Encruzilhada

Resenhas - Encruzilhada

httpsams 08/01/2024minha estante
mais uma resenha show ?

venom 03/01/2024

Primeira leitura do ano, achei de nom tom começar com uma hq ja que to retomando o habito de novo e peguei uma que por mais que pareça simples a primeira vista é muito rico de metalinguagem, acho que enxerguei coisa até onde não tem ksks mas no fim essa é a graça da arte

Marina.Duarte 14/10/2023

Ainda não me acostumei a ler histórias em quadros. Mas as histórias desse livros são retrato da sociedade que vivemos, fortes e impactantes.

xamyto 08/09/2023

Que experiência ABSURDA
Quando peguei pra ler não sabia exatamente do que se tratava mas essa série de contos eh muito cruel (tanto no quesito qualidade dos desenhos q eh mt boa quanto pelas histórias q são -no sentido literal- cruelmente realistas) o estilo do desenho dá uma sensação de desconforto quase tanto quanto as histórias que são protagonizadas por sujeitos marginais em uma grande metrópole brasileira (eu acho q eh sp se nao me engano).

Gabriela 19/08/2023

É isso aí
É um bom livro, mas ele não é contínuo. Isso deixa a leitura bem cansativa e confusa. Bem é um tirinha que eu não recomendaria

Dave G. 04/05/2023

Uma boa hq
A HQ é boa, trata questões sociais muito corriqueiras presentes na sociedade (até mesmo na periferia). No entanto, a fluidez não me prendeu tanto; pode ser também por minha falta de costume em ler HQ. Ao todo, é um livro bom.

Ana 02/12/2022

Tive dificuldade de acompanhar a história em algumas sequencias... Não era tão fluido e tinha mais dificuldade de entender o que estava acontecendo ou que tal personagem já tinha aparecido antes....

É bom, mas Angola Janga e Cumbe me ganharam mais.

Luis 12/11/2022

Dolorosamente realista
Apesar do autor ter sido consagrado por outras obras, esta HQ foi a que mais me impactou. Ambientada nos tempos atuais, em uma cidade de São Paulo retratada com tantos detalhes, placas, marcas, produtos, construções; dá uma sensação de imersão espetacular. E a história é curta, crua, pesada. Impossível ficar indiferente.
Alice 12/11/2022minha estante
achei interessante, você poderia dizer por onde posso ler/baixar?

Luis 12/11/2022minha estante
Peguei emprestado de uma biblioteca.

Cristian Monteiro 11/11/2022

Marcelo D'Salete expõe em histórias bem curtas toda a brutalidade do cotidiano de pessoas pobres e pretas, aqui não tem muito espaço pra respiro, é basicamente uma crônica das tragédias que vivemos desde sempre.

Tão brutal quanto ler as notícias.

geovanna172 24/03/2022

Bom mas n gostei
Eu entendi o propósito dos contos mas não consegui gostar.
Só achei legal o primeiro e o último mas tenho certeza que isso é só porque não tenho o hábito de ler HQ poreeeeeeem quem tem costume deve achar muito bom.

Adriana 27/01/2022

Perfeito
Com traços fortes e escuros, Marcelo nos mostra histórias com realidades cruéis sobre violência policial e descaso com a população negra. Um livro essencial a todos.

erms 03/01/2022

De quem é a culpa?
Marcelo D'Salete apresenta nessa HQ um compilado de histórias curtas que mostram um pouco da dificuldade e brutalidade da classe baixa.

Questões pertinentes da realidade são tratadas de forma com que o leitor é convidado a refletir tais temas incômodos como uso de drogas, preconceito e abuso de poder, entre outros.

Leitura rápida com diálogos curtos e com imagens que falam por si só.

P. H. de Aragão 25/11/2021

Sinuca de bico
Os quadrinhos de Encruzilhada, de Marcelo D'Salete, são como andar pela rua e presenciar um incidente, ou ouvir uma história de alguém, ou relembrar de um caso imprevisto, geralmente desafortunado, que aconteceu a você.

Personagens realistas em situações reais. Só que no papel. Lançado originalmente pelo extinto selo Barba Negra em 2011, alguns episódios no quadrinho seriam considerados até proféticos - como um espancamento em um famoso hipermercado -, se não acontecessem já há muito.

Minha nota, não muito alta, refere-se ao fato de que não creio que possa dizer que entendi completamente as HQs. Os personagens são interessantes e os temas necessários, mas na maior parte do tempo, confesso que não compreendi de todo o storytelling do autor.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Gab 24/10/2021

!
A HQ é de 2016 mas vemos como ela ainda continua atual em 2021. Violência policial, violência contra a mulher, fome, desemprego, genocidio do povo negro... Carrefour sendo Carrefour. A sociedade brasileira ainda não superou todas essas violências e, com um governo genocida, isso se torna ainda mais sofrido.

Gosto muito das referências visuais ao Brasil. Os grafites, os celulares tijolão (Nokia), os carros, os lugares... Essa ambientação deixou a história ainda mais envolvente.

É triste, pesado e violento, mas necessário. Realidades que precisam ser contestadas e explicitadas.

Não dei 5 estrelas porque, visualmente, muitas coisas ficaram dificeis de entender. Tenho dificuldade com o excesso de informações visuais e, apesar de eu imaginar que era proposital, esse fator me distanciou um pouco das narrativas.

Luciana 13/09/2021

Realidade e poesia
Li o livro de uma vez e estou um pouco zonza. As histórias são cruas. E duras. E têm um ritmo cinematográficos, às vezes com bastante ação.
É, sem dúvidas, uma joia dos quadrinhos brasileiros modernos.