O fim do terceiro mundo

O fim do terceiro mundo Márcio Souza

Resenhas - O FIM DO TERCEIRO MUNDO

><'',º> 07/02/2019

"O mote para a escrita de O Fim do Terceiro Mundo, publicado em 1989 pelo escritor amazonense Márcio Souza, é a obra O Mundo Perdido, do inglês Conan Doyle, publicada em 1912. Já no início do romance há uma advertência de que seria a continuação do romance inglês. Assim como em outros de seus romances, a exemplo de Galvez, Imperador do Acre e Desordem, há uma pequena narrativa explicativa antes da narrativa principal, aqui, é a entrevista concedida pelo autor/narrador a um jornalista que lhe pergunta a respeito de qual seria seu próximo livro, ao que Souza, sem ter o que responder, afirma estar escrevendo a continuação do livro de Conan Doyle, ambientado na Amazônia. Tendo o escritor inglês construído uma narrativa calcada nos relatos fantasiosos e exagerados sobre a Amazônia, entende-se, desde o início de O Fim do Terceiro Mundo, que este fará uma espécie de contra-discurso, tratando de uma Amazônia mais real e seus problemas."

Trecho do artigo de MÁRCIA LETÍCIA GOMES e TOMÁS MENDES DA SILVA
(De Conan Doyle a Márcio Souza: a Amazônia ficcionalizada em O mundo perdido e O Fim do Terceiro Mundo)

><'',º> 07/02/2019

"Publicado originalmente em 1990, O FIM DO TERCEIRO MUNDO é o oitavo romance do autor Márcio Souza. Nele, Jane Challenger, repórter da revista New Economist, encontra nas florestas do Brasil, uma criatura que se acreditava extinta: o capitalismo clássico. Em perseguição ao monstro, Jane e outros corajosos jornalistas embarcam numa estranha aventura.Neste bizarro universo, eles se deparam com revolucionários nativos, mulheres imortais, viajantes no tempo e um vaso milagroso que poderá determinar o futuro de todo o continente. É um mundo povoado por personagens tão inesperados quanto o neto de Venceslau Pietro Pietra, saído do Macunaíma, de Mário de Andrade, o próprio autor e alguns de seus companheiros escritores — Ignácio de Loyola Brandão, João Ubaldo Ribeiro, Lygia Fagundes Telles. Misturando personagens reais e fictícios, O FIM DO TERCEIRO MUNDO mostra que a ficção pode ajudar a entender a História, principalmente em acontecimentos pouco divulgados nos livros didáticos."

Fonte: Editora Record