Hollywood

Hollywood Charles Bukowski

Resenhas - Hollywood

Clio0 11/01/2023

Hollywood de Charles Bukowski lembra um pouco aqueles antigos filmes estilo Perdidos na Noite, onde os tipos encontrados são mais importantes do que os acontecimentos em si.

A história, um tanto quanto autobiográfica, gira em torno das experiências e conversas que o personagem principal tem enquanto tenta pensar num roteiro para filme que foi contratado para fazer, e anda pelas ruas de Hollywood.

É um texto rápido, cheio de um humor ácido e deboche. Não que não haja uma certa ternura pelas caricaturas encontradas, da prostituta ao amigo íntimo, todos são apreciados. O alter ego do autor, Hank Chinaski, é a grande atração pois apesar de ter características especiais (força de vontade, inteligência, percepção) é de um amargor e cinismos insuportáveis.

Recomendo para quem queira ler algo diferente.

George Facundo 25/06/2010

Um clássico do velho Buk!
Você! Você mesmo! Imagine-se perambulando em alguma metrópole, de carro ou a pé, observando as pessoas, principalmente nos centros das cidades ou nas periferias pobres. Ai se depara com bêbados, mulheres feias, velhas desagradáveis, gente aí, jogadas nas ruas sem propósito nenhum, gente brigando por conta de micharia, muitos palavrões, chutes, pontapés, pedintes fazendo carinha de pena pedindo grana para comer e logo depois, ao juntar pelo menos uns 2 reais, sai desesperado pra comprar uma dose de cachaça.

Você olha pra isso tudo e pensa: "Credo, Deus me livre!"

Mas Charles Bukowski olha isso e pensa: "Porra! Isso daria uma ótima história!"

Essa é a natureza do autor. Tanto que, boa parte do que ele escreve tem um toque de auto-biografia. Um bêbado que, como ninguém, consegue retratar com um realismo que beira ao desespero e, acreditem, ao humor, os mazelados e marginalizados.

No caso de Hollywood, é um romance baseado na experiência que ele teve ao se aventurar a escrever um roteiro para um filme. É muito divertido ver os bastidores de Hollywood sob as lentes dele!

Definitivamente um verdadeiro clássico do autor.

No meu blog, certa vez, escrevi sobre um filme brasileiro chamado "A Casa de Alice", e de como gosto de filmes que retratam a vida sem maquiagem, nua e crua! Segue o fragmento do meu texto e com isso me despeço dessa resenha:

"Sou, por natureza, um grande pessimista! Penso que, devido a minha própria condição, sempre tive predileção por livros e filmes que retratassem a desesperança. Porque, pra ser sincero, é mais fácil acreditar nela. Tenho uma doente atração pelos perdedores.

Por isso sou apaixonado pela literatura de Charles Bukowski (1920-1994), escritor americano considerado o grande profeta dos perdedores e mazelados deste mundo sem sentido. Bukowski revela e esmiuça o anti-sonho; um mundo de marginais, viciados, bêbados e prostitutas, dos quais só não se pode dizer que estão na sarjeta porque sempre decaem um pouco mais.

Assim como na história do filme "A Casa de Alice" e minha própria vida, Bukowski descreve as pessoas tal qual na vida real, retratadas de forma triste, divertida, escatológica e universal, em toda sua vulgaridade e realidade."

Boa Leitura!
Naná 09/05/2010minha estante
Arrá! Mais um...

Nathy 12/01/2013minha estante
Foi por sua causa que eu comprei o livro. rs

George Facundo 20/01/2013minha estante
Olá Nathy, espero que eu não tenho te decepcionado! Eu sou suspeito pra falar pq gosto muito deste autor... Boa leitura! Abraço! :-)

VeraBidu.Medeiros 12/03/2015minha estante
George, tive o prazer de ler essa obra e dar gargalhadas altíssimas enquanto lia em ônibus, no meu quarto degustando um vinho barato na noite de natal do ano passado. Nada me fez querer sair de casa, tudo que eu queria era continuar com o Hank. Afinal, o que poderia ser melhor do que dar risadas ao lado dele? Peru? Festividades de fim de ano?
Porém apenas agora percebi o motivo do meu fascínio por Bukowski... Você me fez ver! Eu faço parte do grupo de pessoas que não se prende por beleza em histórias irreais! Eu gosto da verdade nua e crua, do que passa pela cabeça dos humanos reais! De toda a safadeza e falta de amor próprio que a vida nos traz na bagagem.

Curti muito essa resenha! Nota 10!

George Facundo 01/10/2015minha estante
Obrigado por seu comentário Vera! Vou seguir seu exemplo e na próxima festa enfadonha de natal com minha família vou ficar na sala enchendo minha tampa de vinho na companhia do velho Hank.. rsrsrsrsrs

Matheus 29/08/2021

Hipocrisia, bebedeiras e o sonho americano
Hollywood é um passeio, oferecido por Chinasky, para destruir e desmistificar o sonho americano, dos romances que li do autor esse foi um dos que menos gostei, vemos um Chinasky mais velho e cansado, mas não menos [*****], a grande discussão do livro é sobre como escritores e artistas muitas vezes se vendem por dinheiro, fama ou status, deixando de lado sua verdadeira essência... É um livro que vale a pena ser lido como parte de uma possível conclusão do que se inicia em "misto quente" .

