uma família rica, trabalha nas empresas com o seu pai e é espírita. Por ganância, acaba sendo atropelado e perde a memória.

Não sabendo quem é nem o motivo do acidente, ouve no hospital que foi vítima de um atentado e foge.

A partir de então, começa a sua peregrinação para não ser encontrado. Na "primeira parada", encontra uma pessoa que lhe dá um novo nome: Luar. E ele então vira Luar Peregrino.

Quando tudo ocorreu, levava vários "O Evangelho Segundo o Espiritismo" na mochila. Ao longo do caminho, vai conhecendo seres humanos que precisam de apoio, auxílio e para alguns entrega os livros.

Durante o percurso, conhece muitos indivíduos que os ajudam de diversas formas. Inclusive na fuga quando aqueles que o desejam matá-lo o encontram.

A peregrinação em si se mistura com os ensinamentos espíritas que vai distribuindo ao longo da caminhada. E em meio a isso, vários assuntos são abordados, como religião, aborto, a mediunidade de forma leviana, vaidade e pré-conceito.

Mesmo não se lembrando de nada, Luar conta com o apoio espiritual e com a sua intuição. Assim, vai sendo guiado em todos os momentos. Inclusive para se libertar do passado e acertas as contas com aqueles, de verdade, que o queriam morto.

Mesmo sendo um calhamaço, a leitura é leve, fluída e envolvente. O texto é de fácil entendimento a todos.

Daí vem a pergunta: "Ju! Por quê ele é seu preferido?" Porque leva a essência do Espiritismo na prática e de uma forma tão leve e tranquila, sabe? Mostra que a qualquer momento é possível falar da Doutrina sem agredir nem constranger ninguém. Muito pelo contrário. Tem efeitos físicos? Tem, porém, isso não é o principal. E mesmo nessas horas tem um ensinamento único.

Pessoalmente foi muito interessante fazer a primeira leitura ainda crua espiritualmente falando e depois já estudando e entendendo melhor todas as questões.

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/05/31/luar-peregrino-wilson-frungilo-jr/

Carlos (Cesgo) 19/05/2013

Livro emocionante
Muito bom livro. Raramente faço resenhas sobre o que li, mas este parece um filme de aventuras, longo (felizmente, com suas 607 pgs), mas que vale cada página lida. Ficarei com saudades do Luar, rapaz que por perder a memória e ter um espírito elevado, simpatiza com todos que cruzaram seu perigoso caminho. Uma aventura inesquecível em um livro.

Haryadne.Moreto 04/09/2012

Livro de cabeçeira
Um livro sensacional. Acho que todo mundo deveria lê-lo e tê-lo como livro de cabeçeira. Vemos a vida de um outro prisma, de que a vida não é apenas essa, que de tudo tem uma causa e efeito, de que tudo tem um pq. É lógico que somos seres imperfeitos e que não mudamos do dia para noite mas precisamos do primeiro passo.
E para quem gosta e se interessa pela doutrina espirita esse livro nos ensina muito coisa de uma forma muito simples e do dia a dia.
Simplesmente sensacional. Estava há muito tempo na minha estante e só agora resolvi ler. Acho que tudo tem sua hora mesmo. Veio na melhor hora de leitura.

Isabella Pina 02/05/2011

Ok, eu vou sentir saudades do Luar. Afinal, foram meses junto a ele (ok, isso é exagero...).
Mas falando sobre o livro: é bom, gostei bastante, foi tão bom quanto o nono livro, e me motivou a ler, tanto que li em um dia. Acho que foi quinta, mas, com toda a confusão "natal-presentes-etc", demorei a fazer a resenha.
Finalmente, após o outro encontro de Luar com Rufus, o mesmo se arrepende e resolve se modificar. Sério, foi muito legal essa parte, li em 5 minutos de tão bom... A-do-rei!
No entanto, achei que algumas pontas ficaram soltas, como "E os outros comandados de Rufus, que destino terão?", "Luar vai recuperar a memória?" e, o mais tonto, "Luar ficará com Helena?" - sem comentários. Mas acho que o autor fez meio que de propósito, sabe? Aliás, esse foi um dos únicos livros que realmente me surpreenderam. Eu realmente nunca ligaria tal pessoa com outra, afinal, eram tão diferentes!
Conclusão final? Gostei da série, gostei de Luar. Vale a pena ler, mesmo que às vezes não pareça!
[Desculpem a resenha apressada, estou cheia de compromissos! :(]

Isabella Pina 02/05/2011

Esse é o meu livro favorito e, coincidentemente, a capa favorita. Finalmente, acontece alguns acontecimentos que realmente me fizeram querer mais e mais. E a parte de Luar com Rufus, bem, é uma parte bem tocante, e é a mais legal do livro inteiro.
Luar, ainda fugindo, consegue um emprego: ser babá de um senhor doente, seu Ricardo, que também é espírita. Seus amigos continuam o procurando e, infelizmente, seus inimigos também. Mirtes - sua irmã - acaba confessando a sua suspeita a Paulo, e, em seguida, foge da casa e vai para a casa de seus pais.
E quanto a Soares... realmente esperava que ele fosse diferente, mais honesto, melhor. Como já terminei de ler o décimo volume, eu fiquei meio chateada com o final dele, mas, enfim, foi uma boa escolha (em alguns sentidos).
E Luar continua se desprendendo durante o sono, fazendo várias coisas e conhecendo vários espíritos - que eu não vou contar detalhes propositalmente, já que são bem legais de irem se descobrindo sozinha. O final não é exatamente "intrigante", mas faz querer ler o próximo.

