Lições que a vida oferece

Lições que a vida oferece Eliana Machado Coelho

Resenhas - Lições que a vida oferece

Saori 03/09/2019

Essa história é muito rica em detalhes e ensinamentos, abordando temas como drogas, álcool, sexo, prostituição masculina, homossexualismo, Síndrome de Down, entre outros.
A família de Rafael nos mostra o que a falta de diálogo e cuidado podem causar aos filhos: desestrutura e fraqueza pessoal. Muitas pessoas ainda pensam que o dinheiro compra tudo e todos, mas se esquecem que o principal é a presença.
Já Daniela me mostrou a importância da fé. Sempre positiva, soube lidar com situações contrárias a sua personalidade com muita sabedoria.
É um tema sempre atual. Li essa história com muita calma para absorver todos os detalhes.
Trechos destacados:
* Não podemos exigir dos filhos o que nós não damos a eles, principalmente como exemplos de nós mesmos.
* O bem está, muitas vezes, onde pensais ver a cega fatalidade.
* Deus não castiga, não nos pune, e sim nossa própria consciência é
que nos cobra, acusa-nos e, um dia, cedo ou tarde, ela nos fará
corrigir tudo o que tenhamos feito de errado.
* Se um espírito, seja ele quem for, resolver para nós os nossos
problemas, jamais evoluiremos para uma ordem espiritual superior.
Mentores e espíritos esclarecidos não solucionam nossas
dificuldades. Eles procuram nos inspirar, mas deixam para nós nos
fortificarmos. Através dos nossos valores morais e espirituais, do
que aprendemos nos ensinamentos de Jesus, superamos os desafios
e nos elevamos com benevolência, amor e justiça. Não sofremos pelo que não necessitamos experimentar. O Pai Celeste é justo.
* Há necessidade de fazermos sempre o bem, mas para recebermos os resultados seja do que for, não há necessidade de pressa. Não há verdade que com o tempo não chegue, nem mentira que com o tempo não se desmascare.
* Temos que arcar com as conseqüências de tudo o que provocamos, direta ou indiretamente, mesmo não parecendo ser nossa culpa.
* O melhor conforto é a consciência tranquila e um trabalho honesto para se fazer.
* Quando temos opinião própria, não temos vergonha de fazer o que é certo e assumir uma posição definitiva na nossa opinião.
* Amor verdadeiro não depende de condições físicas para ser expressado. O amor verdadeiro não faz exigências, respeita os limites do outro.

Fernando - @ExploradorLiterário 21/03/2017

Esta obra, eu encontrei na estante de casa, apesar de ser de uma família católica, eu sempre tive curiosidade pelo espiritismo Kardesista. E este livro era um dos livros que minha mãe já havia lido e criei uma grande curiosidade por ele.
Este livro ele nos conta através de um romance, coisas que passamos no nosso dia-a-dia e acabamos nem percebendo, sobre nossa atitudes em mundo cada vez mais individualista e o apreço por coisas materiais e sem pensar no próximo, então ele nos traz muitas questões a serem pensadas.
O livro conta história de Rafael, um jovem engenheiro filhos de um milionário paulistano, dono de uma grande construtora da capital Paulista. Os filhos de dona Augusta, sofrem do mesmo mal; a indiferença e o descaso dos pais, apesar da riqueza e da vida abastada, falta o essencial para a vida o amor, no qual os pais tentam suprir com bens materiais.
Caio e Jorge são os irmãos mais novos de Rafael, os mesmo não possui uma vida regradas, e são livres para o que desejarem, e acabam encontrando caminhos errados, que terão consequências gravíssimas, devido a falta de orientação de seus pais.
Rafael é um jovem que gosta de curtir a vida, porém é pressionado por sua família para casar com uma jovem da sua estatura social. entretanto ao decorrer das voltas que a vida dá, ele conhece e apaixona-se por Daniela, moça humilde, de boa formação e espírita. A partir daí, ele reconhece sua própria mediunidade, com ajuda da jovem ele se educa mediunicamente.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/03/licoes-que-vida-oferece.html

Monalisa Ribeiro 02/06/2015

Ótimo e com grandes esclarecimentos sobre: drogas, álcool, entre outros "temas adolescentes!"
Um livro ótimo porém um pouco confuso. Eu estou acostumada com livros em que o romance se desenrola e as explicações ocorrem dentro da história de cada um dos personagens. Já neste, as explicações acabem se perdendo no meio da história e chega a um ponto de não se saber quem está falando e sobre quem.

É preciso ter muita calma e paciência para que não se perca na leitura e nem a torne maçante.
Mesmo com um grande número de páginas (comparados com outros de mesmo estilo, claro!) li em 04 dias. Muito bom e esclarecedor.
Trata de assuntos que muito nos consomem como bebida, álcool, sexo em demasia, enfim, temos que geralmente tratamos como um tema adolescente, que sempre nos consome e nos coloca em situações degradantes e principalmente, em perigo.

A mim, trouxer várias explicações de assuntos que não conhecia como espírita kardecista, o que me motivou a ficar ainda mais emocionada com o final de Rafael e Dani.
Este foi o primeiro desta autora. Vou buscar outros. Espero que permaneça nesta mesma linhagem.

Marcus Vinícius 30/01/2012

Bom.
É um livro bom, porém, acho que pelo fato de eu estar acostumado ao tipo de leitura de Zíbia, Marcelo Cézar, Mônica, etc. desacostumo com a forma que esse livro retrata. Sem dúvidas é um livro riquíssimo de detalhes e explicações, principalmente a quem está entrando nesse mundo novo e quer compreendê-lo, mas eu confesso que me perdi um pouco em sua leitura. Em quase todos os momentos as explicações acerca do que acontece na vida dos personagens toma a maior parte da história, o leitor ele tem a função de assimilar tudo aquilo, diferentemente de outros tipos de leitura onde o leitor busca o entendimento em cima dos fatos que são dados nas ações dos personagens. É um bom livro, mas para quem gosta da história não é muito recomendável. Talvez volte a ler! ehehehe

tcruz 04/02/2010

É um livro que ressalta os problemas da atualidade, tais como, drogas e homossexualidade. Também nós mostra caminhos para poder superá-los. É um livro de grande aprendizagem.