Notes from the Underground

Notes from the Underground Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Notes From The Underground

Mah 30/09/2023

É como se existissem 2 livros em 1
A primeira parte do livro é realmente boa, a gente se identifica com o autor. Mas a segunda é constrangedora, criminal, é como ler "After".

Vou fingir que esse livro acaba na primeira parte, e ignorar toda a tortur4 psicológica que foi essa segunda parte.

stella87 17/11/2022

eu fui com muitas expectativas?
o livro é bom, porém eu fui com a expectativa de que fosse mudar vidas e construir caminhos?mas, continua sendo um livro que propõe reflexões interessantes e ideias a serem refletidas?a tradução pro inglês ficou meio ?mais ou menos??

Gustavo 21/01/2022

Da medo de se reconhecer no personagem, mas quem nao faria?
O nosso personagem sem nome é um tanto quanto mesquinho, com sentido de superioridade, mesmo sendo totalmente ordinário e ficando totalmente irritadiço com a quebra de expectativa na sua realidade. Mas de verdade? É até um personagem corajoso! Um cara que estoura, mas estoura com vontade, que grita e que chora suas neuroses, e por aparentar viver numa desconexão do que é real, as pessoas muitas vezes não conseguem compreende-lo além da sua favorável e ativa aversão as pessoas ao mesmo tempo que anseia pela aprovação das mesmas, que duelo que ele e um todos nós(pelo menos um pouco) vivemos.

Thiago 04/08/2021

"I swear, gentlemen, that to be too conscious is an illness—a real thorough-going illness."
Notes from the Underground relata os pensamentos e alguns acontecimentos de um protagonista sem nome, este que se considera mal, doente, vil. Na primeira parte temos bastante filosofia, questões sobre a natureza humana e a vida, e na parte seguinte ele narra acontecimentos da sua vida, estes que exemplificam pontos da sua reflexão.

Apesar das poucas páginas, é um livro difícil, pois este tem uma densidade enorme. Não no sentido de difícil de entender, mas difícil de reconhecer na gente mesmo um pouco dessa confusão, dessa dualidade, dessa contradição que o personagem tanto sofre.

O protagonista é um sujeito desagradável, ele não consegue controlar suas vontades, essas vontades da natureza como ele mesmo diz. E quem o lê não se simpatiza com ele, mas talvez sinta empatia por reconhecer que ele é repugnante mas sofre com isso, e não consegue ser de outra forma.

"Another circumstance, too, worried me in those days: that there was no one like me and I was unlike anyone else. -I am alone and they are everyone, -I thought- and pondered."

Dostoyevsky um autor além do seu tempo, compreendeu a natureza humana esmiuçadamente, e ele nos esmaga com suas obras tão bem escritas e tão reveladoras sobre nós mesmos.

Eu já havia lido esta obra em português, reli agora em inglês para praticar, se você pensa em ler em inglês, saiba que o começo é mais difícil mesmo, na segunda parte do livro a leitura se torna mais fluida e com menos palavras não usuais da língua inglesa, estas que quebram um pouco do ritmo da leitura pela necessidade de consultar o dicionário.

Renatinha 21/07/2021

Intrigante
Dostoyevsk mexe com nossos sentimentos de uma forma incrível neste livro. Tive empatia pelo homem do subsolo no começo do livro, mas depois comecei a odia-lo. Leitura que vale muito a pena.

pietrafiorio 04/07/2021

extremamente incrível
Oii gente! Eu particularmente amei esse livro, super recomendo.
A linguagem utilizada no mesmo é muito boa.
Recomendo a leitura!! ( O livro não possui custo quando adquirido versão ebook na amazon ;)) )

Jaque 17/06/2021

Entre duas leituras grandes/pesadas, decidi ler este livro por ser curto. Ledo engano! 130 páginas que parecem 600.
Dostoyevsky tem uma escrita densa e as divagações existenciais do personagem podem ser maçantes.
Na segunda parte, a leitura finalmente flui e a história envolve, se você estiver pronto para ela.

Amanda.Dorini 30/08/2020

Então né...
Eu não sei se esse gênero simplesmente não é pra mim ou se esse livro que não é lá essas coisas. Só sei que essa experiência não foi muito boa

Sarah 23/06/2020

Fyodor Dostoevsky é incrível
O livro é uma espécie de diário de um homem extremamente introvertido, que conta sobre sua vida isolada. O livro aborda uma linha de pensamento muito interessante, que me levou a conclusão que Dostoevsky é incrível. Ao mesmo tempo que somos forçados a criar um ressentimento do personagem principal, ele nos faz refletir sobre assuntos como moralidade, tristeza, introversão, entre outros.

Hamlet 10/05/2020

Interessante, mas cansativo
Toda a primeira parte do livro é bastante instigante. As reflexões do homem no subterrâneo trazem boas reflexões. Na segunda parte, contudo, as relações do homem com outras pessoas soam cansativas e datadas em uma leitura atual. Apesar de retratar bem as angústias do tipo de personagem que é o protagonista, a leitura acaba se tornando cansativa após algum tempo.