Os da minha rua

Resenhas - Os Da Minha Rua

1 | 2 | 3 | 4

Lucas1429 25/03/2024

Bom bom
Eu adorei todos os contos sobre a infância do autor, o jeito que ele retrata os acontecimentos de forma tão simples e objetiva é muito boa. Foi legal também ter que pesquisar algumas palavras que eu não sabia.

No começo eu tava lendo o livro só por causa de um trabalho, só que conforme eu fui lendo, eu fui gostando.
Recomendo essa leitura para qualquer um.

Jurubeba Leão do Norte 14/03/2024

SARTRE VC ME PAGA
Um dos piores livros q o sartre ja me obrigou a ler. Primeiro q a linguagem é completamente diferente e o glossário não tinham as palavras q realmente se repetiam no livro. Enfim, vai me dar uma ressaca de mil anos
Lulu Villas 14/03/2024minha estante
SIM, me identifiquei muito com a parte do glossário porque as palavras que eu realmente precisava saber não tinhaaaaaaaa

Sabrina 08/03/2024

Não é meu estilo de livro por isso não achei envolvente, também tinha dificuldade com muitas palavras e isso dificultava a leitura, mas o livro é super rápido.

emicê 02/03/2024

A infância é tão preciosa, mas crescer é inevitável. Ondjaki captura perfeitamente a inocência e a malandragem do que é ser criança nessas histórias que mais parecem lembranças, sem esquecer de fazer o tempo passar e doer. Muito bom, muito lindo.

Felipe1503 26/02/2024

Um livro cheio de lugares de afeto.
O livro reúne vários contos e, se empolgar, facilmente da pra ler em um dia.
Esses contos sobre a infância do autor, colocam em perspectiva tantas coisas da infância de crianças dos anos 80/90 (mesmo ele sendo de Angola) que dá a impressão que, de tão comum os sentimentos/dramas/relações, qualquer um de nós poderia escrever, pois vivenciamos coisas do tipo. Mas não nos enganemos, poucos do mundo tem essa capacidade de fazer o que Ondjaki fez com primazia nesse apanhado de textos.

Iara307 19/02/2024

Não é o tipo de texto que estou habituada a ler, contudo gostei bastante do livro e achei muito interessante. Recomendo especialmente para alguém que queira ler algo rápido, porque a leitura dele é super leve e até engraçada.

Vitoria 17/02/2024

Ondjaki revisita lembranças da infância: alguns fatos marcantes, outros corriqueiros. E nos conta tais memórias como se criança ainda fosse, numa escrita leve e muito gostosa

Wane 16/02/2024

Me levou pra um lugar quentinho
O livro trás vários contos que remetem a nossa infância, coisas que eu, particularmente, havia esquecido com o passar dos anos.
Alguns contos são melhores que outros, mas o livro num geral foi uma magnífica experiência.

Iara 26/12/2023

Livro curtinho , leve, com histórias simples e que nos lembra pedaços de nossas infâncias. Mas por vezes foi detalhista em excesso, muito descritivo, o que faz a gente selecionar as partes que nos tocou de forma bem evidente.

rhiannonrings 19/12/2023

Já que você quer saber?
A melhor parte da vida de um ser humano deveria ser a infância, é algo que não deveria ser tirado de um humano, me senti uma criança de novo!

Melissa 12/12/2023

Gostei muito desse. Li alguns contos em um curso sobre literatura e acabei voltando para terminar. No último deles eu penso muito

Elaine.Spiteri 24/09/2023

Um livro interessante q o autor meio q coloca sua vida nele, contando como era sua infancia, amizade, família, à descoberta, risos e gargalhadas. Mostra as dificuldades que passamos na vida e que nos lembra dos tempos em que sorrir era tão mais fácil. Qdo for ler, entao ler c mente e coracao aberto pq vai tocar seu coracao.

Carlos Nunes 01/08/2023

Esse livrinho despretensioso foi uma grata surpresa, é um livro delicioso de ler, muito bem escrito, e que deixa na gente aquela sensação de aconchego. É um livro de memórias da infância do autor, passadas em Luanda, capital de Angola, na década de 80. São contos curtinhos, narrando episódios e observações do autor sobre o que ele vivia e como via o mundo à sua volta, com aquele olhar de criança, muito mais focado nas brincadeiras e experiências infantis do que na miséria à sua volta, em um país que acabara de sair de uma guerra civil, com forte presença de tropas soviéticas, lutando para se desenvolver e criar uma identidade própria. Todos esses temas estão presentes, mas de forma muito difusa, porque o que o autor e seus amiguinhos estavam preocupados era com as brincadeiras, as confusões, os passeios, o último capítulo das novelas brasileiras, as primeiras experiências amorosas, ou seja, assuntos que já ocuparam todos nós, mesmo que de gerações e realidades diferentes. Além disso, a escrita do autor é muito bonita e poética, dá pra perceber que o autor tem um grande conhecimento e sabe usar com maestria a língua portuguesa, é um texto que dá gosto de ler, ainda mais pontuado aqui e ali com palavras e expressões exclusivas de Angola, o que dá todo um tempero a mais no texto.
Dávila 01/08/2023minha estante
Até adicionei na minha lista por causa da sua resenha. Não conhecia

Carlos Nunes 01/08/2023minha estante
Oi, Dávila, que legal! Espero que goste tanto quanto eu. É umivrinho singelo, rápido de ler, que nos dá aquele saudosismo gostoso...

rinahkirst 28/07/2023

Até que gostei da leitura, apesar de ter sido pra escola e ter tido algumas palavras complicadas foi divertido ler, e ainda chorei com o último capítulo

Lara 12/07/2023

Infância: um ponto cardeal eternamente possível
De todos os autores que li sobre a infância, Ondjaki é, de longe, o melhor deles. Em ?Os da minha rua?, senti cheiros e sabores da minha própria infância, mesmo que estivesse lendo a dele. Senti o meu próprio crescimento, a minha própria rua, a minha família, as minhas várias mães, tias e vós. Senti as primeiras dores, os primeiros lutos e as primeiras despedidas. Sobretudo, senti os meus primeiros encantos e as primeiras doçuras do eterno refúgio que é ser criança.

1 | 2 | 3 | 4