Cantarim de Cantará

Cantarim de Cantará Mariana Massarani
Sylvia Orthof

Resenhas - Cantarim de Cantará

Isaac Mendes 31/03/2020

Escolha de meu filho na Biblioteca...
Meu filho é encantado com o trabalho da ilustradora e quis porque quis trazê-lo na nossa última visita à Biblioteca.
Com 5 anos, confesso que inicialmente não teríamos uma leitura proveitosa, mas eu me enganei completamente. Passamos bastante tempo conversando sobre teatro e ele adorou o tempo que nos dedicamos à esse livro.

Eduardo 27/08/2012

Livro que reúne duas autoras que venero: o teatro para crianças de orthof somado às ilustrações inconfundíveis de mariana massanari.
é curioso como essa edição deu valor às ilustrações: o mais comum, quando o assunto é texto teatral, é de que o projeto gráfico seja simples, dando valor ao texto. as ilustrações raramente ganham destaque porque o texto teatral infantil não é geralmente editado para leitura dos pequenos. é editado mais para incitar suas montagens. daí s singularidade dessa edição da rovelle: a intenção de levar o texto teatral aos pequenos, ali, no livro.

Gostei do texto da orthof. Como dramaturga/diretora experiente, sylvia propõe um teatro rico, baseado em poucos recursos, que com a participação dos atores, se multiplicam. Daí que com muitas fantasias e instrumentos, surge "cantarim de cantará", bonita peça baseada num trecho de "morte e vida severina", do poeta joão cabral.

À essa nova missão, ilustrar uma peça teatral, massarani corresponde com desenhos que ora retratam o conteúdo do texto e ora retratam a própria montagem do texto, jogo metalínguístico bem bacana.

A história, a saga de pomba-rolinha, seus azares e suas alegrias, é contada com muita música e poesia, marca das peças de orthoff. eu sou apaixonado por seu humor escrachado, que nessa peça não se faz muito presente, mas ela também faz bonito quando a intenção é emocionar.
Renata 27/08/2012minha estante
Amo esse texto!