Os da minha rua

Os da minha rua Ondjaki

Resenhas - Os Da Minha Rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Lara 12/07/2023

Infância: um ponto cardeal eternamente possível
De todos os autores que li sobre a infância, Ondjaki é, de longe, o melhor deles. Em ?Os da minha rua?, senti cheiros e sabores da minha própria infância, mesmo que estivesse lendo a dele. Senti o meu próprio crescimento, a minha própria rua, a minha família, as minhas várias mães, tias e vós. Senti as primeiras dores, os primeiros lutos e as primeiras despedidas. Sobretudo, senti os meus primeiros encantos e as primeiras doçuras do eterno refúgio que é ser criança.

Cynthia Lia 27/06/2023

Um livro pra relembrar a infância!
São 22 contos biográficos, com histórias da infância do autor em Luanda, Angola.
Ndalu compartilha vivências com os amigos, familiares e escola.
São estórias gostosas e um livro cheio de nostalgia.

JAQUELINE.ARGOLO 11/06/2023

Memórias da infância
Ondjaki apresenta 22 histórias (ou parte delas) repletas de memórias, afetos, identidade... Assim, tenta recontruir a sua infância e daqueles da sua rua e a versão de uma Angola de esperanças e grandes emoções.

Lolo47 10/04/2023

Que sdd da minha infância ?
?A rua não era um conjunto de casas mas uma multidão de abraços?

?A infância é um ponto cardeal eternamente possível?

DIRCE 17/03/2023

Ternura é seu segundo nome.
Preguiça de atualizar minhas leituras...

Mas vamos que vamos.

Depois do Magnifico, porém dilacerante “ Um Defeito de Cor”, nada como essa pequena grande obra de Ondjaki para se ter a sensação de uma brisa nesses em dias quentes de verão saárico.
Em “Os da minha rua” o escritor apresenta um livro diferente dos livros anteriores que li, nos quais ele aborda o contexto político e social à época ( século XX anos 80) . Não vi nessa obra a Angola da guerra, das minas, da corrupção ou da miséria. O que vi foi uma Angola de crianças felizes, mais especificamente, meninos felizes. São crianças ingenuamente traquinas, com imaginações únicas. Crianças de prazeres simples, de sentimentos profundos e lágrimas fáceis como na despedida dos professores cubanos: “a despedida tem cheiro de amizade cinzenta”.
Enfim, Os da minha rua é um livro escrito com ternura e foi com ternura que fiz minha leitura .

valen.tilha14 05/01/2023

Infância
Nessa obra, Ondjaki conta histórias de sua infância de seu ponto de vista enquanto criança e , a partir disso, faz diversas reflexões sobre a vida e a simbologis da infância. Certamente um livro muito gostoso de ler e que traz aquele "quentinho no coração".

Ana 02/12/2022

Uma delícia de texto, parecem mais com crônicas do que contos.

"Nas despedidas acontece isso: a ternura toca a alegria, a alegria traz uma saudade quase triste, a saudade semeia lágrimas, e nós, as crianças, não sabemos arrumar essas coisas dentro do nosso coraçao." (p. 95)

Karla Borba 28/11/2022

Lembranças em forma de poesia
Esse é o primeiro livro que leio de Ondjaki e foi uma experiência muito nostálgica. Pois, apesar de se passar na Angola de sua infância para um brasileiro várias de suas referências são extremamente similares às nossas. O dia a dia familiar, as brincadeiras, as lembranças tudo desenhado de uma maneira bela, doce, leve e ao mesmo tempo profunda. De uma forma que quando se encontra com o que tem dentro da gente, dá um abraço terno na criança que fomos também.

Dans.Castelhano 21/11/2022

É incrível como esse livro me ganhou tão rápido!
Foi uma das leituras mais rápidas e gostosas que tive o prazer de desfrutar esse ano.
Ondjaki tem uma intimidade com as palavras e isso faz com que o leitor sinta-se tão próximo da história que é contada.
Não há uma razão para não dedicar duas horas de sua vida para essa leitura.

Amanda.Moura-@vidadebookstan 11/11/2022

Leitura maravilhosa
"Os da minha rua" parte da memória pessoal para a construção de uma identidade nacional. Situado nos anos após a independência (1975), atua como ferramenta para a construção de uma identidade nacional pós-independência. A obra reúne contos que, juntos, narram parte da infância de um menino que cresceu em Luanda, capital da Angola. Esses contos colecionam histórias reais do autor e ficção literária. Narram vários eventos culturais de Angola nos anos de 80 e 90, como o Carnaval da Vitória. É uma leitura que nos faz mergulhar na cultura angolada por meio dos olhos fantasiosos de um menino. Indico a leitura para todos!

Lívia 30/09/2022

Os da minha rua
"e acabo de fechar um livro com aquela sensação esquisita (humana? Metafísica?) que concluir um livro traz - como se a pele se imbuísse de certo fechamento, os olhos pedissem calma à luz e os sons ficassem terrivelmente delicados de se dizer e de se ouvir"

mardelivross 27/07/2022

Pequenas grandes histórias que tocam fundo! ?
Através destas histórias, o autor nos apresenta lembranças das vivências da sua infância. Uma delícia de ler!

ester alves 15/07/2022

Esse livro me deixou triste porque sinto que eu teria AMADO se não tivesse lido correndo pra faculdade :( Espero conseguir reler ele com calma um dia

Pedro Matias 16/02/2022

os de todas as ruas
Uma pequena novela, com capítulos mais ou menos independentes sobre a vida de um menino e seu processo de amadurecimento. Um belo retrato afetivo da infância de todas as crianças, localizada em Luanda.

sophia 06/12/2021

contos sobre a infância
simplesmente o livro mais fofo que eu li esse ano. É um livro sobre a infância, dividido em vários contos e o mais bonito pra mim é O último carnaval da Vitória, que fala sobre a percepção de tempo que as crianças têm. Demorei muito pra ler porque não queria acabar de tão bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5