Encruzilhada

Encruzilhada Marcelo D´Salete




Resenhas - Encruzilhada


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Ygor G. Sena 14/02/2019

Os excluídos ganham sua própria voz: a tensão urbana vem à tona
Dentre tantas revisões valiosas já feitas para esta presente novela gráfica, gostaria de acrescentar a visão da arquitetura e urbanismo.

Não é preciso discutir a originalidade de Encruzilhada ao dar voz aos excluídos por eles mesmos da história do Brasil no século XXI. Sem terceiros e sem relatos, a fala ecoa. De maneira bruta e sem delicadeza nas escassas palavras, as personagens verossímeis, mais próximas da realidade que da ficção, buscam suas formas de sobrevivência em um ambiente hostil. A cidade é ainda mais agressiva aos moradores da região central de São Paulo, esquecida e depredada, que pouco interessa aos olhos dos nossos governantes.

Grades altas que excluem pessoas do acesso à diversão, providas por proprietários privados. Na falta de parques, circos e casa de jogos compõem algumas das possibilidades de lazer. Shoppings e supermercados reiteram a violência das ruas. Ruas estreitas, pouco movimentadas e carentes de bancos, que junto às vielas, obras paradas e ferros-velhos compõem o lugar de sociabilidade de pessoas entre o público e o privado. As cores da cidade não vêm da vegetação (que não existe) ou dos seus edifícios (monocráticos). Bombardeados por marcas e propagandas, somos lembrados inconscientemente a todo instante da necessidade jogar as regras do mercado para desfrutar dos sonhos vendidos pelos slogans e cartazes.

O traço reflete toda a tensão velada presente nas nossas grandes metrópoles. Há escuridão, mesmo de dia. Os enquadramentos contribuem para a sensação de uma asfixia urbana.

Há momentos de gentileza, cumplicidade e simpatia que são um respiro feliz na história. Se a arquitetura pode oprimir, pode também ser catalisadora de amor ao próximo – como no contato entre um jovem e uma meretriz através da janela do pátio interno de seus apartamentos.

D'Salete mostra um grande domínio das experiências retratas, oriundas da sua realidade ou de pessoas próximas. Seja como for, é leitura obrigatória para entender a constituição heterogênea e segregada das nossas cidades hoje.
comentários(0)comente



Luciana 13/09/2021

Realidade e poesia
Li o livro de uma vez e estou um pouco zonza. As histórias são cruas. E duras. E têm um ritmo cinematográficos, às vezes com bastante ação.
É, sem dúvidas, uma joia dos quadrinhos brasileiros modernos.
comentários(0)comente



P. H. de Aragão 25/11/2021

Sinuca de bico
Os quadrinhos de Encruzilhada, de Marcelo D'Salete, são como andar pela rua e presenciar um incidente, ou ouvir uma história de alguém, ou relembrar de um caso imprevisto, geralmente desafortunado, que aconteceu a você.

Personagens realistas em situações reais. Só que no papel. Lançado originalmente pelo extinto selo Barba Negra em 2011, alguns episódios no quadrinho seriam considerados até proféticos - como um espancamento em um famoso hipermercado -, se não acontecessem já há muito.

Minha nota, não muito alta, refere-se ao fato de que não creio que possa dizer que entendi completamente as HQs. Os personagens são interessantes e os temas necessários, mas na maior parte do tempo, confesso que não compreendi de todo o storytelling do autor.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/
comentários(0)comente



erms 03/01/2022

De quem é a culpa?
Marcelo D'Salete apresenta nessa HQ um compilado de histórias curtas que mostram um pouco da dificuldade e brutalidade da classe baixa.

Questões pertinentes da realidade são tratadas de forma com que o leitor é convidado a refletir tais temas incômodos como uso de drogas, preconceito e abuso de poder, entre outros.

Leitura rápida com diálogos curtos e com imagens que falam por si só.
comentários(0)comente



Cristian Monteiro 11/11/2022

Marcelo D'Salete expõe em histórias bem curtas toda a brutalidade do cotidiano de pessoas pobres e pretas, aqui não tem muito espaço pra respiro, é basicamente uma crônica das tragédias que vivemos desde sempre.

Tão brutal quanto ler as notícias.
comentários(0)comente



Dave G. 04/05/2023

Uma boa hq
A HQ é boa, trata questões sociais muito corriqueiras presentes na sociedade (até mesmo na periferia). No entanto, a fluidez não me prendeu tanto; pode ser também por minha falta de costume em ler HQ. Ao todo, é um livro bom.
comentários(0)comente



xamyto 08/09/2023

Que experiência ABSURDA
Quando peguei pra ler não sabia exatamente do que se tratava mas essa série de contos eh muito cruel (tanto no quesito qualidade dos desenhos q eh mt boa quanto pelas histórias q são -no sentido literal- cruelmente realistas) o estilo do desenho dá uma sensação de desconforto quase tanto quanto as histórias que são protagonizadas por sujeitos marginais em uma grande metrópole brasileira (eu acho q eh sp se nao me engano).
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2