ESPIRITUALMENTE INCORRETO

ESPIRITUALMENTE INCORRETO DAN WAKEFIELD

Resenhas - ESPIRITUALMENTE INCORRETO

Hildebrando 01/09/2020

Uma jornada pessoal de retorno à espiritualidade
Quando comprei o livro ESPIRITUALMENTE INCORRETO chamou-me a atenção, além do título, o subtítulo Encontrando Deus em lugares inusitados! O motivo era exclusivamente pessoal: a minha experiência como ex-ateu me despertou para o divino durante uma viagem num ônibus urbano.

A leitura da contracapa e das orelhas do livro também me fizeram criar expectativas em relação ao texto, mas o livro em si mostrou que as mesmas estavam acima de sua capacidade.

O autor descreve de modo muito pessoal a sua própria jornada de retorno ao cristianismo, mas o texto é um tanto cansativo, seja porque menciona em demasia livros e experiências que o levaram a percorrer essa jornada, fazendo parecer a leitura como uma lista de referências, seja porque a forma narrativa escolhida é muito seca e pouco envolvente onde perdeu-se a oportunidade de abordar o tema de forma leve e bem humorada.

Dentre as expectativas que não foram atendidas estão: a ausência de uma narrativa bem humorada, embora em raros momentos isso possa ser encontrado no texto, o bom humor deve-se a descrição de personagens espirituosos não à forma como a narrativa acontece; a ausência de uma crítica à religiosidade hegemônica de forma contundente, embora possa se extrair algo nesse sentido, provém mais das citações que de uma argumentação consistente do autor.

O excesso de citações passa a impressão que o texto não tem nada a dizer. Mas talvez o objetivo do autor fosse apenas descrever a sua jornada pessoal de retorno à espiritualidade. Embora os motivos que me fizeram levar este livro para casa tenham também sido pessoais, a ausência de uma conexão com o texto talvez possa explicar meu desconforto em tentar ler o livro de forma resistente, uma jornada que durou mais de dez anos, entre paradas, desistências e releituras.