Petra Cotes 28/02/2009

Hollywood nunca mais será a mesma depois da passagem e sementinha deixada pelo velho Buk e sua incansável Sarah. Um livro para ser lido com uma garrafa de vinho de companhia. Um livro que proporciona boas risadas e muita sede. Ah, um salve para a cena em que ele poe na mesma sala esfumaçada,Coppola, Godard e Sartre, uma doidera de idéias. Mto Bom!!

Kev 03/06/2020

Foi o primeiro livro que li do Bukowski e adorei.
A história em si não é nada de tão extraordinário, ela gira em torno de um escritor (um escritor bêbado, devo ressaltar) que aceita escrever um argumento para um filme, apesar de não gostar muito do gênero.
Mas a forma de escrita, os pensamentos partilhados no decorrer do livro, a falta de pudor para dizer o que realmente se quer dizer... isso sim torna o livro extraordinário!

Foi uma leitura incrivelmente divertida. Recomendo.

Isadora Lima 09/09/2022

eu amo o velho.
talvez melhor livro que eu li do buk, em Hollywood, é perceptível como o autor amadureceu com o tempo, cara quem diria que o velho safado falaria bem de feministas? eu comecei lendo mulheres e amei também,mas Hollywood vai além do romance, é a evolução do próprio escritor.

hspaiva_ 12/08/2021

Bukowski puro
Mais um livro de Bukowski, todos me trazem a mesma sensação, uma risada interna mas de consciência pesada. Todos os livros deles me trazem essa sensação de sujeira da sociedade, da melancolia da rotina porém esse me trouxe menos, talvez por se tratar de um livro em que ele estava mais velho com melhores condições financeiras. Não leiam esse livro esperando um clímax ou reviravoltas, não, Bukowski escreve seus livros como se estivesse contando uma história ao leitor, paulatina e detalhadamente porém sem clímax, somente o desenrolar de sua vida. Gostei muito dos personagens desse livro e de como ele retratou bem Hollywood e suas porqueiras.

Sammy 27/03/2022

"Eu sei que pareço estar fazendo discurso, mas é isso aí"
O sofrimento sublime!

Isso é meio autoflagelante. Acho que já há um tempo ? tempo esse grande suficiente pra não ser mais possível localo ? tenho fossilizado que ser feliz é ser imbecil. É ilógico que um indivíduo tenha vivido apenas em um paraíso e não seja uma pedra inane esculpida em superficialidades.
Quando falo em imbecil, não me refiro a alguém com baixa capacidade cognitiva, quero referir-me a alguém insípido. Schopenhauer exemplifica bem isso:

"Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência."

Acredito que o sofrimento é o único catalizador e potencializador de nossa latente natureza comovisionaria. Penso que reduzir as coisas ou ignorá-las apenas para assim subsequentemente atenuar a dor é uma escolha covarde. Não que seja uma escolha fácil, quando se para para pensar a respeito, logo torna a aparecer o pensamento de apenas não existir, de desistir desse ensaio sádico.
Concordo que a escolha do sofrimento sublime é bem mais fácil para aqueles que já estavam predispostos a serem miseráveis. Mas tenho certeza que caso pudessem escolher entre isso e uma felicidade barata todos escolheriam a dor ? "todos" se refere aos genuinamente pertencentes a classe ?. No caso de uma sublime felicidade, isso é mais tentador, eu estaria em um empasse, talvez mais tensionado para o lado a que já pertenço, talvez seria à hipocrisia.

Enfim, isso é uma dramática despedida pra mim, não de um livro, mas de uma primeira experiência. Só se faz a primeira vez uma única vez. Bem óbvio.

É interessante o estilo de escrita do Bukowski, se existe um antagonismo para pedantismo, tá escondido nas palavras dele.
O caráter autobiográfico é algo que me prende, por vezes já conjecturei escrever algo, se o fizesse acho que seria um pouco autobiográfico também. Apesar de tudo, eu amo um eruditismo e rebuscamento na sintaxe, quanto mais complexo e condensado o texto, melhor.

Até mais, baby.

Amanda 10/04/2020

Escrita típica do Bukowski. Não é um livro pra qualquer um, a história não tem um grande clímax, mas se torna boa pelo estilo único de escrita

Brenda.Balk 03/04/2021

Romance mediano, mas interessante
Bukowski escreveu um bom romance com essa obra, sem dúvida alguma... Porém, nada surpreendente. Trouxe ao leitor a realidade da hipocrisia recorrente em Hollywood, sua forma de perceber tudo o que acontece ali, e isso foi bem genuíno. Recomendo a leitura, mas há obras melhores dele para se ler antes dessa.

Nilson 21/01/2023

FÚTIL
Mas como todos os outros que li é envolvente por por espelhar uma boa parte dos famosos que se tornam pela inspiração através da das drogas e neste caso específico pela bebida. Acho FÚTIL e ao mesmo tempo gostoso de ler, tanto é verdade que já li outros quatro deste bêbado.

etnoelisa 28/12/2021

o primeiro livro que eu li do bukowski.

intrigante e interessante, bukowski eu não sei se seria um elogio ou algo preocupante mas eu te entendo e quando crescer eu não sei se vou ser tão diferente de vc.

*não posso esquecer de assistir Barfly*

Mary Jane 16/04/2020

O livro sobre o filme
O livro traz muito a essência de Bukowski como ele bem quis sempre transparecer. Este velho bêbado é de fato, um dos meus preferidos autores.

Morini 11/05/2012

Barfly
Quem leu "Hollywood" deve, obrigatoriamente, assistir o filme "Barfly - Condenados pelo Vício" de 1987.

Neste link tem o torrent do filme com legenda.