O estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde

O estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde Robert Louis Stevenson

Resenhas - O estranho caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde

yomaeli 15/04/2020

"Foi o aspecto moral de minha própria pessoa que me ensinou a reconhecer a completa e primitiva dualidade do homem".
Stevenson descreve de maneira exemplar como funcionam nossas múltiplas nuances e como são frequentes as guerras delimitadas pelo mal versus bem. Queria de alguma forma ter lido o livro sem saber de sua conclusão, mas como é um clássico, impossível não saber de seu núcleo antes mesmo de começar a ler. É uma obra familiar mesmo antes de ser.

O livro traz a dúbia proximidade entre o exótico e perverso, Sr. Hyde, e o renomado e requisitado, Dr. Jekyll, descrevendo o quanto essa improvável amizade gera estranheza e dúvidas em terceiros.

Tudo isso é ambientado em Londres, nos levando a becos, violências, laços fragilizados, investigações e louváveis mistérios. É escrito de maneira acessível, e ainda assim, charmosa e com um vocabulário preciso. Não posso deixar de destacar, também, a criatividade da editora, pois é um livro que vem dentro de uma lata temática; e também por escolher trazê-lo com o título clássico, não o popular "O Médico e O Monstro" - acredito que deu um charme a mais.

Sem dúvidas essa obra tão conhecida entrou na minha lista de favoritos. Como grande fã do terror, do suspense e de tudo que é subjetivo e estranho nas artes, fiquei satisfeita com o enredo misterioso, a construção dos personagens, das suspeitas, e com as discussões implícitas - não tão implícitas assim, se pensarmos no último capítulo - acerca de nossas diversas facetas, nossas existências, nossas vontades ambíguas e dos nossos próprios valores que divergem em muitos momentos de nossas vidas. Leitura clássica essencial!