O Rei dos Judeus

O Rei dos Judeus Henry Bugalho

Resenhas - O Rei dos Judeus

Thainá Almeida 05/12/2023

A narrativa de Jesus como um homem comum, mas meio mítico, é interessante e nos faz pensar o quanto a história disseminada hoje em dia pode ter sido escrita e reescrita para fazer perpetuar essa figura. Os nomes da forma como foram escritos incomodaram um pouco porque dificulta bastante compreender as figuras históricas. Não entendi muito bem também por que o autor troca a reputação das Marias, mas é uma escolha artística. No final das contas, esse livro me lembrou um pouco o filme " A Última Tentação de Cristo" e a humanização da figura divina de Jesus.

Gustavo 18/07/2022

Jesus mais histórico que mágico
A ideia de ler uma história bíblica, mas com um caráter "terreno", me agrada bastante. Ter uma personagem tão importante para a construção civilizatória e social, mas descrita de forma "real" e histórica foi o que motivou a ler o livro do Henry Bugalho. É bom frisar, que apesar de narrar a vida de Jesus, o livro é uma ficção, apesar de ter se baseado nos relatos da bíblia e achados históricos.

Sobre o livro em si: achei gostoso de ler. Tem uma escrita relativamente fácil e fluida. Da para ler muitos capítulos em uma única "sentada". O que mais atrasa a leitura é a questão dos nomes. O autor escolheu não traduzir e usar os nomes das personagens em hebraico. Em um primeiro momento eu ficava retornando a lista de nomes (que há no livro) para fazer a relação com o seu respectivo nome bíblico, ao qual estamos acostumados, mas depois relaxei e fui lendo sem querer fazer a equivalência, desapegando um pouco do relacionamento que invariavelmente tentamos fazer mentalmente. Desta forma, a leitura passou a ser melhor.

Recomendo a leitura!

Bruno Bomfim 12/03/2022

Um quase resumo do novo testamento
Eu ainda não havia tido contato com uma obra literária que narrasse a história de Jesus e que não fosse a própria bíblia cristã.
Entendo que a forma fluida como a narrativa é montada e a exposição dos conflitos internos/externos que Yeshua enfrenta ao longo dos seus dias adiciona um elemento humano Àquele que é venerado por multidões, contudo, na minha percepção, a obra não acrescenta um elemento novo ao que já foi representado incontáveis vezes em material áudio-visual ou em apresentações teatrais.
Espero que a intenção não tenha sido apenas capitalizar em cima do mito cristão.

daniel.vasco.716 28/01/2022

Apesar de ter certas semelhanças com as narrações dos Evangelhos contidos no Novo Testamento, a história se distância dos pressuposto de que Jesus é o Messias e o coloca como um profeta e filósofo que recebe a incumbência de levar a mensagem do amor como a Verdade de Deus que habita em todos nós.

Rodrigo.Rodrigo 02/08/2021

Uma visão diferente e interessante sobre a vida de Jesus, mostrando-o mais como um humano do que como um deus.

Valesca.Urano 15/01/2021

O livro conta de forma romanceada a história do Jesus de Nazaré desde o batismo até a morte com uma visão um pouco diferente da apresentada nos evangelhos, inclusive quanto a atitudes e quando ao caráter de Jesus, assim.como de Maria, sua mãe.

Nanda 13/01/2021

Para ler com mente e coração abertos
É um livro para se ler com a mente e coração abertos, mostra personagens mais humanos e mais reais tanto em comportamentos, como em hábitos. Seria mais fácil acompanhar com a tradução dos nomes de pessoas e lugares. Tem um glossário dos nomes e um mapa no início do livro que ajudam bastante. Gostei da leitura e recomendo.

Beta 02/11/2020

Razoável
Gostei basntante dos "dialogos" entre Deus e Jesus, há passagens lindíssimas, porém a dificuldade em reconhecer os apóstolos, por nao utilizar os nomes traduzidos e as partes sobre Maria me incomodaram muito.

Heros Pena 14/10/2020

Um bom livro
Em todas as tentativas de se traçar um perfil histórico de Jesus, tenha ele o perfil machista dado por Saramago, do guerreiro Zelota descrito por Aslan, ou o tipico homem simples e gentil que Bugalho nos traz nessa obra, todos eles têm algo em comum, que é fé e o amor do Cristo dos evangelhos e isso torna todas essas obras dignas de leitura por seus ensinamentos sublimes e grandiosos.

Lívia 05/10/2020

Muito legal
A história é contada de uma forma igual, mas diferente. Vemos um Jesus e discípulos mais humanos. Gostei bastante

Carol 07/07/2020

Leia sem pré conceitos
Adorei a forma como o autor abordou o assunto. É uma visão totalmente diferente daquela que conhecemos. Adorei!
Leia de coração aberto...

Emerson.Acasigua 10/06/2020

Henry Bugalho conseguiu contar a história da vida adulta de Jesus Cristo de uma forma que tira toda aquela aura divina e lhe dá uma personalidade humana, com virtudes e defeitos. A história se torna crível.

Seu Zé 29/05/2020

Leitura fácil e rápida
Perspectiva mais humana de Jesus.
Muito interessante a ênfase em dar voz aos desamparados, imaginando como alegoria, muito atual

Thall 09/05/2020

Gostei bastante
Como cético e as vezes católico não praticante, gostei bastante dessa narrativa sobre Jesus, numa perspectiva mais "realista". Achei que a não-utilização dos nomes ocidentais incomodaram um pouco a leitura. Mas eu recomendo.