Isabella Pina 02/05/2011

Desconfiança. Essa palavrinha de 12 letras define esse livro. Finalmente, os parentes e amigos de Luar estão conseguindo algumas pistas. E começam a desconfiar de quem bolou tudo (se você não quiser ler, não passe o cursor por cima!): Paulo. E o pior, estão certos. No final do outro livro, Luar foge da fazenda de Brandão (só eu acho esse nome estranho?), pois acha que corre risco, e encontra com um colega/amigo do Centro Espírita. E os dois presenciam quando um homem tenta se suicidar. Luar, inspirado pelos espíritos bons, consegue evitar o trágico acontecimento, mas, com tudo isso, muitas pessoas - e isso inclui os "bonzinhos" e os "malvados" - o notaram. Pega carona com outro amigo e é deixado numa cidade vizinha, qualquer. Algum longo tempo depois, Brandão se encontra com seu amigo... Enquanto isso, no plano espiritual, Rufus, que "contratou" (chantageou cairia melhor, mas contratou fica mais chique) Segadas, não sabe, mas o mesmo está planejando plano (aimeudeus, jura? ;x) para derrubá-lo e tomar seu lugar. E o pior: está conseguindo.
O livro foi bom, mesmo, e eu demorei tanto para lê-lo porque... Ah, bateu uma preguicinha... E eu também estava lendo Tentada, o que sempre contribui para que eu dê uma relaxada com os livros do Luar Peregrino.

Isabella Pina 02/05/2011

Então, o que dizer desse novo livro? Bom? Ruim? Não sei. De fato, o livro é bom, e a série parece sempre ter alguma aventura para contar (ou seja, não fica no enrolation), mas simplesmente não é um must read. Mas, bem, se você quiser ler, não ficará decepcionada(o)! - ou assim espero.
O outro livro, Pelos trilhos, acabou com Luar fugindo. Spoiler agora: fugindo? ele tava era se escondendo dos bandidos!!! - pronto, acabou. De quem? Bem, isso seria acabar com a série toda, mas, fazer o quê? Dos bandidos que querem matar ele (melhor só dizer isso). No entanto, ele é muito esperto, e engana os bandidos. Continua na fazenda, ensinando e aprendendo, sempre pondo em prática tudo o que aprendeu (e ele também é muito modesto). Ensina a uma moça irresponsável algumas reflexões sobre sua vida e sobre o feto que ela tem, além de diversas outras aventurazinhas. O final, quando finalmente os bandidos descobrem onde está - puseram a cabeça pra funcionar, né - ele tem que fugir. No outro lado, Marta e Helena (a apaixonadinha por Luar) conseguem, finalmente (também) descobrir onde está (ou bem, onde estava) Luar. E, quando elas estão se encaminhando para lá... quase atropelam um cachorro. Mas um cara o salva (Adivinha quem!). E o resto, é segredo - shiii! - e não vou contar! ;)

Isabella Pina 02/05/2011

A história começa com o encontro entre Luar e dona Irma (a "Vidente" do livro passado), que, orientada pelos espíritos superiores, resolve mudar de atitude e tal. É sempre bom saber que, por mais que a pessoa possa um dia ter sido ruim, ela pode mudar, pode se transformar, e será perdoada. Mas isso é só um comentário meu. Enquanto isso, na fortaleza de Rufus (o "do mal"), ele tem um plano diabólico: raptar a namoradinha estranha de Segadas, que, pelo que entendi, é um cara muito do mal e muito forte. De fato, eles a raptam... Mas a história ainda não se concluiu. Luar, durante o sono, se desprende do corpo "material" e se encontra com Cláudia e Pai Francisco, que lhe conta uma história, e quando acorda, resolve escrevê-la - e todos ficam pasmos, tipo "Oh meu pai, Luar, como escrevestes uma história tão bela em 20 minutos?!", e ele próprio não sabe explicar. Fundam um centro espírita com o nome mais mixuruca do mundo! na cidade, mas, logo depois da primeira palestra de Luar, ele foge - pelos trilhos (e é daí que vem o nome... Mas achei meio sem noção: quero dizer, os "trilhos" só entram nas últimas 15 páginas!). As amigas de Luar, Helena e Marta (bem, Helena quer ser mais que isso...) estão na Eurpoa quando descobrem que ele sofreu o tal acidente. Aliás, tem um fala da Marta para Helena, muito f*da: "É, você deveria ter aberto seu coração com ele. Agora, ele nem sabe da sua existência!" que cruel! haha' Acho que já dei spoilers demais... Foi mal se estraguei o livro pra alguém! ;( De qualquer forma, eu ainda não tenho ideia de como acabará a história de Luar... E isso me instiga a ler os outros volumes! *-*

Isabella Pina 02/05/2011

Eu enrolei um pouquinho a mais para ler esse livro, porque fiquei mais tempo ajustando o blog e lendo o outro livro, Artemis Fowl (aliás, alguém quer me dar o resto da coleção? *-*), mas nem por isso o livro deixa de ser tão bom. É o meu favorito, até agora, pois mostra várias coisas esclarecedoras, e não mostra tanto Luar tendo de "fugir", "fugir", "fugir" como nos outros. Aqui mostra como as pessoas têm medo das consequências dos seus atos, de que coisas ruins aconteçam e que para isso, apelam para qualquer um que diz garantir o bem-estar (e é exatamente aí que entra a "Vidente", uma mulher que diz fazer "trabalhos" para as pessoas da cidade aonde Luar está morando provisoriamente). Também fala sobre as pessoas que possuem uma "mediunidade" (tá certo? u_u) mais forte, não devem tirar proveito disso... Entre mil e uma coisas. Luar está cada vez melhor, mais bom, mais paciente, mais tudo que tenha a ver com a palavra "bem"! ;)